Oberdan Nogueira    Manaus - AM em 21/09 - 17h52   
Boa tarde a todos, temperaturas em Manaus estão constantes e com variações mínimas (todo dia no mínimo 37 graus. Sem chuvas há mais de um mês, talvez com respingos realmente isolados e restritos, causados por nuvens irrisórias. Céu totalmente limpo até antes de 12:00, temperaturas elevadas que persistem até a madrugada, chegando à meia noite com 34 graus. há relação com o El Niño, não?

Gonçalves Manaus-AM comentou em 22/09 - 12h51
Salve, Salve, Manaus registrou ontem novo record de maior temperatura em 90 anos.Na semana passada a capital havia registrado 38,6ºC e hoje (21) chegou a marca dos 38,9ºC. É a maior temperatura registrada desde 1925,Quanto ao ceus muita poluição fumaça de incendios em areas verdes em nossa capital,Em agosto foram registrados 79 incêndios em áreas verdes, já em setembro, até esta segunda-feira (21), 76 ocorrências foram confirmadas,é muito ruim pois algumas pessoas não tem conciencia , tocam fogo por achar que esta limpando, outras por uso do cigarro a famosa bagana jogada no mato seco e tão logo ja é preciso a intervenção do grupo de Copro de Bombeiros.Ao todo, de janeiro a setembro foram registradas 263 ocorrências. Quanto a alta temperatura...As informações são do meteorologista Lucas Mendes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). “Já é uma temperatura para entrar na história”, afirma.E não para só nisso...“Os próximos dias vão ser bastante semelhantes ao que se tem apresentado nas últimas semanas. Vamos continuar com a presença de grande massa de ar seco por toda a Amazônia e as temperaturas vão continuar bastante elevadas”, informou o meteorologista.

“A estimativa é que continue com a marca bastante elevada entre 35ºC a 37ºC nos próximos dias. Teremos dias bastante quentes sem previsão de mudança”, acrescentou. Caso El Niño:O El Niño é um fenômeno que causa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, causando a modificação da circulação dos ventos.

“Além dessa seca que já era esperado, com os dias bastante quentes, com pouca nebulosidade, com bastante predomínio do Sol, estamos sob o fenômeno El Niño que faz uma mudança na circulação geral da atmosfera, em conseqüência disso, ele causa o calor excessivo em nossa área”, afirma Mendes.

O mais interessante disso é que os termometros instalados nas ruas de Manaus marca temperaturas bem mais altas,registros de 39, 40 e até 41ºC. As medições oficiais, no entanto, registram sempre temperaturas mais baixas. Vários fatores podem justificar essa variação. Quanto mais próximo da placa de ferro estiver o sensor do termômetro de rua, por exemplo, mais alta será temperatura que ele vai registrar, isso porque a placa retém calor.

No dia 13, a temperatura chegou aos 38,6 graus, com a sensação térmica de 40,2 graus, e ultrapassou o maior registro ocorrido nos últimos anos, em setembro de 2010, quando a temperatura marcou 38,3 graus.Energia:aumento de consumo também é muito grande nessa epoca, eu mesmo preciso alem do ar condicionado mais um ventilador a noite para poder conseguir dormir. Porque a coisa esta quente de verdade. No fim do mês meu bolso sente e muito também as temperaturas em Manaus.

Lilian Zangarini Santa Cruz de la Sierra-XX comentou em 21/09 - 18h02
Tem sim Oberdan TUDO A VER com el niño e, segundo os meteorologistas isso pode piorar e será por muitos dias ainda infelizmente.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade