Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
lobatoBHZ      
Em Mianmar,5 pessoas mortas e mais de 100 feridas,pelo terremoto de 6,8 graus à 10Km de profundidade.Jornal Voz da Russia (11/11/2012-09:00Hrs)


    2
lobão      
Colatina 11hs faz 30 graus e tempo fechado.Acredito que vem muita chuva.Acho estranho essa circulação em cima do estado de Minas Gerais.Podera calsar ventania aqui no Es?


    3
Sandra Silva      
Bom dia... Já que o assunto é terremoto, houve um agora pela manhã na Cadeia Meso Atlântica, no nordeste a 360 Km de São Pedro e São Paulo. Esse arquipélago tem uma formação muito peculiar, diferente de outros da cadeia Meso Atlântica, eles não são rochas vulcânicas, mas plutônicas milonitizadas e metassomatizadas. Isso quer dizer que elas têm origem no manto da crosta terrestre e teriam surgido na superfície devido a intensa forças tectônicas na época da quebra dos continentes e expansão oceânica. Naquela área é comum termos tremores.
Sandra Silva comentou
Esqueci..rs O tremor foi de 4.7.
ALE ODA comentou
Nossa que interessante, Sandra! Grata pela informação! Vou pesquisar mais a respeito. Aqui, dia ensolarado, 22º, pressão em 834hPa, umidade em 80%... está bem abafado e a galera aproveitando a "Festa da Banana", festa típica da cidade! Abraços a todos


    4
Astroman      
CLIMA E POLÍTICA: 70% das 184 prefeituras de Pernambuco estarão com as portas fechadas nesta segunda-feira. A intenção é sensibilizar a presidente Dilma, entre outras reivindicações, quanto a situação em que se encontram os municípios enquadrados no semi-árido nordestino devido a seca, a pior dos últimos 50 anos. Os prefeitos pretendem que seja estabelecido um comitê de crise no semi-árido para para acelerar as ações de enfrentamento da seca, sem burocracia. Jornal de Brasília.
Astroman comentou
Na Paraíba são 2,3 milhões de habitantes afetados. 198 dos 223 municípios estão em situação muito difícil. No Piauí não chove há 215 dias e 200 municípos estão em estado de emergência ou calamidade. Mais detalhes no Estadao.


    5
Astroman      
Enquanto isso... na Itália, mais da metade de Veneza está alagada em virtude das fortes chuvas que caíram hoje no centro e norte do país. 70% da cidade está alagada e segundo a prefeitura o nível da água subiu 149cm. É a sexta maior marca dos últimos 140 anos.
everton dos santos comentou
O video ao lado mostra a cidade de Vicenza no norte da Itália. Muitas regiões estão sofrendo com enchentes. Pelo menos a webcam mostra mostra que a agua desceu um pouco [Ver site]
Armando Costa comentou
Estou tentando conseguir dados da Prefeitura de Veneza sobre a resistência das construções...Mas esta sendo meio difícil,(meu Italiano ta uma porcaria). Será que alguém possui esses dados??? Astroman, vc que é bom nas pesquisas se puder compartilhe conosco.


    6
djedson      
PRAIAS LOTADAS EM SANTA CATARINA FAZENDO MUITO CALOR NESTE DOMINGO
lipe comentou
Floripa 30°C. sem vento.
Armando Costa comentou
Uma praia agora seria uma boa!!!


    7
Administrador      
Choveu muito forte na Zona Sul de São Paulo, na região de Vila Mariana, Cambuci, Aclimação e Ipiranga. Foi uma típica pancada de verão que ocorreu perto do horário do pôr-do-Sol, o que causou a bela formação de um duplo arco-iris, como vemos nesta foto.
Sel comentou
Maravilha de foto! :)
Vania C. comentou
Que foto Linda! Linda!!
Sandra Silva comentou
Muito bonita. Valeu a chuva.
Ricardov comentou
Legal o flagrante com o acrescimo no muro "MAIS COR POR FAVOR" - Coisas do observador o dono da foto
Armando Costa comentou
Muito boa a foto mesmo!!! Lembra ate as da Meire^^.


    8
Astroman      
O tremor de Kentucky, de magnitude 4.3 e profundidade de 19km está sendo reportado na mídia america como tendo sido sentido em 13 estados. Deve ser por ter sido "raso". É o segundo mais forte na região desde 1980.
Tiago Carone comentou
E um agora na Guatemala..6.2
everton dos santos comentou
Não é por ser raso. É comum que tremores na costa leste dos EUA sejam bem percebidos, por conta das montanhas rochosas. De acordo com o USGS, um tremor perto dessas montanhas são sentidos em uma área 10 vezes maior que se fosse em outro local. E como é uma região com vários estados pequenos, próximos do epicentro. Por isso sentido em 13.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Astroman, lá no post 161, deixei uma explicação para a Candy, explicando exatamente isso, que não é a profundidade que delimita a propagação dos terremotos, e sim o terreno, que as ondas produzidas por ele, encontrarão pela frente. Bem, lá tem mais explicações e um link onde explica essa questão tendo como estudo o Brasil, mas serve para entender o funcionamento.
Astroman comentou
Valeu Everton. Imaginei que poderia ser algo como semelhança de solo. Uma uniformidade por onde as ondas se propagassem com mais facilidade. Não tinha detalhes tão precisos como os que publicou. Legal.
Astroman comentou
Eu vi o post Sandra e aprendi com ele. O que me chamou a atenção no de Kentucky foi a quantidade de estados que sentiram. Por isso, e por não ter a info detalhada que o Everton publicou, imaginei que poderia ter sido por ter sido raso mesmo. De qualquer maneira foi forte para a região, uma vez que foi o segundo maior desde 80.
everton dos santos comentou
Essa informação sempre é postada no USGS junto das informações de sismos nessa região. É só ir lá que tem o texto completo.
Astroman comentou
Por falar em USGS, ontem passei um bom tempo tabulando dados do banco deles, desde 1973, procurando confirmação ou não para uma impressão que tenho de que os tremores estariam ficando mais rasos. Montei vários gráficos. Se quiser te mando por email Everton. É interessante.
Tiago Carone comentou
Mas profundidade influencia sim no sentir ou não sentir...
Anônimo comentou
Bom dia. Complementando as informações que a amiga Sandra postou: Seguramente a densidade e a composição das rochas influenciam na propagação e velocidade das ondas sísmicas. Uma boa semana aos amigos.
Armando Costa comentou
Astroman fiquei muito curioso com o seu estudo e os gráficos que vc fez desde 1973.Esta é uma área que me fascina muito!Se não for pedir demais poderia me enviar os seus dados por favor??? o E-mail : [email protected] Muito grato...
everton dos santos comentou


    9
Charles Anderson      
Guatemala é novamente atingida com FORTE RÉPLICA de M6.5 neste domingo. População deve estar apreensiva...
Raphael Cozzi comentou
Como pode afirmar que é uma réplica?
Charles Anderson comentou
Porque foi na mesma região que teve um de 7.4 no dia 7 e que pode ter réplicas por meses... não é isso administrador e colaboradores?
Raphael Cozzi comentou
Faz sentido, pode ser mesmo. Mas agora estão tendo outros menores por lá.
rone abbad comentou
boa noite pessoal,semana agitada , muitos terremotos fortes
rone abbad comentou
na minha opinião não dá pra dizer que é uma réplica, não, mas nem de longe tenho bagagem pra afirmar tal fato, apenas é minha opinião!!! abraço ao Charles e a todos do painel!!!!
Tiago Carone comentou
Honshu tem replicas até hj...o ultimo ta ai no mapa de 4.7..replicas na Guatemala continuam.
Colombo comentou
Um tremor na mesma falha , tão ou mais danoso que o principal que ocorre em um curto espaço de tempo ainda é considerado uma réplica...Só deixa de ser réplica quando após um longo período de inatividade da falha ocorra um novo tremor.
Armando Costa comentou
Realmente em Honshu são diárias os tremores no mesmo local, desde o ultimo forte terremoto por la. Na Guatemala esta parecendo não ser diferente...Também não podemos esquecer do vulcão que esta ativo por la.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade