Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Maycon Silva      
Bom dia a todos do PG. Este é meu 1º post aqui e saúdo a todos. Gostaria de saber se este terremoto em Papua Nova Guiné, que foi bem raso, teria potencial para causar tsunamis??
Rejaine Monteiro comentou
Bom dia, Maycon. No momento não há nenhum alerta de tsnuami ativo para essa região. Admin, será que não temos como plotar no mapa os alertas de tsnumi (comentei sobre isso em um post mais abaixo, da Rosa, mas não o encontrei) Depois dos casos de tsnumi do Japao e Indonesia, todo mundo passou a ficar mais interessado sobre esse fenômeno. Acho q seria interessante acionar no mapa.
Rejaine Monteiro comentou
Corrigindo: é "tsnunami" e não "tsnuami' ou 'tsnumi' (falha minha de digitação..rsrs) Admin, só agora reparei o 'joinha'. Me sinto lisonjeada, apesar de achar q não mereço tanto crédito, afinal eu sou muito leiga em todas as questões aqui relacionadas. Aqui eu mais aprendo do que colaboro... :-)
Anônimo comentou
Rejaine, merece sim. Eu acompanho sua participação aqui a muito tempo, só como um mero leitor, e essa "joinha" é para uma joia como vece ! Parabéns.
Maycon Silva comentou
Obg Rejane, agora fiquei com uma dúvida. Como pode um terremoto com essa magnitude de 6.1 que foi forte, e ter sido em uma profundidade bem rasa não ter causado um tsunami imediato?? Alguém pode me explicar. Grato!
Administrador comentou
Rejaine, podemos pensar nisso, mas não podemos simplesmente "puxar" o dado e coloca-lo no mapa. Teriamos que traduzir e trata-lo de modo a ser plotável. O leitores também podem fazer isso, clicando na opção "Direto no Mapa". Vamos pesquisar a respeito. Maycon: Um tremor de 6 magnitudes é muito fraco para produzir tsunamis. Esse fenômeno só começa a ser importante com tremores acima de 7.5 e mais provável a partir de 8.0. Eventos de 6 são corriqueiros e não provocam tsunamis.
Rejaine Monteiro comentou
Oi Maycon. Por curiosidade, fui pesquisar os últimos casos de grandes tsunamis no mundo e encontrei essa reportagem no G1. Nela vc poderá observar que esses fenômenos só ocorreram após terremotos muito fortes, o que complementa a informação dada pelo Admin: [Ver site]
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada, Simões! Imagine, joinha mesmo é o Painel Global e o Apolo11! :-)
Anônimo comentou
Rejaine, concordo com voce de cima a baixo. Sou "fã" de carteirinha do Apolo 11 a muiiitttoo tempo. E se tratando dos temas relacionados, considero o melhor site em lingua portuguesa. E fique certa de uma coisa, não sou o tipo de homem que fala somente para agradar ou bajular, eu simplesmente falo e escrevo o que penso, e mais nada alem disso, grande abraço !
Maycon Silva comentou
Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos. Certamente enriquecerá o meu conhecimento essas informações.


    2
Maycon Silva      
Obg Rejane, agora fiquei com uma dúvida. Como pode um terremoto com essa magnitude de 6.1 que foi forte, e ter sido em uma profundidade bem rasa não ter causado um tsunami imediato?? Alguém pode me explicar. Grato!
Maycon Silva comentou
Desculpe pessoal, acabei criando um post sem querer, em resposta a Rejane. Peço desculpa pelo erro, ainda estou me adaptando, rsrs!!
Loyola comentou
Maycon, depende do tipo de deslocamento que houve entre as placas. Se as placas se afastam, divergentes, não há perigo de tsunami. Se as placas são convergentes, ou seja, se colidem, e um dos lados pode subir em relação ao outro, aí há a possibilidade. Quando a movimentação é lateral, a possibilidade tsunami é menor. E é o que pode ter acontecido neste caso, apesar de que as placas na região serem convergentes, o movimento propiciado no terremoto não deve ter sido vertical.
Maycon Silva comentou
Muito obrigado Loyola!!


    3
lucfon      
Nasa testando câmera em HD direto da ISS. [Ver site]


    4
phellipef      
INVEST 90E tem 50% de chances de se tornar um ciclone tropical nas próximas 48 horas. Os ventos de cisalhamento devem aumentar nas próximas 24 horas, o que pode impedir o desenvolvimento do ciclone. "Valores altos de cisalhamento vertical de vento podem impedir convecção e o desenvolvimento de um ciclone." Independente se o ciclone se forma ou não, pode haver acumulados de chuva significativos no México.
phellipef comentou
Até o momento tivemos apenas "reports" de ventos fortes e granizo nos EUA. Podem ocorrer alguns tornados isolados. Amanhã o tempo severo pode afetar principalmente os estados de Minnesota, Iowa e Wisconsin. Imagem: @mauri970 Fort Collins, CO
phellipef comentou
Nevou hoje em Moscou, Rússia. A temperatura média nestes primeiros 7 dias de Maio está 5ºC abaixo da média. O mau tempo deve afetar novamente no início da próxima semana países do Leste Europeu e Europa meridional.
phellipef comentou
Dois tornados reportados no Colorado. Ambos se dissiparam rapidamente.
wilson de luca junior comentou
Imagem da nevasca hoje em Moscou.
phellipef comentou
Tivemos 5 tornados reportados. Houve também aproximadamente 200 reports de ventos fortes e granizo grande. Akron, CO
phellipef comentou
Chuvas já atingem a região de Michoacán, Jalisco e Colima.
phellipef comentou
TSR prevê que a temporada de tufões do Pacífico Oeste de 2014 será muito ativa. 27 tempestades tropicais 17 tufões 11 grandes tufões Até 7 de Maio: 5 tempestades tropicais 2 tufões 0 grandes tufões
phellipef comentou
SPC emitiu um moderado risco para partes do Minnesota e Iowa.


    5
Anônimo      
Há alguns anos eu montei um receptor de VLF para detecção de SIDs (distúrbios ionosféricos repentinos) causadas por erupções solares e não me lembro que tipo de antena eu havia projetado, não sei se era uma loop, isso faz tempo. Resolvi começar tudo de novo, procurei na WEB (em vários idiomas), mas não encontrei o que eu queria. O circuito é simples, nada de complicado porque meus conhecimentos sobre eletronica eu classifico como Hobby. O que vem depois disso eu dou jeito, o problema é exatamente com a antena. Será que alguem por aqui tem alguma ideia de onde eu posso encontrar essa informação ? Coloquei isso na cabeça e agora quero ir até onde for possivel. O receptor tem como "coração" um amplificador operacional tipo CA3140 de alta impedancia de entrada.Grato
Anônimo comentou
Esse é o circuito do receptor >
Anônimo comentou
A antena era bem parecida com essa, mas ta faltando alguma coisa, talvez um filtro. Nessa frquencia (VLF) os ruidos são muito intensos.
Administrador comentou
Olá Simões, experimente essa página: [Ver site] . Tem bastante coisa nela. :-)
Anônimo comentou
Wow...legal, Rogerio ! Acho que vou dormir um pouco mais tarde. Obrigado, mesmo !


    6
wilson de luca junior      
Boa noite a todos. Trio de satelites da European Space Agency começaram a recolher dados para medição do campo magnetico da terra.[Ver site]
Anônimo comentou
Fazia tempo que eu não tinha noticias da missão Swarm e essa acabou de sair do forno. Valeu Wilson !
Rejaine Monteiro comentou
Interessante. Não conheço muito sobre essa missão, alguém poderia esclarecer? Esses satélites já aparecem no catálogo do Heaves-Above, mas sem previsão de passagem visível, pelo menos para minha localidade ([Ver site] ), muito provavelmente devido a sua órbita atual. Mas em outras localidades do planeta deverá possível visualizar (simulei no HA, por exemplo, para Londres, e apareceram várias passagens visíveis, porém sem magnitude calculada, pelo menos por enquanto)
Anônimo comentou
Rejaine, a missão Swarm é uma "constelação", como eles chamam, de tres satelites da ESA para estudar o campo magnético da Terra. A Swarm vai analisar as características do campo magnético da Terra e a relação com as atividades solares. Existe a teoria que possivelmente o caampo magnético da Terra esta enfraquecendo (calma não tem nada de catastrofico nisso)e essas observações poderão ajudar a entender melhor esse processo e e muito mais.
Anônimo comentou
Esqueci de postar o link da ESA, da uma olhada: [Ver site]
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pelos esclarecimentos, Simões. Pesquisando encontrei também um artigo (em pt) sobre a missão: [Ver site] Achei especialmente interessante saber que dois dos satélites orbitarão próximos (seria muito bacana se pudessem ser visíveis daqui), enquanto o terceiro estará em uma órbita diferente.
Astroman comentou
Há muita movimentação em torno de medições e entendimento de campos magnéticos. A missão GRAIL, da NASA, estudou o da Lua.
ORTIZ comentou
Interessante... vamos acompanhar.


    7
ORTIZ      
ALGUÉM SABE ME INFORMAR SE JÁ HOUVE A INVERSÃO DOS PÓLOS MAGNÉTICOS DO SOL ESPERADA ATÉ FINAL DE 2013?
ORTIZ comentou
Impressionante como todos ficam mudos! Teria a NASA errado nestas afirmações?



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade