Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sandra Silva      
Boa noite. Chegando para fechar o dia...rs E, Santos dia saudável, sem chuva, sem muito sol, sem muiot frio, nem calor. kkk Agora linda lua quase cheia reina lá fora. amanhã promete praia, segundo a metereologia será uma pouco mais quente que nos últimos dias. Um final de semana de Sol... hehehehe... coisa rara. abr.
Anônimo comentou
Essa semana ficou fresquinho por aqui, agora é que volte]ou a esquentar, as minimas ficaram sempre abaixo de 10°C.


    2
Anônimo      
Boa noite PG's... Porto Velho, no momento fz 27ºC, mas hoje chegou a 38ºC e por vezes 40ºC em alguns pontos. As queimadas ontem estavam mais fortes, intensas, hoje diminuiu, pois ontem ventou muito à noite e durou a madrugada toda. Segundo o site FORECA, a temperatura deve permanecer em torno de 36ºC até domingo. Difícil é aguentar o tempo seco. Nariz irritado e garganta inflamada é um brinde que esse tempo nos dá, haha... Um ótimo final de semana pra todos vocês!


    3
Anônimo      
Bom dia a todos! Valladolid 3oºc,Humedad:31% Visibilidad:N/D km. muito sol. A maré tem como causa a atracção gravitacional do Sol e da Lua. A influência da Lua é bastante superior, pois embora a sua massa seja muito menor que a do Sol, esse fato é compensado pela menor distância à Terra. Matematicamente a maré é uma soma de sinusóides (ondas constituintes) cuja periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de fatores astronômicos. De um modo geral, podemos dizer que a maré sobe quando das passagens meridianas superior e inferior da Lua. Isto é, temos preia-mar (maré cheia) quando a Lua passa por cima de nós e quando a Lua passa por baixo de nós, ou seja, por cima dos nossos antípodas. As preia-mares sucedem-se assim, regularmente, com um intervalo médio de meio-dia lunar exp:(aprox. 12h 25m) o que corresponde matematicamente à constituinte lunar semi-diurna (M2), tal fato é expresso pelo povo que refere que “a maré, no dia seguinte, é uma hora mais tarde” (na realidade aprox. 50m mais tarde). Por sua vez, o intervalo de tempo entre uma preia-mar e a baixa-mar seguinte é, em média, 6 h 13 m. No entanto, o mar não reage instantaneamente à passagem da Lua, havendo, para cada local, um atraso maior ou menor das preia-mares e baixa-mares. Outro aspecto importante a ter em conta é o fenómeno quinzenal da alternância entre marés vivas e marés mortas, este fenómeno, matematicamente explicado pela constituinte S2 (solar semi-diurna), decorre do efeito do sol como elemento "perturbador". Com efeito, quando o Sol e a Lua estão em oposição (Lua cheia) ou conjunção (Lua nova), a influência do Sol reforça a da Lua e ocorrem as marés vivas (matematicamente as constituintes somam-se). Por outro lado, quando o Sol e a Lua estão em quadratura (Quarto crescente e Quarto minguante), a influência do Sol contraria a da Lua e ocorrem as marés mortas (matematicamente as constituintes subtraem-se). Obs:Os horários que coloco aqui correspondem aos horários aqui da España.
Administrador comentou
Olá Maria Zélia, tudo bem? A informação é muito boa, mas evite colar-copiar o texto. Se for preciso fazê-lo, coloque a fonte. No caso: [Ver site] Obrigado!
Anônimo comentou
Pois é Rogério, eu usei este texto e fiquei cheia de vontade de divulgar a fonte, mas você não me dá esta oportunidade, infelizmente, mas tb entendo que esta é uma regra do teu site...Mas melhor que você tenha colocado assim se esclarece melhor.
Administrador comentou
Olá Maria Zélia, entendo.


    4
Anônimo      
ÁS áreas costeiras são alguns dos ecossistemas mais produtivos e biologicamente diverso do planeta. Áreas como as zonas húmidas, manguezais, estuários e recifes de coral não só tende a apoiar uma enorme variedade de vida, mas também o ponto de partida das principais cadeias alimentares oceânicas, e têm um papel no "berçário" para muitas espécies. Assim, são essenciais para a manutenção da biodiversidade marinha no total do sistema oceanico. Ecossistemas costeiros também oferecem uma gama de serviços que beneficiam as pessoas ao redor do mundo como a vida (a maioria das grandes cidades são estabelecidos na costa), ajuda a restaurar a pesca, turismo e atrair outras empresas, e atuam como filtros naturais de águas residuais. Sido demonstrado que agem como barreiras naturais à erosão, mas também contra a violentas tempestades e tsunamis.
aurora comentou
Maria Zelia, ótimo texto! Aqui no litoral de SP é lamentável o desaparecimento das RESTINGAS, os demais ecossistemas costeiros existem porém - em grande parte - em degradação. As maiores e melhores restingas ainda temos na região de LAGAMAR nas proximidades de Cananéia e Ilha do Cardoso (SP), um paraíso, imperdível passeio para quem se encanta com ambientes naturais e aprecia ecoturismo, sou apaixonada pelo lugar, e recomendo como sugestão de viagem. Em tempo: em Gjá dia ensolarado, temperatura amena, brisa leve. Ando sumida por estar sem rotina, a dois passos do paraíso (contagem regressiva p/ a aposentadoria, hehehe). Abraços a Todos, bom final de semana!!
Anônimo comentou
Ola Aurora, este texto não é meu querida, mas infelizmente não posso por enquanto divulgar o site...Como você já esta perto de sua aposentadoria, se vc ainda não conhece, te recomendo a Ilha Grande no Rio de Janeiro, lá a natureza usou e abusou da grandeza. Abraço.


    5
Anônimo      
Bom dia! Porto Velho, 30.8ºC, céu aberto, ventos ocasionais, sem previsão de chuva.


    6
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel global
Anônimo comentou
Boa tarde!


    7
MiguelSousa-Portugal      
Robô da NASA chega a local nunca antes visto em Marte - Depois de uma viagem de quase três anos o robô Opportunity da NASA chegou esta terça-feira à cratera Endeavour. O robô transmitiu a 9 de Agosto a sua chegada a partir do Spirit Point, que fica na beira da cratera. -[Ver site]
Leo_94 comentou
interessante isso aí.


    8
MiguelSousa-Portugal      
A melhor bússola do Mundo - Orientação é uma palavra-chave para todos os viajantes, mas neste domínio quem mais impressiona são as aves. Capazes de percorrer milhares de quilómetros de forma orientada, têm suscitado muitas questões ainda por responder. -[Ver site]


    9
Meire Ruiz      
Boa tarde! O vulcão Papandayan na Indonéia está sob o nível de alerta 3 (escala de 0 a 4). Os moradores e turistas poderão ficar a 2 km da cratera. O gás tóxico emitido é o sulfeto de hidrogênio e monóxido de carbono. Também há perigo de avalanches e o fluxo de lava está direcionado para aldeias no pé do vulcão.
Meire Ruiz comentou
O vulcão Papandayan é um estratovulcão com quatro grandes crateras e é monitorado por seis estações sísmicas, sendo que quatro delas são temporárias.
Meire Ruiz comentou
A imagem mostra a vizinhaça do complexo vulcânico.
Marcos Passetti comentou
ola MEIRE...vc saberia informar qual foi sua ultima erupçao?
Meire Ruiz comentou
Oi Marcos, aúltima erupção foi em 11 de novembro de 2002. Dezenas de casas foram destruídas pela lava em um raio de 10 km da cratera mas o bom é que não houve vítimas. Em 1772 uma erupção destruiu 40 aldeias e em torno de 3000 pessoas morreram.
Marcos Passetti comentou
obrigado MEIRE...


    10
Júnior Gonçalves      
Secura em Campo Grande MS, Faz 35,6°C(temperatura recorde do ano ate o momento) e umidade em 15%...Tá dificil respirar na cidade. A máxima prevista é de 36°C e a umidade pode atingir os 12%..Mais a aumento de nuvens no céu..Boa Tarde!!!


    11
fellipe      
boa tarde aqui em ararangua hoje ta quente as 11 da manhã caiu um ventão de sul quente a temperatura estava a 24 subiu rápido pra 30 graus depois esfriou bem caiu pra 25 chuva amanhã e temporais agora ta agradavel vento sul bem fresco faz 23 graus


    12
Sandra Silva      
Boa tarde... Chegando agora no final de um dia escaldante aqui de Santos. Céu azul, sol... praia e varais cheios... O mofo indo embora...rsr Depois das semanas de temperaturas amenas, alguém ascendeu a fornalha e hoje cheguei a ver termômetro marcando 38ºC... Não sei se estava com insolação, mas para terem uma ideia, agora quase 17h30, com o sol já despencando serra abaixo, tenho a marca de 35ºC. Muito ameno, não é Aurora?...Ufrsrsff... Keell tem emprego ai no Alaska? Quero trabalhar ai no verão.
Sandra Silva comentou
AH!!! Segundo o post de ontem do Bonafim, essa é "uma massa de ar de alta pressão do Atlântico, que dominará com boas condições de tempo e elevação da temperatura por pelo menos tres dias... Mais um bloqueio atmosférico!!!"... Ou seja, dessa vez quem ganhou a briga foi a massa de ar quente. E que massa!!! Ficará até segunda, veremos. Bonafim,isso tem a ver com o clima geral, ou é mais uma das travessuras do nosso microclima?
Meire Ruiz comentou
Confirmando Sandra: varal cheio!!! rsrs


    13
Sandra Silva      
Observando o Painel: O Franklin já aparece girando como pião, mas não será nenhum monstro dos stein, pois está indo pro meio do oceano e por lá as águas são mais frias. So menos é o que tudo indica. A preocupação fica por conta das "três Marias", que de depressão uma delas podem chegar a furacões. Também observei muita movimentação no México e América Central. Fui dar uma olhadinha e de fato o México ficou preocupado hoje pela manhã com uma série de tremores em sua Costa. A maioria não aparece no painel. Um deles de 5.6 no estado de Oaxaca, onde segundo informações da Defesa civil de lá, não teve vítimas nem provocou danos. Mas temos outro de de 4,3 a sudoeste de Tapachula/ Chiapas encostado a Oaxaca. Outros três entre 3,4 e 3,8 graus em Chiapas também pela manhã. E mais 3 em Oaxaca de 3,2 a 4 graus. Deixo aqui a página do Serviço Sismológico Nacional do México e vocês poderão ver que terremoto é rotineiro por lá. [Ver site] Na Placa caribenha nem contei, ia demorar muito. Nos estados de Jalisco (oeste) e Guerrero (sul) também houve tremores, de 3,7 e 3,1 graus, de acordo com o Serviço Sismológico Nacional.
Marcos Passetti comentou
boa noite SANDRA...dAS "TRES MARIAS" duas estao se desenvolvendo bem, sendo que uma e dado quase como certo que se transformara em tempestade e se assim for se chamara GERT "sou pessimo em ingles sera que e masculino ou femenino"
Sandra Silva comentou
Eu também me atrapalho.rsrs. Tem alguns nomes que não dá para saber, como alguns em português tipo Acy. Mas utilizando a lógica deve ser feminino pois o Franklin está ai.


    14
stephany      
ola boa noite? vcs viram agora atarde n céu um objeto passando parecia um meteoro??
JSJ comentou
Boa noite! aqui em sãojose dos campos vimos algo parecido, no final de sabado passado.
Leo_94 comentou
que horas exatamente? você saberia dizer?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Dia 26 do mês passado, eu vi um parecendo uma estrela cadente.Foi as 19:08 do dia 26/07/2011 na direção norte.Eu chequei, e não tinha satélites nesta posição.Aproveitando o post alguém sabe se pelo Iridium Flare aqui do Apolo11 tem como saber sobre flashes que já aconteceram?Boa noite para todos e bom final de semana.
JSJ comentou
aqui em são jose foi por volta das 18:00 horas ficou um rastro de nuvem vermelha, e viajava rapido
Professor Rubens comentou
Boa noite stephany, aonde você estava na hora que viu o objeto? E como passou, rápido? Pegava fogo, deixou fumaça?
everton dos santos comentou
Se for algo deste tipo [Ver site] [Ver site] é rastro de condensação de avião. Fora isso, depende de outros dados.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Noite Everton.Aproveitando,me dá uma ajuda aí,O objeto que eu vi não se parecia com esse rastro.Eu achei ele muito semelhante ao Flash que tem algumas imagens aqui no apolo11.Era brilhante e passou bem rápido foi dia 26/07/2011 as 19:08 na direção sul.é a terceira vez que eu vejo esse tipo de objeto,a outra vez foi 06/08/2011 a aproximadamente de 19:30 à 19:37.Se alguém puder ajudar.Desde já obrigado.
stephany comentou
boa noite p todos...^^ era exatamente as 5,45 e tava muito rapido.
everton dos santos comentou
Neste horario, não tinha satelites consideraveis na região. Ou era meteoro ou avião.
Leo_94 comentou
Tem grandes chances de ser o cometa Elenin.Mas preciso de informações precisas do horário ainda,em q ele se torna visivel no céu nessa época do ano.


    15
Leo_94      
Pessoal,alguém sabe como anda o projeto "Curumim" do apolo11?


    16
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa noite à todos.Em Anápolis Goias TEMPERATURA 25ºC UMIDADE RELATIVA 29% VENTO SE7km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1019hPa.Boa semana à todos.
everton dos santos comentou
Pelo stellarium tinha o Hubble no dia 26 e um satelite no 2° horario do dia 6. Mas pode ser mesmo iridium. Não sei como ver tabelas de iridium de dias passados. é uma pena. segue alguns videos de iridium [Ver site] [Ver site] [Ver site]
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Obrigado pela informação Everton.Eu estava observando o Hubble nesse dia e um pouco antes vi esse objeto, mas acho mais provável que seja um flash ou uma estrela cadente, pois passou muito rápido para ser satélite ou avião.Aproveitando vou fazer uma pergunta, no stellarium o que significa as letras R/B colocadas em frente ao nome de alguns objetos mostrados como satélites?Como por exemplo Atlas Centaur R/B.Seria lixo espacial?


    17
Buzatti      
Meus amigos, boa noite! Alguém está observando a Lua hj? Vou fotografar agora, mas com meu telecópio refrator de 70 mm notei q a Lua hj está salpicada de pontos brilhantes q eu nunca vi antes..
Leo_94 comentou
Acabei de observa-la mas a olho nu. estou sem luneta e ou telescópio aqui e como está muito forte o brilho dela, não percebi nada de estranho.(pelo menos a olho nu)mas mande uma foto ae, quero ver estes pontos.abraço
Meire Ruiz comentou
Oi Buzatti, estou observando com telescópio ela está muuuito brilhante, chega a incomodar a visão. Vejo pontos e riscos brilhantes mais do que normalmente vejo mas creio que é devido a esse brilho todo que está hoje, será?
Buzatti comentou
HUMMM, com o telescópio refletor de 114 mm não pareceu muito... vou tentar as fotos com o refletor... mas aqui vai uma..
Meire Ruiz comentou
Muito boa Buzatti!! Posso colocar a que tirei agora? O meu é refletor 100mm.
everton dos santos comentou
Fiz um registro. a lua está linda.
Buzatti comentou
essa não ficou muito boa, mas percebam focos mais luminosos em várias regiões. Vai outra foto. Vou ver de com o refratario dará certo.
Meire Ruiz comentou
É difícil captar o que vemos, não é uma pena. O brilho está intenso.
Meire Ruiz comentou
Realmente muito bonita!
Meire Ruiz comentou
Percebi os pontos luminosos, mas a câmera consegue capturar.
Meire Ruiz comentou
CORRIGINDO: a câmera NÃO consegue capturar(desculpem).
Bonafim comentou
Buzati, belas fotos da Lua!! Posso sugerir? Tente fotos lunares ou na fase minguante ou crescente, pois aí, você terá muito mais contraste e riqueza de detalhes da superfície lunr. Fotografias da Lua cheia são como fotos de rosto de pessoas iluminadas frontalmente... Veja uma das fotos que fiz na fase minguante!
Sandra Silva comentou
Estava vindo para casa e observando ela, está maravihosa, muito luminosa. Pena que não levei máquina e não tenho luneta.
Meire Ruiz comentou
Sim Bonafin, bela foto a sua. Estamos intrigados com o brilho da lua hoje. Já tirei fotos em outros dias e realmente fica bem melhores.
Sandra Silva comentou
Estão lindas... Muito brilhante, a foto do EVERTON parece até que tem uma luz interna. Buzzati na segunda foto tem um ponto azul, quase junto a ela. sabe o que foi? E Bonafin, incrível, parece 3D.rs
Buzatti comentou
Bem, no telescópio refrator não dá para tirar fotos com a camera digital e não achei o único filtro pata ele q consegui comprar... Mas meu caro Bonafim, eu já percebi isso q vc falou há décadas. Sempre q observava a Lua de alguma maneira já via q com as sombras provocadas durante as fases da Lua a observação fica melhor. Mas telescópios só hj em dia... mas veja o q já consegui da primeira vez q usei uma web cam adaptada para fotografar e filmar a Lua, infelizmente ela ainda não deu certo para o resto do firmamemnto...


    18
everton dos santos      
Tremor de 5.1° ao norte das Ilhas Ascenção. Só p/ deixar a galera de cabelo em pé rsrsr. Mas sem nenhum risco p/ esse tremor.. Ao lado o sismografo no Rio Grande do Norte registrando o tremor.
Meire Ruiz comentou
Sandra! Ouviu isso?!
everton dos santos comentou
Que vacilo! Postei imagem errada. agora vai a certa
Sandra Silva comentou
Olá. Chegando agora e foi a primeira coisa que vi no mapa. AH! Na discussão de ontem inseri um comentário, está aqui [Ver no Painel Global] no final do post 12. Tem os mapas das falhas geológicas do Brasil e outro só do Nordeste.
Sandra Silva comentou
E um pouco antes teve outro no sul da Grécia, 4.9.
Meire Ruiz comentou
Sandra, obrigada pelos mapas :)
Sandra Silva comentou
Meire, acredita que fiquei um tempão procurando onde eu já os tinha postado. Na época da discussão do terremoto em paraibuna, eu pensei que o tinha inserido..r.s Aos poucos vamos entendendo mais nosso planeta e nosso território.


    19
everton dos santos      
Pelo menos 4 pessoas morrerem agora a noite e há varais feridas em Indiana, EUA. Um vendaval derrubou o palco de um show em cima do publico. [Ver site]
everton dos santos comentou
"4 morreram e há varias feridas" . A metsul divulgou um link ao lado com imagens e tem outro canal cobrindo o acidente além do link acima [Ver site] . A imagem do palco caindo é impressionante.
everton dos santos comentou
Video do palco caindo com o vendaval. Chocante e de arrepiar.
Meire Ruiz comentou
Que pena...
Sandra Silva comentou
Sem palavras. infelizmente, o pânico em uma hora dessas também ajuda a aumentar o número de vitimas. O susto dá para perceber nesse vídeo.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade