Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Lab      
Esta EMC de agora não vem em direção a terra, mas é da mancha 2297 que esta se direcionando para nós.
Lab comentou
Veja a alteração do fluxo de Raio-x.
Rejaine Monteiro comentou
Legal, Lab. Vamos ficar de olho nessa mancha solar. Aproveito para compartilhar uma imagem curiosa do LASCO3 tirada agora a pouco, muito provavelmente alguma bizarrice provocada por atrasos, erros ou problemas na transmissão das imagens.
Lab comentou
Rejaine, esta imagem é interessante, tambem gostaria de saber porque acontece isso.
Lab comentou
Flare na Mancha 2297 e ao lado uma ejeção de filamentos, hoje 11/03/2015 creio que este flare esta direcionado a terra.


    2
Elinelson Miranda      
Avanço do mar sobre os manguezais no litoral do Pará, cidade de Quatipuru, causados pela ação das mudanças climáticas, mudanças que estão afetando as zonas costeiras, muita destruição também em praia de Ajuruteua, cidade de Bragança


    3
monika_s      
Duas questões: quando vão tirar do mapa o alerta sobre a Tempestade subtropical BAPO? Existe alguma tempestade subtrpical, tropical ou ciclone em formação que podem atingir o litoral do sul do País, ou é fake? Não estou falando daquelas mensagens divulgadas no Facebook sobre uma supertempestade...
João DS comentou
Ola Monika_s a Metsul acaba de publicar informações sobre este ciclone [Ver site] espero ter ajudado, abraços
phellipef comentou
Olá Monica, como disse o João a Metsul já emitiu um aviso sobre esse ciclone. Mais informações você também pode conferir no post 121. Mais tarde irei atualizar as informações.
João DS comentou
Ola Phellipef, não lembrava do seu post alertando sobre a formação do ciclone de dias atrás, me desculpe, vc posta informações sempre pontuais, uma sugestão, abra um novo tópico pois é uma informação muito relevante e logo vai se perder pois esta muito abaixo abraços
Marcos Passetti comentou
Boa noite amigos... um ciclone maior e mais perigoso que Bapo se formara ao longo desta semana.. será batizado CARI,trará riscos para regiao costeira de santa catarina
phellipef comentou
Obrigado João DS. Abri um novo tópico como sugeriu. Abraços.


    4
phellipef      
Amanhã a área de baixa pressão deve se formar frente ao litoral de SP e do PR e se deslocar lentamente na direção sul. Na terça a baixa ganha força em frente ao litoral de SC e pode se tornar uma depressão subtropical ou tropical. Na Quarta a depressão deve continuar a se deslocar de forma lenta em direção ao sul e se intensificar para tempestade subtropical ou tropical. Na quinta a tempestade deve manter sua intensidade e ficar frente ao litoral do norte do RS e sul de SC. Na sexta a baixa começa a perder força em frente ao litoral do RS e no sábado ela se afasta da costa e pode fazer transição para extratropical. No Sudeste os efeitos causados por essa baixa serão sentidos nos estados do RJ, SP e MG. Há risco de temporais isolados e possibilidade de queda de granizo. Há risco de formação de trombas-d'água na costa de SP e RJ entre segunda e terça e o mar deve ficar agitado com risco de ressaca. No Sul, os estados mais afetados serão SC e RS. No litoral do Paraná, o mar pode ficar muito agitado, trazendo alguns riscos para embarcações em alto-mar. Em Santa Catarina o risco de chuvas fortes para o leste do estado já começa amanhã, porém elas devem ser isoladas. O mar já deve ficar mais agitado e rajadas de vento acima de 50 km/h são possíveis de acordo com a Climaterra. Na terça e quarta, há risco de acumulados de chuva significativos no litoral de SC, podendo provocar enchentes e deslizamentos de terra. Há um pequeno risco de formação de trombas-d'água e o mar ficará muito agitado. As rajadas de vento podem passar dos 60 km/h em alguns locais. Na quinta a chuva e vento forte, devem afetar mais o sul do litoral de SC e na sexta o tempo deve começar a melhorar. No RS os efeitos dos ciclone devem ser mais sentidos entre quinta e sexta, com risco de chuvas e ventos fortes para o litoral norte do estado. O mar ficará muito agitado. No sábado o tempo deve começar a melhorar. Lembrando que essa é uma previsão amadora, feita analisando modelos e por meio de discussões em fóruns amadores de meteorologia. Avisos meteorológicos oficiais no Brasil são emitidos apenas pelo CPTEC/INPE, Inmet e Marinha do Brasil, além de institutos como Climaterra, Metsul e Simepar. Durante essa semana, fique sempre de olho nos avisos da Climaterra e Metsul que são responsáveis pelo monitoramento em SC e RS e na Defesa civil de seu estado.
silva comentou
Tem um pouco de sensacionalismo,Alarde no ar quanto a esse Ciclone , agora estão dando nome antes de ocorrer , o Catarina deram nome depois . Institutos privados faz especulaçoes ..mas vamos aguardar , pois quem previu q o Catarina iria atingir o Cont , foi um Engenheiro Agronomo ..q trabalha no Climaterra
phellipef comentou
Como era previsto, a baixa ganhou força e neste momento é uma depressão subtropical.
phellipef comentou
Tempestade Subtropical Cari se formou frente a costa de Santa Catarina. O ciclone está causando inundações em alguns locais do Leste catarinense e no Nordeste gaúcho. Em várias cidades, o acumulado nas últimas 48 horas supera 100 mm. O ciclone também está ajudando a trazer chuvas para parte do Sudeste e Centro-Oeste. O pico de intensidade é previsto para ocorrer entre essa quarta e quinta. O mar deve ficar mais agitado e o risco de chuvas e ventos fortes para o Leste catarinense e no Nordeste gaúcho continua.
phellipef comentou
MUNDO: Ciclone Pam começa a se intensificar de forma mais rápida, enquanto se dirige para Vanuatu. Todos os modelos seguem mostrando um ciclone muito intenso, podendo ser categoria 5 entre hoje e amanhã. Ciclone Nathan se formou e deve chegar bem próximo a costa australiana, porém depois retornar para o mar. A previsão atual, mostra o ciclone chegando até a categoria 3 no mínimo. Outro ciclone pode se formar amanhã e afetar a Austrália Ocidental na sexta. O próximo nome é Olwyn.
phellipef comentou
Cari aparece no site da NOAA como tempestade tropical, porém temos que aguardar a saída da carta sinótica da Marinha, que ocorre durante noite/madrugada, para ver se eles concordam.
phellipef comentou
Depois de atingir o pico de intensidade entre a manhã e começo de tarde dessa quarta, Cari está rapidamente se enfraquecendo e já começou a se afastar da costa. Ainda existe a possibilidade de chuvas e ventos moderados no Litoral Norte gaúcho e leste de Santa Catarina nas próximas 24 horas. O mar também pode ficar agitado nestas duas áreas.
phellipef comentou
Cari se enfraqueceu para depressão subtropical.
phellipef comentou
MUNDO: Ciclone Pam enfrentou alguns problemas com o ar seco e o cisalhamento, mas apesar disso já é categoria 4 e pode chegar na 5 ainda hoje. Nathan está bem próximo da costa australiana e causou fortes chuvas e ventos nas últimas 24 horas. A rajada de vento mais forte ocorreu em Cape Flattery, chegando a 72 km/h. O maior acumulado de chuva foi em Cooktown, que registrou mais de 100 mm de chuva. O ciclone deve começar a se afastar da costa hoje. Olwyn está previsto para fazer landfall daqui menos de 12 horas como categoria 3 na escala australiana. Em Barrow Island já houve o registro de rajadas de vento de 109 km/h. Os acumulados de chuva, ainda não são significativos, o maior nas últimas 24 horas e de aproximadamente 45 mm. Bavi se formou no Pacífico Oeste e pode afetar a Micronésia, Guam, Ilhas Marshall e Mariana do Norte como tempestade tropical.
phellipef comentou
Olwyn está fazendo landfall neste momento como categoria 3 na escala australiana. A rajada de vento mais forte registrada até o momento foi em Learmonth, 170 km/h. Os acumulados de chuva, em alguns locais já supera 100 mm.
phellipef comentou
Rajada de vento em Learmonth chegou a 180 km/h e a pressão mínima a 969.5 hPa.
phellipef comentou
Pam se fortaleceu para categoria 5. O olho de Pam se encolheu consideravelmente nas últimas horas. Chuvas e ventos fortes foram registradas nas Ilhas Salomão e Santa Cruz, onde há relatos de até 495 mm de chuva em 24 horas. O ciclone já começou a afetar Vanuatu.
phellipef comentou
Vanuatu Live Cams: [Ver site]
phellipef comentou
stação em Lamap, ficou por alguns momentos fora do ar, mas voltou a funcionar. Neste momento ventos sustentados em 102 km/h e pressão de 973 mbar. Leste da ilha Ambrym e sul da ilha de Pentecostes, estão enfrentando a parte mais intensa do ciclone neste momento. Dentro de cerca de uma hora, será a vez da Ilha de Epi e dentro de duas ou três horas será a vez da ilha mais populosa, a de Éfaté.
phellipef comentou
Pam afetou a ilha de Epi e está saindo agora da ilha mais populosa de Éfaté. Pam é o segundo ciclone mais intenso já registrado no Pacífico Sul, perde apenas para Zoe na temporada 2002-2003.
phellipef comentou
Olho está chegando a ilha de Erromango. Hora local: 05:00 de sábado (14)
phellipef comentou
Informações ainda não oficiais, informam que pelo menos 44 pessoas morreram na Província de Penama.
phellipef comentou
RSMC-Nadi que é o responsável pelo monitoramento nesta área estimou a pressão mínima em 896 mbar, o que torna Pam o terceiro ciclone mais intenso desde o começo dos registros no Hemisfério Sul, perdendo para Zoe (890 mbar em 2002/2003) e Gafilo (895 mbar em 2004). PortVila, Vanuatu
Link

phellipef comentou
PortVila, Vanuatu
Link

phellipef comentou
Até o momento existem apenas informações da capital Porto Vila, onde foram confirmadas 8 mortes. Esse silêncio sobre a situação dos locais mais atingidos como leste da ilha de Éfaté, ilhas de Epi, Pentecostes, Ambrym, Erromango, Tanna e Aneityum é preocupante. Ciclone se aproxima agora do Norte da Nova Zelândia, onde deve causar ventos fortes ( >100 km/h) e acumulados de chuvas superiores a 200 mm em alguns locais.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade