phellipef    Patrocínio, MG e Florianópolis, SC - XX em 18/03 - 03h54   
Pam: Além de Vanuatu, Pam afetou diretamente Nova Caledônia, Nova Zelândia e Ilhas Salomão e indiretamente Papua, Tuvalu, Fiji e Kiribati. Em Tuvalu, Fiji e Kiribati os danos causados pelo ciclone, ocorreram devido ao mar agitado. Em Papua Nova Guiné, as fortes chuvas provocadas, quando o ciclone começou a se formar, causaram uma morte. Nova Caledônia, Nova Zelândia e Ilhas Salomão também registraram fortes chuvas, que em alguns locais superou 200 mm em 24 horas e fortes rajadas de vento, em alguns locais de até 140 km/h. Os danos causados pelo ciclone já começaram a ser calculados. O número de fatalidades segue incerto. Pam se tornou extratropical no dia 15 de Março.

Olwyn: Olwyn provocou uma fatalidade de forma indireta. Os danos causados pelo ciclone totalizaram mais de 76 milhões de dólares, mais do que Márcia ( 53 milhões) e Lam (64 milhões). Os danos ocorreram principalmente em áreas agrícolas, onde em alguns locais houve a perda total da produção de bananas. Olwyn se tornou extratropical no dia 14 de Março.

Nathan: Nathan fez um loop é está agora retornando para a costa do estado australiano de Queensland. O landfall está sendo previsto para ocorrer na sexta, próximo da cidade de Cooktown como no mínimo categoria 3 na escala australiana. Existe a possibilidade do ciclone passar por uma rápida intensificação. Foto de Nathan

phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 21/03 - 15h21
Nathan causou acumulados de chuva de 113 mm e rajada de vento de 161 km/h em Cabo Flattery. O ciclone já atravessou o Golfo de Carpentária e está próxmo de fazer landfall como categoria 2 na escala australiana na costa oriental do Golfo de Carpentária no Território do Norte, Austrália.
Lab Itapira-SP comentou em 19/03 - 15h25
Impressionante a quantidade de Raios.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 19/03 - 13h57
Cooktown (ao vivo): [Ver site]
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 19/03 - 13h56
Cabo Flattery registra neste momento ventos sustentados de 120 km/h e rajadas de 161 km/h. Pressão mínima até o momento de 989.8 hPa.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 19/03 - 13h56
Olho de Nathan está agora sobre Lizard Is. Este é o segundo ciclone que atinge a ilha em dois anos como categoria 4 na escala australiana, o outro foi Ita.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 19/03 - 03h07
Depois de apresentar um olho pinhole ontem, Nathan passou nas últimas horas por um ciclo de substituição da parede do olho, o que causou um leve enfraquecimento.

O ciclone é classificado como categoria 3 na escala australiana e está previsto para fazer landfall na sexta, como categoria 4, próximo de Cape Flattery (Queensland), um pouco mais ao norte do que era previsto anteriormente.

No dia 21, o ciclone é previsto para adentrar no Golfo de Carpentária como uma baixa tropical, porém com possibilidade de intensificação é uma ameaça para a costa oriental do Golfo de Carpentária no Território do Norte, Austrália.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade