Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
phellipef      
Existe a possibilidade do primeiro ciclone tropical da temporada do Pacífico Leste se formar nos próximos dias. Caso o ciclone se forme, os estados de Colima, Jalisco e Michoacán podem ser afetados. A intensidade que o possível Ciclone Amanda chegará ainda é incerto.
phellipef comentou
Wilson, em relação ao meteorito na Rússia, alguns sites russos divulgaram a notícia, porém a maioria citava como fonte o RT. Houve a Chuva de meteoros Lirídeas poucos dias depois.
phellipef comentou
Foram confirmados 72 tornados entre 27-30 de Abril, sendo dois de intensidade EF4 (ventos estimados em 310 km/h). 38 pessoas morreram. Entre quarta e sexta há risco de tempo severo na região das Grandes Planícies e Centro-Oeste dos EUA, as maiores ameaças são ventos fortes e granizo, porém podem ocorrer tornados principalmente na quinta.
phellipef comentou
No início da segunda quinzena de Abril até o momento, cerca de 3000 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações no norte e nordeste do Afeganistão. Um ciclone provocou muita chuva em alguns locais da Itália, o que causou inundações que mataram duas pessoas. Outros países do Leste Europeu e Europa meridional também registraram chuvas fortes e inundações. Uma onda de calor, provocou máximas de até 40ºC hoje no Texas. Uma pessoa morreu e mais de 1000 precisaram ser evacuadas devido ao incêndio em Oklahoma. O calor também e muito forte em parte da Índia e Paquistão, as temperaturas máximas tem ficado acima dos 40ºC. A monção pode começar mais cedo em 2014. Pelo menos 16 pessoas morreram devido aos ventos fortes e raios causados por um MCS em Bangladesh no dia 27/04. Regiões altas da Austrália registraram a primeira neve de 2014. Em Omã - Oriente Médio, uma chuva de granizo provocou danos no dia 04, em alguns locais as pedras de granizo chegaram a 5 cm.
Anônimo comentou
Phellipef, suas informação são ótimas sobre a temporada de ciclones no Pacífico Leste, inundações na Europa etc, mas me diga uma coisa: Voce tem alguma informação sobre as condições de possiveis chuvas nas regiões Sul e Sudeste "caseiras" que de alguma forma amenizem esse iminente colapso no abastecimento de água e nos reservatórios das hidroelétricas ? As chuvas continuam fracas para elevar os níveis dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país e do jeito que vai teremos que partir para as termoelétricas e ai todo mundo ja sabe o que vai acontecer.
wilson de luca junior comentou
Bom dia a todos. Simões informações do CPTEC de CLIMATOLOGIA DE PRECIPITAÇÃO,para o outono e inverno meses jun/jul/ago/set 2014.
Administrador comentou
Phellipef é um craque nas informações meteorológicas. Show!
wilson de luca junior comentou
Outra imagem.
wilson de luca junior comentou
Mais uma imagem Simões.
Anônimo comentou
wilson de luca junior, agradeço mas eu acompanho a muito tempo CPTEC o INMET o DSA, portanto os dados desses intitutos não são novidades pra mim. Como o Phellipef é um estudioso sobre esse assunto e adoro as publicações dele, a minha pergunta foi dirigida exclusivamente a ele, fui claro ?
wilson de luca junior comentou
Muito claro Simões,espero sinceramente que voce consiga a informação que deseja.
phellipef comentou
Previsões a longo prazo não são confiáveis na maioria das vezes. A maioria dos modelos mostra chuvas dentro do normal, porém isso não resolve nada, já que os acumulados de chuva nessa época do ano são baixos. Caso o El Niño se forme existe a possibilidade de um aumento das chuvas no final da primavera e no verão.


    2
MarcoAG      
Bom dia Rogério! vi a passagem da ISS aqui de Artur Nogueira, Parabéns pelo vídeo, realmente Maravilhoso.
Gui bnu comentou
Ontem assisti, comentei no tópico da Rejaine, mas esqueci de agradecer o Rogério que nos proporciona esses espetáculos sem qualquer custo aos participantes. Obrigado Rogério pelo seu esforço!! nunca deixo de prestigiar qualquer evento do site.
Lab comentou
Infelizmente uma hora antes já estava preparado para ver, mas apareceu compromisso, ainda bem que tem site Apollo 11 senão eu ficaria sem ver..


    3
Rejaine Monteiro      
Bom dia, pessoal. E a situação de Cantareira está cada vez mais grave, com nível de água chegando a apenas 9,8%! Não quero ser pessimista, mas já pensaram se acaba a água em SP justamente na Copa? Se já é ruim para a imagem do Brasil (imaginem o caos), será pior ainda para os brasileiros que irão sofrer com a falta d'agua... [Ver site]
Lab comentou
Rejaine Monteiro é um assunto polemico, porque umas das causa principais da falta de água, é devido ao aumento de seres que tem 70% água em seu organismo, e gasta mais em higiene pessoal e ambiente, fora o que fazemos com nossos rios..para reverter isto tem que ver a causa..isso não faremos..não temos esta inteligencia..
Deniset comentou
Ano de eleição...Decisões políticas,jogos financeiros em pauta .Por enquanto a culpa é da chuva ,ou da falta dela.Quem abastece realmente o sistema cantareira? Mestre Rogério essa é pra voce.
Administrador comentou
Bem, se não me engano Sistema Cantareira é abastecidos por chuvas e rios próximos ao sul de Minas, nas cidade de Camanducaia, Joanópolis, Sapucaí-Mirim e Nazaré Paulista. Se não chove ali, não enche os reservatórios do Cantareira. Depois que secar (e vai secar) vão ser precisos pelo menos entre 3 a 5 anos de chuvas pra voltar ao nível normal. Neste momento, a solução é trazer água de outros sistemas, mas a vazão possível é muito pequena. Precisa ser feito um esforço de guerra e colocar 1 km por dia de tubulação sobre os principais corredores de São Paulo para transpor a água necessária. Não é delírio, mas a única solução em larga escala nesse momento. Se não chove ali,
Administrador comentou
Aqui em São Paulo tinha um candidato a governador que, com sotaque árabe, dizia: "Eu vou por a Rota na rua". Então eu digo "Eu quero ver o cano na rua"!
Gui bnu comentou
A situação é tão crítica que as comissões de meio ambiente e infraestrutura do senado vão promover uma audiência conjunta sobre o problema de abastecimento de água potável no país, com ênfase para São Paulo. Acho que é um desafio imenso que temos pela frente, só consigo vislumbrar soluções de longo prazo, mas espero que eu esteja enganado.
Gui bnu comentou
Não tinha lido seus posts antes de portar o meu comentário Rogério, mas concordo totalmente com suas palavras!
Anônimo comentou
Eu tenho uma pequena duvida quanto a regra nº1 do RG "ciências exatas, ambientais e informativos relacionados" Ao que me consta esse baixo nivel em reservatório de água é um proplema urbano localizado e não um problema estritamente ambiental, e como ele é tratato ai passa a ser um problema social e de incompetência politica e técnica. Será que não entendi a regra Nº 1 ?
ARM_Junior comentou
Boa tarde, uma pequena contribuição seria desenvolver um método de capitação e tratamento da água da chuva nos pontos onde é conhecida sua maior incidência, enormes cisternas priorizando os maiores condomínios e um projeto de modernização nos "piscinões" alterando seu formato para capitação e tratamento do volume de chuva deveria ser considerado.
Agnaldoapolo11 comentou
Rogério, aqui em Itapeva (MG), o rio Camanducaia recebe água de dois rios daqui da minha cidade que estão com uma lâmina de 70 cm de água aproximadamente cada um...nunca ficou assim...situação crítica...
Astroman comentou
O problema é seríssimo e está sendo subestimado pela população. Viver numa megalópole sem água é tarefa para Mad Max e o caos social pode vir a ser muito grave. As chuvas desejadas para regularizar o abastecimento tendem a não vir.
Anônimo comentou
Agnaldoapolo11 ? é isso mesmo ? E vai ficar pior com a redução das chuvas nas regiões sul e sudeste do pais entre maio e novembro.
Agnaldoapolo11 comentou
Simões é isso mesmo....é preocupante...não chove regularmente desde Dezembro do ano passado...somente chuvas passageiras....rápidas....e olha que todo ano dava enchente aqui na minha cidade da água chegar a uns 50 metros da Fernão Dias..até coloquei um video no youtube referente a enchente
Dina comentou
Boa noite a todos, então, moro no sul de Minas e já estamos enfrentando a seca.O plantio dos cafeicultores, muito prejudicado como tem noticiado a imprensa, alguns com perda da metade do plantio. Os prognósticos futuros, nada animadores, os rios que cortam a minha cidade, Sapucai e Mandú, no tempo que aqui resido, nunca vi tão baixos. Penso muito no caós em São Paulo, caso não funcione as providências que vêm tomando. Acho que deveriam ampliar as informações e preparar a população para o pior, já ministrando orientações para frear e saber utilizar as águas.
Astroman comentou
Para prever se a situação dos reservatórios irá ou não se agravar é muito fácil, é uma questão aritmética muito simples. Para que tudo volte ao normal ou melhore basta haja precipitação pluviométrica(mais conhecido como CHOVER) numa taxa maior do que a taxa de evaporação durante o período de estiagem. Não é o que vem acontecendo nas áreas dos reservatórios com problemas e em outras áreas em que os reservatórios AINDA não apresentam problemas mas que vem esvaziando. Se estivermos perante um novo padrão de precipitação/evaporação e não simplesmente passando por um período anômalo dentro de um padrão "normal" e conhecido então as áreas dependentes destes reservatórios terão gravííííssimos problemas. Problemas de abastecimento de energia elétrica e água potável também poderão ser observados. Otimismo nessa área rima com irresponsabilidade.


    4
Gonçalves      
Assim como a capital Amazonense Manaus, também já estão em alerta máximo os Municípios de Parintins, Barreirinha, Nhamundá as aguas estão subindo rapidamente e a defesa civil estadual já em alerta máximo, os agropecuários bem como os juteiros já estimam perdas devido a subidas das águias em maior proporção.A Bacia do Madeira atingiu o nível histórico, ficando acima da média para o período, com cota de 25,68 metros, apresentando transbordamento nos municípios de Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Humaitá. As Bacias do Juruá e Purus apresentam sinais de finalização de cheia. Ambos atingiram sua cota máxima, chegando em situação de emergência nos municípios de Guajará, Ipixuna, Envira, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá.Faltando apenas 0,55 centímetros para atingir a cota histórica que foi registrada em 17 de junho de 2009, o município de Parintins, no Baixo Amazonas, recebeu na manhã desta quarta feira (30) o alerta máximo para emergência, que foi emitido pela Chefia de Monitoramento da Defesa Civil do Estado. Não vai ser nada fácil a esses municípios do baixo Amazonas.


    5
Sandro Mauricio      
Estudo aponta que os Estados Unidos já estão sob forte influência das mudanças climáticas. É o que diz o National Climate Assessment, dizendo que a água nas regiões mais secas está escassa, as chuvas torrenciais aumentaram nas regiões de cheias, ondas de calor se tornaram mais comuns e mais severas, incêndios nas matas estão cada vez maiores e florestas estão sendo consumidas por insetos que gostam de calor. Segundo o estudo, todas estas mudanças ocorrem devido ao aumento médio de "apenas" 2°F (1,11ºC) em grande parte do territória americano no último século. [url=[Ver site] ]Ver site - em Inglês[/url] Agora eu pergunto: Será que se o mesmo estudo tivesse sido realizado no Brasil o resultado seria o mesmo? Depois da onde de calor do ano passado a gente fica pensando...
Astroman comentou
Acho que é um fenômeno global. Lembro que quando eu estava procurando notícias sobre o avião malaio em jornais do país, havia relato de racionamento de água por falta da forte seca.
Administrador comentou
Mas esse alerta já está sendo dado há mais de 10 anos aqui no Brasil! É a base das conclusões do IPCC sobre o Aquecimento Global, que alguns afirmam que é lorota.
Anônimo comentou
Eu não encaro dessa forma, o problema é que um aquecimento pode porvocar um resfriamento, é uma questão de salinidade, temperatura e densidade da água, isto é uma cadeia de eventos que pode alterar o clima da Terra. Lembrando que o clima do nosso planeta é totalmente controlado pelos oceanos e basta um pequeno desequilibrio nas condições das correntes oceanicas e tudo pode acontecer.
Astroman comentou
As mudanças climáticas apontadas pelo IPCC não são contestadas e sim as causas apontadas.
Anônimo comentou
Quero deixar bem claro que não sou "seguidor" das ideias de Molion. É só uma questão de leis da física com termodinamica e da fisico-quimica como relação entre densidade e temperatura em meio liquido e dinâmica dos oceanos. E quanto ao aquecimento, acho que ja podemos considerar um fato com influencia antropogeica ou não
Marcos Passetti comentou
Ola amigos...Mudanças climaticas ocorrem de tempos em tempos, isto é fato na historia da terra!A causa é que vem sendo contestada, e pode mesmo ser uma lorota
Anônimo comentou
Se é "lorota" ou não, isso ta sendo explorado à exaustão. O que interessa nesse momento são FATOS. Existem zilhões de teorias e possiveis explicações para alguns eventos climáticos não tão comuns. A terra, como ja foi dito, passou por várias mudanças climáticas em toda sua história e sem a presença do Homem. Somos mais de 7 bilhões de habitantes em um planeta que esta sendo degradado desde o começo da era industrial, do consumismo e a "sede" de energia, isso tudo leva a uma reação. Poucas pessoas tem ideia do que esta acontecendo com os oceanos e com os ciclos biogeoquímicos do planeta, resumindo a terceira lei de Newton diz: "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade" A natureza sempre procura o equilibrio, custe o que custar.
Leandro Santos comentou
Desculpa intrometer, mas apenas gostaria de dizer que adoro posts produtivos como este. Parabéns a todos.
Anônimo comentou
Leandro, voce não esta se entromente, absolutamente !Aposto que voce tem mais coisas a acrecentar, seja bem vindo ao "papo"
Leandro Santos comentou
Obrigado Simões. De fato este não é um assunto novo, por isso não deve causar espanto em ninguém. Acredito apenas que cada país deve assumir sua parcela de responsabilidade para e providenciar as mudanças legais afim de evitarmos uma piora em um futuro breve. Contudo, o que cabe à cada um de nós e é a parcela mais importante que é mudar nossos hábitos de consumo. Caso contrario, como posso cobrar do outro se eu mesmo não faço a minha parte!
impacto profundo comentou
concordo com todos voçês,teorias,história,equilíbrio térmico dos oceanos,tudo isso de fato pode influenciar no estado natural de todas as coisas,todavia a influência negativa do homem,hoje nem tanto pela ignorância,mas conscientes do que fazem em prol do dinheiro,tem não só contribuído,mas também sendo a causa,do desgaste excessívo do planeta,e não se pode descartar também a hipótese de todas essas teses serem levantadas para descartar o verdadeiro foco da real situação,ou seja, a coisa pode tá bem mais grave do que parece,e sendo colocada como sintômas naturais de uma simples gripe.exagerei?
Marcos Passetti comentou
Estamos em aquecimento Global isso é fato! O que esta causando este aquecimento? Pode ser um ciclo natural oceanico,solar,vulcanico.... ou vamos descartar estas hipóteses,e ficar somente com a ideia fixa na ação do homem,onde resolveria-se mudando de tecnologias produtos modo de vida refreando ate pum de boi, a quem interessa? Este estudo vem dos Americanos agora, q nem assinaram o protocolo de Quioto la atras,poque a economia tava a todo vapor ate 2009 uma mudança tecnologica viria a calhar.....A proposito eu recebi este email hj da Casa branca com um plano para a América [Ver site] Quem quiser receber um email com o dia do presidente Obama e só se cadastrar.
Anônimo comentou
Por falta de um termo melhor, vamos chamar de uma cadeia de eventos, por enquanto ! Eu não tenho base sufuciente para falar em paleoclimatologia mais profundamente, mas eu acho que seria um parametro interessante, mas desta vez colocando o Homem nessa equação como uma das possiveis variáveis, afinal de contas tem que haver alguma coisa depois do sinal de igualdade, certo !
Marcos Passetti comentou
Eu não descarto a possibilidade da ação humana, mas não tenho como uma ideia fixa...
Astroman comentou
Mudanças bruscas e repentinas já ocorreram antes e não havia nem 1bi de habitantes no planeta.
Astroman comentou
Aqui tem alguma coisa, Simões. [Ver site]
Anônimo comentou
Justamente Astroman ! e legal o link !
Alan comentou
Se o fator humano é uma das variáveis para explicar o aquecimento global(que é um fato), deve ser encarado como irrelevante. E como já disse antes, isso não nos dá o direito de poluirmos a vontade, pois os efeitos disso são sentidos a curto prazo e geralmente em micro regiões.
Anônimo comentou
Marcos, ideia fixa não é ciência, mas temos que trabalhar com todas as possibilidades. É dificil provar alguma coisa sobre esse tema, é diferente de um experimento de laboratóio onde se pode provar uma hipotese experimentalmente. Podemos ter uma ideia por meio de eventos semelhantes no passado da Terra ou até em um outro planeta, mas no nosso caso temos que incluir o Homem como um possivel fator modificador e isso não é uma ideia fixa, é apenas uma posssibilidade que não pode ser descartada. Vamos dar um nome a isso, é como a especie humana agisse como um simples catalisador como uma enzima em uma reação biológica, isto é, acelera a velocidade de uma reação, mas sem participar dela como reagente ou produto, só que no caso de eventos climáticos extremos a coisa fica um pouco mais complexa. E modelos climáticos não são muito confiaveis.
Sandro Mauricio comentou
Gostaria de agradecer a participação de todos! É muito bom poder contar com a ajuda e esclarecimentos sobre esse assunto, e sobre muitos outros também. Sigo acompanhando o excelente debate. Obrigado novamente.
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...pessoal clima é uma coisa muito complexa,tem muita coisa ha ser descoberta,esse tema é muito polemico,"EU CADA VEZ ME CONVENÇO MAIS QUE A HISTORIA PASSADA SOBRE O FATOR CAUSADOR DO AQUECIMENTO GLOBAL TEM INTERESSES ECONÔMICOS E GOVERNAMENTAIS POR DE TRAZ" A SUBISTITUIÇÃO de tecnologias freia a economia de países emergentes e impulsiona a economia de paises industrializados...Uma coisa é o homem destruindo o seu meio ambiente de forma assustadora,precisando ser contido com urgencia, outra coisa é clima em grande escala
Anônimo comentou
Não podemos tratar desse tema isoladamente, isto, LITOSFERA, HIDROSFERA, ATMOSFERA E BIOSFERA estão intimamente relacionadas, portanto temos que tratar desse assunto de modo "global". Mudanças climatica em grande escala é um evento normal, tudo segue uma dinamica natural, e o simples fato de mudarmos o curso de um rio ou encher os ocenos de plastico tem consequencias enormes, não sei se a longo prazo. Como eu disse anteriormente os processos ou ciclos biogeoquimicos são altamente complexos e frágeis ao mesmo tempo. Queira ou não queira o homem quebra esse ciclo constantemente. O estudo do clima é uma coisa bem ampla, envolve quase todos os campos da física da química da biologia e até da astrofísica. Não é um tema "problemático" como voce diz. Problemática é a exploração indevida desse tema. Tem economista e advogado especializado em mudanças climaticas !isso só pode ser brincadeira ! O fato é que tem muita gente engordando suas contas bancarias as custas bla...bla...bla sem nehuma fundamentação cientifica.


    6
Anônimo      
Segundo o físico Michio Kaku, o computador, tal como o conhecemos hoje, terá desaparecido em 2020 (“No futuro, eles estarão em todos os lugares e em lugar nenhum”). Tanto os computadores como a internet estarão presentes nos tetos, no subsolo, nas paredes, nos aparelhos e até nos óculos e nas lentes de contato das pessoas, pelo que seremos capazes de ver as informações biográficas de um indivíduo só olhando para ele. Outra revolução será na área da medicina. Num futuro próximo, a tecnologia levará o homem a um estado perfeito de saúde e o câncer desaparecerá. Uma vez localizada a ameaça, nano-robôs permitirão combater essa doença, sem a intervenção direta dos médicos.


    7
Anônimo      
boa noite para todos do pg queria saber ser o terremoto no japao ouve tsunami ou tragedia
lucfon comentou
Adail, de qual terremoto você se refere? Percebi pelos posts anteriores que você está sempre em busca de informações sobre tsunami. Para se manter informado sobre isso, use o site [Ver site]
Anônimo comentou
obrigado lucfon pela jentileza vc pode fazer um favor para mim? ser tiver algun artigo sobre tsunami no brasil por favor posta para mim ja lher acradeco.


    8
Andromeda      
Fotografei a Lua agora na capital de São Paulo...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade