Administrador    São Paulo - SP em 06/11 - 11h52   
Barragem em Bento Rodrigues

Recebemos diversos emails questionando se o rompimento das barragens em Bento Rodrigues, próximo à Mariana, MG, pode ter sido provocado por algum tremor de terra. Parece que alguém levantou essa hipótese.

Informamos que até o momento não temos registro de qualquer abalo SIGNIFICATIVO naquela região. E caso tenha ocorrido, pode ter sido provocado pelo próprio rompimento da barragem.

No entanto, é importante destacar que a rede sismográfica brasileira registrou quatro pequenos tremores entre 2 e 2.5 algumas horas antes do rompimento. O primeiro ocorreu às 14h12 em Catas Altas (MG). O segundo foi detectado um minuto depois, em Ouro Preto.

Às 15h56 foi registrado outro tremor também próximo à Ouro Preto, seguido de outro evento três minutos depois, em Barão de Cocais.

Instantes antes da ruptura foi observada outra série de tremores de baixa magnitude.

Vale notar que a presença de barragens pode induzir sismos localizados de pequena magnitude, normalmente em baixa profundidade. Somente os sismômetros da mineradora podem demonstrar se ocorreu algum sismo potencialmente perigoso antes do rompimento e provavelmente esses registros já devem ter sido solicitados pelas autoridades.

Reforçando, desconhecemos qualquer registro sísmico significativo naquela região, a não ser os citados e divulgados pela rede de sismômetros do IAG/USP.

Imagens de satélite do local: [Ver site]

Administrador São Paulo-SP comentou em 09/11 - 16h09
Olá Lessando, as duas barreiras não romperam ao mesmo tempo. Ao que tudo indica, primeiro rompeu uma barragem menor, acima, que despejou os rejeitos sobre a do Fundão.

Se ambas as barragens tivessem rompido ao mesmo tempo por causa de um mísero tremor de 2,7 a mais de 50 km e distância, então é hora de parar tudo.

Essa magnitude equivale às detonações comuns em pedreiras. :-)

Lessandro Contagem-MG comentou em 09/11 - 15h37
Certo Marcos Passeti. Mas pelo que entendi foram duas barragens. Seria muita coincidência o rompimento de duas barragens ao mesmo tempo em função de dique mal construido.
Marcos Passetti jose bonifacio-SP comentou em 09/11 - 10h29
ola amigos... "Eu" nao acredito que sismo tenha provocado esse rompimento, isso aconteceu devido o dique não ter sido construído adequadamente para esse tipo de rejeito: Lama misturado com ferro,mistura extremamente pesada!









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade