Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Tião      
Vídeo do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, mostra os terremotos registrados ao redor do planeta desde 1º de janeiro até 30 de abril deste ano. [Ver site]
Janeoliveira comentou
Muito interessante este site , achei que este ano estava diferente mesmo.
Rejaine Monteiro comentou
Bom dia. Muito bacana essa animação feita pelo NOAA, interessante mesmo. Obrigada por compartilhar!
Ana Maria comentou
O que de melhor assisti neste PG, desde que o acompanho. Obrigada Tião!
Gui bnu comentou
Fenomenal!, assistindo o vídeo é de admirar-se que as placas se movam apenas alguns centímetros por ano!
impacto profundo comentou
valeu tião,abraços!


    2
Administrador      
Olá pessoal, bom dia! Hoje pela manhã fizemos uma espécie de rolezinho solar ao vivo, mostrando as regiões ativas AR 2055 e 2056. Como era um teste da nova plataforma de transmissão, não deu pra avisar a todos com antecedência. Assistam!
Anônimo comentou
Exelente, Rojerio. Mas eu aredito que quando voce começou a a fazer essa tranmissão não havia uma designação para a nova região um pouco acima da AR2056, é a AR2057 ! Obviamente que nesse momento voce ja tenha conhecimento dessa numeração.Só lembrando que em 26 de fevereiro deste ano a região 1990 produziu um classe X4.9 com configuração magnética Alfa, algo raro em se tratando de uma configuração alfa. Quanto a qualidade das imagens e do audio....se melhorar estraga...!tá muitooooo bom. O video ao lado mostra uma trarmissão que voce fez em 26 de fevereiro mostrando esse evento. É nitida a diferença das imagens, de hoje e as imagens de quase tres meses atras. Ta cada vez melhor. Parabéns
Anônimo comentou
Correção: Excelente !
Administrador comentou
Olá Simões, obrigado. A imagem melhorou devido a um pequeno investimento em equipamento e nova conexão, agora por fibra ótica. Isso permitiu mudar o encoder da transmissão e fazer o vídeo ao vivo em HD. Isso pode ser percebido clicando na "engrenagem" do player e escolhendo a opção "HD". Valeu!
MarcoAG comentou
Acabo de ver o vídeo, a imagem e o som estão fantasticos, perfeito! Parabéns.


    3
Gonçalves      
Salve, Salve, O município de Parintins no baixo Amazonas decreta estado de emergência devido a subida do rio Amazonas, o nível do rio sobe em media 6 centímetros por dia e, a previsão de chuvas tendem se a manter acima do normal. Segundo o Prefeito do Município “Já estamos atendendo a população com a construção de pontes, mas a situação deve piorar e vamos precisar de mais recursos para atender todos os prejudicados. A subida do nível do rio nas últimas 48 horas causa espanto porque apenas 13 centímetros separam a cheia recorde de 2009 da enchente deste ano”, disse o prefeito. Agora a ajuda do governo Estadual da vontade de ri se a situação não fosse tão preocupante 500 cestas básicas para serem distribuídas aos mais atingidos, como essa politica assistencialista fosse resolver a situação, são muito mais de 500 famílias a serem atingida pela subida do rio amazonas o maior do mundo em volume de agua em seu estado normal, façam a ideia quando esse volume aumenta em metros.
Administrador comentou
Suas informações são muito valiosas, Gonçalves. Ainda mais vindo diretamente do local dos fatos. Muito obrigado!
Gonçalves comentou
Eu que agradeço Srº. Rogerio, pelo espaço no RG vamos informando conforme a situação avance bem como fotos da Orla de Manaus e igarapés que cortam a cidade. Hoje por exemplo não houve chuva na capital Amazonense tempo quente e abafado significa que por esses dias chuvas muito forte devem cair, Na meteorologia informa 40% de chuva , mas não caiu uma gota sequer(Manaus, AM quinta-feira, 19:00 Parcialmente nublado 27°C|°F Chuva: 40%, Umidade: 79%, Vento: 8 km,/


    4
Anônimo      
E por falar em regiões de manchas solares, foi observada uma erupção solar um pouco mais forte, classe M5.2 em torno da região 2056 às 10:07UTC.
Administrador comentou
Neste momento, o sol ao vivo transmitido pelo Public Observatory, do National Air and Space Museum, EUA. [Ver site]
Anônimo comentou
Rogerio esse "aglomerado" de regiões no quadrante nordeste solar é promissor !
Anônimo comentou
Erupção solar M5.2 na AR2056 (beta-gama). Imagens do SDO/AIA131 editadas no Helioviewer.
Anônimo comentou
Observe o desenvolvimento desse "aglomerado" de regiões de manchas solares no quadrante nordeste solar (AR2055, AR2056 e AR2057) nas últimas 48 horas. As imagens são do SDO/HMI editadas no Helioviewer.


    5
phellipef      
Terremoto de M6.8 no México. A região também enfrenta muita chuva devido ao Invest 90E.
phellipef comentou
O epicentro do terremoto foi no estado de Guerrero, vizinho aos estados de Michoacán, Jalisco e Colima que estão enfrentando fortes chuvas. Até o momento não há relatos de danos.
lucfon comentou
Está plotado errado no painel global, mostrando o terremoto na Africa.
phellipef comentou
Lucfon, normalmente esse erro ocorre quando o terremoto tem sua magnitude revisada ou foi muito intenso, mas depois de alguns minutos o problema se resolve.
phellipef comentou
Magnitude revisada para M6.4. O estado de Guerrero também deve enfrentar muita chuva hoje, a área de baixa pressão está um pouco mais ao sul do que era previsto ontem. Podem ocorrer acumulados de 250 mm na região.
Administrador comentou
Na realidade, o erro da posição ocorre em virtude de falha no banco de dados do USGS, que envia o campo de latitude e longitude em branco. O sistema interpreta como "zero" e plota no mapa sobre lat=0 e lon=0. Normalmente, eles corrigem rapidamente e reflete no painel em até 10 minutos.
Lilian Zangarini comentou
Esse 6.8 no México pode ter alguma relaçao com a falha de San Andreas ???
Rejaine Monteiro comentou
Queda de ponte em Tecpan de Galeana, provocada pelo terremoto: [Ver site]
phellipef comentou
Cidade do México. Alerta sísmico e depois o terremoto,
phellipef comentou
Cidade do México.


    6
phellipef      
Risco de tempestades fortes hoje na região das Grandes Planícies e Centro-Oeste dos EUA. Risco de granizo grande, ventos fortes e tornados. Existe uma pequena possibilidade de tornados fortes na área entre Minnesota e Iowa.
phellipef comentou
Sirenes soaram em Dallas, TX devido ao aviso de tornado. Ventos de 100 km/h e granizo foram reportados na cidade e houve alguns danos próximos da cidade.
phellipef comentou
Houve quedas de árvores e mais de 35 mil estão sem energia em Dallas, TX. Danos em casas foram relatados ao sul da cidade. Não houve feridos.
phellipef comentou
Tornado confirmado em Hugo, CO. Outro tornado confirmado próximo a St. James, MN.
phellipef comentou
Ambos os tornados se dissiparam rapidamente. Um tornado foi confirmado próximo a Lake Crystal, MN. Imagem: St. James, MN - MyFOX9
phellipef comentou
Alguns modelos estão sugerindo a formação de um ciclone dentro de 9 dias no Caribe, avançando em direção a costa leste dos EUA.
phellipef comentou
Ontem e hoje tivemos 7 tornados reportados. Danos significativos foram relatados na cidade de Russellville, AR, porém ainda não há confirmação se foi causado por um tornado. O mau tempo deve continuar nos próximos dias, sendo no Domingo o dia com maior risco de tempestades e alguns tornados.


    7
Anônimo      
terremoto no mexico no continente ou no mar ?alquem pode me informa por favor obrigado
ARM_Junior comentou
Boa noite Adail, verifique o post 163 e não esqueça de fazer comentários usando o ícone comentar, o terremoto ocorreu no continente e não ocorreu formação de Tsunami.
Administrador comentou
Adail, você mesmo pode saber isso. É só olhar no mapa e clicar.
Administrador comentou
Além disso, está cheio de informação no post 163. É importante acompanhar o site com atenção. Obrigado.


    8
Anônimo      
A região 2056, ja mostra uma estrutura "delta". A configuração magnética da AR2056 agora é "beta-gama-delta" com area de 350 milionésimos. Lembrando que a área da superfície da Terra equivale a 169 milionésimos.
Meire comentou
Parece estar em ritmo acelerado
Astroman comentou
Simões, você é amigo ou aluno do Klaus/Claudio? Seja bem vindo!
ORTIZ comentou
Astroman... deixa o cara! Tô até com saudades do Klaus! Pelo menos ele me explicava tudo! rsrs
Astroman comentou
:-)
Anônimo comentou
Rejaine, o Astroaman e o Ortiz descobriram o "segredo do prisma", não adiantou nada, o Sol me denunciou..rs. É por essas e outras que eu gosto do RG, a maioria do pessoal daqui tem um Q.I acima da media, legal. Obrigado Astroman e Ortiz, apesar de tudo eu admiro voces. Astroman tu é um cara observador e eu gosto disso.... Abração
Rejaine Monteiro comentou
:-)


    9
Carlos Araujo      
nova estação sismológica instalada em paramoti já começa a mostrar serviço. site: [Ver site] Site do RSOE EDIS - Emergency mostra que houve um terremoto hoje (08) um terremoto de MG 4.5 na cordilheira meso-oceânica como sendo no Brasil: site [Ver site]
ARM_Junior comentou
Boa noite Carlos, algum tempo eu também acompanho esse site, N8° 4.200, W38° 9.600 essas são as coordenadas do referido terremoto na cordilheira meso-oceânica. No Mapa do RSOE EDIS você pode observar como fica distante do continente.
ARM_Junior comentou
A partir das coordenadas do tremor estabelecesse um raio imaginário onde o ponto mais próximo do continente fica classificado "local" do Tremor. Muitas vezes quando um tremor ocorre no Oceano, a Ilha mais próxima fica classificada como ponto do Terremoto, fica bem melhor do que apenas registrar as coordenadas. Bom não sou especialista, mas simplificando é isso.
Carlos Araujo comentou
Você tem razão ARM_Junior, eu o citei porque ao se clicar sobre o local do evento nele é informado como sendo no Brasil o que na realidade como voce informou ele está localizado fora de nosso território e não consta no nosso mapa do Painel Global acredito por ser informado por um sistema diferente do USGS. Apesar dos dois serem de origem americana.
ARM_Junior comentou
Complementando sua informação Carlos, o sistema EMSC é Europeu.[Ver site]


    10
wilson de luca junior      
Boa noite a todos, como o assunto essa semana girou em parte tambem sobre mudanças climaticas,Tuvalu,no oceano pacifico sul.A tv Brasil mostrou em abril uma serie chamada paraiso perdido,que mostra como o nivel do mar está engolindo este pais.Não consegui o video sobre esse episodio,se alguem souber e quiser postar, agradeço muito. Neste site dá pra fazer um estudo sobre este assunto.[Ver site]


    11
Meire      
não gostaria muito de falar aqui ao postar este vídeo, mas só tenho dúvidas sobre a era glacial
Meire comentou
já tirei as dúvidas
ORTIZ comentou
Eu também... Agora há pouco, conversei com uns amigos brasileiros que estão nos EUA, e falaram que este ano foi o pior dos invernos que eles presenciaram lá. Há muitas controvérsias, veja por exemplo a opinião do professor da Universidade Wisconsin: "“Nós já entramos na via do esfriamento, que eu acredito continuará durante os próximos 15 anos, pelo menos. Não há dúvida alguma que o aquecimento dos anos 80 e 90 parou..." [Ver site]
Loyola comentou
esta reportagem que o companheiro Ortiz lincou é impressionante. Não pelo conteúdo em si, que é bastante controverso, mas pelos comentários abaixo. Tem uma pessoa, Roth Hafer, que não se conforma que as pessoas não acreditam na mesma coisa que ela. Parece que as pessoas estão pegando dados da última estação para corroborar as teses contra e a favor do aquecimento global por ações antrópicas.
Meire comentou
Na verdade sou uma jovem que começou a pesquisar estes assuntos, ok? Eu fico calculando quais as causa e consequências destas descobertas. E o pior para começar a era glacial os vulcões teriam de expelir suas lavas.
Meire comentou
Corrigindo a gramática: Na verdade sou uma jovem que começou a pesquisar estes assuntos. Eu fico calculando quais as causas e consequências destas descobertas. E o pior, para começar a era glacial, os vulcões teriam de expelir suas lavas primeiramente.
Loyola comentou
Quando se estuda o ciclo do carbono, e como os vulcões repõe o gás carbônico na atmosfera, descobrimos que temos que agradecer por eles existirem, pois isto é que dá condições para a vida em nosso planeta. Apesar dos seus efeitos catastróficos, deveríamos aceita-los com mais naturalidade.
Meire comentou
O post acima era daqui. Desculpe: Imagens impressionantes e preocupantes para o futuro, Sr. Ortiz É verdade sr. Loyola, mas as pesquisas contribuem para diminuirem as consequências.
Meire comentou
Encontrei aqui outro indicador de tremores. Quero adicionar aqui se precisar: [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade