Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
fellipe      
bom dia vem chuva denovo pra nois aqui hoje até quarta ela não quer deixar nós em paz mesmo ta frio ainda e vai esfriar bem no meio da semana que vem dia 20 em diante outra frente fria chega no sul depois vem frio forte com geada forte


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global dia 7 de agosto 08:46 Lisboa muito sol.


    3
MiguelSousa-Portugal      
Espanha vai ter a primeira ilha totalmente renovável -[Ver site]


    4
MiguelSousa-Portugal      
China: 400 mil a fugir do tufão Muifa Chuvas e ventos fortes chegam a Xangai - [Ver site]


    5
MiguelSousa-Portugal      
Tempestade Nock-Ten matou 20 pessoas na Tailândia As autoridades da Tailândia informaram este domingo que 20 pessoas morreram nas inundações e desabamentos provocadas pela passagem da tempestade tropical Nock-Ten pelo país, registando-se uma pessoa desaparecida.


    6
MiguelSousa-Portugal      
Além disso, 236 mil habitações foram afectadas pelas inundações e 72.495 hectares de cultivo ficaram destruídos devido às enchentes que começaram no início da semana. Danificados foram também dez hospitais e 80 estabelecimentos de ensino. O Departamento de Prevenção de Catástrofes indicou que as inundações afectaram 20 províncias, a maioria no norte e noroeste da Tailândia.


    7
Fabrício Oliveira Carvalho      
Bom Dia à todos.Em Anápolis Goias TEMPERATURA 22ºC UMIDADE RELATIVA 60% SENSAÇÃO TÉRMICA 24ºC VENTO E14km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1025hPa.Boa Semana à todos.
Marcos Passetti comentou
Bom dia amigos... noroeste de SP tempo bom ceu claro 20graus, ventos 12k/h,umidade 63%,pressao 1020mb...
Krika comentou
Bom dia pessoas do PG. Brasília tem dia de muito sol, temperatura 24ºC, umidade relativa de 53%.


    8
Mateus      
Bom dia, Painel Global: Aqui no Rio Grande do Sul depois de 15 dias frios e úmidos veio esta onda polar que trouxe gelo e neve em boa parte da região Norte do Estado, aqui na minha pequena cidade de Garibaldi-RS, ao pé da serra, houve precipitação de graupel, conhecido como chuva gelada, gelo para ser mais específico, mas a sua consistência é bem diferente do granizo que é mais duro. As temperaturas caíram, mas não cairam tanto como foi naquele início de julho que por aqui chegou a -1,5ºC e desta vez chegou a 1,7ºC e geada. Agora o clima mudou novamente, o ar quente está vindo e mandou o ar frio embora, esta nova troca de temperatura, mais uma vez que eu gripasse novamente. A metsul alertou para o risco de tempo severo, como está escrito aqui ao lado do twitters em ação. As atividades ciclônicas sempre aumentando esta semana tivemos dias com 4 tempestades ciclônicas, mais alguns tremores de forte atividade. Temos dois vulcões que chamaram a atenção da mídia, o vulcão Etna na itália, parece que ameaçou algumas localidades que ficam próximos a ele e o vulcão Kilauea, no Havaí, USA, com o seu novo derrame de lava, também ameaçou alguns lugares, incluindo estradas. Deve ser lindo ver a lava vulcânica saindo do vulcão, eu gostaria de ver este fenômeno, mas com toda a segurança é claro. Falando em segurança o curso que estuda os vulcões, não lembro agora o seu correto nome, é um dos mais perigosos cursos a serem estudados, porque os estudantes precisam estudar os vulcões in loco, e já aconteceu, uma vez, acho que foi no Peru, enfim foi aqui na América do Sul, que os estudantes estavam estudando e pesquisando um vulcão que aparentemente estava adormecido e eis que o danado entrou em erupção, com tremores e soltando algumas rochas vulcânicas que mataram os estudantes, não sei se foram todos, mas enfim, lembro-me, não com detalhes, mas foi trágico. Claro que com isso não quero desanimar quem está pensando em estudar geologia e suas ciências afins, estes acidentes podem ocorrer em qualquer área da ciência, de qualquer forma toda pesquisa feita em campo, in loco, têm os seus riscos. Bom domingo para todos.


    9
Júnior Gonçalves      
Amanheceu quente em Campo Grande MS faz 31°C agora as 10 horas..SE continuar subindo assim hoje a temperatura máxima será a mais alta do ano...Que bom porque eu adoro calor..Já tava ficando chato o frio...Bom Domingo Galera!!
Sandra Silva comentou
Bom dia a todos os amigos! Domingo meio nebuloso por aqui. O sol está timido, com cara de cansado... Trabalhou muito durante a semana deixando muita gente assustada. Mas, como vimos, continuamos mandando nossas mensagens, ligando nossas TVs e vivendo normalmente, com total dependencia desses nossos sistemas. Esperemos que as próximas explosões, se tiverem que ser fortes, que mantenham esses índices. Só lembrando que essas atividades solares, que hoje podemos medir e acompanhar, nos mandam essas irradiações, sem as quais nossa vida no Planeta Terra seria impossível, ou seja, não estaríamos aqui. AH! em Santos, 20ºC.
Anônimo comentou
Bom dia Sandra, Junior e a todos! Após uma semana de muito frio, em SP-capital faz Sol, sem nuvens e calor, desde ontem. Tenham todos um ótimo domingo!
aurora comentou
Bom Dia Junior, Ana, Sandra e a todos os amigos do RG! A descrição do tempo p/ Gjá é a mesma que a Sandra fez p/ Santos...quase fomos caminhar lá pela praia hoje e aproveitar o domingo ensolarado pela orla, mas os familiares, vêm a turma toda almoçar aqui, vai ser um agito! Sandra, gostei do seu comentário sobre o Sol, peguei a notícia das alterações depois por aqui, lendo os posts dos participantes, nossa, foi muito legal ver os gráficos oscilarem, dá um tédio quando está tudo igual dia após dia... E Taís e demais RGs, os posts sobre vulcanismo vou ter que ler depois, tem bastante material para acompanhar,adorei. Ainda bem que agora não perdemos as informações antigas. Um grande abraço a Todos, bom domingo!
Sandra Silva comentou
Aurora, sobre os arquivos do Painel posso dizer que foi um alivio... rs Já estava ficando meio neura,kkk pois não tinha tempo de ler tudo e ficava pensando que toda essa informação estaria perdida. Agora resolvido, só temos que tentar deixar organizada a discussão para não termos que ficar lendo a mesma notícia posts separados. abr
Anônimo comentou
Bom tarde Aurora, tudo bem? Sabe aquele foguete que vc me indicou para fazer? Está pronto!!! Faltava um lugar para a "decolagem" rsrs, do quintal da minha casa não dá...tenho medo que caia na cabeça de algum vizinho rsrs. Mas hoje, pretendo levá-los a um lugar aqui perto (tipo uma praça), onde acho que vai dar. Depois eu te conto... Bjs e obrigada pela dica.
Sandra Silva comentou
Ana, boa tarde. Espero que dê certo a sua experiência e que lembre de fotografar.kkkrs. Olha, sobre a casa da parvore, estamos pedindo essa semana para retirarem ela, pois mesmo desativada fica ruim deixá-la por lá. O madeiramento está muito ruim, mas ainda estou esperando ideias e ajuda para a casa reciclável, pois para isso temos que dar também segurança, isso só com engenheiros ajudando.
Anônimo comentou
Oi Sandra, tudo bem? E uma pena sobre a casa da arvore, pelo que pude perceber, para que fique de forma segura, realmente acho que e necessário a ajuda de um engenheiro... vou ficar na torcida para que consigam resolver. ### Quanto ao foguete, posso dizer que deu certo rsrs... o problema e que nao foi tao alto como eu esperava, so levei "combustível" (vinagre e bicarbonato) suficiente para duas decolagens e so depois da segunda e que peguei o jeito. Mas as crianças gostaram mesmo assim e querem tentar amanha de novo. Eu filmei, mas vou precisar editar e amanha eu coloco aqui para vcs verem. Por hoje, segue a foto dos meus filhos com os foguetes que eles fizeram.
Sandra Silva comentou
Que legal, Meire, só sair do chão prá mim já seria uma conquista. o melhor de tudo é que as crianças estão entusiasmadas com a ideia, são lindos. Quanto a casa da árvore, fazer o quê..rs Só posso dar a ideia e ajudar a fazer, porém, é necessário um projeto sério, segurança é tudo. O jeito é esperar pelos voluntários. Mas joguei a ideia no ar, quem sabe acontece. Essa aqui é a que será desfeita, tirei uma fotos antes que desapareça.
aurora comentou
Oi, Ana! Boa Tarde! Que legal, vcs montaram o foguete!! Vamos aguardar o vídeo da decolagem, quem fez a contagem regressiva? Hehehehe... Suas crianças são lindas, com certeza inteligentes e curiosos, pois vc deve estar sempre a incentivá-los, isso é muito importante (as crianças não observam tanto o que a gente diz, mas o que a gente faz), parabéns! Ana, tem um experimento (se o Rogério me permite abrir o comentário um tanto fora do contexto do RG) para explicar a formação de nuvens, neblina e orvalho que fiz muitas vezes nas aulas e é bem facinho: vc preenche 2/3 de um copo de vidro com camadas de gelo picado e sal e com uma colher mistura tudo e observa o que acontece. Pergunte às crianças o que eles vêem formando, de onde veio, faça tocar e provar se é salgado, etc. É uma forma de provar que o vapor de água está ali e não vemos, apenas em algumas ocasiões quando condensa (quando ocorre neblina, respiração em dia frio, por ex.). Valeu trazer a montagem do foguete, me deu até vontade de montar um, hehehe. Abração, uma ótima semana!
Anônimo comentou
OI Aurora! Não estou conseguindo postar o vídeo, vou tentar mais tarde com calma Ok, agora estou com pressa! Bjs


    10
Meire Ruiz      
Boa tarde!! Terremoto moderado na Grécia, 5.0 e 13km prof., alguns relatos de pequenos danos. Vamos aguardar atualizações.
Meire Ruiz comentou
Não entendo grego mas vou deixar um vídeo do relato sobre o tremor. A Rede Sismológica Unified Helénica (Grécia) relata magnitude 4.7 e prof. de 18 km.
Sandra Silva comentou
Meire, coincidência ou não, ontem estava lendo vários artigos sobre terremotos na Grécia e quanto mais lia mais entendia o perigo desses abalos por lá. Vou ter que sair agora, mas volto logo e vejo se resgato eles.
Meire Ruiz comentou
Oi Sandra, depois fala pra gente então. **** Não há relatos de feridos, somente relatos de que a Ponte Rion(Riou) balançou um pouco e alarmes soaram.
Sandra Silva comentou
Bem, já é sabido que gosto de mitologia e filosofia.r.s Então, pesquisando um pouco mais ontem sobre a Grécia, olhando por esse lado que monitoramos aqui, entendi melhor certos arquétipos e mitos... Principalmente Poseidon, e todos as guerras que deixavam em furias os Deuses Gregos. Bem, indo para a geologia, vou tentar resumir uma descrição que li, muito ilustrativa, veremos se consigo..rs. Imaginem 2 pratos, ligeiramente em cima do outro, com um outro prato menor se sobremesa de sobremesa que os unem, só que ligeiramente afastado para o lado direito. O prato superior seria a Placa Eurásia, que corre para o Sul, o Outro ao fundo, é a Placa Africana, que está indo para o Norte e ligeiramente à leste. Travado entre esses dois pratos, está um pequeno de sobremesa, a placa do Mar Egeu, que se move para o Sudeste. A Grécia está nesse prato de sobremesa. Assim, ao mesmo tempo em que afunda está sendo esticada. É dos dos principais potos de terremotos do Planeta. Como nossa amiga Mary, sempre comenta, lá todo dia a terra treme, porém, com pequenos abalos que nem os turistas sentem, porém... Veja o vídeo que deixo aqui. Está em inglês, para traduzir é só clicar no "cc" que aparece na parte abaixo da tela. Aqui tem um pouco de história que une mitologia e terremotos [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Eu não sabia Sandra, é uma região bem vulnerável, gostei da explicação. **** 3 prédios foram evacuados e 40 moradores não podem retornar ao seus aptos até 2ª ordem. ***** Vídeo mostra os danos nas colunas e paredes de um prédio.
mary comentou
Olá pessoal.... acabei de assistir ao vídeo que a Meire postou... e vi que o tremor foi em Patra, Rio...local onde psotei a foto de uma ponte outro dia ( foto diurna e noturna) , local realmetne suscetível a ter um forte tremor, pois a nos atrás já houve um bem forte.
Meire Ruiz comentou
Oi Mary, mas não houve nada de grave pelo que estou lendo, que bom né...agora sobre o vídeo, realmente ñ entendi nada, postei pois achei que você gostaria de assisti-lo. Bjs.
mary comentou
Oi Meire foi otimo, pois passei odia todo fora de casa, cheguei e vi no PG o tremor e comecei a procurar aqui nos posts informação sobre o local, pois não sei se é o meu comp... o balãozinho vermelho que marca o local no mapa não aparecia....e abri rapidamente o seu vídeo, vi que foi em Patra . Me preocupa muito isso, pois todos nós lá já sabemos que é um local bem suscetível e perigoso aos sismos, sem dizer que tenho primos e tios morando nessa região. E hoje meu marido e sogros estavam em Xylokastro, a 4 horas e meia de Patra, outro local que também está na linha *azul* das placas, meu sogro sentiu o tremor e logo falou, mas foi o único (rs!) , então viram pela TV logo depois. Bem, isso tudo foi agora pouco que fiquei sabendo por telefone.... mas foi graças ao seu vídeo que pude ver rapidamente onde ocorreu. obrigadíssima Meire!
mary comentou
Ah...só para entender, o video do prédio, o senhor está falando que está tudo rachado - nas colunas e que eles não podem ficar no prédio pois o estrago foi muito grande, que não podem nem estacionar e nem ficar nos apartamentos. Só não sei onde é o local, pois não parece perto de praia.
Meire Ruiz comentou
Oi Mary, eu estava curiosa para saber o que ele dizia, pois parecia bem agitado. Mary, veja as atualizações aqui [Ver site]
mary comentou
Obrigada Meire!..vou acompanhando..^^ Bem pessoal de qq forma, é a natureza dando seus ares.... estamos vivendo em cima de um planeta que faz parte de um Universo em movimento...enquanto isso, faço a minha parte minúscula ( que é trabalhar e tentar viver em paz e da melhor forma possível com as pessoas que me rodeiam) nesse sistema..rs


    11
Anônimo      
Boa tarde a todos! Uma mancha solar (1263) que já vinha apresentando forte atividade, praticamente dobrou de tamanho neste fim de semana e esta abriga energia suficiente para causar um evento forte. Vejam o filme de 28h que mostra a mancha dobrando de tamanho. [Ver site] (fonte: Space weather)
mary comentou
nossa Ana...nem gosto de ver..rss
Meire Ruiz comentou
Também fico meia assombrada com esses eventos do sol rsrs


    12
fellipe      
boa tarde aqui deu trovoada forte e escureceu perto das 9 da manhã fazia só 10 graus depois deu uns pigos fortes e limpou tudo agora ta limpo e ja choveu um pouco meio dia faz calor 18


    13
Érico      
Boa tarde a todos! Estou de volta novamente, após varios meses... tenho presentimento que na proxima semana teremos mais um terremoto fortissimo, sei que parece que nao tem nada a ver com a atividade solar, mas acho que já houve "concidencias", de repente nao tem nada haver mesmo... vamos esperar....
Sandra Silva comentou
Boa tarde Érico. Bom retorno o traga. Sob a sua observação, com certeza teremos. Mas, não devido as atividades solares, e sim porque o último muito forte foi em 31/07 de 6.8 em Nova Guiné, depois só leves e moderados, com exceção de outros dois fortes em 01/08 no Japão de 6.2 e outro na Rússia em 04/08 de 6.3. Ou seja, com certeza teremos, em breve, outro forte ou muito forte.


    14
Walcimar Junior      
Boa Tarde a todos! Calor intenso em Rio Branco/AC. Nuvens escuras nesse momento ameaçando a chover mas por enquanto nada! No momento faz 38ºC.


    15
Cristian      
Boa tarde pessoal do pg Sao carlos sp 31 graus ventos de 12.24 umidade 48 aki na minha cidade tem umas nuvens cinzas no ceu acho que vai chover daki a pouko pra cah alguem sabe um site bom de radar meteorologico para sao carlos sp ?
Cristian comentou
essa foto e da nuvem que esta em cima da minha casa
Sandra Silva comentou
Olá Cristian, será isso que quer visualizar ? [Ver no Apolo11] essa animação mostra a sequência das úlitmas 5 imagens enviadas pelo GOES - 12.
Sandra Silva comentou
Cristian, em compensação, olha só a que tirei agora a pouco lá fora. O que estraga são esses fios, ó coisa que estraga a paisagem urbana.
Cristian comentou
era isso mesmo Sandra rsrs obrigado pelo link
Meire Ruiz comentou
Oi Cristian, Sandra, todos! Deixa os fios Sandra, faz parte rsrs. Cristian adoro nuvens, tenho um álbum só com nuvens rsrs :) ***** Tempestade Muifa chegará ao nordeste da China e Península Coreana segunda-feira. A tempestade passou perto de Xangai e causou danos a linhas de energia, danificou alguns edifícios e outdoors. O mar está agitado e 30.000 navios de pesca foram chamado para retornarem aos portos nas províncias chinesas de Zhejiang e Fujian, (Associated Press). Muifa deixou pelo menos 4 mortos nas Filipinas e deixando dezenas de feridos nas Ilhas Ryukyu do Japão. [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
(**** Errei, 7.000 embarcações foram retiradas, não 40.000).
Sandra Silva comentou
E a Emily está perdendo força novamente, só que dessa vez não sei se consegue se recuperar, acho que é o seu fim, apesar dos prognósticos de ontem dizerem que ela ia crescer. É que lá prá cima as águas são mais frias, se não mudar o ruma ela não resistirá. Meire, essa minha birra com os fios é antiga. Já cheguei a fazer uma série de fotos só de fios de tanta raiva. Sempre estavam entre eu e o céu.... e olha que não eram digitais, ainda eram fotos de filme (película).


    16
luzia      
boa tarde a todos do pg.eu gostaria de ver as imagens da emc,kp7 que todos comentaram,infelizmente perdi.alguem pode postar?
Sandra Silva comentou
POi Luzia, vc pode acompanhar a retrospectiva nesses links, dia 04/08 - post 9 [Ver no Painel Global] - dia 05/08 - post 23 e 28 [Ver no Painel Global] e 06/08 posts, 1, 6, 9 e 16... [Ver no Painel Global] não sei se tem mais algum, esses são apenas indicações. abr
Cristian comentou
sandra olha a foto que mandei em baixo nuvem na minha cidade rsrs



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade