Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
max furio      
Magnetômetro (Índice K) en 9.....y eso nos afectara en el brasil de que forma///
Anônimo comentou
Olá pessoal, esta explosão foi grande em, aqui em Fairbanks ocorreu uma pequena queda de luz, os rádios e telefones pararam de funcionar, assim coo televisão por satelite. Previsão de Auroras nível 6(EXTREME+), de um nível que vai até 9. O cordão principal de auroras será sobre minha cidade esta noite, pode ser minha chance de filmar e postar por aqui as imagens. Agora tudo normal, temperatura em 12°C/54°F, muitas núvens e nreves períodos de sol e, para variar um pouco mesmo, um ventinho de 8km/h-5mph oés-noroeste(WNW). Hoje o sol nasceu as 5:04AM e irá se por as 10:48PM, e eu vou adimitir, estou estranhando os dias curtos, como estava acostumado a não ver noite, agora vejo alguns resquícios dela, é realmente estranho.
max furio comentou
DISCULPEN fue mal k8 fue el indice k del magnetometro, cuanto tiempo demora en llegar el efecto a la tierra///
Meire Ruiz comentou
Bom dia Max! Tem respostas para as suas perguntas no post 241. Você poderá obter respostas também neste link : [Ver no Apolo11] O Everton, a Ana (Ana cadê você??? rsrs) e outros membros que entendem bem do assunto poderão tirar as suas dúvidas.
Anônimo comentou
Oi Meire, estou aqui! rsrs ** Max **, a pertubação que ocorre quando uma EMC atinge a terra, somente afeta os polos, norte e sul e não chegam a faixa equatorial. Portanto, em nada afeta o Brasil.
Anônimo comentou
Para complementar, segue um vídeo da nasa mostrando como uma EMC atinge a terra. Após uma EMC (ejeção de massa coronal), partículas carregadas de prótons ou elétrons viajam até a Terra chegando a magnetosfera, então, a "cabeleira" mostrada no vídeo se estica e ao se esticar demais, algumas linhas se rompem e como um estilingue, voltam em direção a Terra fazendo com que as partículas penetrem na atmosfera pelos polos.
Sandra Silva comentou
Olá Ana, esse vídeo é muito bom, compacto e diz tudo. Com ele dá para entender tudo isso que é escrito em milhões de letrinhas. Nesse caso vale o ditado que uma imagem vale por mil palavras.rs
Anônimo comentou
Oi Sandra, e verdade, as vezes nao encontro palavras para explicar coisas muito complexas, mas a imagem diz tudo e fica muito mais facil para entender... bjs
Sandra Silva comentou
rs.. Esse foi para meu arquivo.


    2
Anônimo      
Gente, tá certo aquele índice KP?


    3
Krika      
Bom dia pessoas do PG/RG ... Brasília amanheceu com um odor de queimadas, comuns nessa época do ano. A umidade praticamente não existe. Não acredito nas informações que passam quanto à umidade do ar, pois este ano está pior que os outros, com certeza.
Meire Ruiz comentou
Bom dia Krika! Aqui nublou. ***** Esta semana ví reportagens sobre incêndios e queimadas aí em Brasília. Quase precisou fechar o Aeroporto Internacional devido a fumaça.


    4
lipe      
pessoal, nao fiquem com medo desse kp8.. para que fiquemos em blackout total é preciso dias de kp8 e kp9... e se estao aqui para ter medo, estao no lugar errado... floripa 20 graus. dia de surf!


    5
Professor Rubens      
Bom dia, Rio de janeiro céu azul, vento frio, 20° neste momento, Humidade do ar em 73%. O aeroporto de Catania na Itália foi fechado hoje por causa da erupção do vulcão Etna.


    6
Jarlielson      
como esta o KP agora?
everton dos santos comentou
KP em 4. Neste momento não há indicativo de tempestades geomagnéticas ocorrendo. O KP pode continuar amarelo mas é provável que fique verde em algumas horas.
Dina comentou
MINHA GENTE, não posso deixar de comentar, o nosso Administrador Rogério, demais, kkkkk, até fiquei meia zureta lendo comentário, achando se tratar de algum fenômeno que estava ocorrendo. Me perdoe, mas, outra coisa não posso comentar. um abraço a todos.
Dina comentou
Correção, comentário relativo a postagem 249. Um bom dia a todos.
Anônimo comentou
KKKKK Dina, faço minhas as suas palavras!!! Meu pensamento foi idêntico ao seu. rsrsrs


    7
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel Global -


    8
MiguelSousa-Portugal      
Imagens mostram erupção do Etna Fotografias incríveis da lava - [Ver site]


    9
@JeanMilieri      
Boa tarde! Salvador, 25º, chuva fraca. Alguém sabe informar se houve consequências consideráveis decorrentes dos recentes fluxos solares?
Anônimo comentou
Boa tarde jean! Considerando que houve três explosões, podemos dizer que a primeira (leve) já passou pela Terra na quinta feira, a segunda, está passando (moderada), já a terceira (moderada a forte), deverá atingir a Terra neste fim de semana. Veja explicação mais detalhada neste site: [Ver site] e este [Ver site]
everton dos santos comentou
Olá Ana. O mais forte já passou. A 3ª EMC(e + forte) tinha tanta velocidade que chegou junto com a 2ª EMC. Pode ainda ter algum problema devido ao impacto ter sido forte mas não tem mais previsão de tempestades geomagnéticas. Acho que o texo é meio conradiorio. O próprio NOAA infomava que a + forte chegaria ontem e a fonte do texto resolve dizer que ainda pode ter uma EMC.
Anônimo comentou
Oi Everton, eu realmente tinha ficado meu em duvida quanto a ultima EMC, pois ontem a noticia era de que elas (a segunda e terceira) haviam se juntado e hoje vi esta noticia que postei. Obrigada por esclarecer!
Sandra Silva comentou
Afinal, essa maior chegou mesmo a KP8? Pelo gráfico no painel parece que sim, mas estou com dúvidas.
Anônimo comentou
Oi Sandra, chegou mesmo a KP8 mas ja esta passando. O indice KP esta em 4 e deve permanecer assim hoje e ir diminuindo.


    10
Davidson      
Bom dia amigos, sinto saudades da contagem progessiva para a chadaga do membro numero 1.000, administrador hj somos qnts menbros no total? um forte abraço a todos...


    11
sanyran      
Boa tarde pessoal, Porto Velho - RO literalmente fervendo. Muito calor e poeira. Céu sem nuvens, vai ser um fim de semana de "rachar".
Sandra Silva comentou
Olá. Boa tarde e bem vinda. Quente por ai? Nada da tal friagem no norte do pais, ou não chegou ai em RO?


    12
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Em Anápolis Goias TEMPERATURA 31ºC UMIDADE RELATIVA 27% VENTO SE16km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1022hPa.Bom fim de semana à todos.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aproveitando o post, ontem quando fui ver a passagem do telescópio espacial Hubble no céu,um pouco antes de sua passagem à aproximadamente 19:44 eu vi uma luz forte em trajetória descendente à norte.Essa luz passou muito rápido, olhando no stellarium o único satélite que tinha nessa trajetória era o NOAA, mais eu acho que foi uma "estrela cadente" pois estava muito rápido para ser um satélite o que que vocês acham? Aproveitando, alguém sabe algum site, programa ou mesmo aqui no Apolo 11 alguma ferramenta que mostra a frequência e rotas dessas "estrelas cadentes"?
Sandra Silva comentou
Boa tarde amigos!!! Em Santos dia de sol, agora com algumas nuvens que começam a tomar conta... querendo fechar o tempo, como dizia minha avó. rs. Temperatura agora 22ºC e umidade em 69%.
Anônimo comentou
Olá Sandra, Fabrício e todos os membros do PG, hoje esta friozinho por aqui, estou aproveitando este friozinho com uma boa folga e muito sol.
Administrador comentou
Olá Fabrício, experimente nosso SatView: [Ver site] Pode ser também que você viu um Iridium Flare: [Ver site]
Sandra Silva comentou
Friozinho de quanto Keel? E conseguiu ve mais uma Aurora Boreal e principalmente registrá-la? Pelo que estão falando aqui no painel deve ter tido umas... ainda estou colocando a leitura em dia..rs
Anônimo comentou
Bom, aqui vão as informações locais. Em Fairbanks/AK são agora 11:34AM, temperatura beirando os 10°C/51°F, humidade em 54% e muito sol por enquanto com algumas núvens vindo do norte, o que significa frio. Durante a noite os termometros chegaram a 1°C aqui e houve um pequeno registro de geada, mas nada significativo ou que tenha sido visto dentro na cidade. O vento esta desaparacido como é normal e ,por isso, acho que as núvens tardarão a chegar por aqui. A previsão de auroras continua, apesar de ser menor que ontem, quando estava nível 6 (EXTREME+), hoje esta marcando nível 5 (EXTREME). Tenham todos um bom dia/noite e agora vou ao centro da cidade almoçar.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Olá Rogério eu já uso o SatView, alias foi com ele que eu descobri o site.Eu sempre uso ele para ver que dia a ISS vai ser visível e ontem eu usei para ver o Hubble e consegui.É uma ótima ferramenta, com ele eu já consegui ver a ISS quatro vezes desde que encontrei o Apolo11.Agora o Iridium Flare eu vou começar a usar hoje, amanhã aqui na minha cidade vai ter um Flash e eu vou tentar vê-lo.Obrigado pela dica.
Administrador comentou
Olá fabricio, use a caixinha de pesquisa acima e coloque a palavra "Iridium". Tem bastante coisa sobre o tema, inclusive muitas e muitas fotos. Se quiser ver só fotos, use este link: [Ver no Apolo11] Então basta procurar por "iridium"!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Oba!Estava consultando o SatView, e o Telescópio espacial Hubble vai estar visível hoje,dia 7,8 e 9.E a ISS dia 9 e 8.Vou observar.


    13
Jorge      
Amigos, estou iniciando aqui no Painel Global,que é um site que recomendo a amigos pela seriedade e cientificidade dos temas abordados aqui, mas ao mesmo tempo pela forma como os participante se tratam como grandes e velhos amigos, e apesar de entender ainda pouco dos assuntos aqui abordados, quero fazer uma pergunta a respeito de vulcões que estão submersos, por que não aparecem no quadro acima?
Anônimo comentou
Bem vindo, mas péssima hora para a segunda parte do texto.
Sandra Silva comentou
Olá Jorge, bem vindo.
Anônimo comentou
Ola ADMINISTRADOR, gostaria de lhe fazer uma perguntinha. Qual o critério usado para denominar um usuario do PG talk como participante 1, 2 e 3 estrelas, assim como ser um colaborador. Outra coisa é que eu gostaria de saber o meu nível sem ter de abriri um novo post, seria isso possível? Bom dia.
Anônimo comentou
Sandra, me desculpe mas ontem não fiquei esperando as auroras, dizem que foram lindas, mas não as vi e portanto não as filmei. Na próxima, talvez hoje ok?
Administrador comentou
Olá Keel, leia o post número 6 deste link: [Ver no Painel Global]
Sandra Silva comentou
:(... tá bom. Olha, quanto a sua pergunta, sugiro que leia essas duas conversas aqui: 30/07 post 15 [Ver no Painel Global] e 03/08 post 6 [Ver no Painel Global]
Anônimo comentou
Obrigado ADMINISTRADOR, é guardado a 7 chaves assim como a formula do Guaraná(propaganda antiga). E Sandra, continuando o comentario abaixo, é que como eu ja tinha ficado acordado na noite anterior para ver auroras, não aguentei o segundo dia.
Sandra Silva comentou
foi quase junto..rs
Anônimo comentou
Aconteceram agora a pouco pequenos flashes de auroras de cor vermelha se é que pósso dizer assim, como é dia achei estranho elas estarem visiveis. Alguma explosão chegou a terra gora?
everton dos santos comentou
Bem vindo Jorge. Depende de noticias p/ vulcões aparecerem no mapa. Os que aparecem é porque tem reports de alguma instituição e/ou alguma atividade de destaque. Caso tenha algo importante nos submersos, será relatado pelo PG ou pelos paricipantes.


    14
Marcos Passetti      
boa noite amigos...Emily volta a ser uma tempestade tropical no atlantico e esta com ventos sustentados de 45k/h [Ver no Painel Global] e temos ainda MOIFA com 104k/h e marbok 120k/h e EUGENE 63k/h estes no pacifico....
Sandra Silva comentou
Ela perdeu muita força depois que enfrentou as montanhas da Ilha Espaniola, e parece que perdeu mais... 45 km é pouco, não é? Marcos, será que ela irá mesmo sobreviver, mesmo estando indo para o oceano?
Sandra Silva comentou
Eis a Emily de volta ao Painel.
Marcos Passetti comentou
ola Sandra...45k/h e um vento desses de tempestade de verao que acontece por aqui e nos tiramos de letra...quanto a sobrevivencia de emily as progeçoes indicam que deve ganhar forças e se trasformar em tempestade tropical...e no mar que elas se fortalecem...
Sandra Silva comentou
Exatamente, bem fraquinha.. uma brisa forte em comparação as últimas do Sul do Brasil e aparece já girando no Painel.rs. Vc viu que Eugene sumiu.
Anônimo comentou
Acho que o Eugene sumiu pos não oferecia mais risco de chagar em terra, pois estava caminhando para dentro do oceano.
Marcos Passetti comentou
ola KEEL...EUgene acaba de se dissipar segundo as informaçoes da nooa...
Anônimo comentou
Se dissipou? Mas como, de uma hora para a outra se não passou por nenhum obstáculo.
Marcos Passetti comentou
furacoes se dissipam por uma serie de fatores quando encontram aguas desaquecidas ou tbm condiçoes atmosfericas desfaforaveis e quando interagem com terra (continente)
Sandra Silva comentou
Nesse caso acho que ele se esfriou.


    15
Sandra Silva      
Olá.. Recebi agora esse vídeo, com um apequena nota sobre os rios de lava formados pelo Kilauea, que fica no Hawai e é um dos vulcões mias ativos do planeta. Não sei se já postaram, mas deixo aqui... Confesso que não sou muito fã de vulcões, gosto de vê-los dormindo... quietinhos..rs São muito quentes, prefiro as auroras Boreais ou Austrais.
Anônimo comentou
Sandra, imagens fascinantes mesmo, o Havaí é um lugar que eu ainda quero conhecer, espero que ainda esteja la quando eu devida ir, pois uma parte da chamada ilha principal esta "escorregando" mar adentro, se chegar a cai com força, um tsunami pode devastar o Havaí assim como outras localidades do mundo. Isto ja aconteceu uma vez e corais foram parar no topo de montanhas, fazendo com que os cientistas descobrissem que ja aconteceu um tsunami de magnetude gigantesca a milhares de anos. Vi isto na TV a alguns dias.
Sandra Silva comentou
Psiuuuu... não dá ideia. Bem, o planeta está em transformação constante, como tudo no universo, só que o tempo dele é diferente do nosso. Aproveita que está pertinho de lá, Keel. Quem sabe consegue ir ainda nessa temporada. AH! como hoje é sábado, vou deixar um video que vi agora a pouco com umas auroras...rs Quem sabe vc se inspira...kkk
Anônimo comentou
Olha Sandra, esse video retrata ebm a aurora, porem anteontem elas estavam mais fortes e com cores mais fortes. ao 2:05 é mais ou menos como foi, ate a vista era parecida, so que sem neve. Assim você pode ter um pouquinho de coo é estar aqui.
Meire Ruiz comentou
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! :) Achei legal esta versão completa do colapso da cratera do Pu’u O’o, do dia 03 ao dia 04(nome estranho rsrs). ***** Lindo vídeo das Auroras Sandra :)
Anônimo comentou
Vou deixar uma idéia para quem quiser saber sobre o Alasca olhe no wikipedia, é bastante interessante a história do local, claro, para quem gosta de hiatória :)
Sandra Silva comentou
Por falar em história..rs Vc conhece Santos? Acabei ver um vídeo dessa cidade, vou deixar aqui, aproveitando esse sábado de Painel calminho (agora), pois está muito bonito e qum não conhece a cidade pode ter uma ideia. Olha que já vi muitos vídeos daqui, mas esse está de fato muito bem feito. Me desculpem a tietagem, mas tirando o calor, esse é um bom lugar para viver.
Sandra Silva comentou
Upa, esqueci o link...rs
Sandra Silva comentou
Agora vai, eu acho..rs esse é do youtube...rs
Meire Ruiz comentou
Eu sempre gostei de Santos e depois deste vídeo me apaixonei. Espero ter a oportunidade de conhecer melhor esta linda cidade :) Que trabalho bem feito, de ótima qualidade.
Marcos Passetti comentou
oi sandra...esse ano passei temporada no guaruja gostei muito enseada pitangueiras tombo fui ate santos praia grande fiquei uma semana ai inesquecivel pretendo voltar "presenciei uma tempestade ai ate rsrs"
Sandra Silva comentou
Meire, vc está morando tão pertinho..rs Marcos, tempestade aqui no verão é quase que diária... Dependendo muito dos "ninhos", e nos ultimos anos o que tem se notado é o aumento das descargas elétricas, muitos raios.
Marcos Passetti comentou
foi com vento raios e trovoes rs porem uma tarde so...depois muito sol
mary comentou
Gostei Sandra! Só para não abrir outro post, já que o assunto é vulcão.... Os vôos Grécia - Italia forma cancelados ontem por causa do Etna. Bom domingo a todos!
Sandra Silva comentou
Mary.. O Étina está muito ativo, não esotu gostando disso. De todos é um dos que mais me preocupa devido a proximidade com grandes centros. A economia da europa não está nada boa, um desastre desses pode afetar mais ainda, porque provoca terremotos econômicos... Para esses a nossa civilização está menos preparada. Comecei a escrever essa resposta, chegou gente e parei.. Ai quando voltei vi sobre o terremoto na Grécia... Ia nessa mensagem comentar que ontem li algumas coisas sobre os terremotos na Grécia, principalmente os históricos, e entendi melhor o que significa terremotos por ai... e hoje isso.
mary comentou
Nem eu... tanto os vulcões quanto os tremores..


    16
everton dos santos      
Um KP 8 não era registrado desde dezembro de 2006, quando ocorreu por 9 horas seguidas, após forte explosão solar de classe X. A tempestade geomagnética ocorrida ontem, certamente ocorreu com a chegada quase simultânea de duas EMCs de 3 ocorridas nesta semana. Como a terceira EMC tinha quase o dobro de velocidade(1950km/s), os modelos [Ver site] indicavam que ela iria passar ao menos pela 2ª EMC de 900km/s. Com o sol indo p/ o seu máximo, é possivel ocorrerem outros KP8 e quem sabe KP9, que não ocorre desde 2005. Ao lado o simulador mostrando a chegada das particulas solares, de 13:00 UTC de ontem até 12:00 UTC de hoje
Anônimo comentou
Uma perguntinha Everton, todas as EMC já chegaram a terra não é? Então como é possivel que o alerta de auroras hoje continue se não existem mais particulas solares vindo em direção a terra com velocidades superiores do normal. Afinal, alguem sabe como funciona o aparecimento de auroras?
Meire Ruiz comentou
Eu acho que achei uma webcam de Aurora Boreal rsrs, será? [Ver site] Vídeo com imagens e filmes das Auroras mais recentes na Letônia , sul da Finlândia ,Lituânia, Canada, Finlândia.
Anônimo comentou
Achou, mas parece que esta tudo nublado por lá. Sobre o vídeo, ainda não vi a cor roxa na aurora, "somente" verde, azul, vermelho, amarelo e laranja, falta o roxo e não sei se tem mais alguma cor.
everton dos santos comentou
Keel, a explicação está no fim da pagina de atividade solar [Ver no Apolo11] É a interação das particulas solares no nosso campo magnético e essas particulas chegam 24 horas por dia na terra. Então pode ter auroras todos os dias, só que fracas. Quando tem o choque de EMC ou do vento solar, as auroras são mais intensas.
Anônimo comentou
Verdade Everton, obrigado.
everton dos santos comentou
Esta outra simulação mostra como foi o choque das particulas no nosso campo magnético e como ele foi comprimido. As particulas solares chegaram próximo a orbita de satelites geosíncronos como o GOES 11 e 13.
Sandra Silva comentou
Nesse artigo tem umas explicações legais sobre esse vento solar e o spacequaker [Ver no Apolo11] e ao lado tem um video que está na matéria, mas deixo ai para ilustrar.
Meire Ruiz comentou
Gosto destas explicações com desenhos e simulações, meus neurônios agradecem :)
Anônimo comentou
HEHEHE, concordo com você Meire, bem mais fácil assim. Bom, vou sair, mas antes, vocês se lembram da temperatura de manha cedo aqui? Era de 10°C, porém tinha chegado a 1°C antes de amanhecer, bo, agora esta em 20°C, subiu 19°C, é muita variação. Um bom dia/noite a todos ok?
Sandra Silva comentou
Para mim, tem que desenhar.kkkk As vezes eu leio umas coisas que nem parecem estar na minha lingua.rs Vou a procura de tradução...rs
everton dos santos comentou
P/ completar, vai o registro do indice KP de 2006. ### Parece que o sismografo do PG registrou bem o sismo no Chile de 5.1 as 13:22.
Meire Ruiz comentou
É verdade, o sismógrafo está bem sensível...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade