Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
MiguelPortugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global


    2
Administrador      
Olá pessoal, o satélite experimental Orbcomm OG2, com designação provisória 2012-054B poderá reentrar na atmosfera da Terra nesta quinta-feira sobre o território brasileiro. O satélite era um protótipo que seria testado pela empresa Orbcomm, mas uma falha em um dos propulsores do foguete Falcon-9 impediu que o engenho atingisse a altura correta e o satélite passou a orbitar a Terra em altitude mais baixa que a prevista. O resultado é que deverá reentrar na atmosfera bem mais cedo. De acordo com o modelo de previsão de decay, o ponto nominal de reentrada será sobre o Estado do Pará, acima das coordenadas 3.54 S e 57.90 W, às 08h19 UTC (06h19 BRT), com +/- 8 horas de erro. Aqui segue o link para a simulação do ponto de reentrada: [Ver no Satview]


    3
ReGeNeR      
No vídeo liberado pelo site Helioviewer, aparece uma nomalia ao lado do Sol. Alguém tem opinião formada sobre esse objeto?
ReGeNeR comentou
Corrigindo: aparece uma anomalia ao lado do Sol
lipe comentou
Nota-se claramente que é um erro na digitalização da imagem, ou na própria lente do instrumento.
everton dos santos comentou
Isso é um "erro de fabricação" da Stereo. Está nas imagens desde a 1ª em 2010. Mas infelizmente Regener, sempre alguem posta essa imagem como algo extraordinario, querendo achar "pelo em casca de ovo"
everton dos santos comentou
Regener, complementando, veja a imagem de 2010 com o mesmo objeto, que é um fiapinho de pano de 1 milimetro que ficou na lente da STEREO A durante a montagem. Por isso que existe toda uma rigidez na limpeza ao se trabalhar com esses equipamentos. Mas que faz um video com este titulo não tem nenhum interesse em divulgar a informação correta. E o pior é que vendo os comentarios (clicando na imagem) muitos acreditam no errado talvez até porque querem acreditar. Não adianta tentar explicar! É só lamentar.
everton dos santos comentou
Apenas uma correção: A STEREO funciona desde 2006. Já são 6 anos com esse "fiapinho" na imagem. A SDO é que é de 2010.
ReGeNeR comentou
Grato pelas informações.


    4
lipe      
Bom dia... quero investir em um telescópio de nível satisfatório, alguém poderia me informar, qual custo eu terei para adquirir um instrumento que eu possa observar planetas nebulosas com detalhes ou pelo menos perto disto?... tais como a foto ao lado.
Douglas Oliveira comentou
Acredito que a foto ao lado seja uma representação artística de uma observação com telescópio potente, sendo adicionado cores aos comprimentos de onda referentes ao espectro observado pelo telescópio. Não sei se há telescópio que faça tal "foto" ou imagem do espaço dessa forma. Em Pelotas/RS temperatura de 15,6º com umidade de 95%. Um bom dia a todos!
lipe comentou
Então outra pergunta.. quando saber se é uma pintura, ou real?... pois nunca sabemos por não colocarem a especificação na foto...
Administrador comentou
As informaçoes sobre a foto estão no rodapé da página.
Administrador comentou
O Apolo11 sempre coloca as especificações do foto. É que muitas vezes o leitor não lê todo o artigo.
Administrador comentou
Imagens como a da foto ao lado você nunca vai conseguir ver. São cenas de longa exposição, colorizadas para reforçar detalhes. Muitas vezes são combinadas com outras imagens feitas em comprimentos de ondas diferentes e coletadas em outra data, por outro telescópio.
Meire Ruiz comentou
Bom dia. As vezes consigo fotografar nebulosas só com o zoom da câmera :) 140x , sem telescópio e edito no Picasa para reforçar as cores. Claro que que é nada profissional, mas é bem gostoso ter as imagens guardadas :) Meu telescópio é de um refletor orion 10mm. Consigo ver as Luas de Júpiter, anéis de Saturno, crateras da lua, enxames e aglomerado.
Meire Ruiz comentou
*Corrigindo: "claro que 'não' é nada profissional".
Administrador comentou
Bela foto Meire!
Meire Ruiz comentou
Corrigindo novamente: "Orion 100mm", desculpem rsrs.
Sel comentou
Fantástica foto Meire! :)
lipe comentou
se alguém puder me informar o quanto de zoom precisarei em um telescópio para ter uma imagem pelo menos proximo desta... agradeço.
Administrador comentou
Olá Lipe, sinto informar, mas você não vai ver uma imagem desse tipo. Isso é uma foto de longa exposição. Sugiro dar uma lida neste artigo: [Ver no Apolo11] e nos outros que estão acessíveis no menu esquerdo da mesma página.
lipe comentou
Bom.. se a Meire conseguiu algo bem legal com 140x, imagina com um telescopio de umas 300x li o artigo e aprendi que não adianta ter 600x e ter uma abertura de apenas 60mm então o bom seria algo tipo 300x com uma abertura de uns 60mm ? alguem conhece algum site de venda, e média de preços?... desejo muito adquirir para postar umas fotos aqui um dia.. obrigado.
mary comentou
Meire .... um dos astrofotógrafos se chama Jesús Ruiz ...rs....^^
lipe comentou
Bom.. se a Meire conseguiu algo bem legal com 140x, imagina com um telescopio de umas 300x li o artigo e aprendi que não adianta ter 600x e ter uma abertura de apenas 60mm então o bom seria algo tipo 300x com uma abertura de uns 60mm ? alguem conhece algum site de venda, e média de preços?... desejo muito adquirir para postar umas fotos aqui um dia.. obrigado.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Bom dia à todos.Lipe, pelo que eu sei, um telescópio pode ampliar corretamente no máximo duas vezes o tamanho da abertura dele.Por exemplo um telescópio de abertura de 60mm pode ampliar corretamento, no máximo 120X.Também varia muito a qualidade óptica do equipamento.
Meire Ruiz comentou
Oi Lipe, dê uma olhada aqui [Ver site] . Gosto dessa loja pois eles sempre respondem as dúvidas, são bem atenciosos. Não há muita opção de telescópios, mas por aí você pode ter uma idéia de preços...
lipe comentou
Obrigado.


    5
raphaelmarkent      
Criciuma SC, com muita chuva nesse momento e rajadas de vento de aproximadamente 70 km/h.
margareteonline comentou
Bom dia, aqui em Matinhos Pr. ontem a noite ventou muito e logo veio a chuva que se estende até agora pela manhã, temperatura agora é de 18 graus.


    6
Meire Ruiz      
Boa noite! Quem estiver em local com céu limpo, por aqui está nublado :/ , poderá observar a chuva de meteoros Southern Taurids (STA), que começou hoje e se estende pela madrugada de 11/10. Poderá ser vista em todo o Brasil e o horário de "pico" será em torno das 00:30hrs. Estão previstos cerca de 5 meteoros por hora com magnitude de 2.3 a cerca de 27km/s :) (Imagem ilustrativa).
Meire Ruiz comentou
Estará localizada na constelação do Touro quando ela surgir ao leste mais ou menos as 22:30 de hoje.
everton dos santos comentou
Outro detalhe nos céus é Marte "passando" pela constelação de escorpião. Lá p/o dia 20 o planeta estará "próximo" de antares.
mino comentou
Boa Noite Meire e a todos do RG. Aqui em Baixo Guandu-ES ta bem limpo, por enquanto. rsrsr Tu no outro post falou que usa um telescópio Orion 100mm, pergunto, quais oculares tu usa, pois eu uso um Toya 114mm com uma ocular 25mm. Se ele não tremesse tanto dava pra ver bem legal. Vou ter que procuar algo para estabiliza-lo. Abraços
Meire Ruiz comentou
Oi Mino, quando é para fotografar, uso a de 20mm, e para observar uso uma barlow 2x com a de 20mm ou 10mm.


    7
Giselda      
Boa noite!! Hoje a estação RCBR registrou dois tremores: na região agreste de Pernambuco às 16:16 UTC (13:16 hora local) e atingiu a magnitude de 2.3, e às 08:15 UTC (05:15 hora local) outro tremor, de magnitude 1.8, ocorreu na região de Pedra Preta-RN...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade