Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
MiguelPortugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global
carlos eduardo comentou
Bom dia


    2
MiguelPortugal      
5.8º Destrito Federal do México
MiguelPortugal comentou
Actualização - Segundo O USGS 6.0º Guerrero México
rone abbad comentou
bom dia pessoal, quando acordo já está virando rotina, outro terremoto forte, na mesma borda do pacífico, que não tenha vítimas e deixa a borda liberando energia!!!!
MiguelPortugal comentou
É verdade rone essa faixa tem ultimamente sido muito castigada com fortes adalos esperemos sim que não exista vitimas mortais.


    3
MiguelPortugal      
5.7º Mar de Bismark


    4
carlos eduardo      
-----
Administrador comentou
Carlos Eduardo, bom dia. Peço a gentileza de dar uma lida nas Regras de Postagem, em especial o ítem 6. Obrigado!
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Carlos, Adm. e todos. Vou aproveitar o post para perguntar sobre esse tipo de "evento". Deve ser normal, natural, mas eu gostaria de saber como se forma e qual nome se dá a essa nuvem tão rente ao chão. Fiz a foto na Barra do Una/Peruíbe acho que torno do meio dia com o sol escaldante. Não ventava.
Astroman comentou
Excelente questão Meire!
carlos eduardo comentou
peço desculpa pelo meu erro.
Astroman comentou
Pesquisando a questão das nuvens baixas que a Meire colocou, não achei imagens e nem nenhuma denominação para essa formação que não fosse "fog". Mas não se parece nada com fog. Então, caso sejam nuvens formadas como se formariam em altitudes maiores porém quase ao nível do solo, isso significaria que as condições necessárias para sua formação foram encontradas em altitude muito menores.
Astroman comentou
Vou propor uma explicação tendo como base as info sobre formação de nuvens disponíveis: 1. o sol aquece o solo - a Meire comentou que o sol estava escaldante - essa é uma info importante pois o termo escaldante pode ter sido escolhido para descrever uma sensação da pele. Nada sei sobre a diferença entre o que a pele sente e o poder calorífico do sol naquele momento. O solo poderia estar aquecendo menos do que a sensação da pele poderia nos fazer crer? A temperatura ambiente era proporcionalmente alta?
Astroman comentou
2. o solo aquecido aquece o ar ao redor 3. o ar aquecido sendo mais leve e menos denso que o ar ao redor, sobe (nesse caso teria subido pouco) 4. o ar que sobre toma forma arredondada 5. quanto mais alto na atmosfera menor a pressão. Enquanto sobe, essa "bolha" aquecida vai experimentando essa queda de pressão, aumentando de tamanho - o ar esfria enquanto a pressão cai. Então, enquanto expande e sobe ela também esfria. A "bolha"de ar quente esfria a razão de 10C a cada 1000m de altitude - o ar quente é capaz que reter mias vapor do que ar frio. Na medida em que esfria a "bolha" de ar quente vai perdendo a capacidade de reter esse vapor. O excesso de vapor passa a condensar fora da "bolha" de ar quente, sob a forma de gotículas. - quanto mais alto a "bolha" sobe, mais expande e esfria e maior a condensação fora dela. (Nesse acaso esse processo todo ocorreu a baixa altitude.) 6. A "bolha" para de subir quando a temperatura ao redor se iguala a dela (Nesse caso, essa temperatura de equilíbrio ocorreu a baixa altitude.) 7 A NUVEM VISÍVEL se forma quando a "bolha" encontra sua temperatura de equillíbrio e há condensação ao redor suficiente para torná-la visível.
Astroman comentou
Concluindo: o ar aquecido esfriou muito rapidamente encontrando condições para a formação deste tipo de nuvem em altitude rente ao solo. A temperatura era baixa a pouca altitude. PS. tenho observado que mesmo nuvens normais tem se formado a altitudes muito baixas indicando uma atmosfera mais fria a menores altitudes. Isso poderia também explicar a maior incidência de chuvas de granizo. O sol, apesar de aparentemente escaldante, não estaria aquecendo tanto a atmosfera como seria de se supor e as condições de resfriamento do ar quente necessárias para a formação de nuvens visíveis estariam surgindo a altitudes menores.
Administrador comentou
Esse fenômeno é muito comum nas primeiras horas da manhã nesta época do ano aqui em São Paulo. Os lagos do Parque da Aclimação e Ibirapuera, por exemplo, aparecem cobertos pela condensação que forma uma névoa bastante densa quase rente à água.
Meire Ruiz comentou
Obrigada!


    5
Administrador      
Internauta relata que houve um pequeno tremor durante a madrugada na cidade de Montes Claros, MG. Já está plotado no mapa e em nossa barrinha de notícias.
Sandra Silva comentou
Bom dia Rogério e amigos. Aqui [Ver site] tem comentários de internautas na hora do tremor, que pelo visto foi sentido em vários bairros da cidade. Desde 1995 estão sendo registrados abalos naquela a região e neste ano aumentou o número. Ainda não tenho certeza, vou pesquisar, mas já deve estar por volta de 10. Um deles em maio chegouchegou a 4.2. Até por isso foram instaladas cinco estações sísmicas esse ano.
Raphael Cozzi comentou
Olha o padrão fugindo do padrão de novo ai! Se houve padrão esse tremor no México não seria esperado. Ou seja, não existe um padrão ainda.
Sandra Silva comentou
Só completando. Ainda não está claro o motivo destes tremores, tudo indica que seja movimentação de terra. Nada a ver com movimentos de placas, por estar localizada no interior de uma única placa. Com base nos dados do Observatório Sismológico de Brasília esse seria o 9º deste ano.
Sandra Silva comentou
Raphael, estava lendo agora os posts abaixo e posso te dizer que disso tudo só tenho uma certeza, que a terra treme o tempo todo e ao meu ver, os terremotos estão mais para o "samba do crioulo doido" (só lembrando Sérgio Porto-Stanislaw Ponte Preta) que um enredo de escola de samba. A quantidade, o ritmo, a cadência, localidade... história, é muito variada. Acredito até, que essa é uma das primeiras questões de cunho cientifico formulada pela nossa civilização, afinal, desde que se formou ela viveu a deriva dessa força tectônica que sacode a Terra. Assim, saber se existe ou não um padrão, a fim de prevenir, é o que muitos cientistas tem estudado nos últimos séculos e até agora nenhum padrão foi encontrado. Se existir, acredito que não deve estar visível e nem audível, afinal, o Centro da Terra é menos conhecido que nossa superfície e talvez, menos estudado que nosso sistema solar.
carlos eduardo comentou
o Sismógrafo de Sao paulo Já esta normal?.
Wolfgang comentou
Estive lendo na Net sobre os tremores em Montes Claros e dão relato que este seria o 91º tremor desde maio deste ano. Isto é procedente, será verdade? Algumas postagens sobre o tremor atual enfatizam que os geólogos poderiam apresentar explicações adequadas sobre o fenômeno de ocorrência frequente em Montes Claros e que a ausencia ou negativa de prestar informações denota a falta de vontade ou capacidade das nossas instituições no sentido de desenvolver estudos e apresentar resultados para esta questão de interesse para a sociedade. Engenheiros, técnicos e inclusive representantes da Associação Brasileira de Água Subterrânea –ABAS-MG fazem especulações a respeito do fenomeno no intuito de levantar maior interesse das instituiçoes em pesquisas e buscar respostas à altura. Uma das suposições, que particularmente me questiono, é que sendo estes tremores, possivelmente, consequencia da acomodação de camadas subterraneas é que estas sejam causadas pela retirada da água que ocupa grandes regioes deixando vazios que leva ao movimento ou desmoronamento do subsolo. A água confinada mantem o solo estável, na ausencia dela formam-se grandes cavernas vazias sujeitas ao desmoronamento. Outra teoria especula sobre a "tensão hidraulica" entre Atlantico e a Cordilheira dos Andes, mas que acredito , vai de encontro à primeira teoria, a da retirada de agua por poços artesianos. Ou nem tanto, será que a reposição de agua nos lençois freaticos de onde retiram agua os poços artesianos, está sendo reposta mais rapida do que se pode supor pelo Grande Aquifero mais abaixo de que faz parte o Aquifero Guarani? Faz algum sentido?
carlos eduardo comentou
de acordo com moradores o tremor foi sentido por volta de 1:00 da manha,moradores estao apreensivos com a quantidade de tremores sentidos esse ano.
Lene comentou
Os moradores de Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, foram surpreendidos por mais um tremor de terra na madrugada desta quinta-feira (15). O coordenador afirmou que o tremor aconteceu depois de uma explosão. “Foi por volta de 1h03 da madrugada, primeiro teve uma explosão e, em consequência, o tremor. Porém foi mais um susto, não registramos nenhum problema”, disse.O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 50 ligações de 20 bairros diferentes. No entanto, a corporação também não registrou nenhuma ocorrência. A coorporação informou que as pessoas ligaram preocupadas querendo mais informações. Informação e um jornal de MG
Administrador comentou
Olá Lene, tudo bem? Esse texto é seu ou do jornal?
Astroman comentou
Wolfgang, segundo o banco de dados do Observatório Sismológico de Brasília, este teria sido o NONO tremor em Montes Claros-MG desde Maio deste ano. O banco de dados está a disposição na net para quem quiser pesquisá-lo e sanar dúvidas.
Armando Costa comentou
Astroman vc esta certo. Este é o nono tremor em Montes Claros MG, acredito que o Wolfgang esbarro no número "1" por engano na hora da digitação...Acontece...^^ É incrível a quantidade de informação posta aki!!! Estou aprendendo bastante com todos vcs...Engraçado é que as grandes redes de notícias nacionais não possuem o conteúdo de informações que temos aki... Parabéns ao RG e o PG que atraem tantas pessoas de conhecimentos tão variados...Parabéns Rogério vc deve estar mega orgulhoso!!!=D
Wolfgang comentou
Caros amigos, Concordamos que jornal é noticia! Assim pergunto seriam sismos de muito baixa intensidade sentidos mas não registrados pelos sismometros daquela epoca? Recentemente parecem noticiar que uma "meia duzia de sismometros" foram acrescidos na região. O link que menciona 91 sismos é este : ww.hojeemdia.com.br/minas/montes-claros-registra-91-tremor-de-terra-desde-maio-1.57195
Astroman comentou
Acho que a possibilidade do jornal ter errado é possível pela semelhança entre 9o e 91o. Esse tipo de informação só pode ser checada se tivermos acesso ao mesmo banco de dados utilizado pelo jornal ou por quem repassou a informação. Pelo da instituição de Brasília seria o 9o mas teríamos que ter acesso ao banco de dados das outras duas instituições citadas na matéria para termos certeza absoluta.
everton dos santos comentou
Oficialmente o OBSIS contabiliza 8 e o de hoje seria o 9°. Esse valor de 91 pode ser erro como mas também pode ser a quantidade relatos de tremores contabilizadas pela defesa civil. O proprio OBSIS informa relatos de tremores que não foram identificados pelos sismografos.
Sandra Silva comentou
Exato, 9 até agora, como tinha comentado hoje pela manhã, lá embaixo. Tem uma matéria de março de 2011 (já postei no radar em outra conversa) e insiro novamente, onde o coordenador geral da equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro, Lucas Vieira Barros, dava uma explicação sobre a possível causa e dizia que iria aumentar o número de tremores e até a intensidade. Também há de convir, que essas cinco estações sísmicas instaladas recentemente irá trazer novos dados e dar certezas sobre a causa.
Sandra Silva comentou
Perdão, esqueci do link [Ver site]
Lene comentou
bom dia administrador, hoje que vi seu poster aqui tivemos uma chuva forte em minha cidade nada d+ e ficamos sem net e energia caindo muito não pude responder por isso faço a gora. a respeito da notícia postada ontem sobre o terremoto em Montes Claros foi tirada do jornal O Tempo Online. Eu não coloquei aqui porque achei que não podia. Pode até conferir hoje que está na página Super Notícia. Obrigado
Administrador comentou
Olá Lene, obrigado por responder. A cópia de textos não é permitida no Painel Global. Dê uma lidinha nas Regras de Postagem, em especial o ítem 6. Obrigado!


    6
carlos eduardo      
ceu encoberto em santos agora 23ºC,PRESSÃO ATMOSFÉRICa 1012hPa,vento SE7km/h.
Renato Vianna Teixeira comentou
Tempo nublado em todo estado do Rio de Janeiro com chuva moderada. Imagem EarthCam.
everton dos santos comentou
Falando em tempo, a região da Sicília foi atingida hoje por temporais causando muitos alagamentos. Ao lado, video mostrando muitos raios e trovoadas.
froiwd comentou
Boa noite !!! Zona da Mata agora em MG - Cataguases ,,,,chove muito ...a população da ribeirinha da cidade em alerta d alagamentos e "enxurrada" em algumas ruas da cidade !!


    7
Wolfgang      
Boa Noite Hobbistas e empiricos de plantão do RG! Atualizando meus poucos conhecimentos de instrumentação, resolvi pesquisar sobre o ADC (conversor analogico-digital) para fins de Coleta e Aquisição de Dados. Assim, estive verificando o ADC utilizado no projeto do SISMOMETRO disponivel no Apolo11 (vide link no post 189) implementado pelo nosso caro ADM Rogério, e encontrei neste link HTTP:// electronics-diy.com/store.php?sel=kits&sub=USB_IO_Board um projeto com a mesma finalidade. Resta saber se há compatibilidade com o programa registrador - o Helicorder. Não fosse a dificuldade para conectar o sinal do Sismometro ao PC para se fazer a indicação e registro, pois teria de importar o ADC via UPS, começaria tão logo quanto possivel a construção do mecanismo e da parte analogica do mesmo. Alguem que se interesse em visitar a pagina e pesquisar o conteudo, teria opinião sobre a ideia de construir um ADC com PIC (Microcontrolador)? e quanto a compatibilidade de comunicação com o PC e com o Helicorder? alguma ideia?
Administrador comentou
Olá Wolfgang, infelizmente o software registrador usado tem pouca compatibilidade com hardwares externos. Um projeto muito mais simples, feito com acelerômetro, é este da Universidade de Stanford, mas o software registrador não chega nem perto do Amaseis. [Ver site] Eu comprei dois acelerômetros/sensores deles paguei só 50 dólares. Vale pelo experimento.


    8
Professor Rubens      
Boa tarde e bom feriado para todos! Imagem do último eclipse visto da ISS
everton dos santos comentou
Olha, que eu saiba, isso é uma montagem de como seria um eclipse visto do espaço. Um papel de parede p/ computador. Não é real, além de ser antiga. Da ISS só é possivel ver a sombra que a lua faz na terra como nesse video [Ver site]
Administrador comentou
Se essa imagem fosse verdadeira estaria estampada no site da Nasa e seria o destaque da APOD. Além disso, a ISS teria que estar quase no chão, porque a 400 km de altitude e nesse ângulo o eclipse não teria começado ou terminado.
rone abbad comentou
concordo com vocês!!!
Professor Rubens comentou
Perdoem, podem apagar o post.
Professor Rubens comentou
Mas fica o Bom feriado para todos!
Administrador comentou
Não precisa apagar. Apesar de fake, a imagem é muito bonita!
Meire Ruiz comentou
Sim, muito bonita! Por mim ela fica rsrs
Sandra Silva comentou
Muito bonita.
carlos eduardo comentou
muito bonita mesmo.
Professor Rubens comentou
Realmente não procurei os fatos, achei que combinaria com a mensagem de bom feriado.
everton dos santos comentou
Falando em APOD, a de hoje mostra uma fotodo eclpise, onde é possivel notar algumas proeminência na parte superior do sol. E o eclipse na lente da sonda HINODE, [Ver site] registrado em duas orbitas diferentes.
Paty RS comentou
Muito bonita. Adorei as foto e bom feriado para você!


    9
Administrador      
Acho que o Twitters em Ação pirou. Só está mostrando nossos posts. Mistérios!
carlos eduardo comentou
com certeza ta mostrando posts de dois dias atras



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade