Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Fabiano Gomes      
Bom dia a todos! Hoje um asteróide 2012VJ38 com 5,6m - 12m, passa a apenas 0,6 LD da terra, essa informação está correta? não aparece no apolo11!
ORTIZ comentou
No JPL consta ele lá. Realmente é hoje a maior aproximação em 0.0020 AU. (fonte da imagem: JPL Small-Body Database Browser).
Sel comentou
Fabiano, bom dia, tarja laranja "hoje" Abçs [Ver no Apolo11]
Fabiano Gomes comentou
Obrigado Ortiz e Sel!! está bem próximo mesmo.
Astroman comentou
Vou sair de casa de capacete hoje. Vai que... :-)
William Furtado comentou
visivel a olho nú? que horas de brasilia?


    2
carlos eduardo      
Em Santos ceu parcialmente nublado,temperatura de 23ºC,UMIDADE RELATIVA 78%,pressao atmosferica de 1015hPa
Armando Costa comentou
Bom Dia! Aqui em Volta Redonda RJ tempo fechado e chuva. Minima de 16 máxima de 22 ... Seguindo o exemplo da região serrana do RJ que não para de chover. Petrópolis e Teresópolis em ALERTA, solo das encostas muito encharcado, com sérios riscos de mais deslizamentos.
Renato Vianna Teixeira comentou
Chuva fraca e friozinho na cidade do Rio. Imagem da auto estrada Lagoa-Barra da CET-Rio.


    3
Patricia Miranda      
Bom dia queridos do painel global, Rio de Janeiro com tempo bem chuvoso temperatura agora de 21º.


    4
Cida Batista      
Boa tarde Globais aqui em Rio Branco temperatura agradavel com possibilidades de chuvas
Matheus Pamplona comentou
Pessoal, tentem não abrir novos posts, temos dois posts falando sobre o clima da cidade logo abaixo, comentem ao invés de abrir um novo post, isso ocupa espaço e retira os posts mais antigos do "campo de visão" do RG.


    5
Charles Anderson      
Rússia perde contato com satélites e Estação Espacial Internacional(ISS). Nesta quarta-feira a Rússia perdeu o contatos com seus satélites e não consegue enviar instruções à ISS, devido a ruptura de um cabo próximo a Moscou. Seriam necessários 48 h para a troca do cabo danificado, e agora? Fonte: G1 Ciência e Saúde.
Armando Costa comentou
Eita preocupante!!!
carlos eduardo comentou
Rússia conseguiu restabelecer contato com seus satélites e com a Estação Espacial Internacional (ISS) depois de consertar um cabo que havia sido cortado perto de Moscou, anunciou nesta quinta-feira (15) a agência espacial russa (Roscosmos).


    6
Astroman      
Uma notícia da Meire no post 182 me causou uma certa confusão. Explico: o magnetômetro do Círculo Polar Ártico mede "variações no fluxo do campo magnético terrestre, expressas em nanoteslas" certo? Portanto mede algo que ocorre APÓS A CHEGADA de uma EMC ao planeta, visto que essas variações são usadas para detectar uma ocorrência de tempestade magnética. Certo? Então a pequena variação apresentada no gráfico adicionado não pode ser relativa as tempestades citadas pois seus efeitos demoram até 3 dias para chegarem aqui. Aquela variação é de outra EMC em data anterior. Certo ou errado? Grato.
Astroman comentou
A impressão que deu é que a oscilação estaria vinculada a flares que não teriam confirmação sequer de estarem direcionadas para a Terra e portanto, passando a impressão que os magnetômetros medem oscilações "na origem" - o sol - e não "no destino" - Terra - como na verdade medem.
Meire Ruiz comentou
Certo, você entendeu, é de data anterior.
Meire Ruiz comentou
O sol hoje pela manhã, apesar das nuvens dá para ver que está todo pintadinho!
Meire Ruiz comentou
Vou deixar uma foto desta madrugada de região de Órion :)


    7
Joai      
Boa tarde Globais -- Segundo a ONU nossos irmãos Haitianos, em um número estimado de 1,5 milhões de pessoas, poderão sofrer com a fome em 2013 , esta realidade se da pelo fato de diversos acontecimentos naturais que assolaram a ilha, último foi o furacão Sandy, a ONU declara ainda que precisa de recursos adicionais para ajuda humanitária desse porte.


    8
carlos eduardo      
novo terremoto sacode o chile alguem tem informações sobre vitimas?
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Administrador, Carlos e todos. O sismômetro de SP registrou o tremor do Chile? O horário bate...ou será "outras" interferências?
Astroman comentou
5o terremoto acima de 6.0 nos últimos 3, 4 dias. É isso mesmo? 27 minutos após o tremor ainda não havia nenhum relato de vítimas ou danos.
Administrador comentou
Olá Meire. Sim, é o tremor do Chile. Vou "extrair" os dados e isolar o terremoto.
Armando Costa comentou
Meire acredito que o sismômetro esteja correto.O horário bate com o terremoto do Chile... Já fazia algum tempo que o sismômetro estava sem interferência...Estou procurando notícias de danos no Chile mas ainda são muito vagos as informações!
Astroman comentou
Oitavo tremor de 6.0 ou mais em Novembro. Média de profundidade: 25,37km. Mais profundo: 62km. 4 com profundidades menores que 20km.
Raphael Cozzi comentou
E olha o que eu comentei hoje no post 188, infeliz coincidência.
Astroman comentou
A título de curiosidade: - usando a base de dados da USGS desde 1973 occorreram no mesmo período analisado - meados de set/meados de novembro de cada ano - 955 tremores de 6.0 ou mais. Desses, 334 ou 34,97% abaixo de 20km de profundidade. - nesse mesmo período deste ano foram 22 sendo 14 abaixo de 20km ou 63,64% sendo o ano em que esses terremotos "rasos" tem a maior participação percentual - o segundo ano de maior participação de terremotos "rasos" acima de 6.0 foi 2004, com 58,62% ou 17 em 29. - o período analisado inclui somente tremores ocorridos entre set e nov de cada ano.
Administrador comentou
Eis o sismo do Chile como recebido em nosso simômetro em São Paulo após ser devidamente filtrado.
Armando Costa comentou
Raphael vc disse bem assim: "... pois se houvesse um padrão deveria ocorreu um tremor forte nas próximas horas." Ohhh coincidência heinnn???
Raphael Cozzi comentou
Pois é, eu prefiro chamar de "coincidência", pois não é possível afirmar que existe nenhum padrão. Mas eu só falei isso comentando o que haviam falado sobre padrão, segundo o padrão de intervalo de tempo entre os últimos 5 terremotos grandes.
rone abbad comentou
mais um terremoto de intensidade forte, como disse anteriormente, esperamos nenhuma vítima se possível, e danos materiais, enquanto isso a borda onde ocorreram outros terremotos vai liberando energia!!!
rone abbad comentou
ninguém falou nada a respeito de vítimas e nem do terremoto!!!
rone abbad comentou
por enquanto a noticia só se resume aqui no site!!!
Administrador comentou
É exatamente para isso que existe o Radar Global e o Painel Global!
rone abbad comentou
sempre que entro na internet eu entro aqui pra me atualizar sobre terremotos e outros fenômenos da natureza, e aprender com o pessoal aqui a respeito destes fenômeno, temos muita gente que sabe, uma sala de aula,kkk abraço a todos!!!
Meire Ruiz comentou
Não houve vítimas nem danos, somente muita agitação da população, e com razão, deve ter sido um grande susto. Foi sentido principalmente em Coquimbo e Atacama.
everton dos santos comentou
Raphael, exatamente uma coincidencia!
Anônimo comentou
Por viver em uma àrea de alto risco sìsmico e vulcanico,e por ser um leigo curioso,pergunto ao amigo Everton se existe algum embasamento cientìfico para esta afirmacao.
Administrador comentou
Olá Rainieri, os terremotos não podem ser previstos exatamente por não seguirem qualquer padrão. Em algumas ocasiões pode até parecer que existe de fato alguma coincidência, mas que em poucas observações já se torna claramente falsa. Os raríssmos terremotos que puderam ser previstos tinham características tão específicas que se assemelhavam a exemplos didáticos. Infelizmente, ainda não é possível identificar um padrão nos tremores que possam levar a uma previsão minimamente confiável. Esse é o objetivo máximo da sismologia!
everton dos santos comentou
Ranieri, talvez vc não tenha visto mais abaixo. O raphael citou a possibilidade de um tremor forte, o que ocorreu. Por isso eu falei "Exatamente uma coincidencia". E vários tremores em uma semana pode ocorrer. Já ocorreu esse ano.
Astroman comentou
Corroborando a informação do Everton abaixo, entre 30/01 e 06/02 deste ano aconteceram 7 tremores de 6.0 ou mais.
Astroman comentou
Entre 11/04 e 17/04 foram 13, incluindo os 2 acima de 8.0.
Valdir Batista comentou
Rogério, o tal inseto no sismógrafo está agitado hoje não? Só porque é véspera de feriado?
Anônimo comentou
Obrigado pelos esclarecimentos,e sigo lendo diariamente este interessante espaço!


    9
Astroman      
Estudantes de Harvard mandaram o PRIMEIRO HAMBURGER para o espaço. O vídeo pode ser visto sob o título: "Operation Skyfall: First Hamburger In Space". É curioso ver um hamburger "flutuando" sobre a Terra a 30.000m.


    10
Astroman      
Mapa espetacular publicado pela NASA mostrando diversos tipos de partículas que circulam sobre a Terra e que podem causar problemas a saúde. Em VERMELHO poeira que sobe da superfície, em AZUL, sal marinho que vai parar dentro de ciclones, em VERDE, fumaça de queimadas e em BRANCO, partículas de emissões de vulcões ou de combustíveis fósseis. SHOW!!!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade