Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Aline S      
Boa noite pessoal do PG. Hoje encontrei um grupo no facebook sobre o dia 21/12/2012 e lá havia um post que afirma que no dia 12/12 passará um asteroide muito próximo da Terra, o "Asteroide 4179" ou "Toutatis" (que pude confirmar a veracidade da passagem aqui mesmo no PG, e que passará a 18 LD). Neste texto sem fonte confiável afirma que o asteroide não tem um trajeto concreto, podendo passar muito mais próximo da Terra do que é previsto. Dai vem as minhas perguntas: é possível não sabermos qual será o trajeto de um asteroide, mesmo ele tendo sido observado já outras vezes? E qual seria a possibilidade de um asteroide que vai passar a aproximadamente 4 LD da Terra ser "atraído" pela nossa gravidade? (Rogério, espero que entenda que só usei o exemplo do post sem noção do fb para poder formular as perguntas, nada de teorias conspiracionistas aqui.) Em Santa Maria, RS, 28ºC com 69% de umidade. Aguardando a chegada da Frente Fria para amenizar a temperatura no RS que hoje chegou a ultrapassar os 38ºC em algumas cidades, com a sensação térmica de mais de 40º.
Administrador comentou
Olá Aline, bom dia. 1 - A órbita de um asteroide é calculada após uma série de observações. Ela não muda. O que pode acontecer é um refinamento de cálculos, que geralmente acabam por colocar o objeto alguns minutos à frente ou atrás da posição previamente calculada. A órbita, o shape da elipse, não muda. 2 - Quando se diz que um asteroide vai passar a 4 LD da Terra já se está levando em consideração as perturbações dos objetos envolvidos. Abraço!
Administrador comentou
Da nada!


    2
Administrador      
Terremoto no Japão: Informação da leitora maria Tsukuda, de Kobe, Japão: "Ocorreu um forte terremoto as 17:18(horario japao) na costa leste com magnt 7.3 .. abalou o leste japones de hokkaido ate abaixo de tokyo. estamos c previsao de tsunami para as 17:40 em toda costa leste. Previsao de tsunami nao mt alto...maximo de 1 metro. Corri p ver aqui mas nao tem nada postado. Acho q mais tarde teremos noticias. "
Taís comentou
1 metro de onda tsunami foi registrada em 6:02 PM Horário do Japão no Distrito Ayukawa de Ishinomaki City, Miyagi Prefecture. Uma de 20 centímetros tsunami também foi registrada às 6:10 PM no Porto em Ofunato Prefeitura de Iwate. Funcionários de Kesennuma Cidade em Miyagi dizem que observaram 80-centímetros tsunami em 6:20 PM em Karakuwaosaki Porto.
mary comentou
Minha prima que mora na província ( = Estado) de Kanagawa , cidade de Odawara, sentiu o tremor . Relato : Mayumi Ikuno : Tremeu bastante aqui ,foi 4graus.hj d manha tbem deu uma tremidinha. Será q vai comecar a tremer todo dia?- Ainda bem q voltei cedo do serviço, lá o predio treme pra caramba. Vc entra em pânico. Passei a ela o link no PG. e pedi para ir me informando as notícias.
Meire Ruiz comentou
Esses eventos me deixam com o coração apertado :/
mary comentou
Myiagi já foi devastada no último forte tsunami do Japão. Sobreviveu apenas uma pessoa, entre as 35 da família do meu tio, Murakami. Além da certeza de abalos sísmicos, futuros tsunamis, as pessoas vivem na incerteza de um acidente nuclear, muito triste isso.
Taís comentou
A Agência Meteorológica levantou um alerta de tsunami emitido para as zonas costeiras de Miyagi Prefecture. Alertas de tsunami para as zonas costeiras do Pacífico de Iwate, Fukushima, Aomori e Ibaraki são levantadas.
Meire Ruiz comentou
Segue um vídeo do tremor registardo por uma das câmaras de segurança da usina de Fukushima.
MarceloP. comentou
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA não haverá riscos de tsunamis significativos. Conforme noticiário, o tremor atingiu a mesma área do que ocorreu em 2011 provocando a maior crise nuclear ocorrida nos últimos anos. Um alerta de tsunami de um metro foi emitido para a costa de Miyagi. A população e os funcionários da localidade de Fukushima foram orientados para buscar lugares mais altos de forma preventiva. Esperamos por notícias positivas daquele lado do planeta... Enquanto isso na serra gaúcha imagem de nuvem com formato interessante pela altura em que se encontra. A previsão para região sul é de temporais com rajadas de até 100km/h.
Ronaldo comentou
Bom dia! Os alertas de tsunami realmente foram cancelados. Em Tóquio o serviço de transporte havia sido suspenso, mas depois de duas horas retomaram as atividades e o alerta de tsunami cancelado, segundo o site G1. Por hora, não houve vítimas fatais, apenas feridos em províncias próximas da costa, segundo o site Terra. Acompanhando aqui a repercussão deste susto no Japão! Um ótimo dia de trabalho e estudo para todos.
diegohdm comentou
Japão não tem sossego mesmo..
Professor Rubens comentou
Boa tarde, vídeo do sismógrafo do Japão registrando o forte tremor de 7.3
Raphael Cozzi comentou
Este último tremor de 6.3 em Ilhas do Norte, Nova Zelândia, pode ser alguma réplica tremor no Japão?
Professor Rubens comentou
Perdoem, não sabia que os links estavam proibidos novamente.


    3
Vinicius JPDCL      
Bom dia! Neva neste momento em algumas cidades da Europa: Bruken - Alemanha: [Ver site] - Gelderland - Holanda: [Ver site]
carlos eduardo comentou
Bom dia. queria estar la odeio calor.
mary comentou
idem.... chega o verão eu sumo..rss


    4
masa      
Uma perguntinha: tenho notado que quanto menor a velocidade do vento solar, mais ocorrem tornados, ciclones, etc. Tem alguma relação comprovada e justificada sobre isso? Desculpem-me se for bobagem, mas novamente ventos solares fracos, baixa atividade do sol e tornados chegando... Onde moro já teve um que matou várias crianças num colégio, por isso a preocupação.
R.SIMIONI comentou
Masa, eu tenho acompanhado está co-relação ,mas também gostaria de saber se existe está possibilidade de ser a baixa atividade solar com tornados e furacões , se alguém souber agradeço!
Astroman comentou
Esse vídeo talvez não responde ao questionamento de vocês de maneira direta mas é muito interessante por abordar a relação entre atividade solar, formação de nuvens e temperatura do planeta.
Astroman comentou
*responda
Joai comentou
Boa tarde Globais! Ja fiz esta pergunta neste espaço e a resposta que tive foi de que não tem estudo científico sobre o assunto. -Enquanto isso, Bapho ou Pablo aumentou sua velocidade e está com olho bem definido. [Ver no Painel Global]
Joai comentou
RSOE informa que tufão BOPHA deixou 420 mortos e aprox. 400 desaparecidos ao passar pelas Filipinas. ültima atualização foi nesta sexta.
ReGeNeR comentou
Indico esse site da Lockheed-Martin, o Solarsoft:
masa comentou
obrigada pelas respostas!


    5
Rubens Prata      
Compartilhando com os colegas do PG, video maravilhoso. Auroras boreais. Fica uma pergunta: Será que as pessoas que se expõem ao ver as auroras boreais não estão sujeitas a alguma radiação solar, ainda que mínima? Existem relatórios de algum magnetômetro nessas ocasiões e lugares?


    6
Rubens Prata      
Não enviou qualquer texto... Que pena!
Rubens Prata comentou
Desculpem, acho que falhou no envio. Tento de novo?
carlos eduardo comentou
Bom dia! Muito quente, aqui em santos segundo o climatempo agora já faz 33ºC, Intensidade do Vento: 7 Km/h, Pressão 1008 hPa, Umidade 56%.
Administrador comentou
Rubens, o vídeo a ser enviado é do Youtube. Se você colocar um vídeo do Vimeo, o script não vai funcionar e vai ficar esse quadrado. Além disso, sempre que postar um vídeo, escreva algo sobre ele, ok? Abraço.
Sel comentou
Rogério, acredito que o vídeo é referente ao post abaixo sobre as auroras boreais. Abçs :)
carlos eduardo comentou
Boa noite! Continua muito quente aqui em santos, faz 34ºC,SENSAÇÃO TÉRMICA de 39ºC,UMIDADE RELATIVA 52%,PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1005hPa.


    7
Astroman      
Reportagem do Pravda, jornal russo com edição em inglês e português - li na edição em inglês, não sei se a matéria saiu na edição em português - relata o drama dos que ficaram presos no gigante engarrafamento - 200km - que ocorreu recentemente. Diz também que especialistas acreditam que esse inverno será o pior dos últimos 20 anos. Infelizmente, mas não surpreendente, é o relato de alguns caminhoneiros que dizem que havia uma "irmandade" entre eles composta de 5 caminhões a frente e cinco atrás. Que se ajudavam mutuamente, passando de cabine para cabine a fim de se aquecerem quando um dos caminhões esgotava o combustível e consequentemente, o aquecimento. Porém, fora dessa pequena "irmandade" todos se viam como competidores e inimigos e o que valia mesmo era o "cada um por si". Em situações extremas como essa, a solidariedade dura até o ponto em que a própria sobrevivência se impõe como prioridade.
phellipef comentou
Astroman, vou utilizar o seu post para falar do tufão Bopha que se intensificou rapidamente para categoria 3 na escala Saffir–Simpson e pode se fortalecer para categoria 4. A previsão atual e que passe próximo a Ilha de Luzon, Filipinas.
Astroman comentou
Há uma rota estabelecida? Alguma previsão de alcançar outro país?
phellipef comentou
A previsão tem mudado muito todos os dias, ontem a previsão era que Bopha iria se dissipar daqui a poucos dias e hoje e que chegue a categoria 4. Bopha ameaça novamente as Filipinas, só que agora o norte do país e talvez o Vietnã.


    8
Alan      
E haja terremoto no sul do Alasca!


    9
Uilson      
Boa Tarde PG! Administrador, poderia me informar precisamente a temperatura (ºC), o os tipos de gases fora da nossa Adorada ISS? Grato.
Administrador comentou
Olá Uilson. A temperatura é por volta de -200 graus e os gases são praticamente inexistentes. No entanto, se você considerar a temperatura da estrutura externa da ISS, aí vai depender se o Sol está ou não atingindo ela. Faces iluminadas pelo Sol chegam facilmente a 100 graus enquanto às mergulhadas na sombra atingem -100. Por outro lado, a temperatura do espaço profundo é de +/- 270 graus negativos, próximo ao zero absoluto.
mary comentou
Obrigada ao Uilson pela pergunta e ao Rogério pela resposta! Vivendo e aprendendo :)
Administrador comentou
De nada Mary!


    10
Alan      
Cientistas japoneses descobriram um tipo de "tubulação de lava" na Lua, uma estrutura cilíndrica de 80 metros de profundidade, baseado em dados enviados pela cápsula espacial Selene. Se em Marte estiver alguns desses poços, talvez maiores, está explicado onde está a água desse planeta.


    11
Colombo      
Estou muito preocupado , tenho um amigo de Tokoroa , NZ .. alguem tem informações sobre o tremor.. a cidade fica a apenas 19km do epicentro
Astroman comentou
Só li a respeito de itens caindo de prateleiras mas sem danos. Fonte: NZHerald


    12
Raphael Cozzi      
O Tremor de 6.3 em Ilhas do Norte, Nova Zelândia, pode ser alguma réplica tremor no Japão? Ele ocorreu na mesma região de um vulcão ativo?
Sel comentou
Raphael, uma réplica ocorre sempre na "mesma" falha geológica que originou o terremoto. Existe um artigo interessante que trata justamente este assunto, abçs [Ver no Apolo11]
Raphael Cozzi comentou
Verdade, Sel, não havia percebido este detalhe tão simples. São placas diferentes. Obrigado
Astroman comentou
É a mesma placa - do Pacífico. Os cientistas não afirmam nem mesmo se o tremor de hoje é ou não uma réplica do de 9.0 do ano passado mas tudo indica que sim uma vez que ocorreu na mesma área onde aconteceram 5.000 réplicas após o citado tremor. Tem uma fórmula complicada no Wikipedia que coloca a probabilidade de um tremor ser ou não uma réplica de acordo com a intensidade do mesmo e o tempo passado desde o mais forte tremor que originou os seguintes. É de se esperar que quanto mais forte o tremor mais réplicas irá gerar ao longo de um tempo maior que tremores menores.
Sel comentou
Astroman, na verdade o terremoto "não ocorreu na mesma placa", as ilhas do Norte estão dentro da Placa indo-Australiana. Só à título de informação, abçs
Astroman comentou
Verdade Sel. Falha minha. ,-)
Dina comentou
É natural, que após um longo período de calmaria, o planeta se agite. Já estou até me acostumando com essa realidade.
Sandra Silva comentou
Com o tempo a gente se acostuma, não é Dina? Comigo também foi assim. rs Hoje li uma matéria falando que o Google Street View liberou imagens de prédios destruídos pelo terremoto de 2011. São 30 prédios, que poderemos visualizar caminhando pelos andares e entender melhor a destruição que ali aconteceu, também como uma forma de preservar a memória, já que esses prédios serão demolidos para que sejam erguidos os novos. O Google nos próximos dias irá documentar as construções em duas cidades da região de Iwate – Ofunato e Kamaishi e outras cinco em Miyagi até o final do ano. Segundo declaração da empresa: "É uma forma de pagar tributos tanto para a tragédia quanto para os esforços na reconstrução". Aqui o link [Ver site]


    13
Drika      
Muito caloor aqui em São José/SC!!!! Segundo amigos que estiveram no município vizinho(Florianópolis) os termômetros na cidade marcaram até 40 º!!! Segundo manchete do Jornal Diário Catarinense "Florianópolis bate recorde de temperatura para o mês de dezembro nos últimos 15 anos!" Eita calorão!!!
Drika comentou
Como eu estava no trabalho, encerrando o ano letivo, com comemorações, premiações das olimpíadas e tals, não tive acesso aos termômetros...mas deu para avaliar que a sensação térmica era de mais de 40º...
Sandra Silva comentou
Fiquei sabendo que na cidade de Antonia, no litoral do Paraná, a sensação térmica chegou a 50ºC e a temperatura próxima dos 40ºC. Aff...
Astroman comentou
Já senti esse calor todo em Antonina-PR ou muito próximo disso. É de chorar.


    14
Rubens Prata      
Agora sim visivel no YouTube as maravilhas das Auroras Boreais. Fica uma pergunta: Será que as pessoas que se expõem ao ver as auroras boreais não estão sujeitas a alguma radiação solar, ainda que mínima? Existem relatórios de algum magnetômetro nessas ocasiões e lugares?



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade