Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal, bom dia! Aqui vemos o sol, registrado nesta manhã de terça-feira, 9 de setembro de 2014, a partir de Vila Mariana, SP. Reparem o tamanho gigantesco da Região Ativa AR2157. Ela cobre cerca de 450 milionésimos da superfície solar, algo em torno de 1.4 bilhões de km2. Caberiam aí dentro três áreas iguais à da Terra!
Lab comentou
Bela imagem do Sol. Esta Região Ativa é uma preocupação espero que fique apenas no espetáculo..


    2
phellipef      
Ventos fortes, tornados, granizo e acumulados de chuva significativos podem ocorrer hoje em estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Um "tornado watch" (significa que há condições de ocorrência de tornados em uma determinada área) está em vigor para parte dos estados do Kansas, Missouri, Iowa e Nebraska. Seguimos acompanhando.
phellipef comentou
Até o momento vários reports de granizo e ventos fortes, mas poucos tornados. Algumas tempestades que podem gerar tornados seguem sendo acompanhadas entre Nebraska, Missouri, Iowa e Kansas. Não se relata grandes danos ou feridos. Acumulados de chuva significativos também foram registrados, provocando inundações. Fotos: Kelly Lange ‏,@langekelly e Chad Jacobs ‏,@Fins_up1
Administrador comentou
Grande phellipef, muito obrigado pelas informações. Sempre excelentes!!!!
Rejaine Monteiro comentou
Valeu Phillipef. Eu fico impressionada como há tantos tornados e tempestades severas e devastadoras nos EUA. Deve ser "muita emoção" viver por essas bandas... Eu jamais daria conta de morar por ali, no caminho de tantos tornados...
Lab comentou
É impressão minha ou as pedras de granizo tem aumentando de tamanho a cada ano???
Raphael Cozzi comentou
Será, Lab? Se continuar assim em 2100 vai chover icebergs! (não levem a mal, só pra descontrair.) Mas você pode ter razão sim. Na verdade eu li uma pesquisa onde dizia que não era exatamente o tamanho, mas a frequência que acontecia e a intensidade das chuvas de granizo que estão aumentando devido às alterações climáticas repentinas cada vez mais frequentes. Vou tentar achar o link e postar aqui.
phellipef comentou
Já vi alguns estudos sobre isso. Alguns defendem que devido a poluição e ilhas de calor, a frequência de chuvas de granizo podem aumentar, já que o granizo costuma se formar pelo encontro de massas de ar diferentes, uma quente a outra fria e a ilha de calor acaba potencializando isso. Verdade Rejaine, eu gostaria de morar lá. hehe O relevo é o principal fator para ocorrência de tantas tempestades e tornados.
phellipef comentou
Duas áreas sendo observadas no Atlântico. INVEST 91L segue com apoio de alguns modelos para seu desenvolvimento dentro de alguns dias para tempestade tropical ou furacão. INVEST 92L na região das Bahamas, também está sendo observado, porém só tem apoio para seu desenvolvimento de modelos não muito confiáveis, como CMC. Seguimos acompanhando.
phellipef comentou
Tempestade tropical Odile se formou. O ciclone está previsto para se tornar furacão na sexta e manter-se bem próximo a Costa Mexicana e depois atingir a Baja Califórnia. Duas áreas estão sendo observadas, para o possível desenvolvimento. Uma poderia se formar amanhã e outro mais para o final de semana.
phellipef comentou
Tempestade tropical Fengshen se tornou extratropical. Os modelos mostram um forte tufão atingindo a Ilha de Luzon, Filipinas entre os dias 14/15 de Setembro. Próximo nome da lista é Kalmaegi.
phellipef comentou
Dois tornados confirmados. Um está no chão ao norte de Akron, OH.
phellipef comentou
Tornado pode atingir Shalersville, OH. AO VIVO: [Ver site] [Ver site]
phellipef comentou
Sem informações de danos até o momento de Shalersville, OH. Tornado está atingindo Hiram, OH.
phellipef comentou
Ontem tivemos 5 tornados reportados. Não se relata graves danos ou feridos devido as tempestades. Nevou hoje nos estados americanos de Washington, Idaho, Montana, Wyoming, Dakotas e Minnesota. Em alguns locais o acumulado para a época foi significativo. A neve deve cair hoje também em cidades do Colorado, incluindo Denver. O frio também pode ser significativo para época.
phellipef comentou
Odile está previsto agora para ficar um pouco mais longe da costa mexicana, mas apesar disso, chuvas e ventos fortes ainda podem ocorrer na costa do país, principalmente na Baja Califórnia. O sistema está previsto para se intensificar para furacão entre hoje e manhã e se tornar um grande furacão na segunda-feira. TD 16 se formou e deve se intensificar para tempestade tropical Polo entre hoje e amanhã. A previsão atual é que a tempestade tenha uma vida curta. Uma área próxima a costa de El Salvador e Belize, está sendo acompanhada para o possível desenvolvimento dentro de alguns dias.
phellipef comentou
Depressão tropical 6 se formou no Atlântico e deve se fortalecer em breve para tempestade tropical Edouard. O sistema está previsto para manter a força de tempestade tropical até domingo de acordo com o NHC e depois se fortalecer para furacão de categoria 1. INVEST 92L está prestes a fazer landfall na Flórida. O sistema só não conseguiu se desenvolver melhor devido ao cisalhamento, próximo de 20 knots. Chuvas, ventos fortes e trombas d'água podem ser registradas na Flórida.
phellipef comentou
Depressão tropical 15 se formou. O sistema pode se fortalecer em breve para tempestade tropical Kalmaegi e para tufão antes de atingir as Filipinas. O pico de intensidade está previsto para ocorrer durante o landfall na província chinesa de Hainan.
phellipef comentou
Depressão tropical 6 se fortaleceu para tempestade tropical Edouard.
phellipef comentou
Além de Edouard, outras três áreas estão sendo observadas no Atlântico. INVEST 92L, localizado na Flórida, deve adentrar no Golfo e de acordo com alguns modelos poderia se tornar pelo menos uma tempestade tropical na próxima semana. Seguimos acompanhando pois deve ocorrer muitas mudanças. INVEST 93L, localizado próximo de Cabo Verde ainda não tem apoio de nenhum modelo para seu desenvolvimento. INVEST 94L na Baía de Campeche, está sendo mostrado por alguns modelos para se fortalecer para no mínimo uma depressão tropical e fazer landfall entre o estado de Tamaulipas, México e Texas, EUA. Seguimos acompanhando pois deve ocorrer muitas mudanças também.
phellipef comentou
Depressão tropical 15 se fortaleceu para tempestade tropical Kalmaegi. A tempestade pode se fortalecer para um tufão hoje (13). Chuvas fortes afetam as Filipinas, causando acumulados superiores a 60 mm em alguns locais.
phellipef comentou
Ao contrário do que eu esperava, Odile não tem conseguido se organizar e permanece sendo uma tempestade tropical. Os modelos ainda mostram a tempestade se fortalecendo para furacão e a possibilidade de afetar a Baja Califórnia. Depressão tropical 16, pode ser absorvida por Odile dentro dos próximos dias. Apesar de ter alcançado um número dvorak que a classificaria como tempestade tropical, o NHC optou por não atualizar, pois a tempestade manteve esse número por poucas horas. Outra tempestade tem altas chances de se formar dentro dos próximos 5 dias.
AndersonMLima comentou
Boa tarde phellipef... Odile agora já é classificado como furacão nível 1, com ventos em torno de 128km/h. Odile continuará se intensificando chegando a furacão nível 2 amanhã, segundo o boletim do NHC. Os ventos poderão chegar a 168km/h.
phellipef comentou
Boa noite, AndersonMLima. Odile nas últimas horas tem se intensificado de forma rápida, acredito que possa se fortalecer mais que o previsto pelo NHC e chegar no mínimo a categoria 3.
phellipef comentou
Tempestade tropical Kalmaegi agora é um tufão de categoria 1. O tufão deve fazer landfall amanhã (14) nas Filipinas.
phellipef comentou
INVEST 94L, já chegou a costa, logo não há mais possibilidade de desenvolvimento. Devido ao ar seco e o cisalhamento de vento, houve uma redução nas chances de desenvolvimento dos INVEST's 92L e 93L. Edouard deve se tornar furacão hoje e atingir o pico de intensidade por volta do dia 16. Acredito que consiga chegar na categoria 3.
phellipef comentou
Correção: Edouard deve se tornar furacão amanhã.
phellipef comentou
aso Odile se torne mesmo um grande furacão, será o oitavo do ano, o recorde de maior quantidade de grandes furacões em uma única temporada pertence a 1992, que teve 10. 2014 tem tudo para quebrar esse recorde e talvez também o recorde de maior quantidade de furacões. Como Odile se tornou furacão hoje, tivemos ao todo 9 furacões seguidos, quebrando o recorde anterior que era de 8, ocorrido em 1992.
AndersonMLima comentou
Boa noite phellipef, aonde posso acompanhar as imagens de satélite noturnas das tempestades?
AndersonMLima comentou
Furacão Odile agora se encontra na categoria 2 e continua se intensificando. Seus ventos giram em torno dos 160km/h, e as rajadas chegam a 193km/h. Assim como phellipef comentou, a previsão do NCH é que nas próximas 24 horas, Odile se transforme em um grande furacão com ventos em torno de 185 km/h, atingindo a categoria 3 na escala de furacões.
phellipef comentou
Boa noite AndersonMLima, segue o link: [Ver site] Odile segue se intensificando rapidamente.Caso atinja a Baja California como grande furacão, será o quarto ciclone desde o começo dos registros a fazer isso.
phellipef comentou
Odile neste momento é categoria 3. Deve ser atualizada para categoria 4 na próxima atualização.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade