Administrador    São Paulo - SP em 18/09 - 11h56   
Pessoal, parece que está havendo alguma confusão sobre os tremores no Paraná. Vamos lá...

Ninguém disse que não ocorreu um sismo. Aconteceu, mas ele foi REVISADO para 3.5 e só aconteceu 1 evento e não dois, como reportado anteriormente. Houve uma falsa detecção.

Dependendo onde ocorre, um dismo de 3.5 pode causar rachaduras, como foi testemunhado, mas é considerado um evento fraco. Um sismo de 5.1 no Paraná seria sentido com bastante força aqui em São Paulo e iria sacudir os prédios em Curitiba.

Reforçando: ninguém disse que não ocorreu um terremoto no Paraná. O tremor foi REVISADO (ou seja, recalculado) para 3.5 e só aconteceu 1 tremor e não dois.

Nossa rede sismográfica brasileira não é tão perfeita como o USGS ou IRIS e falsos alertas podem acontecer. Esse é um dos motivos de não plotarmos terremotos registrados pelo IAG-USP.

Relembrando: Dependendo onde ocorre, um sismo de 3.5 pode causar rachaduras, mas é considerado um evento fraco. Um sismo de 5.1 ocorrido no Paraná seria sentido com muita força aqui em São Paulo e iria sacudir os prédios em Curitiba.

Loyola Curitiba-PR comentou em 18/09 - 14h33
dá para ver o vídeo completo da reportagem. O interessante é que os moradores de São Jerônimo da Serra também sentiram o tremor. [Ver site]
Anônimo - comentou em 18/09 - 12h51
Explicou agora ha pouco o sismo em Rio Branco do Sul - PR
Anônimo - comentou em 18/09 - 12h50
Rogério, conhece ele?
Administrador São Paulo-SP comentou em 18/09 - 12h46
Exato!
Loyola Curitiba-PR comentou em 18/09 - 12h36
Obrigado pelas explicações Rogério. Se fossem os 02 tremores, eles estariam alinhados com as estruturas do Arco de Ponta Grossa, aí seria algo a ser monitorado. Tenho um colega que mora em Itaperuçu, e o relato del foi de que a casa toda tremeu, com barulho forte das janelas.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade