Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Alisson      
A Universidade de Cambridge está colocando na internet os arquivos digitalizados dos manuscritos originais de Isaac Newton, incluindo sua maior obra, “Principia Mathematica” (onde consta a lei da gravidade), com notas e cálculos com a sua caligrafia, onde ele também escreveu notas revisando o seu texto e com resposta aos críticos. Segue os manuscritos. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Muito bom Alisson, obrigada.
aurora comentou
Alisson, muito bom este link que indicou, uma preciosidade para ler e guardar. Será que conseguimos encontrar na internet os arquivos originais de Leonardo da Vinci?
Sandra Silva comentou
Alisson, grata. Já repassei para os amigos.


    2
Sandra Silva      
Como ficou muito lá embaixo, no post 358, vou repetir aqui a parte 01 de um documentário sobre o terremoto de 1755 em Portugal. Muito interessante, não apenas pela questão geológica, mas ele influenciou pensamentos arquitetônicos, filosoficos e políticos da época. abr a todos e tenham um bom dia.rs


    3
lucas_time      
Boa noite a todos! Gostaria de saber se isso aqui é verdade mesmo: [Ver site]
Sel comentou
Olá Lucas, já foi comentado no post 371, abçs :)


    4
Marcelo - Japao      
Acabamos de ter um 4.9 aqui, ha uns 20 minutos atras. Foi um pouco longo. Ontem tivemos um tambem, mas foi bem mais curto.
Meire Ruiz comentou
Bom dia Marcelo! Este tremor longo foi em terra, certo?
lipe comentou
aqui onde fio?
Professor Rubens comentou
Bom dia Marcelo, jogadores do Santos ficaram apavorados rs acabei de ver em um portal, mas quem não ficaria só vc mesmo que já se acostumou com a tampa do ar-condicionado como sismometro rs
Sel comentou
Marcelo, assim que possível nos informe se foi em terra este tremor mais longo. Sei que nossos horários estão em fusos distantes! Abçs
Marcelo - Japao comentou
Pessoal deculpe a demora para responder. Nao foi em terra nao, foi no mar na direção de Sendai.


    5
Meire Ruiz      
Bom dia. Sobre o TERREMOTO em PAPUA NOVA GUINÉ, de 7.1, a principal preocupação é com os deslizamentos de terra, a região é bem montanhosa.
JLOP comentou
Neste caso poderia ouver tsunami pelo movimento das placas ou até mesmo deslizamento de terra?ou a profundidade em que ocorreu se confirmando a dita acima favorece mesmo a dissipação desta energia antes da chega a superfície.. melhor dizendo... foi emitido algum alerta para possíveis tsunamis?
JLOP comentou
Retificando... rsrs... "poderia haver ou ocorrer"desculpem pelo erro digitei rápido... a pressa inimiga da perfeição...
Meire Ruiz comentou
Oi JLOP, não foi emitido alerta de tsunami, foi em terra e profundo.
Thiago comentou
Olá pessoal! Eu conhecia essa possibilidade de sismos acima de 7.0 na Papua em função das sismicidades anteriores a esse evento!
Jota Jota comentou
Sr. Thiago, ainda me lembro da linha sísmica daquele dia que você comentou por aqui, e eu falava da possibilidade de Bigs!


    6
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global
+marcos+ comentou
bom dia!


    7
Administrador      
Cometa Lovejoy ruma em direção ao Sol e pode ser visto nas imagens do telescópio espacial Soho, Show a vista! Acompanhe o desenvolvimento do evento: [Ver no Apolo11]
everton dos santos comentou
Esse vai dar espetaculo! O Sungrazing Comets cita até a possibilidade de ele ser visivel de dia. Isso quer dizer a olho nu?
Administrador comentou
Pelo tamanho dele acredito que sim, mas está cada vez mais perto do Sol, o que torna a observação um desafio. O negócio é colocar os dados no Stelarium e ver as possibilidades. Vai ser show mesmo!
Administrador comentou
No Cosmofórum tem observador que já está vendo. Um deles disse que às 19h00 está mais brilhante que o Macnaught. Será? Quem se habilita a fotografar?
Meire Ruiz comentou
Esse será um espetáculo! Gostei do nome, Lovejoy :)
everton dos santos comentou
No fim da tarde, o deslocamento visual do cometa será da esquerda p/ a direita, em direção ao sol. Se fosse de cima p/ baixo, seria perfeito.
Administrador comentou
Aqui em São Paulo é muito difícil. O cometa está colado ao Sol. Veja este print das 19h30. É possível tentar, mas acho praticamente impossível. Magnitude de 4.84, só com reza brava.
Meire Ruiz comentou
Sim, está grudado no sol :o
Meire Ruiz comentou
Não faço idéia dos recursos que devem ser usados para tentar fotografá-lo, coloco um filme de RX na lente?
carlacuritiba comentou
Olá everton ! vai da para ver a olho nu no ES ?
Administrador comentou
Olá Meire, está muito colado. Você precisaria ir a um local sem poluição atmosférica e usar um coronógrafo, similar ao Lasco do Soho, para encobrir o disco solar. Mesmo assim, neste caso MUITO difícil pois a magnitude é muito alta (pouco brilhante). Não rola!
JLOP comentou
Bom dia à todos! muito interessante este evento hein.... existe uma previsão de quando ocorrerá o máxima aproximação do sol? Existem cálculos de medição no tamanho deste cometa? Lembrando que o último grande cometa que foi em direção ao sol teve por coincidência em sua máxima aproximação do sol uma ejeção de massa coronal do lado oposto se não me falha a memória e acompanhamos tudo por aqui não é verdade.... vamos ver se este evento será similar ou não....e parece ser bem grande apesar que com a aproximação do sol da impressão de dimensões maiores que o esperado....mais só impressão....
Meire Ruiz comentou
Certo, obrigada Adm., eu pensei que fosse menos complicado! rsrs Obrigada.
everton dos santos comentou
Carla, é quase impossivel. Já tentei e nada. ele está muito perto do sol. ### Jlop, o cometa tem aproximadamente 200 metros e a aproximação máxima deve ser entre quinta e sexta
Meire Ruiz comentou
Everton, enviei um e-mail.
nORBex comentou
Qual o tamanho desse cometa? parece ser grande.
nORBex comentou
Pelo que eu vejo o cometa vai passar perto, mas não ir em direção ao sol, o cometa está indo para a esquerda pela tragetória que ele está indo
Alberto comentou
Bom dia a todos. Nessas imagens do Soho da pra ver um cometa que chegou antes do Lovejoy. Engraçado que pouco antes dele sumir no coronógrafo, há uma ejeção do outro lado só pra deixar o JLOP pensando.
+marcos+ comentou
como si tornar um colaborador do pg?
Meire Ruiz comentou
Oi Alberto, parece que este "desintegrou" bem antes de atingir o sol [Ver site] a ejeção é de uma região que está ativa alguns dias [Ver site] ....me corrrijam se eu estiver errada :) Imagem do dia 13-01:37hs
Thiago comentou
Administrador, gostaria de saber se há possibilidade de colisão com o sol? Se houver, poderia nos informar? É que pelo SOHO não consigo ver em tempo real, apenas imagens que vão até as 9:20h Brasília!
Jota Jota comentou
Srs. Dependo da força da colisão, caso haja, haverá Ejeção de massa Coronal?
everton dos santos comentou
De acordo com o SpaceWeather.com, o cometa vai passar a 140mil km de distancia da superficie solar, o que provavelmente vai causar a sua desintegração. Não haverá colisão.
Administrador comentou
Não sei existirá ejeção de massa coronal (CME), mas se for destruido com quase certeza a ruptura vai provocar a sublimação do gelo e os efeito será semelhante a uma espécie de explosão. Pelo menos foi assim com os cometas menores que romperam na alta atmosfera solar. Com esse, acredito que não será diferente, apesar de Lovejoy ser pelo menos 10 vezes maior que os outros. Vamos aguardar!
Meire Ruiz comentou
A trajetória do cometa Lovejoy.
everton dos santos comentou
Meire, o video que vc postou abaixo é de outro cometa. Se foi vc quem criou o video, a descoberta é sua.
Meire Ruiz comentou
Everton, estou confusa Ô_õ rsrs, não lembro se eu ví em algum lugar antes de fazer o vídeo rsrs, no programa "helioviewer" marca que eu criei o vídeo há 18 horas atrás(agora são 17:50). Foi o Lasco C2 quem decobriu hehehe, eu só fico de plantão! rsrs
JLOP comentou
Obrigado por tirar minha dúvidas.... de certa forma esclarecidas.... acompanho sempre a atividade solar por aqui.... coincidentemente o gráfico de fluxos de raio X estão meio agitados... ainda bem que não passam de "C", tenho mais uma dúvida... as amanchas solares ficam em maior atividade quando não voltada na direção da terra, quero dizer quando ocorre alguma atividade e a mesma está voltada na direção da terra ela não é tão intensa, pelo menos é o que tenho acompanhado, existe algum estudo que confirma ou não isso, e se isso se confirma existe alguma explicação ou estudo.. De certa forma que bom quando em nossa direção a atividade é menos intensa, mais vejo pelo primeira imagem e nas laterais parecem se destacar mais, outra pergunta, qual o planeta que aparece pouco abaixo do lado esquerdo em uma das imagens do lasco C3? Mercúrio ou venus? ou nenhum dos dois....Obrigado.. belo começo de noite à todos!
Meire Ruiz comentou
Esse cometa Lovejoy é muito grande! :o
Meire Ruiz comentou
Ocorreram 2 erupções simultaneamente no sol [Ver site] Elas aparecem no vídeo ao lado, e o cometa Lovejoy também :)


    8
MiguelSousa-Portugal      
A "chuva de estrelas" mais potente do ano A chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, vai alcançar, esta quinta-feira de madrugada, a sua máxima actividade, podendo ser avistada até sexta-feira a partir de quase todos os lugares da Terra. [Ver site]
Professor Rubens comentou
Ontem consegui ver dois nesta mesma direção que aparece na imagem ao lado, essa foto foi capturada por Monika Landy de Veszprem na Hungria.
Professor Rubens comentou
Ops a foto não foi, agora sim ->


    9
+marcos+      
O próximo periélio do Cometa Halley será em 29 de julho de 2061!!!!
nORBex comentou
Vo tá velhinho velhinho só 89 aninhos, será que eu chego lá
Anderson Bryhan comentou
hahaha eu e meus 70 anos de idade
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Se tudo ocorrer bem vou estar com 60 anos de idade.Estarei novo ainda.kk
Meire Ruiz comentou
Com certeza não estarei mais aqui, mas estarei mais próxima aos cometas...rsrs :)
Dedé comentou
vou ter 99


    10
Alisson      
Lovejoy existe chances de impacto com o sol?
Thiago comentou
Colega, segundo o Everton no post 381 não há risco de colisão porque ele irá se desintegrar antes de bater no sol!
Alisson comentou
Entendo, Obrigado Thiago..


    11
aurora      
Boa Tarde! Trovoadas ao longe, logo chega a chuva em Gjá, SP. Após dia ensolarado e abafado, agora à tarde rapidamente passou para nublado anunciando chuva forte, como aconteceu ontem à noite. Sem ventos, baixa umidade.
everton dos santos comentou
Boa tarde Aurora. Aqui em Vitória/es choveu d+ na parte sul há pouco com fortes ventos e trovoadas. Enquanto isso, a cerca de 5 km ao norte daqui não cai nem uma gota
mino comentou
Boa Tarde a todos. Aqui em Baixo Guandu-ES o tempo ta fechado pra chuva, ta abafado pra caramba!
aurora comentou
Olá Everton, Mino e Todos do RG. Everton, Lado sul aí é a banda de cá... choveu forte e rápido, tive que desligar o PC devido aos raios, por precaução. Sol ameaça sair, talvez ainda apareça arco-íris. Chegou a época deles, epero que tenha muitas fotos aqui. Tenho a impressão que pouco chove em sua cidade, mas quando vem provoca alagamentos em alguns lugares, todo ano aparece no noticiário, apesar de muitos dias de sol. Abraços,
everton dos santos comentou
Aurora, na realidade, tem chovido bastante ultimamente. De novembro até hoje, acho que só teve sol uns 7 dias. Sorte que a chuva não está caindo muito concentrada. #### Aqui tem lugares que são "classicos" em alagamentos. As poucas obras que são feitas, parecem que pioram a situação. A cidade de Vila Velha é a que mais sofre pois parte fica abaxo do nivel do mar, principalmente as regiões dos canais da cidade. Qualquer chuva causa alagamentos pois não há vazão. Inclusive alaga até sem chuver. É só a maré subir.
everton dos santos comentou
E nos ultimos anos ocorreram obras p/ tratamento de esgoto. Isso detonou a rede de drenagem. Pode anotar que o dia que tiver um temporal mesmo, em curto tempo, vai ser um caos e vai ser destaque no noticiario. Agora até na avenida beira mar(que é ao lado da baia de Vitória) está alagando. O jeito é arranjar um pedalinho [Ver site]
aurora comentou
É mesmo, Everton, Vila Velha todo ano está nos notíciários sobre alagamentos. Pedalinho nas ruas vá lá, só não pode jet ski...


    12
fillipe SC      
boa tarde agora podemos ver o que a natureza faz depois desse temporal em floripa a gente se coloca no lugar dessas pessoas que hoje nem tem aonde morar vendo tudo caindo morro abaixo e outros vendo casa castigadas pela chuva ou vento e pior mesmo foi a força de pedras que caiu acumulada isto é triste vendo na TV tanto estragos de ontem pra hoje Graças a DEUS aqui em araranguá foi só chuva mesmo ontem a noite caiu um toró feia perto das 11 da noite muita chuva e vento e pesadas trovoadas com raios mesmo agora pouco aqui formou uma tormenta foi em bora só chuva agora ta de sol a foto do temporal de agora não dá pra postar
lipe comentou
filipe, vou te falar que essas pessoas que estao com as casas em risco, ja sabiam que poderia acontecer isso... pois sao casas construidas em encostas sobre pedras etc.... porem sao pessoas que vem de fora, e controi casas nos morros... o mais seguro sempre foi construir em terra plana ou que fique em suas cidades... floripa chove agora, temperatura em 23 graucius...
LucianoSC comentou
Boa tarde. Não esquecendo que nas área planas são bem comuns os alagamentos. O assunto é polêmico. A população de baixa renda (forasteiros ou não) muitas vezes acaba indo morar na área de risco a revelia dos órgãos públicos inclusive. O problema é no sistema habitacional...educação, etc... Aqui acaba de passar mais uma pancada!
Wolfgang comentou
Boa Noite RGs. Foi comentado que essas pessoas já sabiam que poderia acontecer isso ( deslizamento de terras, alagamento ), ok - concordamos. Porem mais do que problema educacional e habitacional o problema é Social, o problema é de todos nós Brasileiros. O Problema é de falta de apoio à familia como sustentáculo da sociedade. Falta-nos uma politica de apoio ao cidadão para garantire-lhe inclusão social e tira-lo da vida marginal - subemprego, atividades informais, falta de humanidade social e respeito ao cidadão humilde que pode ser, sim, mais um na força de trabalho de nosso pais. Parafraseando Monteiro Lobato, "O Brasil far-se-ia melhor com Homens e Livros" Bem, preparemos os Homens, então, depois de lhes darmos respeito e auto estima, lhes damos livros. É preciso ensinar a pescar, mas poucos se prestam a mostrar a diferença entre a isca e o peixe. E quanto a vir de fora, ser forasteiros, ora... muitos de nós serão forasteiros um dia, mudarão de emprego, mudarão de ares por questões de saude, mudarão de rotina por efeito de estudos, mudarão por nova vida conjugal, etc. Mas ninguem sabe previamente por quais motivos ou quando. São fatos normaias da vida. Abraços e Paz a todos.
Wolfgang comentou
fatos normais


    13
everton dos santos      
Boa noite! Material incandescente visivel atraves das cameras no mar de La restinga, em El Hierro. O vulcão parece bem ativo. [Ver site] ou [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Puxa! Primeira vez que vejo ele assim.
Sel comentou
Boa noite RG´s. Everton e Meire,realmente não havia acompanhado nas câmeras anteriormente esta agitação. Vou acompanhar, obrigada pela postagem! :)
everton dos santos comentou
As informações de hoje dão cona que essas luzes eram na verdade, de um navio. Agora o que ele estava fazendo ali e como estava produzindo as luzes, não se sabe explicar.


    14
froiwd      
Boa noite a todos do PG !!! alguem tem + informações a respeito do terremoto d hoje d 7.1 ????
Sel comentou
froiwd, dê uma olhada no post 379. Sempre que possível procuramos não abrir novos posts com o mesmo assunto, é mais simples para pesquisarmos. Abçs :)
everton dos santos comentou
Froiwd, ficou só o susto na ilha. A profundidade do tremor evitou a ocorrencia de danos ou vitimas.
froiwd comentou
Ok , desculpe !!! pela re-postagem !!!! E q bom q ficou so no susto !!!!!
Sel comentou
imagine froiwd, me ensinaram também quando iniciei minhas postagens,abçs :)


    15
Marcos Passetti      
ola amigos...modelo numerico indica ZCAS zona de convergencia do atlantico sul deve ficar estacionada entre os estados do RJ-MG-MT-TO-GO- provocando chuvas com volume expressivos, nao esta descartado a possibilidade de temporais isolados com possiveis alagamentos nestas regioes [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Por aqui nublou totalmente.
Marcos Passetti comentou
boa noite Meire...litoral é assim mesmo o clima é a flor da pele...amanha tem muita chance de chuvas por ai,mas eu arrisco dizer que o fim de semana sera de sol...
mary comentou
Boa noite Marcos , Meire, Everton , Sel, Sandra, Rogerio, Ana, Vinicius e todos do RG!... aproveitando o post... aqui em Athenas a temperatura esta' bem incomum para ser dezembro, muito sol com a temperatura chegando aos 24 graus C durante o dia, e agora a noite esta' 12 grausC. Acho que o Nata, sera' novamente de calor como foi a 2 anos atra's. ( sniff...rss) Boa noite a todos..:)
Marcos Passetti comentou
boa noite MARY...natal bom é com neve né!mas aqui no int.sp ta muito calor to derretendo(sniff)rsrs
Sandra Silva comentou
Boa noite amigos!!! O dia hoje por aqui foi de abafar... hehehe... Tipicamente santista, dia quente, céu fechado tipo panela de pressão. Ao final do dia, uma senhora chuva parecia que ia desaguar do céu, porém, só caiu água suficiente para regar as plantas. Amigos Marcos e Mary, felizmente hoje não choro nem com o calorão. É só riso.rsrs..bjs.
Marcos Passetti comentou
ola Sandra....pronto me contagio rsrsrsr
Meire Ruiz comentou
Boa noite! :) Aqui está trovejando e garoando, bem agradável.
Sandra Silva comentou
rsrs.. Que bom. Rir é sempre o melhor remédio. Xô baixo astral..rsrs. Ufa. Estar fora de minha rotina já está virando rotina. Mas, pretendo em breve conseguir voltar a participar direito do Painel. No momento só conseguindo colocar um pouco da leitura em dia. Como sempre muita coisa interessante.
Sandra Silva comentou
Mary, se quer ver gelo é só ir para a Serra Gaúcha, porém, não é em forma de neve... é granizo. Dá uma olhada nas fotos que o metsul publicou, estão ai ao lado no Twitters em Ação.
mary comentou
Boa noite a todos!!! 5a feira aqui continua quentinho...rsss .. na correria passo aqui para ler os posts...:) Sandra... acho que vou preferir o calorzinho aqui ao granizo da Serra Gau'cha... deve ter causado muito estrago la' hein! Bjs em todos!


    16
Wolfgang      
Boa noite a todos novamente, ... e que noite quente aqui pelo interior de Sampa. Temperatura em declinio agora a noite, 20º Celsius, mas com o remanescente de calor radiante em nossas habitaçoes dando-nos a sensação de 28ºC. Vento NNE 3km/H, U.R. 70%. Novas e recentes incursões por YellowStone, detectaram a nescessidade de mais instrumentação e monitoração remota de toda àquela area. "Os cientistas acreditam que um reservatório de magma crescente 4-6 milhas (7-10 km) abaixo da superfície é o culpado, conduzindo o soerguimento. O aumento não parece anunciar uma catástrofe iminente, disse Smith. "No início estávamos preocupados que poderia estar levando até uma erupção", disse Smith, que co-autor de um artigo sobre o aumento publicado no 3 de dezembro de 2010, edição da revista Geophysical Research Letters. "Mas uma vez que viu [o magma] foi a uma profundidade de 10 km, não estávamos tão preocupados. Se tivesse sido a uma profundidade de dois ou três quilômetros [uma ou duas milhas], nós estariamos muito mais preocupados. " "Estudos do aumento, acrescentou, podem oferecer pistas sobre o que está acontecendo na atividade subterrânea do vulcão, que podem, eventualmente, ajudar os cientistas a prever quando a próxima erupção vulcânica de Yellowstone vai sair." [Ver site] Abraços e boa noite.
Alisson comentou
Eu só acho que esses estudos e mediçoes nao ajudam quando se tem por exemplo um terremoto no CHILE de 8°graus..... voce pode prever a agua de uma panela de pressao mas se sacudir ela nao saberá mais nada. Acho que cientistas nao estao autorizados a determinar um TEMPO, seja ele agora ou Milhoes de anos, eles sempre citam aquecimento global e vulcoes e blablabla como daqui 5 mil anos 5 milhoes de anos. Nunca pra agora! Nao consigo entender pra que prever uma coisa daqui 5 milhoes de anos. Af²
Marcos Passetti comentou
YELLOWSTONE registrou 3grandes erupçoes nos ultimos 2.2 milhoes de anos,sendo a ultima a 640mil anos, estas erupçoes causaram alteraçoes climaticas significativas


    17
Professor Rubens      
Boa noite Rio de Janeiro está um fervo só, parece que o Sol tá lá fora de tanto calor, agora 26º acreditem. Espero que o cometa dê o mesmo espetáculo ou maior que o Cometa McNaught imagem ao lado lembrando o show ->
Sandra Silva comentou
Olá Professor. Por aqui veio uma chuva que ajudou a refrescar, agora 23º e 100% de umidade. Mas o dia foi escaldante.
+marcos+ comentou
é o verão que si aproxima e promete!!!!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade