Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Loyola      
Bom dia, hoje o tempo está mudando em Curitiba. Devem cegar a chuva e um frio mais intenso. Por que é que nestes dias a gente escuta sons mais distantes? Cheguei hoje no trabalho ouvindo barulho de trem, e não nenhuma ferrovia próxima daqui.
Loyola comentou
Estou na dúvida, com palpite entre diferença de pressão ou ventos.
Klaus comentou
Bom dia Loyola...Tem a ver com a propagação do som em um meio material, no teu caso o meio é o ar. Mudanças nos padrões atmosfericos como temperatura (principlamente), pressão atmosferica e umidade cusam variações na velocidade do som (só tenho duvidas quanto a pressão do ar)...OK
Loyola comentou
alguém me disse que, como o som se propaga mais rápido na água, e nestes dias cresce a umidade, está aí a explicação. Porém (sempre há), continuei na dúvida, pois em dias muito úmidos o fenômeno deveria se repetir, mas não acontece.
Klaus comentou
O som se propaga mais rapido na agua, muito bem...mas não se esqueça que é agua em estado liquido. Umidade do ar é quanto a água esta na forma de vapor. E não é só a umidade do ar, são outras variavies como principalmente a temperatura. A propagação do som em meios gasosos depende da temperatura. Eu sugiro que voce procure algo sobre propagação do som em meios materiais e termodinamica.


    2
Klaus      
A região 1817 nesse momento tem configuração magnética beta-gama-delta. Um classe C2.8 foi observado às 11:46 de hoje na região 1809. Um fluxo de vento solar proveniente de um buraco coronal no hemisferio norte do sol deve chegar a Terra entre os dias 15 e 16 de agosto. Imagem: SDO/AIA 211
Klaus comentou
corrigindo: região 1817 (sem confirmação)
Danica comentou
Klaus, dei uma olhada no EVE nesse horário e na verdade foi mesmo na mancha 1809.
Danica comentou
Ah! Tb é o que foi posto no relatório do NOAA: [Ver site]
Klaus comentou
Oi Danica...tu tem razão, e essa imagem logo abaixo nas proximidades da 1817 ?
Klaus comentou
Danica to sonhando...rs! essa imagem que eu publiquei do SDO/AIA094 às 13:25UTC...!!! Mas uma vez, tu tens tazão...abraço.
KarlSteg comentou
3 perguntas :) 1- O Sol já está em processo de reversão dos polos em quanto % e onde acompanho ? 2- o fato de a maioria das áreas ativas estarem abaixo da linha do equador(polo sul)do Sol tem a ver com esta inversão de polaridade ? 3- Quando o Sol completar sua inversão, como fica a nossa visão pelo telescópio, pelas imagens SDO AIA, diremos "o polo Norte do Sol que é o lado de baixo" ?


    3
Alan      
Bem raso esse tremor no Panamá(4 Km), e com energia equivalente a 8 bombas atômicas! [Ver no Painel Global]
KarlSteg comentou
Mais um no México 5.3 à 34km.
Rejaine Monteiro comentou
Amigos, boa tarde... Seriam os chamados "foreshocks"? Pelo poder destes últimos tremores, nem quero imaginar o que poderia vir por aí! No entanto, já vi por aqui vcs comentando que não há, necessariamente, uma relação de foreshocks com desastres de maiores magnitudes (pelo menos, não sempre) e fico aqui torcendo que não tenha mesmo... Agora outra dúvida: li que alguns cientistas estão estudando o aumento da emissão de gás radônio, como um indicativo de prever (ou detectar previamente) grandes desastres... Existe alguma medição hj sendo testada nesse sentido?
Administrador comentou
Olá Rejaine, nem sempre os terremotos produzem emissão de gás radônio. Essa emissão ocorrem em condições bastante específicas, por isso não é usada para prever terremotos. Além disso, o radônio pode ser difundido de várias maneiras diferentes. :-)
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pelo esclarecimento, Rogério.
Administrador comentou
Aliás, esse tremor provocou um "alvoroço" em nosso sismômetro aqui em São Paulo!
Didonet comentou
Boa tarde,segundo a imprensa local aqui de Quito(Ecuador),esse tremor foi na Colombia.Confere?Aproveitando o post,como aqui vivemos rodeados de vulcoes,estou pensando escrever curiosidades sobre alguns mais importantes,com fotos(tomadas por mim),assim que o tempo me permitir.
Administrador comentou
Olá Didonet, a informação vem do USGS, mas pelas coordenadas geográficas fica mais próximo da Colômbia. Pode ser (eu disse "pode ser")que essa região pertença ao Panamá.


    4
Klaus      
Rogério to esquadrinhado o Apolo 11 a algum tempo...Achei sensacional a ideia do Espaço Para Todos EPT e todos os subsistema, realmente muito bom!
Administrador comentou
Olá Klaus, o EPT é um velho projeto. Comprei todo o material, gastei muito com pesquisa e tempo, mas quando pedi um simples patrocínio para a White Marrtins para o fornecimento do gás hélio (uma micharia que eu mesmo poderia ter comprado) recebi um sonoro não. Me senti um idiota perdendo meu tempo e nunca mais botei a mão no projeto. Desanimei completamente. A página nem deveria estar mais no ar. :-)
Klaus comentou
Rogerio, é um projeto maravilhoso, mas voce certamente deve ter motivos pra se sentir desanimado e caso voce um dia volte a pensar nisso....!!! Contudo eu reitero, é sensacional...!
Klaus comentou
To me batendo pra saber como se usa esse Helioviewer.org...Será que alguem pode me ajudar? não é aquele em java Ok...É esse ai da figura ao lado...Grato
Danica comentou
Eu não sei se entendi a sua pergunta, mas eu já utilizei os dois (direto na página e tb o baixado no PC) e na verdade não me lembro de diferenças (mas tem tempo realmente). Como eu não entendi acredito que talvez um guia básico já te ajude um pouco (esse link [Ver site] a propria página do Helioviewer que direciona)
Klaus comentou
Valeu...Danica, mas me diga uma coisa: tu não gostou dele ? Abração
Danica comentou
De qual? Qndo instalei o programa eu continuei indo ao site (acho que esquecia que tinha ele instalado) e no final das contas eu desinstalei porque não consegui achar ou entender um motivo para ter ele instalado no meu computador. Talvez eu não tenha entendido. Só sei que o site me satisfaz.
Klaus comentou
O programa eu uso desde que saiu no SOHO, e eu gosto, tem suas limitações mas é bom, mas esse da pagina eu não conhecia muito bem, alias to tentendo entender...em todos casos tua ajuda com site de instruções vai facilitar as coisas...OK
M. Ianner comentou
Boa Noite Klaus, Helioviewer é ótimo, mas usa uma memória ram bem alta, por que as imagens são quase em tempo real em alta definição. Segredinho: não perca seu tempo em fazer download da imagem, use o print screen, praticamente não tem diferença e no download, devido à disponibilidade baixa do servidor demora um pouco...Se não tiver pelo menos um I3 com memória acima de 3 Giga não abra o programa com outros programas que pesem também...por que as ferramentas dele aumentam o uso da memória ainda mais. Os filtros de imagem e variação de onda são show...Não sou expert mas creio que ele talvez seja o melhor entre os semelhantes.
Klaus comentou
Ola Ianner, prazer em te rever...e tu tens razão, fazer download, nem pensar. É mesmo...! o print screen é uma solução. Valeu pelo "grande" "segredinho" que vai ser muito util...Um grande abraço


    5
M. Ianner      
Como noticiado nestes dias em toda a Web, a coisa lá em Fukushima está bem preocupante. O muro de contenção não foi suficiente e uma quantidade significativa de água radioativa vazou para o mar. "a empresa admite que podem ter chegado ao mar cerca de 40 triliões de bequeréis de tritio radioativo, um elemento solúvel na água, capaz de afetar o ADN, mas considerado menos perigoso que, por exemplo, o césio ou o estrôncio que terão vazado para o mar ao longo dos últimos dois anos." OBS: BEQUEREL, Bq - É a unidade de atividade no sistema internacional de medidas (SI). É equivalente a uma desintegração/segundo ou aproximadamente 2,7x10-11 Curie. Segundo inúmeras fontes, foram 300 toneladas p/dia de água radioativa..Se fala que este trabalho de por fim aos riscos demorará cerca de 30 ou 40 anos...Quem quiser mais detalhes pode pesquisar direto em notícias Fukushima.
Klaus comentou
Ola M. Ianner, só pra complementar tua ótima informação. Essas radiações ionizantes as vezes confunde com suas unidades e coisas do tipo. O nível de radiação tambem é expresso em Sieverts (quantidade de radiação por hora de exposição). Se na leitura de um contador Geiger mostra 0.4 microSieverts hora significa que a pessoa ou objeto recebeu 0,4 microSieverts de radiação em uma hora. Vou tentar fazer uma comparação para ficar claro a diferença entre Bequerel e Sieverts : se voce tem uma certa quantidade de um material combustivel, como por exemplo 1kg de papel e voce queima essa papel ele irradia calor. A quantidade de papel que esta sendo queimada é medida em bequerel (veja bem, é uma comparação) e a quantidade de calor liberada nessa queima (tambem é uma comparação) é medida em Sieverts ou em seus sub multiplos como milisievert e o microsievert...OK
Amilton Rodrigues comentou
Obrigado Ianner pela informação. Mas o que me preocupa é o pescado em áreas atingidas por este terrível acidente. Não sei se pesqueiros estão respeitando alguma delimitação de área para a atividade. De qualquer forma, os peixes também migram e nós não temos como levar um contador geiger aos supermercados. Talvez seria prudente ter noção do tipo de pescado originários do Pacífico norte.


    6
robert santos      
BOA NOITE,gostaria quem aqui do painel tem o aviso de terremotos no celular?EU pago 42 centavos sempre que ocorrer um terremoto em qualquer parte do mundo?
Administrador comentou
Olá Robert, a página é essa: [Ver no Apolo11]


    7
Sousa      
Não havia terramotos nenhuns e de um momento para o outro o MUNDO explodiu ! Bem, outra coisa... Nova Vaga de Calor para Portugal Continental é esperada este Domingo até Quarta-Feira as temperaturas esperadas entre os 39º e os 42º. Abraços
phellipef comentou
Pode nevar nesta madrugada entre o RS e SC. A Metsul alerta também para o risco de enchentes.
phellipef comentou
Temos atualmente duas áreas com chance médias de se tornarem um ciclone tropical nesta semana no Atlântico. Uma está no Mar do Caribe e a outra próximo a Cabo Verde. No Pacífico, o tufão Utor deve fazer landfall como categoria 2 no sul da China dentro de poucas horas.
Sousa comentou
Furacões no Oceano Atlântico é que nem vê-los ??


    8
everton dos santos      
Olá! Hoje ocorreu a ocultação da estrela Zubenelgenubi, Alpha da constelação de Libra. Eu consegui registrar a aproximação alguns minutos antes da ocultação.
Administrador comentou
Muito bom Everton!
Klaus comentou
Bom dia Everton e a todos...Everton...como tu conseguiu isso ? A Zubenelgenubi tem magnitude 2.75 e a Lua - 9.9. Meus conhecimentos em tecnicas de astrofotografia é quase ZERO ou quase nada, por isso essa pergunta..... Mas essa foto ta excelente....!
Raphael Cozzi comentou
Excelente captura! Parabéns!
Administrador comentou
Klaus, ele deu maior tempo de exposição e maior abertura. Conseguiu registrar a estrela, mas a Lua estourou. Se reduzisse a abertura e/ou o tempo de exposição, a Lua ficaria show, mas a estrela não apareceria! :-)
Klaus comentou
Ola Rogerio, eu gostaria de aprender um pouco mais sobre isso. Eu Tenho um telecópio que ganhei quando tinha 14 anos (1970) e tenho até hoje, duas objetivas, o nome dele é Ranger (Astronomical Tele Scope) D= 60mm F=700mm, com prisma. Faço muitas observações, mas to totalmente desatualizado com "captura" de imagens e coisas do tipo, isto é, não dá para registrar o que vejo. Acho que com ajuda de voces vou começar a aprender e tirar o atraso. Grato pelas informações....!
Administrador comentou
Olá Klaus, esse é um telescópio de pequena abertura, para observações sem grandes espectativas. Para capturar imagens, inicialmente adquira uma câmera da marca ASI. As mais baratas estão por volta de 400 reais. Para captura, use um programa adequado para astronomia. Eu costumo usar o FireCapture. Existem diversos modos de captura. Para planetas é normal se fazer um vídeo e em seguida um "stack", que nada mais é que "empilhar" um frame sobre o outro para destacar os detalhes. Para céu profundo e estrelas normalmente se captura diversas imagens com tempo de exposição maior e depois faz-se o stack. Mas lembre-se. Deviso à rotação da Terra, exposições maiores que 5 segundos já começam a formar traços nas estrelas, por isso é necessário uma montagem com motor de acompanhamento. Neste caso, comece a se preparar e coloque chumbo nos pés pois desse momento em diante sua carteira vai começar a ficar cada vez mais leve... :-)
Klaus comentou
Rogerio, cartetira leve não é novidade...rs. Eu ja imaginava que iria ter problemas com meu telescópio e quanto ao "inconveniente" da rotação da Terra acho que posso dar um jeito, mas será que posso adptar essa maquina ao meu telescopio ou será que tenho que adquirir um mais moderno ? Eu ja tenho a intenção a algum tempo de montar um pequeno observatorio, o lugar eu ja encontrei bem longe das luzes da cidade, agora ta faltando mais conhecimento nas tecnicas de observação e resgistros de dados. Vou me familiarizar com FireCapture que tu indicou. E tambem to tentando construir mais alguns instrumentos de observação com o que tenho a disposição. Resumindo: encontrei aqui no PG o catalizador que estava faltando nessa reação ou a constante da equação. Rogerio, irão surgir muitas perguntas e fique certo que vou precisar da tua ajuda e do teu conhecimento...Ok. Grato
Administrador comentou
Olá Klaus, fique à vontade! Com quase certeza, seu telescópio usa oculares de 1.25, então não terá problema em encaixar qualquer câmera para astrofotografia. Aqui, estou construindo um telescópio robótico que será fixado no teto, no fundo do escritório. Só que o dia tinha que ter pelo menos mais 4 horas...
Klaus comentou
Rogerio esse é o telescopio do qual eu falei...é um jovem senhor de 43 anos !
Administrador comentou
Olá Klaus! Sim, é um belo exemplar de refrator. Mesmo que compre algo melhor e mais moderno, não se desfaça dele. Ainda assim serve para os primeiros testes com câmeras. Muitos entusiastas fazem excelentes fotos do Sol com modelos similares. :-)


    9
Haroldm      
Foto da Lua linda hoje.


    10
Anônimo      
Há algum tempo acompanho o site Helioviewer, e nas observações feitas utilizando o observatório Stereo-B - cor 1 (conforme imagens), percebi desde o mês de junho a presença de uma esfera gigante muito próxima ao sol, que se move constantemente de acordo com as imagens. Hoje, pude observar nitidamente duas grandes esferas. Questionando se poderiam ser planetas, observei que de acordo com o histórico das imagens, nos anos anteriores, neste mesmo período (é possível ver todas as imagens diárias de vários anos em uma das guias ao lado), não aparece nenhuma destas esferas. Estou muito curiosa esperando que alguém possa me explicar o que se tratam. Entrem no site, escolham ao lado as opções (conforme imagem) e vejam (na imagem postada, a seta indica a presença da esfera): existe uma esfera acima do sol, e outra abaixo.
Anônimo comentou
Agora vejam uma imagem do dia 20/06/13:
Magdalini comentou
Tamara, parece ser ejeção de massa coronal, as vezes são como bolhas de gás por isso o formato redondo. Não aparece mais nas imagens atualizadas. Abs
everton dos santos comentou
A STEREO é cheia de falhas nas imagens. uma das principais está aqui [Ver no Apolo11] Mais tarde vejo se acho essas que vc postou. Mas provavelmente são artefatos.
everton dos santos comentou
Provavelmente essa esferas são causadas por defeitos na lente. Essa é a explicação para um artefato na imagem parecido com o que você postou. Está no 3° tópico do link [Ver site] Como disse, as sondas Stereo tem muitos problemas com imagens. São reflexos , sujeira, lente com defeito, etc. E sempre o site dele vai atualizando as explicações.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade