Lessandro    Contagem - MG em 30/09 - 15h13   
Recentemente li neste Sítio um artigo muito interessante explicando porque é impossível filmar ou fotografar a bandeira deixada na Lua pelos Americanos em 1969.

Pessoalmente considero uma grande armação a ida do homem à Lua. Aquela geringonça que eles falam que alunissou em 1969 jamais teria condições de voltar intacta à terra. Mas isso é outra história.

A minha pergunta é: Se não se pode fotografar a bandeira deixada na Lua, como é possível, então, localizar lá os espelhos (retroreflectores), para que se possa medir com precisão a distância entre a Terra e a Lua através da reflexão da luz?

Alguém poderia me responder?

Administrador São Paulo-SP comentou em 30/09 - 16h20
Obrigado, Gui Bnu, mas só para enfatizar, essa discusãao nem de longe será tratada aqui. Valeu!
Gui bnu Blumenau-SC comentou em 30/09 - 16h19
Só pra complementar, no site do Apolo11 tem um caderno completo e detalhado pra quem tiver alguma dúvida sobre o feito da ida do homem a Lua, desmistificando teorias contrárias que pipocam pela internet, que é um solo fértil para essas teorias limitadoras da capacidade humana. [Ver site]
Administrador São Paulo-SP comentou em 30/09 - 16h08
O vídeo mostrado é do Observatório Apache e explica os procedimentos.
Link

Administrador São Paulo-SP comentou em 30/09 - 15h47
Olá Lessando, boa tarde.

O fato de não se poder enxergar os espelhos, bandeiras ou carros não significa que não se saiba onde estão. Uma coisa é localização, outra bem diferente é capacidade de resolução ótica.

Por outro lado, os pulsos de lasers empregados no experimento têm um cone de dispersão bastante grande quando chegam à Lua, apresentando um diâmetro de cerca de 7 km. Por isso, mesmo que "mal apontado", ainda atingem os retrorefletores.

Esses retrorefletores são espelhos desenhados especialmente para o experimento e refletem a luz praticamente no mesmo ângulo incidente.

De cada 10^17 (número 1 seguido de 17 zeros) fótons que atingem os espelhos a cada segundo, apenas 1 retorna à Terra e pode ser identificado devido à sua cor, muito específica.

Um bom ponto de partida para entender o experimento é na página em inglês da Wikipedia: [Ver site] Espero ter ajudo. :-)










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade