Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
     
O padrão está se repetindo, tremores alinhados. Está interessante.
everton dos santos comentou
Até agora não vi nenhum padrão. A unica coisa é que estão nas bordas da placa o pacifico, o que é o normal.
Raphael Cozzi comentou
De fato ainda não se pode dizer que há nada de anormal, porém eu acho que não se pode negar que nos últimos 4 terremotos fortes existe um intervalo de tempo bem semelhante entre eles. E este último ocorrido no Chile foi fora da placa do Pacífico, certo?
marck132 comentou
esta normalmente anormal, rsrsrsrsr
rone abbad comentou
boa tarde a todos, é concordo com o marck132, está normalmente anormal, puxa vida, vários terremotos fortes nestes últimos dias , o bom é que vai liberando energia e que estamos tendo o minimo possível de vítimas, apesar de que gostaria que não tivesse nenhuma, mas esperemos que continue assim, liberando energia, com menor prejuízo possível para todos!!!
marck132 comentou
obrigado, rone abbad!
everton dos santos comentou
Raphael, vc tem razão, eu deveria ter dito em volta do anel de fogo do Pacífico e não da placa do pacifico


    2
Administrador      
Olá pessoal, estamos recebendo textos no "Direto no Painel" informando que a região de Nova Friburgo, RJ, está em Alerta Máximo devido às chuvas. Alguém sabe se isso procede? Obrigado.
Vania C. comentou
Bom dia Radar Global! Administrador, a informação procede sim. 34 sirenes soaram em Nova Friburgo e 2 em Teresópolis. Chove desde ontem a noite e a risco de desabamentos. A defesa civil pede que as pessoas que estiverem em área de risco deixem suas casas. Essa notícia foi divulgada hoje no jornal da TV Globo e na internet.
Administrador comentou
Obrigado Vania, já está plotado no mapa!
Renato Vianna Teixeira comentou
Oilá gente! A chegada de uma frente fria no Rio de Janeiro espalhou muitas nuvens em várias regiões fluminenses, a maioria com chuva fraca a moderada.
Marcos Passetti comentou
bom dia amigos...chove de fraco a moderado no momento em Nova Friburgo....nucleos com chuvas fortes se aproximam de Teresópolis e Petrópolis nas proximas horas
Vinicius JPDCL comentou
Boa tarde! Nova Friburgo ao vivo: [Ver site]
rone abbad comentou
é mais uma temporada de chuvas, reza pra que de tudo certo e que o sistema de alertas das áreas de risco funcione, abraço a todos!!!!
jvcastro comentou
Moro em Macaé e tenho uma visão panorâmica da serra, desde Casimiro de Abreu até Santa Maria Madalena, o que inclui Nova Friburgo. O tempo lá está bem carregado, durante todo o dia, mas não vejo nenhum sinal de tempestadades que possam indicar alguma possibilidade de catástrofe generalizada. Mas como o solo deve estar muito encharcado, sempre há o perigo de problemas localizados de deslizamento de encostas que, no caso de Friburgo, é preocupante. Nada que lembre aquela noite aterrorizante do início do ano passado em que pude testemunhar a forte tempestade, que durante 9 horas, ora parecia se aproximar do litoral (Macaé), ora parecia retroceder para a serra (Friburgo). No dia seguinte vi o resultado.
Bruno25 comentou
Houve um deslisamento agora a tarde em Friburgo, pelo menos 15 casas foram atingidas, ainda não sei dizer se houve vítimas. Choveu forte a noite inteira e a previsão é de mais chuvas aqui pra região serrana do Rio.


    3
Alisson David      
Em Passos(MG) o tempo começou com céu azul e muito calor, neste momento virou pra tempestade. Estamos atrasados 30 dias nas chuvas que costumam cair em outubro. Neste momento esta caindo muitos raios e chuva forte. O tempo virou em 1 hora e o dia virou noite.


    4
Luiz Gustavo      
O Sol está bem animado, exatamente como o previsto. As estimativas eram para maio de 2013 um fluxo solar entre 132 e 150 com o máximo previsto de 100 manchas. Hoje Ele está com um número absurdo de 188 manchas. Ta começando agora, ainda vai esquentar mais! Boa sorte a todos!
Sel comentou
Ontem, a mancha 11.613 produziu uma ejeção, Meire, mais notícias sobre? Segue um vídeo. Abçs
Meire Ruiz comentou
Boa tarde a todos!! Só hoje ocorreram 3 flares classe M na região da mancha 1613. M2.0 , M6.0 e M2.5 e sete de classe C. A figura mostra o magnetômetro no Círculo Polar Ártico com um pouco de oscilação [Ver no Apolo11] . Ainda não consegui o modelo das direções das EMCs, mas tenho a impressão que não vem diretamente na nossa direção.
Meire Ruiz comentou
E o eclipse começou!! [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Opa! Desculpa! Foi no calor da empolgação...Melhor apagar esse comentário para não causar confusões!
Administrador comentou
Olá Meire. Algo está estranho, pois a imagem parece ao vivo. No entanto, os horários que nos baseamos para a contagem regressiva é o fornecido pela Nasa: [Ver site] Muito estranho.
Administrador comentou
Lindo! Só não entendo como pudemos confundir os horários de contato.
Sel comentou
EXCELENTE TRANSMISSÃO!!! Show !
Meire Ruiz comentou
Mas valeu, errar faz parte. Segue outra imagem do eclipse.
Administrador comentou
Não é bem um erro, mas faltou informar que o eclipse ainda não aconteceu no ponto de maior totalidade, que é no meio do Pacífico. A contagem está sendo feita para aquele ponto. Deveriamos ter feito a contagem para a cidade de Cairns, que é de onde as imagens estavam sendo geradas. Falta de perspicácia da nossa parte e que criou confusão.
Meire Ruiz comentou
Segue um vídeo feito em Cairns.
Meire Ruiz comentou
Sel, ocorreu outro flare, classe M2.8 na mesma região.
Sel comentou
Estou acompanhando toda esta agitação Meire, mas não chegaram ainda as projeções?
Anônimo comentou
Bom Dia. Nesta manhã índice kp=6, será que já são os efeitos desta sequência de flares?
Luiz Gustavo comentou
É Curioso, não houve diminuição no número de machas pelo contrário, há um aumento. Mas, os dados do monitor foram alterados informando um número que não corresponde. Se estavam 188 manchas e agora surgiram mais, como pode cair pra 108?! Estranho!
Administrador comentou
O número de manchas solares é um cálculo baseado no fluxo solar. Não é porque existem mais manchas visíveis que o número delas tenha aumentado. Neste momento (10h28 de quarta-feira) o número de manchas solares é de 108 para um fluxo solar de 146. Está corretíssimo!
Luiz Gustavo comentou
Se é um calculo baseado no fluxo, como pode o número de manchas exceder o Fluxo? Sei que hoje é outro dia, mas, ainda não entendi. Vamos ver o que será na precessão!


    5
rone abbad      
chuva moderada em Ribeirão Preto-Sp, com algumas descargas elétricas, tirando as descargas, a chuva que cai nesta intensidade está de bom tamanho, vamos ver se ameniza o calor!!!
everton dos santos comentou
Tempo chuvoso em Vitória, com raios e fortes trovoadas a oeste neste momento. As imagens de satelite mostram muitos nucleos de tempestade sobre o estado. Já ocorreram temporais durante a tarde na região serrana e no sul, com 86 mm em Alegre nas ultimas 6 horas. [Ver site] Ao lado, a região da baía de Vitória com o tempo bem fechado por volta de 18:30.


    6
M. Ianner      
Boa Tarde Pesquisando em alguns sites científicos, localizei alguns simuladores interessantes. Dentre eles. o que está funcionando perfeitamente é um de colisões de projéteis (meteoros, etc) baseado dos trabalhos e pesquisas de pesquisas de Robert Marcus (Harvard), Jay Melosh (Purdue) e Gareth Collins (College London). Peço ao Administrador, se achar conveniente, que divulgue este link: Fiz alguns testes a uma hora atrás e achei bem interessante.
M. Ianner comentou
Boa Tarde Ontem à noite tive a oportunidade de testar melhor este simulador: nele já se encontram registros e dados dos principais meteoros que caíram na Terra causando seus estragos, como o de Chicxulub, Mexico e Tunuska, Sibéria- 1908. Assim, quando simulamos os dados de qualquer objeto e sua trajatéria (ãngulo, velocidade de impacto, distância que estamos do local de impacto, etc) o simulador ON LINE depois de alguns segundos responde em 9 tipos de categoria de dados: tamanho da cratera ou tsunami, conforme a superfície de impacto, radioatividade, potência, etc. Muito bom mesmo. Eu recomendo aos amigos do RG.
M. Ianner comentou
Corrigindo, TUNGUSKA.


    7
phellipef      
Começou o eclipse solar total
phellipef comentou
Desculpa, não havia visto a mensagem da Meire no post 182.
phellipef comentou
Sempre que tento postar imagens, aparece que ela é maior que o permitido, alguém saberia me informar como posso diminuir a imagem antes de postar aqui?
Meire Ruiz comentou
Sem problema! :)
Meire Ruiz comentou
Eu uso o Picasa, para o RG eu salvo em 800 pixels ou menos.
phellipef comentou
Obrigado por responder! :)
rone abbad comentou
show o eclipse ao vivo !!!
everton dos santos comentou
Falando em Sol, auroras iluminando o céu da Suécia. [Ver site]


    8
     
Menino esse mundo tá parecendo samba do crioulo doido, tá uma batucada só!
Armando Costa comentou
hsauahhau


    9
Rafael Rafo      
ooi
Marcos Passetti comentou
Oi...posição planetaria atual [Ver no Apolo11]
rone abbad comentou
marcos precisa de algum programa pra abrir,aqui não consegui abrir, se tiver poderia me passar, desde já agradeço á atenção!!!!
Marcos Passetti comentou
Rone por aqui ta abrindo normalmente!
rone abbad comentou
vou ver o que está acontecendo, obrigado!!!


    10
Administrador      
Olá pessoal. Essa agitação no sismómetro de São Paulo está provavelmente sendo causada por algum inseto no interior do instrumento. Amanhã vamos verificar.
Anônimo comentou
E eu estava para perguntar se estavam de faxina na sala do sismômetro...:) Boa Noite!
mary comentou
Boa Noite Rogério e todos do RG! Rogério, adorei as notícias rolando abaixo do Painel! Cada dia melhor! Infelizmente o pouco tempo não me permite participar, mas não deixo de visitar o site para me atualizar sempre! Parabéns a todos!
Luiz Gustavo comentou
E se não for um inseto, o que mais pode ser dito?
Administrador comentou
Olá Mary, tudo bem? Obrigado pelo elogio! Preciso repor seu status de "Colaboradora". É que houve um backup do status dos usuários e por alguma razão o seu não foi atualizado. Aguarde que em breve estará corrigido! -)
Anônimo comentou
Tchau, pra mim isso não faz sentido. Abraços!
Armando Costa comentou
Bom dia Rogério e a todos do PG. Que inseto danado esse no sismômetro!!! Estava mesmo me perguntando o que seria esse tremor todo que a TV não noticiava...Valeu pela explicação... Mas que é engraçado demais isso é!!! hsauhash ^^
Raphael Cozzi comentou
Bom dia, a falha no sismômetro permanece? Ou esses novos registros são normais?
Armando Costa comentou
Ao que parece o Besouro do Rogério ainda esta dançando por lá...^^
Administrador comentou
Olá pessoal, vamos verificar ainda hoje!
Raphael Cozzi comentou
Como podemos ver, para aqueles que comentavam sobre padrão de terremotos, como eu mesmo já cheguei a comentar, não existe um padrão, pois se houvesse um padrão deveria ocorreu um tremor forte nas próximas horas.
Wolfgang comentou
Boa tarde a todos do PG! Olá Adm, deixe-nos saber como é a sala onde ficam os equipamentos e o sismografo. Existe uma especie de redoma, cupula ou tampa protetora? Nesse caso só pode ser um inseto pequeno que entrou por alguma fresta minima... Já que o local deve ter temperatura estabilizada por condicionador de ar, o inseto procurou local mais seco e quente para se aninhar. De qualquer forma mais parece um besouro dançando o samba do crioulo doido - do amigo Dé. Fora os contratempo, deixe-me parabeniza-lo pelo trabalho. Meu tempo é curto, do contrario estaria contribuindo mais... Abraço a todos . //
Wolfgang comentou
* contra-tempos
Raphael Cozzi comentou
Boa tarde, Wolfgang. Eu acho que existe uma foto do sismógrafo que pode ser visualizada quando você clica na imagem do "Sismômetro em São Paulo" aqui mesmo nesta página.
Armando Costa comentou
Olha se for aquele o sismômetro de São Paulo, feito no quartinho no fundo de casa eu diria que nem se trata de um besouro mas sim que alguma criança brincando por lá...^^ Mas com certeza o Brasil não esta tremendo tanto quanto o Sismômetro tem mostrado!
Sel comentou
Rogério,como gostaria que se multiplicassem as ações como a sua e como valorizo termos este sismômetro! Só me surpreendo ainda como a "embalagem" ainda é valorizada como "referência" em vez da eficiência. Anexo foto do protótipo apple que foi "desprezado"... a história vive se repetindo não é mesmo? Abçs
Administrador comentou
Obrigado Sel! Sismômetros como o nosso são supervalorizados nos EUA e fazem parte dos trabalhos de graduação em sismologia. Neste link tem a localização de todos os sismômetros iguais ao nosso,. [Ver site] Veja que na América do Sul só tem dois e em todo o hemisfério sul só tem 8. Temos muito orgulho em te-lo construido! :-)
Administrador comentou
Inclusive, todos os detalhes de construção estão disponíveis no Apolo11! [Ver no Apolo11]
Armando Costa comentou
Opa será que me entenderam mal??? De forma alguma estive julgando pela embalagem, o valor do sismômetro Sel. Até mesmo a história da ciência sempre nos mostrou isso.Exemplos: o protótipo do primeiro avião era apenas de bambu,papel e tecido leve...Outro exemplo é que a teoria da relatividade foi comprovada por meio de telescópios rudimentares quase todo em madeira e as imagens eram fotografadas em vidro de quase meio quilo cada 1(Isso para tirar fotos de um eclipse total e ver as estrelas ao fundo)...Então exatamente sabendo o valor do sismômetro me referi que a causa de tamanha mudança nas medições poderiam ser uma criança brincando com ele...Você tem orgulho de te lo construído e nós de podermos acompanhar com precisão, tanto que tivemos a estranheza ao ver as mudanças drásticas nas medições...Mas tudo bem.^^ Parabéns sempre Rogério, sua iniciativa nesse site sempre enriquece nossos estudos!!!


    11
mary      
Tremores na região da Turquia agora.. toamra que não aumente...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade