Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Márcia07      
Bom dia a todos! Erupção freática do vulcão filipino Mayon deixou 5 mortos e 7 feridos segundo informações da agência EFE. Um guia e alguns montanhistas estrangeiros estão entre as vítimas.


    2
Klaus      
Todos nos ja ouvimos falar em ciclos dos elementos quimicos na natureza, e como a Terra é um sistema fechado em relação ao assunto, podemos dizer que toda a matéria na Terra acontece em ciclos que são chamados Ciclos Biogeoquímicos, o movimento de matéria através de um sistema e podemos dividir esses sistemas da Terra em atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, como voces obviamente ja sabem. Geralmento a gente se refere a esses ciclos como Ciclos Biogeoquimicos incluindo principalmente o carbono, nitrogênio, oxigênio, fosforoe e a água. A midia de um tempo pra cá transformou o carbono no vilão das mudanças climaticas, até ai tudo bem porque uma das propriedades do dioxido de carbono é o aprisionamento da radiação solar (calor), caso contrario teriamos temperaturas medias mundiais perto do congelamento. O carbono então virou o protagonista nessa historia toda, mas existe um ciclo, o ciclo do nitrogenio que quase ninguem houve falar mas esse ciclo pode estar afetando seriamente o clima. Algumas das emissões de nitrogenio humanos são convertidos por bactérias (bacterias nitrificantes) em óxido nitroso, que é um potente gás de efeito estufa. Esse tema que tem recebido relativamente pouca atenção até agora, em parte por causa do foco esmagador sobre as emissões de carbono. Só um pequeno exemplo: o nitrogênio reativo que é aplicado na agricultura em fertilizantes é lavado a rios e corregos, onde ele faz com que certos tipos de algas cresça sem controle, usando todo o oxigênio disponível e sufocando todas as outras formas de vida naquele sitema. Em alguns lugares já existem como nos mares zonas mortas enormes, onde grandes quantidades de nitrogênio são lavadas dos rios para o mar. E todos sabemos da importancia dos oceanos para o clima do planeta. Só para ter um idea, um quilo de óxido nitroso tem o mesmo efeito sobre o clima de 296 kg de dióxido de carbono. Sua concentração na atmosfera aumentou 15% desde 1860 ainda esta subindo. O nitrogênio se "desloca" ao redor do planeta por meio desse ciclo biogeoquímico, o mesmo acontece como ciclo do carbono ou o ciclo da água. E todos sabemos desde a epoca de escola que é o gás mais comum na atmosfera da Terra, cerca de 78% do ar que respiramos, ele é "fixado" por bactérias que vivem ao redor das raízes de certas plantas e convertido em uma forma reativa que os seres vivos podem usar. Em seguida, fertiliza o crescimento de plantas antes de voltar para a atmosfera. Mas as atividades humanas estão abalando seriamente esse ciclo, sem contar no desequilibrio que esta acontecendo em varios ecossistemas. Por favor me perdoe por escrever esse texto enorme não compativel com o tamanho dos textos aqui publicados, mas no meu ponto de vista é um tema importante, assim como os efeitos dos ciclos das manchas solares no clima do planeta, portanto o carbono é simplesmente mais um elelmento nessa equação...Grato e prometo que que outras publicações vão ser bem menores OK
Anônimo comentou
Perfeito Klaus! Simplesmente perfeito.
Dione Moraes comentou
Boa tarde Klaus, Extremamente importante esta tua abordagem. Dentro das atividades que desenvolvo, estão estudos sobre as mudanças climáticas e seus efeitos nos regimes hídricos e na biodiversidade. Tenho uma apresentação em PowerPoint, que utilizo nas palestras, desde 2007. He pouco tempo nosso administrador Rogério publicou no Apolo 11, uma matéria interessante sobre o resfriamento. Agora, esta tua postagem vem trazer ao nosso conhecimento, dados sobre a importância do clico do nitrogênio para o equilíbrio do clima no planeta, o qual pode estar sendo afetado pela intervenção humana, mediante o uso de fertilizantes na agricultura. Esta é uma realidade vivenciada aqui no Vale do Sinos, posto que esses produtos utilizados nas lavouras, mormente de arroz, acabam tendo com,o destino o Rio dos Sinos. Em 2010, esses produtos lançados no rio, ocasionaram mortandade de peixes, e nossas análises apontaram para o alto grau de toxicidade, e o teste citogenético, apontou para a mutagenicidade das espécies. Então vemos quantos outros fatores estão contribuindo para as mudanças em nosso planeta, principalmente nos regimes hídricos. Se tiveres mais informações, por favor, envia para meu e-mail. Está no meu perfil. Parabéns e obrigado pelas informações.
Klaus comentou
Ola Dione, entrarei em contato contigo, OK...grande abraço
Dione Moraes comentou
Complementando: O título da matéria publicada pelo Rogério é, “Novo estudo mostra que resfriamento da terra acabou no século 19” . Outro tema que estou pesquisando, diz respeito a “Circulação termo salina”.e seus efeitos na biodiversidade do planeta.


    3
Administrador      
Olá pessoal! Este vídeo mostra os momentos que antecedem o pôr-da-Lua crescente durante o ano e como seu formato aparente muda, principalmente quando nosso satélite cruza ou está próximo da linha da eclíptica. Quanto mais próximo desta, mais seu formato se assemelha a um "U". Em 2013, os meses mais propícios para apreciar esta aparência será nas Luas Crescentes de agosto e setembro, mas Julho já vai dar pra notar.
Administrador comentou
Apenas para completar, a eclipitica (o caminho aparente do Sol) é a linha vermelha vista no vídeo, enquando a linha verde é o equador celeste. A simulação está centrada em 15 graus acima do horizonte, momentos antes do pôr-da-Lua Crescente. :-)


    4
Astroman      
A agencia sismologica da cidade de Nanchang na China mantem caes como "previsores" de terremotos. Funcionarios da agencia dizem que os caes apresentam comportamento anormal com antecedencia de ateh 10 dias. fonte: terra.com.br
Maurício comentou
Que ironia, tão logo na China onde há o habito de abaterem cães para o consumo humano. Os mesmos cães que eles matam ajudando a salvar pessoas!
Klaus comentou
Mauricio, a estupidez do "macaco cabeçudo" é tão grande que ele continua achando que a natureza esta ai para servi-lo...mas um dia a ficha cai e quando isso acontecer ele vai ver que a falta de humildade perante a natureza pode ser a ultima coisa lucida que ele vai perceber, e ai a natureza retoma o equilibrio, custe o que custar !
Astroman comentou
Os chineses comem de tudo provavelmente porque tem ou tinha que ser assim. Não deve ser por nenhuma preferência culinária ou maldade. Os japoneses comem peixe por serem ilhéus e não por serem nutricionalmente corretos. Hábitos alimentares fazem parte da história e cultura de um povo.
Klaus comentou
Eu não fiz nenhuma referencia a chineses, japoneses, bolivianos, angolanos, tradições ou o que quer que seja. O que eu comentei foi sobre o comportamento humano e a total falta de resspeito e humildade perante a natureza. O comentario do Sr Mauricio foi só um "gancho" e fique certo que estou ciente das tradições culinarias desses povos Ok grato.
Astroman comentou
Nossa! Se ofendeu com alguma coisa Klaus?
Klaus comentou
Ola Astroman, se eu fiquei ofendido ? De maneira alguma, eu só tentei ser o mais claro possivel no conteudo do meu comentario, e quanto ao teu topico é basttante interessante. Em 1920, um terremoto atingiu a China, com uma magnitude de 8,5. Esse sismo ocorreu em Haiyuan County, Província Ninghsia e segundo alguns ralatos, antes deste terremoto, os lobos foram vistos correndo, os cães estavam latindo de modo incomum, e alguns passaros voavm de modo desordenado, portanto tudo isso deve fazer sentido, mas como voce sabe ainda não existem provas suficientes para comprovar essa hipotese. E fique tranquilo, eu não sou to tipo que se zanga a toa..rsrsrs. E esse teu topico pode se estenter ainda mais, porque não sabemos quase nada sobre isso e tu deu uma boa ideia. Tem uma corrente de pesquisadores que fala sobre um minerio chamado magnétita que é encontrado até em seres hmanos e que tem propriedads magnéticas como voce sabe. E certos animais como insetos, aves e peixes tem uma maior concentração desses mimerais em certas regiões do corpo, e por ai vai. Um grande abraço
Astroman comentou
Somos uma espécie muito pouco equipada realmente. A natureza está cheia de exemplos, tanto no reino animal quanto no vegetal, de espécies mais bem equipadas para "sentir" o ambiente e suas transformações de maneira muito mais eficiente que nós e, assim, se adaptar.


    5
paranamarcelo      
Aqui em Cascavel-PR e todo o oeste do Paraná tem previsão de geada para amanhã (quarta-feira), vamos ver se confirma. Já hoje temos uma manhã fria mas um céu azul, sem nuvem alguma e sem previsões de chuvas até sábado.
paranamarcelo comentou
E a previsão não se concretizou. Alem de não esfriar tanto como previsto, devido ao vento forte não houve formação de geada em Cascavel-PR.


    6
wilson de luca junior      
Boa tarde a todos do radar global. Novo por aqui,mas ja acompanho todos os dias,desde fevereiro de 2010. Obrigado ao Rogerio Leite pelo cadastro.


    7
Rejaine Monteiro      
O vento solar parece estar gerando belas auroras nos pólos hoje! No SpaceWeather.com tem uma foto bacana de uma exibição que chegou ao sul de Minnesota. Curiosamente, dei uma olhada agora a pouco na webcam da Estação Neumayer (livemovie) e vi o que parecem ser movimentos de auroras no céu noturno, a partir de 1:19 GMT...


    8
Klaus      
Amigos do RG eu queria mostrar a voces um mineral muito interessante da minha coleção, o Zircão. Ele esta presente em toda crosta terrestre. Nas rochas ígneas, nas rochas metamórficas (como grãos recristalizados) e nas rochas sedimentares (como grãos detríticos). O zircão é considerado como o recurso mineral mais antigo da Terra, foram encontrado cristsi de zircão com aproximadamente 4 bilhões de anos (pouco depois da formação da Terra). O zircão contêm quantidades de urânio e tório (a partir de 10 ppm até 5% do peso). Normalmente é usado na geocronologia por U-Pb de zircão para determinar a idade de disposição de rochas ígneas de todas as composições, na faixa de idade do Terciário (últimos 65 milhões de anos) ao Arqueano (3,8 bilhões de anos ou 3,8 Ga). Ga siginifica Giga anos, 1 GA = 1 bilhão de anos. Essas amostras da figura fazem parte da minha coleção e foram coletadas no Canada e sua idade é estimada em pelo menos 0,9GA.


    9
Dione Moraes      
Boa tarde pessoal do RG. Mudança drástica em Novo Hamburgo. De repente, ainda pela manhã, uma trovoada forte, a energia elétrica foi interrompida, mas logo voltou e uma chuva de granizo fez as pessoas, pegas de surpresa, correrem em busca de abrigo. Depois veio a chuva, o vento e em menos de uma hora, o sol voltava a brilhar. As previsões são de muito frio para a região metropolitana (Porto Alegre e municípios da região cujas mínimas poderão ficar entre 3ºC e 4ºC, em alguns pontos. Fonte Metsul.


    10
Dione Moraes      
Mudança drástica em Novo Hamburgo II. Em menos de uma hora, o sol voltou permanecendo apenas um vento frio, anunciando que a noite e madrugada serão muito frias.
Klaus comentou
Ola Dione, vou cometar aqui sobre o topico nº 149. Por algumas vezes mantenho contato com o prof. Luiz Carlos Molion, por meio de e-mail e tambem tive o prazer de assistir uma de suas palestras, e em um dos arquivos que ele gentilmente me mandou foi sobre circulação termohalina (se eu entendi no seu comentario voce tava se referindo a salinidade, é isso ?) e é justamente esse tema que me chama muito a atenção, portanto eu acho que na medida do possivel poderemos falar um pouco sobre esse tema OK
Dione Moraes comentou
Oi Klaus. Sim, já encontrei escrito de três formas: termoalina, termohalina e termossalinas. Foi um documentário que despertou minha atenção sobre este tema e percebi sua relevância para manutenção da vida de todas as espécies. Será uma satisfação falarmos sobre este assunto. Este e o ciclo do nitrogênio, além de outros co-relacionados, são temas apaixonantes e pretendo montar uma apresentação em PowerPoint, e se possível apresentá-la em palestra na semana do meio ambiente, que será comemorada aqui de 3 a 9 de junho. Quanto mais detalhes sobre estes temas, melhor será a qualidade da palestra. Obrigado pelo retorno.


    11
edsonjlle      
Aqui em santa catarina muito frio hoje, agora pouco rajadas de vento de ar quente alternando com frio bem estranho o clima por aqui
Luciano SC comentou
Boa tarde Edson, Pelo jeito a tormenta que vinha subindo, desviou para o mar aqui na altura da capital. O tempo se armou mas mal caíram uns pingos de chuva, com muito vento, depois o céu limpou de novo. Mais cedo vinha acompanhando a subida desta tormenta através do twitters no RS e sul de SC, agora vem o frio! Abs.
Junior comentou
Bom dia pessoal! Aqui em Santos Dumont está 8º, um frio de doer.. 96% de umidade.
edsonjlle comentou
HOJE EM SANTA CATARINA MINIMAS MARCARAM -4 GRAUS EM SAO JOAQUIM MUITO FRIO POR AQUI



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade