Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Elisabeth53      
Bom dia tudo agitado..terremotos..vulcão entrando em erupção, é a máxima muita calmaria precede isso!! esperemos que sem vítimas fatais ou não fatais.
KarlSteg comentou
Isto que o Rogério postou à poucos dias que teve que fazer uns ajustes no programa pois os terremotos não passavam de 5.(e ainda postou que fazia tempo que não acontecia isso). hehehe.


    2
Klaus      
Um classe M1.5 a poucos instantes (10:41UTC) na rgião 1817...
KarlSteg comentou
Klaus. Sei que já foi comentado aqui, mas.... à um tempo atrás alguém postou que havia um estudo sobre atividade solar e terremotos. Baseado nos últimos dias entre fraca atividade solar e terremotos
KarlSteg comentou
cortou o comentário... Klaus. Sei que já foi comentado aqui, mas.... à um tempo atrás alguém postou que havia um estudo sobre atividade solar e terremotos. Baseado nos últimos dias entre fraca atividade solar e terremotos menor que 5. como o Rogerio postou e a situação atual: Sol em atividade e terremotos fortes e moderados aqui na Terra, será que o estudo feito da relação atividade solar x terremotos não tem um fundo de verdade, mesmo que indiretamente ?
Administrador comentou
Finalmente, alguma coisa acontece!
Klaus comentou
Bom dia Rogerio...essa região ta bem ativa.
Klaus comentou
Ola KarlSteg...Essa pergunta tem sido feita a todo momento, mas um estudo recente não encontrou nehuma relação direta entre os dois eventos. Não existe um padrão nos registros entre terremotos e tividade solar. O que existe são especulações, mas sem uma argumentação consistente...Ok
KarlSteg comentou
Klaus. no Google digite "estudo atividade solar x terremotos", dá uma lida no link ambientecientifico1blog . blogspot . com , tem um estudo desde 2001, achei interessante. claro faltam dados científicos, mas são dados a serem avaliados.
Astroman comentou
Fui eu quem postou KarlSteg. O estudo está a venda no site que indiquei. Há matéria também da BBC do dia 11/03/2011, dia do terremoto de Fukushima em que essa questão é levantada. Na matéria o correspondente cita uma pesquisa da Space and Science feita relacionando 350 anos de atividade vulcânica (1650-2009), 300 anos de atividade sísmica nos EUA continental(1700-2009) e o número de manchas solares como medida de atividade solar. De acordo com o estudo existe uma forte relação entre atividade solar e os maiores eventos sísmicos e vulcânicos. Você pode pesquisar por "Is Solar activity to blame for Japan's massive earthquake? " e achará a matéria da BBC a que me refiro. Ali há mais detalhes. O Klaus também pode dar uma olhada e dizer o que acha.
Astroman comentou
Existe um texto em PDF muito interessante que relaciona a atividade de vulcões de lama e a atividade solar que é muito interessante. Ainda não li tudo. Existem textos relacionando os eventos e outros que dizem que não existe relação e outros ainda que dizem que há uma relação de gatilho mas que não são a causa primária. Na dúvida, observe. O assunto é polêmico.
Klaus comentou
Imagens da eupção solar...
Klaus comentou
Ola Astroman...Como eu disse espaculações existem aos montes, mas por enquanto sem nunhum tipo de evidencia cientificamente aceita.
Astroman comentou
Trabalhos são especulações? Você leu os originais em inglês que citei?
KarlSteg comentou
É Astroman, parece que compartilhamos do mesmo ponto de vista "atividade solar x terremotos ", mas...não temos base científica, apenas estudos, acho que devemos esperar que "as forças do Universo" indiquem o caminho.
Danica comentou
Também já li alguns artigos sobre o assunto e até o presente momento ainda não vi nenhum com algum tipo de evidência cientificamente aceita. Esse artigo pago que o Astroman citou eu até entrei no link, mas infelizmente tem que pagar para ter o acesso, portanto não consegui visualizar. Essas realmente são antigas especulações são antigas. Saliento que todos os terremotos que tivemos hoje ocorreram antes da atividade solar de classe M1.5. Na verdade eu (mas ai é opinião pessoal e concordo que tem vários fatores que são envolvidos, etc, etc) começo a considerar uma atividade interessante para nós quando ao menos é acima de M5.0 (como disse opinião pessoal, pois já vi atividades inferiores interferirem mais do que outras mais altas).
Klaus comentou
Eu li, essa e muitas outars publicações. Entenda Astroman, não estou dizendo que não ha relação entre terremotos e atividade solar, mesmo porque não sou especialista em dinamica da litosfera e nem em heliofísica. A ciencia se baseia em fatos e argumentações. O que existe nessas publicações são apenas "relatos" aparentemente relacionados, mas isso não significa que existe uma relação. São apenas hipotese e toda hipotese tem que ser provada e até onde eu sei nada foi provado, ainda...!
KarlSteg comentou
Astroman, poderia postar denovo o link ou o caminho para o site onde consta a matéria (estudo) paga ?
Magdalini comentou
Rogério acaba de comentar no Twitter sobre como o planeta esta calmo!!! Entro no PG para conferir a boa nova e vejo os círculos marcando terremotos e tremores até no Brasil :)
Klaus comentou
Lembrando que a região 1817 está agora em uma posição geoefetiva, portanto qualquer erupção seguida de CMEs poderá ser dirigida à Terra...
Marcelo Fernandes comentou
Parabéns, Klaus, pelas informações e clareza nas explicações!
Klaus comentou
A imagem do LASCO 2 mostra a CME indo para o Sul e povavelmente é geoefetiva. [Ver no Apolo11]


    3
Marcos Passetti      
bom dia amigos...Tufão Utor foi o mais forte a atingir as Filipinas neste ano disseram autoridades ...Ha relatos de muitos danos e 23 e pessoas desaparecidas até o momento, Utor segue agora em direçao a China


    4
Charles k      
Bom dia! Depois de quase 3 dias de chuvas interrupta aqui no Sul de Santa Catarina, totalizando 85 mm, o sol apareceu. Mas a previsão é de que apartir de terça-feria e quarta-feira volte a chover forte com previsão de 100 mm para o Planalto e Litoral. Como o solo está muito encharcado pode haver deslizamentos e inundações em regiões ribeirinhas. Lembrando que na nossa região aqui de Araranguá já teve desabrigados pela chuva do final de semana. E na sequência frio intenso!


    5
Fabiano Gomes      
A todos bom dia! muito boa a materia do Apolo11, "Tudo está muito calmo no planeta terra, até quando" parabéns e lembrando, hoje teremos chuva de meteoros na constelação de perseus...
Paola comentou
sempre temos que lembrar que mossa ignorância supera enormemente nosso conhecimento, principalmente no campo científico... Por isso que é fundamental uma grande dose de bom senso para lidar com as fontes de pesquisa na net... Quem busca um conhecimento sólido sobre temas como astronomia e geociências em geral tem um duro dever de fazer uma profunda triagem e seleção da informação. Agradeço ao Apolo 11 - Painel Global por ser um destes espaços de construção do conhecimento e não de desinformação!!!
Fabiano Gomes comentou
É isso ai Paola, belo texto!!
Rejaine Monteiro comentou
Ola pessoal! Fiquei o final de semana sem acessar o PG e Apolo11 e quando voltei é só tive surpresa. Pelo visto, as coisas se "agitaram" um pouco... Vamos ficar de olho.
Astroman comentou
As profecias Maias não incluíam nada do que foi citado. Aquilo foi fanfarronice da mídia. Nem profecias eram uma vez que se trata de calendários apenas, com mudanças de ciclos como o nosso. Nada demais. Nibiru e outras falácias atribuídas aos Maias são falsas e denigrem um civilização muito adiantada para sua época. No mais o texto é muito bom, como de costume.
StarchildAninha comentou
A calmaria acabou... coincidência(apenas?) talvez... mas quando há uma passagem de um meteoro ou cometa e por ventura uma chuva de meteoritos vem os terremotos mais fortes. Só uma hipótese que levantei, então, como sou leiga e apenas uma aprendiz na Astronomia deixo a questão no ar. Obrigada...Sempre bom perguntar. Bom dia a todos...
StarchildAninha comentou
Administrador, poderia me responder por favor? Obrigada!


    6
Glauber      
Alguém tem um tutorial de como posso observar essa chuva de meteoros Perseidas hoje...
Andromeda comentou
No Brasil, acontece perto do horizonte, poderão ser vistos alguns meteoros entre as 3 e as 4 da madrugada de dia 13, principalmente nas zonas mais a norte do país. Você pode pesquisar nos arquivos do Painel Global e se não encontrar, segue um link:[Ver site]


    7
Klaus      
O google hoje faz uma homenagem a Erwin Schrodinger. A experiencia mental de Schrodinger sobre o famoso "gato". Mas ja existe um nova versão da teoria quantica que tenta afastar os paradoxos bizarros do universo microcopico,como, partículas podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, informação parece viajar mais rápido que a velocidade da luz etc. A alguns anos un grupo de cientistas começou a desenvolver um modelo alternativo para acabar com os paradoxos quanticos. Esse modelo é conhecido como "bayesiano" ou QBisn que fala sobre a função de onda e é ai que entra o "gato de Schrodinger"...É um assunto extenso e interessante, mas que ainda é alvo de debates. Quem tem interesse vai encontrar algum matarial em publicações de credibilidade na WEB, a maioria em lingua inglesa...OK. É "só" um registro.
Klaus comentou
"QBism"
Astroman comentou
O modelo bayesiano explica os paradoxos quânticos, ele não os elimina. Bayes morreu em 1761 e o uso de seu teorema nada tem a ver com "A(sic) - HÁ alguns anos un grupo de cientistas começou a desenvolver um modelo alternativo para acabar com os paradoxos quanticos". O ideal, oara quem quer se familiarizar com a probabilidade bayesiana, é procurar resolver o Paradoxo de Monty Hall ou ler sobre sua resolução contra-intuitiva. É fascinante, difícil de entender e pode ser achado em português no Wikipedia.
Klaus comentou
Astromam...exatamente, valeu...!


    8
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa noite! Gostaria de compartilhar com vocês um gráfico que fiz sobre a magnitude do cometa C/2012 S1 (Ison), desde a data de sua descoberta até o mês passado.Utilizei como fonte de dados o aplicativo Horizons do JPL-NASA:
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Agora um gráfico sobre a distância do ISON à Terra em Unidades Astronômicas (também foi eu que fiz).Uma duvida que tive foi à respeito desse aumento da distância ocorrido entre fevereiro e maio de 2013.Penso que possa ser devido ao movimento de translação da Terra, alguém poderia esclarecer isso por favor?
Sel comentou
muito bom! :)
Klaus comentou
Ola Fabrício...como voce observou, de fevereiro a maio a distancia aumentou, isso porque a Terra começou a se afastar do ISON e a distância entre os dois obviamente aumentou e esse aumento da distância continuou até maio, quando a Terra atingiu o seu ponto mais distante do ISON nesse periodo, isto é, a velocidade orbital do "nosso" planeta era maior do que a velocidade de aproximação do cometa, isso tem muito a ver com a massa do corpo e o baricentro, pelo menos eu acho que é isso.... Se voce observar no diagrama orbital do Ison vai compreender melhor. Seus gráficos são muito bons...!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Obrigado Sel e Klaus! Então realmente foi o que eu pensei Klaus, obrigado pelos esclarecimentos.


    9
everton dos santos      
Olá! O Observatório sismológico da UNB, OBSIS, já confirmou a ocorrência do terremoto no estado do Pará. A informação inicial é de que o tremor alcançou 4.9° de magnitude. O epicentro foi nas proximidades das cidades de Redenção e Pau D´arco. No site do OBSIS consta que o sismo ainda está em revisão. A imagem ao lado mostra a localização do tremor de domingo( com base nas coordenadas do OBSIS)e outros 2 tremores ocorridos na região, registrados pelo USGS.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade