Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Bonafim      
Boa noite, colegas do P.G.! Santos, hoje com máxima exata de 34ºC na minha estação da Vila Belmiro, ar extremamente seco: 20% de umidade relativa, gerando estado de atenção. Um sábado, exibindo céu com ótima transparência e praticamente sem nuvens... Agora são 23:50, temperatura ainda alta para o horário e a época: 28,5ºC e umidade em apenas 34%. Ventos com força 3 na escala de Beaufort (entre 13 a 18 Km/h)soprando do quadrante norte. No Guarujá (Base Aérea), máxima de 35ºC, umidade em 22%. Estas condições de tgempo n a Baixada Santista, são fruto de uma extensa área de alta pressão e a compressão adiabática dos ventos dos quadrantes norte e noroeste.
Sandra Silva comentou
Adiabática... kkk Bonafim, foi muito quente o dia de hoje, abaixo deixei uma pergunta para vc.. para essa adiabática quem vai pegar o dicionário sou eu, está vendo Fabiano..rs Todo dia a gente aprende uma.rs
Bonafim comentou
Sandra, chega de ENTRECHOQUE, ACHO QUE MINGUÉM AGUENTA MAIS!!! Agora é a vez da COMPRESSÃO ADIABÁTICA, fenômeno físico que aquece os ventos de norte e noroeste que descem a Serra. Funciona como se fosse uma gigantesca bomba de bicicleta inflando o ar dos níveis médios da atmosfera para as camadas mais baixas... Não precisa de dicionário, não, rs! Adiabática é uma transformação gasosa onde não há perdas de calor.
Sandra Silva comentou
Ou seja, os ventos descem pela muralha e chega aqui em forma de fornalha. Dantesco!
Meire Ruiz comentou
Sempre acompanho o diálogo de vocês dois, Sandra e Bonafin, todos muito interessantes. Obrigada, pelas explicações!
Sandra Silva comentou
rsrs.. Já lia os comentários do Bonafim na Apolo 11 e agora que está por aqui, eu aproveito e pergunto tudo que posso. Verdadeiras aulas sobre o clima de nossa Baixada...heheh. Estou aprendendo muito e aproveito para agradecer. Agora essa adiabática, deu para entender o porque me sinto em um verdadeiro cenário de Dante quando esquenta muito. Ainda bem que ao menos hoje a noite não ficou nos 30 e tanto e refrescou um pouco, ao contrário do verão, que tem noites que parecem esquentar mais ainda.


    2
Duda      
Olá para todos!! Existe algum link q mostre a lua em tempo real? Por exemplo..esta questão do brilho intenso, eu nao tenho luneta mas gostaria de ver. Tem????
Meire Ruiz comentou
Duda, acho que encontrei uma webcam da lua: [Ver site]
sue comentou
Meire Boa tarde, peguei uma carona...que imagem linda...obrigada pelo colírio...bjs.
Duda comentou
Obrigadaaaaaaaaaaaaa!!!! Meire!!!!


    3
Sandra Silva      
De olho no Painel: Uma das "3 marias" acabou de aparecer girando no Painel, seu nome é Gert, ainda é uma depressão, sétima da temporada, porém sua rota parece ser mais próxima da costa que o Franklin que por sua vez está esfrindo e diminuindo a velocidade.
Meire Ruiz comentou
Sandra, acordei agora pouco(03:00 da madrugada) devido a fortes rajadas de ventos, espero que não ocorra estragos em residências com construções frágeis como destelhamentos, árvores caídas etc.
Meire Ruiz comentou
Há a formação de um ciclone extra-tropical o que está provocando ventos em torno dos 70km/h no litoral sul do Estado de São Paulo. - Fiquei sabendo da notícia agora! Eu gostaria muito de estar informada com antecedência, pois eu poderia preparar as crianças(no momento estão bastante assustadas) avisar parentes e colegas.
Sandra Silva comentou
Meire, o vento chegou aqui. Também me acordei com ele e está muito forte e levando toda a previsão anterior embora. Pela força está bem mais que esses 70 km.
Meire Ruiz comentou
OPA!! A previsão era para chuva ou garoa aqui, mas o céu está limpíssimo...
Sandra Silva comentou
Estava vendo a imagem do satélite. [Ver no Apolo11] Mas, onde vc leu sobre esse ciclone extra? Parece que alguma frente fria quer furar o bloqueio dessa massa quente que se instalou desde ontem. ´uma guerrinha entre eles e nós pobres mortais só podemos ficar assistindo e pedindo "aos Deuses" que elas se acalmem. Então, minha amiga Respireeee. Mas uma coisa é certa, devíamos ser informados antes. Não daria para saber?
Meire Ruiz comentou
Eu gostaria de vê-lo girando no painel. Está no Tempo Agora, não sei o que ocorre, mas não encontro outras informações sobre esse ciclone.
Meire Ruiz comentou
Sandra, boa noite ou melhor bom dia! Até mais. [Ver site]
Sandra Silva comentou
Até daqui a pouco. As rajadas por aqui diminuiram, mas até nessa previsão não contava com esse vento tão cedo, e sim que fosse até o fim de segunda-feira... Porém, essa matéria ao final fala: "De acordo com os meteorologistas da SOMAR, esta chuva com baixo acumulado prossegue pelo menos até o dia 10 de agosto entre os três Estados". 10 de agosto já passaou, não entendi se erram a data no texto ou se erraram a data de postagem do texto 13 de agosto. Bem... Vou indo. Amanhã seremos informados direito. abr
Sandra Silva comentou
De olho no Painel: Mais um terremoto em Creta/Grécia, de 4.3.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Sandra, passado o susto e a noite mal dormida rsrs, estou eu cá novamente. **** Nublou mas parece que não choverá.
Sandra Silva comentou
Boa tarde, Meire, aqui chove... ou melhor, está mais para garoa contínua. Já descobriu o que foi. Hoje não consegui pesquisar nada.
Meire Ruiz comentou
Sandra, continuo sem informações. Agora sim esta garoando.


    4
Mateus      
Bom dia, Painel Global! Mais uma semana de 2011, passou com alguns sismos que assustaram, descobertas científicas, alguns vulcões em atividade, tempestades ciclônicas e para nós gaúchos, muita chuva. O eterno conflito entre o frio que vem do Pólo Sul, isto é, o ar frio nasce lá, se origina lá, por isso temos as correntes frias e quentes em todo o nosso Planeta e o calor que vem da região tropical que é a mais aquecida do planeta, a propósito, foi divulgado uma curiosa notícia sobre o norte do Brasil, na região Amazônica, índice muito baixo de umidade do ar, pena que não lembro os valores divulagos, mas eu acredito que esta baixa umidade do ar, está relacionada a dois importantes fatores: o primeiro é o período de "seca", isto é, período de baixo período de chuvas na região Amazônica e o segundo e o mais importante, é o intenso desmatamento da grande floresta, tornando rios e solos mais secos. Se as autoridades não fizerem algo logo, as condições climáticas na região Amazônica mudarão para um clima mais seco, prejudicando não somente o clima local mas todo o clima da América do Sul. Temos duas grandes fontes que regulam o nosso clima aqui na América do Sul, a região Amazônica e o Pólo Sul. Por isso a nossa região subtropical é influênciada por estes dois climas, o tropical e o polar e a nossa posição no globo, na altura da latitude 30º, favorece estas constantes mudanças de climas, talvez daqui alguns milhões anos quando o Rio Grande do Sul for transportado pela placa tectônica, se for mais ao norte, teremos um clima mais aquecido e se formos mais para o sul teremos um clima mais frio, mas até lá este conflito do frio e o calor continuará por milhares de anos ainda. E estamos aqui no sul começando a semana com chuva e frio, parece-me que será uma semana chuvosa, neste momento na minha estação, na cidade de Garibaldi, estado do Rio Grande do Sul, a temperatura está em 9,3ºC com 94% de umidade relativa do ar, 1.018,3 hPA, de pressão atmosférica, vento sudeste a sudoeste a 2,7 m/s ou 8,2 km/h. Choveu 5,6 mm até o momento, e agora temos garoa com nevoeiro. Bom domingo a todos e Feliz dias do pais para quem é pai, avô e bisavô.
Wanderson Psico comentou
Mateus, bom dia, excelente texto, muito bem devido, pois a consciência planetária pede urgência para isso mesmo. É muito sério o que estamos fazendo e as consequências, dizem alguns, já são visíveis como o clima, embora outros digam que este fenômeno é cíclico na Terra e nada tem a ver com as atividades humanas. Mas o certo é que estamos acabando com nossas florestas e consequentemente nossa fauna e flora. Acordar é preciso amigo. Parabéns. Bom domingo.
Sandra Silva comentou
Mateus, faço minhas as palavras do Wanderson. Seu texto está melhorando a cada dia. Parabéns, por ele e pela análise. Sobre a Amazônia a expectativa é de desertificação, caso continue o desflorestamento. O que não se entendem, ou não querem, é que a chuva da Amazônia tem uma peculiaridade de outras. Ele é produzida pela imensa vegetação. Aqui tem uma entrevista muito boa com o cientista Antonio Nobre sobre os primeiros resultados do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). [Ver site]
Dina comentou
CUMPRIMENTO TODOS OS PAIS DO RG, COMEMOREM BASTANTE COM SUAS FAMÍLIAS E SEJAM MUITOS FELIZES,NÃO APENAS NO HOJE, MAS SEMPRE QUE LHES SEJAM POSSÍVEL. Mateus, sou amazonida, sofro pela minha região e pelo planeta. É triste ver a ganancia de uns destruir a vida futura de tantos. Estão vendo o que está aconteceendo, mas não se conscientizam, então o que vemos é atroz. Quanto viajo para Rondonia, Amazonas, Roraima etc, fico observando o cenário da selva. Meu Deus, destruição em nome da riqueza de alguns. Em meio a selv a, antes tão fechada, vimos o desnmatamento, construções suntuosas, invasões pelos menos favorecidos em busca de um pedaço de chão sem ter uma orientação, conscientização do que nos aguarda no amanhã.Estava falando na sexta-feira com familiares que residem em Manaus, e esses me diziam, nunca se ter tido em mais de cem anos uma umidade de ar tão baixa, apenas 18%. Consequência, as pessoas passando muito mal, problemas respiratório, garganta. etc. Como comentas, devastação das florestas. A seca do ano que passou, período do verão, seis meses de sol, foi noticia na imprensa, o Rio Negro simplesmente tornou=se um córrego. Vários rios afluentes do Rio Amazonas secaram, peixes morrendo, toneladas. É terrível presenciar todas estas coisas e não ter como mudar todas estas coisas. Desculpa o desabafo. Um abraço a todos.
Mateus comentou
Como vai Dina! Pois é, Dina, algumas pessoas como você possue uma consciência ecológica, um respeito pela natureza e para mim, quem sabe respeitar a natureza concerteza sabe respeitar o próximo, no entanto, algumas pessoas são gananciosas, egoístas e corruptas e não respeitam nem a natureza e nem as pessoas simplesmente destrói em nome do lucro e se preciso for eliminam as pessoas que estão atrapalhando os seus planos, infelizmente é assim. Quem sabe, algum dia, uma pessoa deste tipo fique doente por causa do desiquilíbrio ambiental, quem sabe, somente pelo sofrimento eles podem mudar, não desejo mal a eles, mas gostaria que essas pessoas que destróem a natureza em nome do lucro, tivessem um pouco mais de consciência. Nós podemos explorar a natureza, desde que não causemos prejuízos a ela e a nós. Tudo de bom para você!


    5
Sandra Silva      
BOm dia e FELIZ DIA DOS PAIS!!! Aqui em Santos, após o vendaval que nos acordou de madrugada - aproximadamente as 3h30, estamos com o céu totalmente encoberto, temperatura nos 21ºC e umidade em 83%. BONAFIM, vc tem notícias sobre essa viração? Foi mesmo um ciclone extratropical?
Sandra Silva comentou
DE olho no Painel: O Franklin sumiu. Foi para o meio do oceano e pegou águas frias.


    6
Buzatti      
Dando uma olhada no Planeta Fácil notei q temos um começo de eclipse de venus? Ou seja ele está entrando na frente do sol?
Anônimo comentou
Olá Buzzat, se eu não estiver enganada, Vênus está atrás e acima do Sol, confira na imagem ao lado. O próximo transito de Vênus será em 2012, veja: [Ver site] aqui: [Ver site]
everton dos santos comentou
Vixe!! Sol escondido por mercurio? Brilho forte? Que eu saiba, Mercurio passará ao lado do sol. Seria ótimo se entrasse na frente pois gostaria de filmar o trânsito mas não deve ocorrer.Qual a chance de uma seca dia 16 devido a um alinhamento de planetas? p/ mim 0. Qual a chance de um vulcão explodir, ocorrer um grande terremoto dia 16? Toda, assim como nos outros dias. AHH mas se ocorrer, a previsão acertou. Agora se não ocorrer é porque era só um teste p/ outro evento. Fica dificil acreditar, quando fazem afirmações tão sem sentido. Um dia é o elenin que causa isso, outro dia é um fluxo de raios X, no outro é uma EMC, ou é um alinhamento tal...
Buzatti comentou
É Vênus, Everton, é Vênus. É isso aí, Ana, no próprio Apollo 11 tem a órbita atual dos planetas e, em relação à Terra, Vênus estará atrás do Sol.
Buzatti comentou
Mas, conferindo de novo, Everton, em relação à Terra Mercúrio está realmente em trânsito na frente do Sol...
everton dos santos comentou
Pelo stellarium e outro site, parece que mercurio não chega a passar na frente do sol no nosso visual. Independente disso não vai tapar o sol como afirmaram abaixo rsrs. Buzatti, meu comentario não foi contra o seu post OK.


    7
Buzatti      
Conferindo no Stellarium...


    8
sue      
F E L I Z D I A D O P A P A I, a todos os P A I S, do Painel Global....DEUS ABENÇÕES A TODOS....


    9
Meire Ruiz      
Boa tarde! Nova erupção do vulcão Soputan Sulawesi na Indonésia fez aumentar o seu nível alerta, subiu de 1 para 3. A fumaça está moderadamente perigosa para o tráfego aéreo(Fonte:VAAC), o vulcão expele cinzas até 3.700 metros de altura. As erupções começaram as 09:27, hora local. As autoridades ordenaram 4 km de distância por preocaução de possíveis avalanches e fluxos piroclásticos. Até agora não há relatos de feridos ou danos. TAÍS CADÊ VOCÊ?! :)
Meire Ruiz comentou
VULCÃO PAPANDAYAN. O governo local de Garut em Java começou um planejamento de rotas para evacuação da população caso o alerta suba ainda mais(o nível de alerta atual é de nível III). AS aldeias de Citeureup, Bayongbong e Cisurupan poderão sofrer um possível impacto direto da atividade vulcânica.(Earthquaker reporter).
Meire Ruiz comentou
VULCÃO SOPUTAN SULAWESI, atualizando: Ocorreram cerca de 40 avalanches de detritos ao redor da cratera. O perímetro de segurança está agora em 6km. Os vídeos mostram os pequenos danos csusados pelas cinzas e deslizamento. [Ver site]


    10
Luciana G      
Feliz dia dos Pais!!!Hj o dia amanheceu com céu azul aqui no RJ! Agora céu nublado, em torno de 25ºC! Essa mudança se deu com muito vento, chegando a 40KM!Mas resolvi contemplar "toda ventania" e qual foi minha surpresa com o "balé" de alguns urubus aproveitando a corrente de ar...e o vai e vem de algumas árvores! Foi muito interessante, no lugar do temor, resolvi contemplar, e ganhei essas paisagens.Uma pena que não deu para registrar.
Sandra Silva comentou
Luciana, confesso que fiquei emocionada com tua mensagem. Isso que chamo de ressignificação, transmutação, cura e tudo isso se faz no dia-a-dia. Parabéns, por sua imensa coragem.
Sandra Silva comentou
AH!! E exemplo. Grande abraço!
Meire Ruiz comentou
"CURTI!" :)
Anônimo comentou
Olá pessoal, bom dia dos pais a vocês pais do painel global. Hoje estou de folga aqui em Fairbanks/AK, não pelo dia dos pais que é comemorado em junho por aqui, mas sim por ser domingo. Agora são 10:15AM, chuva fraca, temperatura em 10°C/51°F, sem vento e umidade em 90%. Previsão de auroras nível 3 hoje, ou seja, não é grande coisa. O sol nasceu as 5:33AM e irá se por as 10:14PM. Logo logo, os dias daqui serão menres que os daí, sendo que o sol vai nascer bastante tarde. Bom dia a todos.
Luciana G comentou
Sandra, Meire, Everton, e outras pessoas que me ajudaram com informações o meu "Muito Obrigada"!!!!


    11
Marcelo Fernandes      
Tutorial para quem ainda não sabe como acrescentar o Elenin no stellarium. Eu consegui por este tutorial, mas acredito que funcione somente para atulização 0.11 ou superiores se existirem. Pode se adicionar outros cometas e até outros objetos desta forma. Se já postaram fica a dica para os mais novos. É bem fácil! 1. No Stellarium, vá para configuração (F2) >> Editor de sistema Solar >> Sistema Solar. 2. Clique em "Elementos orbitais de importação no formato MPC. 3, Selecione "Cometas" e "Baixar uma lista de objetos da Internet". 4. A partir da lista suspensa sob "ou selecione na lista:", selecione "Lista do MPC de cometas observáveis". 5. Clique em "Obter elementos orbitais". 6. Verificar "C/2010 X 1 (elenin)" e clique em "Adicionar objetos". 7. Feche as janelas de diálogo e pressione Control + F 8. Digite "C/2010 X 1" no painel de pesquisa e pressione Enter.
Meire Ruiz comentou
Consegui!!! Consegui até que enfim!! :) Obrigada Marcelo e Everton! :)
Meire Ruiz comentou
Acrescentei também o Garradd. Legal!
Neto comentou
Obrigado


    12
Meire Ruiz      
Japão - Uma equipe internacional pequisará a área onde duas placas tectônicas se encontram, próximas a Miyagi. Com a ajuda do navio Chikyu perfurarão cerca de 1.000 metros no fundo do mar para recolherem amostras de rochas e analisarem suas deformidades, temperaturas etc. O fundo do mar naquela região é de 6.000 a 7.000m abaixo do nível do mar. 24 países articiparão do projeto. (Fonte: Daily Yomiuri online)


    13
everton dos santos      
Boa noite! Observando os sismogramas do Rio Grande do Norte [Ver site] , Namibia [Ver site] e Tristão e Cunha [Ver site] , fiquei com a impressão de que eles registraram um pequeno tremor (EM VERMELHO) nesta noite. A meu ver, se ocorreu mesmo, foi na região das Ilhas Ascenção. Reparem como a sequência do registro coincide com o tremor de ontem em Ascenção(AZUL). Primeiro registra em RN, depois Namibia e quase simultaneamente em Tristão e Cunha, que por sinal, falhou na hora e só registrou o ultimo pico. Diria que esse tremor ocorreu por volta de 22:15 e nesse horario não vejo tremores significativos aqui por perto. Claro que é apenas uma possibilidade, mas é interessante. Ideal é observar as 3 imagens em sequência.
everton dos santos comentou
22:15 UTC. até amanhã
Sandra Silva comentou
Boa noite Everton. Parece sim, estão quase que identicos ao outro. porderia ter sido um menor que não chegou a ser registrado?


    14
Sandra Silva      
Registrado não, o certo seria não sinalizados.
Sandra Silva comentou
Era para ser lá embaixo.rs. Já que estou aqui, vamos ao tempo. Chove, faz frio e a previsão deu com os burros n'água. O vendaval da madrugada mudou tudo e até agora ainda não sei de onde ele surgiu.rs Boa noite.
Luciana G comentou
é verdade Sandra! Segundo o centro de operações não há possibilidades de chuva, mas nesse momento chove RJ! Ontem li seu post sobre as roupas no varal....as roupas molharam rsrsrsr
Luciana G comentou
os ciclones, como os que ocorrem no Sul, são mais frequentes em alguma época do ano? Ou, ele só precisa das condições?!
aurora comentou
Oi, Sandra!! Acordamos na madrugada de sábado p/ domingo com aquela ventania. Tão forte, a Lua às vezes ficava encoberta pelas nuvens que passaram tipo aqueles vídeos acelerados nas imagens, só que era em tempo real! Voou tampa de cx d'água do vizinho e uma telha aqui de casa, que um galho de árvore soltou (elas são amarradas com fios de metal). Não sei precisar a velocidade do vento, vc tem idéia do valor? Abraços!
Sandra Silva comentou
Luciana, estou passando rapidinho por aqui e sem tempo para te responder adequadamente. Talvez alguém possa fazê-lo. Aurora, eu tembém esotu querendo saber, ontem não consegui pesuisar isso, queria informações não só da velocidade que chegou, mas de onde surgiu, já que as previsões gerais era que teríamos no domingo um repeteco do sábado, ou seja, muito calor e sol. Acho que vamos ter que pedir ajuda aos universitários...rs.
Sandra Silva comentou
Luciana, estou passando rapidinho por aqui e sem tempo para te responder adequadamente. Talvez alguém possa fazê-lo. Aurora, eu tembém esotu querendo saber, ontem não consegui pesuisar isso, queria informações não só da velocidade que chegou, mas de onde surgiu, já que as previsões gerais era que teríamos no domingo um repeteco do sábado, ou seja, muito calor e sol. Acho que vamos ter que pedir ajuda aos universitários...rs.
Sandra Silva comentou
só porque eu falei em repeteco..kkk
aurora comentou
Sandra, isso é o que chamo de "reforço de conteúdo", hehehe...grata por responder, não consegui ler tudo o que postaram estes dias, ando pouco conectada. Tão aérea que errei a previsão, pensei que fosse chover...tá um lindo sol de tarde! Daqui a pouco vou sair, vou tentar ver este dado da velocidade à noite. Se descobrir, conto p/ vc. Uma ótima semana, Sandra!
Sandra Silva comentou
Essa contagem regressiva deve estar sendo angustiante para vc. Mas, com certeza logo estará com nova rotina e inventando mil coisas para fazer.
aurora comentou
É, Sandra, uma fase muito especial, e apesar das mudanças radicais que ando planejando e que me deixam aérea, estou curtindo bastante. Passar a régua e inventar uma nova história! Recomendo, pois a vida se renova.
Sandra Silva comentou
Falou tudo, Aurora. A vida tem que se renovar sempre, como a Terra, o Sol e o universo.


    15
Dricca      
Olá pessoal! Sou a mais nova membro desta grande escola que é o radar global!Adoro ler todos os posts,e tento aprender alguma coisa,sou fascinada pela natureza,adoro assuntos sobre astronomia,vulcões,furacões,terremotos maremotos...enfim,quero estudar isso tudo,e quem sabe fazer a diferença junto á este maravilhoso grupo que aqui se reunem!Espero que vcs possam compartilhar comigo informações,me ensinando,etc.Adoro vcs.
Sandra Silva comentou
Boa noite Dricca, seja muito bem vinda.
aurora comentou
Olá, Dricca! Bem-vinda!


    16
Alencar      
Boa noite a todos ! Quero deixar aqui uma mensagem que recebi do filhão e dedico a todos os Pais do RG e também aos filhos pois serão futuros Pais! Abç a todos ! [Ver site]
Alencar comentou
Que pena !! Não é possível publicar o video do Youtube !!


    17
Dricca      
Li em alguns posts sobre algo luminoso no céu ontem,aqui em praia grande-SP eu também vi,eu acho que era meteoro,pois aviões costumam deixar um pequeno rastro e este não era o caso.Era por volta de 17:45/18:00 hs.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde Dricca, seja bem vinda.Olhando no stellarium tinha dois satélites consideráveis: O Telescópio espacial Hubble que aparece, nessa região às 17:30 na direção noroeste e desaparece as 17:42 à leste.E também o satélite NOAA 15 que aparece as 18:00 na direção sul e desaparece as 18:12 à noroeste.Agora não sei se estavam visíveis a olho nu, o telescópio Hubble eu já vi a olho nu aqui em minha região (Anápolis Goias).Uma dica:Para saber os satélites que estão visíveis a olho nu na sua cidade,use o SatView aqui do Apolo11,ele está lá embaixo em Tecnologia espacial-Rastreio de satélites.Com ele eu já consegui ver a ISS (estação espacial internacional) e o Hubble,varias vezes.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aproveitando o Post, aqui está uma foto da ISS à olho nu:



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade