Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Simone.S.Foz      
Boa noite, uma pergunta: olhando no painel a gente vê o Flare tão pequenino, mesmo assim pode se ornar um problema pra Terra??
Jorge Oliveira. comentou
Boa tarde Simone..Na verdade o flare só parece pequeno em função da distancia que o vemos,na verdade são imensos e na proporcionalidade alguns poderiam cobrir todo o nosso planeta varias vzs..Na pagina do Painel Global pode se ter ideia do que seria os danos causados aqui na terra levando em consideração a categoria do do evento (Flare), Sugiro que de uma olhadinha na pagina aqui do Painel Global para que vc possa ter ideia dos transtornos eventuais que poderíamos ter em virtude deste fenômeno (Flare)..Um abraço pra vc Simone..!


    2
FAbiano      
Olá bom dia a todos, Cientistas que estudam a estrutura do nosso universo, ao estudar a matéria escura, encontram um filamento que conecta Abell 222 e Abell 223 que são dois clústers localizados a 2,7 bilhões de anos - luz da terra . Parece que a matéria escura que pode ter dado ao universo sua estrutura , finalmente foi revelada, pelo que entendi esse estudo ainda tem muitas descobertas.


    3
Ronaldo      
Bom dia à todos. Descupe abrir um 'post' só pra uma pergunta, mas não achei um assunto que encaixasse. Há tempos observo as constelações, as transições planetárias e váris outros fenomenos astronomicos mas nunca utilizei um aparelho ocular profissional (ou semi). Pra quem nunca usou um desses, é melhor um refrator ou um refletor?
Administrador comentou
Ronaldo, depende do seu bolso, nível de interesse e objetivo. Um refrator de boa qualidade é bem caro e acredito que não seja o que você procura. Já um refletor é bem mais em conta e permite aumentos maiores quando comparado a um instrumento refrator de mesmo custo. Em ambos os caso, você não conseguirá NUNCA ver aquelas imagens do Hubble, pois são feitas com empilhamento de imagens e longas exposições fotográficas. No caso dos planetas, você conseguirá vê-los ligeiramente maiores, mas não vai ver detalhes de sua superfície se o telescópio tiver diâmetro inferior a 250 milímetros. Com relação às estrelas, elas não mudarão de tamanho, apenas brilharão mais, seja com refletor, refrator, grande ou pequeno. Ao escolher, tenha em mente que um refletor inverte as imagens, portanto não serve para observações terrestres. Um refletor de 150 milímetros de boa qualidade é um instrumento bom para iniciantes. Experimente: [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11] e a tabela do Planeta Fácil: [Ver no Apolo11]
Ronaldo comentou
Muito obrigado pelo esclarecimento, Administrador. Meu interesse é apenas observação da lua e planetas, assim como as estrelas, que como você disse, brilharão mais. Nebulosas e outros objetos parecidos precisam de filtros, mas não é o meu alvo, rs. Vou optar pelo refletor. Não achei um com 250mm, só com 130mm e vem com motor drive:
Administrador comentou
Tá de bom tamanho!
Meire Ruiz comentou
Que legal Ronaldo! Que inveja "da boa"!!
everton dos santos comentou
Aproveitando, p/ quem gosta de acompanhar as passagens da ISS, nos próximos dias ocorrerão algumas no inicio da noite. É só ir no Satview [Ver site] colocar a sua cidade e observar a previsão de 5 dias.
Ronaldo comentou
Boa tarde Everton. Hoje de manhã eu vi uma luz navegando no céu, não era avião porque não estava na rota, nem pisava, era um brilho constante, então não era uma estrela cadente. Ela cruzou o céu de sul-sudoeste para norte-nordeste. Foi constante e não diminuiu o brilho. É possível que seja a ISS ou outro satélite? Nota: eu vi um desses no início do ano e me lembro de ter visto no ano passado, sempre a mesma rota.
everton dos santos comentou
Ronalo, se foi poucos minutos antes do sol nascer, era mesmo a ISS.
Ronaldo comentou
Everton, de TODAS as vezes que eu vi, foram por volta de 05:50 a 06:10 da manhã do horário de Rondônia. É o horário que saio para trabalhar. Então posso concluir que já vi algumas boas vezes a ISS!! haha SHOW!!


    4
Vinicius JPDCL      
Bom dia! Sul da Russia foi bem atingido por chuvas torrenciais e deslizamentos de terra na região de Krasnodar. O numero de vítimas na região passa de 78 pessoas. Várias pessoas morreram pelos choques elétricos, e outras foram levadas ao mar. As pessoas não escaparam, por ter sido à noite enquanto dormiam. A situação na área da Criméia foi pior, onde a água já subiu sete metros. Várias aldeias foram destruídas por água, casas estão inundadas, rodovias e estradas de ferro estão destruídas. Este site Russo pode dar uma dimensão do estrago.
everton dos santos comentou
Já são 99 mortos e pelo jeito, esse numero deve subir. videos [Ver site]
phellipef comentou
Existe uma pequena chance de neve para esta noite e madrugada nas áreas acima de 1200 m entre São José dos Ausentes/RS e São Joaquim/SC. Na última atualização do INMET chovia e fazia 0,9°C no Morro da Igreja/SC.
phellipef comentou
Em Patrocínio/MG a mínima hoje foi de 8,8°C e máxima de 25,3°C. A previsão e de que chova amanhã.
FAbiano comentou
Araçatuba/sp 13º graus no momento.
everton dos santos comentou
O numero de mortos já passa de 140. Os relatos são de que a intensa chuva se concentrou na montanha da região e desceu como enxurrada, para os dois lados. Em Krymsk, os moradores dizem que pouco choveu e a enxurrada ecnobriu a cidade em 15 minutos. Acreditam que a enxurrada possa ter sido acentuada pelos reservatórios de agua na montanha, que podem ter sido rompidos. Só nesta cidade cerca de 100 morreram.
Sel comentou
Realmente uma situação bem complexa, anexo jornal local


    5
ORTIZ      
Ronaldo. Não recomendo comprar um de 130 mm. Eu conprei um de 127, e não se vê quase nada. Se vê menos que um bom binóculo. Além do mais, agora descobri que está dando um fungo no espelho refletor. Se quiser mais detalhes, converse comigo pelo meu e-mail (ver no perfil). Abraços
ORTIZ comentou
Desculpem, o comentário deveria estar no post 163 (obs, estou falando do telescópio refletor)
Administrador comentou
Depende do objetivo Ortiz. Galileu descobriu as luas de Jupiter com uma luneta de 60 milímetros e revolucionou a astronomia. Entre outros, eu tenho um de 127 mm (meu primeiro tele) e vejo perfeitamente as fases de Vênus e um tiquinho da calota polar de Marte. Dá pra ver também a Grande Mancha Vermelha de Júpiter e os anéis de Saturno. Se apontar corretamente dá pra ver inúmeros cometas. Tudo depende do que você espera ver e também de saber apontar o instrumento. Ortiz, não estaria seu telescópio descolimado? Isso é comum de acontecer com refletores. Outra coisa: Não use oculares poderosas, tipo aqula famigerada "6 mm" que acompanha o instrumento. Faça observações com objetivas acima de 20 milímetros. Mesmo assim, é bom reiterar: Tduo depende do que se espera ver!
Ronaldo comentou
Entendi, Administrador. Você citou aí em baixo os meus objetivos, eu queria observar melhor os planetas. E com mais dicas sobre as oculares, ficarei atento. Pretendo adquirir o meu ainda no final de outubro, quem sabe até lá já não tenha mais modelos disponíveis no site. Estou estudando a compra de um há algum tempo, não quero gastar um bom dinheiro num objeto que não servirá para o que eu quero. Ainda assim estudarei mais desses refletores. Bacana a citação sobre Galileu, a maioria das descobertas daquela época não utilizavam TANTA tecnologia. Já que estou aqui, queria saber se alguém aí já ouviu falar de uma 'Jornada Messier', ou 'Gincana Messier'. Eu li numa revista antiga minha, que vários observadores amadores fazem esta gincana durante as madrugadas, só não me lembro se era nos EUA ou na Europa. Eles saiam com uma lista de objetos catalogados por Charles Messier, os objetos identificados como M9, M4 e M8. Cada vez que identificavam um, era marcado na lista. Achei interessante citar aqui. Ortiz, entrarei em contato.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade