Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Thiago      
Bom dia pessoal! São exatamente 4:31h UTC, e os tremores continuam "mandando para valer" na ilha de Hierro, nas Canárias! É bom lembrar que uma erupção aconteceu nesse Sábado, mas a coisa voltou ao anormal!
PattyCalma comentou
É meu colega de PG. Sinto que iremos ter uma grande e feia surpresa nesse painel a qualquer dia! Estão se intensificando o número de terremotos leves e moderados por todo o mundo...Isso é um mau sinal! E mesmo como leiga, tenho certeza que as explosões solares também influenciam o núcleo da terra, ou seja, movimentando as placas téctonicas em vários pontos do planeta. Beijos THIAGO, se eu estiver errada, todos podem me questionarem...
gillog comentou
Patty ate hoje nao ha estudos que indiquem isso.
PattyCalma comentou
OI GIllOG !! Vou fazer uma pesquisa sobre a influência do sol nos últimos anos...Pq em algum lugar eu já ouvi falar disso, só não me lembro a onde. Abraços Colega GILLOG !
Ana Dutra comentou
Bom dia Patty! Há muita coisa sobre isso na net, e acho excelente que pesquise antes de tirar conclusões. Procure por sites científicos e não blogs com opiniões próprias sem uma base de estudos sérios. Eu como simples estudante, não tiro conclusões precipitadas, apenas estudo e acompanho as novas descobertas. Um grande abraço!
phellipef comentou
Nas últimas horas bolhas de gás têm sido observadas. O fenômeno está ocorrendo de forma cíclica a cada 15 a 20 minutos. Ramon Ortiz técnico do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC) disse que se o atual processo eruptivo continuar a chance que uma nova ilha seja formada e muito provável.
Sandra Silva comentou
Patty, Calma.rs Olha, sua pesquisa não precisa ir tão longe, pois no mês passado onde tivemos uma imensa calma no painel, como estamos tendo até agora, o Sol andou com manifestações exuberantes. Tem muita gente falando isso por ai, inclusive em tom alarmista, que só serve para deixar as pessoas preocupadas e fora do prumo. Falo sempre aos amigos, para tomarem muito cuidado com o que lê na Internet, assim como o papel, ela aceita qualquer coisa que se escreva e joguem em sua rede, nós é que temos de filtrar e investigar com muito cuidado. Esses dias, que teve uma forte EMC e quase nenhum terremoto, eu cheguei a comentar que na próxima vez que isso acontecesse e ocorresse algum terremoto acima de 6, iriam falar que era devido ao só, sem lembrarem daquele período em que estávamos.
Sandra Silva comentou
Caiu a energia por aqui, mas voltou rápido.. Ana, respondemos quase juntas..rs Agora deixe-me ir às Canárias.
Meire Ruiz comentou
Bom dia! :) Segundo AVCAN, estão sendo ouvidos ruidos subterrâneos na baia de Tacorón, onde provavelmente poderão ocorrer novas erupções, segundo informações serão colocados na região hidrofones e webcam. ***** A população de La Restinga está liberda pra voltar a suas casas.
Sandra Silva comentou
Aqui tem uma imagem interessante de uma erupção captada por um submarino, junto às ilhas Samoa. eve ser algo assim que está acontecendo nas Canárias [Ver site]
Sandra Silva comentou
Aqui outro vídeo mostrando agora na superfície uma série de explosões, nas ilhas Salomão.
Meire Ruiz comentou
É bonito "de se ver" essas erupções :) **** Os três últimos tremores foram dois deles no mar, no Golfo e o terceiro de 2,5 em Julan. Todos eles alinhados. **** Julan lembra um vulcão, seria alí o início de El Hierro? Parece ser o centro da ilha.
Meire Ruiz comentou
Um documentário sobre El Julan, pena que está em alemão(?)rsrs, mas as imagens monstram bem a beleza da região.
Thiago comentou
Concordo com você Patty, ultimamente a quantidade de tremores pelo globo está alta!
Thiago comentou
Um professor meu, Dr. Helil Palermo, formado em economia, dizia que a culpa de tantos tremores foi constatada em estudo relacionando os tais abalos com o degelo acelerado dos polos do planeta!
Sandra Silva comentou
Thiago, esse ultimamente se refere a que período de tempo?
Thiago comentou
Nesse caso, me refiro aos anos em geral!
Zé Beto comentou
Sugestão de pesquisa a colega PatyCalma... Ah na sua pesquisa acrescente com seriedade sobre o físico Croata,NICOLA TESLA na época fazia parte da Austria-Hungary. Materiais textos sobre seu trabalho,filmes,biografia,na melhor das hipóteses encontrará em inglês e espanhol... Más vale esforço pois sendo que pouco depois de ter migrado para USA,tinha já conseguido nada menos que 30 patentes suas... Só tome cuidado sempre tentaram desmerecer seus feitos de toda forma possível e imaginável,desvie do que seja inútil... Tá aí a dica boas pesquisas!
Zé Beto comentou
Só uma correção do nome correto Nikola Tesla,desculpem falta de prática em participar de fóruns rsrs...


    2
Ana_Paula      
Bom dia Radar Global! Piracicaba bateu recorde de chuva 107,2mm em menos de 24horas e hoje continua chuvoso temperatura mínima de 18 graus C e máxima de 24 graus C tá bom pra tirar o sal do saleiro e por no microondas fica soltinho soltinho!
Sandra Silva comentou
Bom dia amigos!!! Domingo chuvoso por quase todo o Brasil, até onde faz tempo que ela não aparece hoje está caindo abundantemente. Então, imagine aqui em Santos onde parece ser um local de morada quase que permanente.rs Bem, choveu a madrugada inteira e continua no mesmo ritmo. Nem sei como estão as ruas por ai, com certeza estamos com alguns alagamentos em pontos tradicionais. Umidade nos 100% e temperatura nos 18ºC. ANA, essa do sal no microondas não conhecia.rs.
Ana Dutra comentou
Bom dia Sandra e Ana Paula! Aqui em São Paulo (capital), a chuva não para, graças a Deus! pois a secura que estava aqui era muito pior!!! ### Querida amiga Sandra, tenho uma novidade... estou especialmente feliz, pois vou ser mamãe...de novo :)!!! Um grande beijo!
Sandra Silva comentou
Linda Ana, que lindo!!! Parabéns a vc e tua família por receber mais um membro. Ele tem muita sorte em ter vc como mãe. abraço bem forte!!!
Ana Dutra comentou
Obrigada amiga! Me senti abraçada rsrs, grata pelo seu carinho de sempre! Tenha um ótimo dia!
Meire Ruiz comentou
Bom dia a todos! Ana que bela notícia :) parabéns para a futura mamãe!!!!Bjs!
Administrador comentou
Olá Ana, parabéns!!!!!
Ana Dutra comentou
Olá Meire e Rogerio, obrigada. Para mim, ter um filho é a melhor coisa da vida! Três então... serei triplamente feliz!!! Beijos!
sue comentou
Olá Ana...passei rapidinho por aqui, e eis uma notícia boa...Deus te abençõe com este seu mais novo rebento,que ele venha com a LUZ ativa do Criador para clarear + e + suas vidas...beijos.
everton dos santos comentou
Ana D, felicidades e muita saude!
Ana_Paula comentou
Ana Dutra felicidades e felicidadesss!!! um bebezinho é tudo de bom eu adoro!!!
FAbiano comentou
Parabéns Ana por essa nova vida que virá para você, que tenha muita saúde e felicidade, são meus votos :)
Meg comentou
PARABÉNS ANA hehehe Mais um guri neste planeta!!! bjus!!!
dudu comentou
Parabéns Ana, só lembrando, Habitante “número 7 mil milhões” do mundo nasce ainda este mês!
Ana Dutra comentou
Mais uma vez, obrigada queridos amigos pelos votos de felicitações. Estou muito contente!!! Bjs a todos!
dudu comentou
Em Piracicaba, choveu 107,2 mm, o que corresponde à 95% da média de outubro, sendo um novo recorde de chuva em um único dia ! é muita agua! Oi Ana Paula toda essa chuva, troxe muitos trantornos na cidade??? se fosse aqui, com certeza, a coisa ia ser feia!


    3
lobatoBHZ      
Boa tarde Radar Global,aqui em Belo Horizonte,céu nublado com chuva que permanecerá até terça segundo somar,temperatura nos 20 graus.paz e luz para todos!
Sandra Silva comentou
Olá Lobato, boa Tarde! Bem vindo ao Radar.
sue comentou
Oi Sandra, Brasília chovendo e um friozinho, raios e trovões também, inclusive sexta feira caiu um em minha casa e foi como um apocalipse...rsrsrsr, foi um apagão só, mas graças a Deus não atingiu ninguém...bjs.


    4
Alexandre Vargas      
Boa tarde, aqui em Itaperuna-RJ depois de ontem umas 17:40h ter caido uma chuva muito forte e que se estendeu mais de forma mais moderada durante toda a noite, agora está um Sol muito forte, porem com algumas nuves, e muito calor. de acordo com meu termometro de ambiente do lado defora da minha casa estamos agora a 13:59h uma temperatura de 32ºC.


    5
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Em Anápolis Goias 23 graus chovendo desde madrugada.Boa semana à todos.Uma foto de Júpiter antes de ontem:


    6
everton dos santos      
Boa tarde! As cinzas do vulcão Puyehue-Cordon Caulle voltam a provocar transtornos na Argenina. Segundo a imprensa local, uma forte ventania levantou a cinza acumulada no chão(não vi informação se teria ocorrido grande erupção de cinzas), criando uma nuvem densa que prejudicou a visibilidade em estradas, levando ao fechamento delas devido aos acidentes ocorridos. O aeroporto da região de Bariloche deve ficar fechado até o fim do dia e vários voos foram prejudicados. A nuvem de cinzas é facilmente vizualizada em imagens de satelite, sobre a Argentina, e já se aproximando do Uruguai. [Ver site] [Ver site] [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Gente! Que loucura! Eu pensei que chuvas limpariam as cinzas, que coisa.
everton dos santos comentou
A Metsul informa ao lado que a nuvem de cinzas é umas das mais densas que se formou desde o inicio da erupção e que deve chegar ao RS. Por isso é facil idenificaar nas imagens de satelite. Na imagem ao lado, a nuvem de cinzas está em destaque na cor rosa e já é possivel observar uma fina faixa já no Uruguai.
sue comentou
Boa tarde Everton,estava conversando pelo twitters com colegas nas Canárias agora, eles disseram que piorou muito a situação por lá...alguma noticia a mais?fala-se até um igual a Del Teneguía...será?
everton dos santos comentou
Veja bem Sue, observando a distância, parece que a situação é a mesma, tanto que a polulação de La restinga seria liberada p/ voltar as suas casas. Só que agora as autoridades já cogitam a possibilidade de que a erupção continue até uma nova ilha ser visivel na agua. Saiu há pouco [Ver site] Ai começaria a jorrar lava p/ cima e cinzas a grandes alturas. Isso é que seria semelhante ao Teneguía [Ver site] Ai a situação ficaria critica. A cinza poderia cobrir toda a ilha.
Sandra Silva comentou
Oi Sue, essa questão do Teneguía a Diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN) das Canarias, María José Blanco, em 27 de setembro já havia comentado em uma entrevista. Vou postar novamente aqui, acho que pela terceira vez..rs [Ver site] . Foi uma das primeiras entrevistas quando se viu a eminência de uma erupção. Nesse dia, 02/10 deixei também um vídeo com essa erupção, que apesar de tudo vc podia até ver pessoas por perto. [Ver no Painel Global] no post 6
Sandra Silva comentou
Everton, estava tentando encontrar algo com relação a subida das águas nessa questão. Pois fico imaginando que seja também uum perigo para a Ilha, com uma erupção dessas soltando material pesado as águas tenderiam a subir e provocar inunadação na Ilha?
sue comentou
Oi Sandra querida...Oi Everton, não fiz afirmação e nem questionei o que passou, apenas fiz uma consulta,pela pessoa informada que você é,apenas gostaria de poder confortar com palavras consoladoras aos nossos irmãos que não precisam mais de mentiras.
dudu comentou
olá Sandra, olá Everton, este ano parece que o frio não acaba mais! no metsul, tem uma noticia de uma nevasca, bem atipica nesta época do ano! isso teria a ver com aerossóis de enxofre na estratosfera! [Ver site]
everton dos santos comentou
Oi Sue. Seu comentario está correto. Noticias como essa [Ver site] trazem grande preocupação. Eu disse que a situação vista à distância, parecia a mesma, mas não que dizer que está tudo as mil maravilhas. É uma situação tensa sim. Mesmo com essa possivel piora da erupção, as autoridades estão alertas e isso é importante. A população de La restinga vai poder voltar as suas casas e os tuneis serão reabertos.
everton dos santos comentou
Imagem do satelite TERRA com a nuvem de cinzas
Sandra Silva comentou
Oi sue, descupe, entendo perfeitamente. Acho que essa questão é tensa por si só. imagino o que seja viver sobre essa expectativa que cada dia aparece uma novidade, como as de hoje. Inseri esse comentário por ter informações na época (até parece que faz tempo..rs) da própria diretora falando sobre essa possibilidade. E, no caso de ser igual a esse, seria até um alívio, pois não teve graves consequências. Acredito que informações como essas a gente deva repetir sempre que necessário. Como disse a situação é tensa por natureza, e as pessoas tem que saber controlar a única coisa que realmente podem, que é a si. A natureza, como sabemos, é ainda um grande mistério e fora de nosso controle. bjs... e se eu puder ajudar em algo é só falar. deixarei de novo meu e-mail no meu perfil para vc, caso queira. AH!! estou com problemas no computador, rs... se não voltar é que deu algum problema mais sério.r.s bjs... e fique na paz,
Meire Ruiz comentou
Oi:) - PUYEHUE: Imagem do dia 13/10/2011, o vulcão parecia expelir bastante fumaça.
Sandra Silva comentou
Não sei Dudu. Mas, aonde foi essa nevasca? Fiz uma pergunta aqui há pouco tempo sobre isso, as consequências que poderiam haver com essa grande quantidade de cinzas vulcânicas se não ajudaria a resfriar ainda mais a América do Sul, acrescentadas a um dos invernos mais frios dos últimos anos. Acho que alguém respondeu alguma coisa...rs.. Se meu computador deixar vou tentar encontrar.rs. E Everton, afinal, houve mais alguma erupção? ou é um efeito... sei lá... tipo a chuva negra... As cinzas estão saindo do chão e ganhando a atmosfera?
Ana Dutra comentou
Sandra estou tentando entender a mesma coisa rss! ## Aeroporto Salgado Filho cancela três vôos por causa das cinzas [Ver site]
everton dos santos comentou
Parte da imprensa Argentina fala que a cinza depositada no solo foi levantada pelo forte vento. Tipica tempestade de areia, só que de cinza. Outra parte da imprensa não explica, mas ninguem se refere a erupção. Estas imagens são de sexta [Ver site] [Ver site] e sabado [Ver site] [Ver site]
Sandra Silva comentou
Dudu, já encontrei, a neve foi em Mendonza, na Patagônia e na fronteira entre Argentina e Chile Chegando a acumular até 30 cm, algo raro nessa época do ano. Só lembrando, que desde o início do inverno estava sendo previsto que esse poderia bater records, comparando com outros que tivemos nos anos 50, principalmente em 55, onde até dezembro o frio era sentido em lugares como Santos, por exemplo.
everton dos santos comentou
[Ver site] Earthcam em Punta del Este onde está uma das partes mais densas da nuvem de cinzas.
Meire Ruiz comentou
Puxa vida!!Que coisa interessante, as nuvens estão super densas!
dudu comentou
A natureza cíclica do universo esta íntimamente ligada a natureza ciclica da terra!
everton dos santos comentou
Agora a imagem do AQUA. A parte mais densa da nuvens de cinzas se encontra no Uruguai


    7
Zé Beto      
De BH só acompanhando...
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Seja bem vindo.


    8
Bonafim      
Alerta de chuva excssiva em Santos: de ontem, das primeiras horas do dia até o momento (14:53), hora de verãop, minha estação na Vila Belmiro acusa expressivos 102 milímetros de chuva por metro quadrado. Deve haver muita atenção no cuidado com populações especialmente que moram em morros. No guarujá, em Pitangueiras, as últimas 24 horas registram 96 milímetros!!!


    9
Anônimo      
cade esse grande terremoto esperado pelos japoneses? rsrs..não tô acreditando muito nisso não. mais se for acontecer!espero que demore muito!bj


    10
Anônimo      
aqui em recife-PE esta fazendo 28 graus.com senssação de 30 graus esta meio nublado. Vento: SE a 19 km/h Umidade: 66% pode ocorrer pancadas de chuvas ensoladas ok


    11
Vigiando_O MUNDO      
Em Curitiba 17º C, chovendo e nublado.


    12
Paulo R. Hames      
Olá pessoal do RG. As anomalias de temperatura superficial do mar na região Niño3.4 fecharam com -0,78ºC nesta última semana que passou, sugerindo já uma situação de início de La Niña, pois o critério é abaixo de -0,5ºC. Em Julho, as anomalias chegaram a ficar entre normal e um pouco positivas, pois estávamos em neutralidade, daí as chuvas intensas que aconteceram em SC no inverno. Abraços. Florianópolis agora tem céu nublado com sol, temperatura de 23ºC.


    13
Anônimo      
que estrenho um terremoto de 5.2 graus na china é raro
dudu comentou
olá Kaio, não sei dizer se é raro! mas por coincidencia, estou assistindo o filme Separado pelo destino, conta a historia de um violento terremoto na china, cidade Tangshan em 1976, que durou apenas 23 segundos, mas sua violencia resultou na morte de centenas de milhares de pessoas, filme bem forte!


    14
Thiago      
Boa tarde pessoal! Boa Vista, Roraima, está em 33ºC com sensação térmica entre 36°C e 38°C, com céu parcialmente nublado a nublado, tempo começa a fechar!
Thiago comentou
As nuvens estão muito instáveis por aqui! Ora forma-se, ora dissipa-se! Mas uma que está no sentido Oeste, essas sim, não dissipou e está provocando chuva!


    15
Thiago      
Essa instabilidade sísmica na Costa Oeste dos EUA me preocupa, pois há além da falha de San Andreas, uma zona de subducção que engloba o Estado de Washington, que poderá provocar um forte sismo a qualquer momento e instabilizar ainda mais a falha, conforme me informou um colega! Sobre as Canárias, gostariam que vissem esse site: [Ver site] , parece que a erupção submarina está formando uma nova ilha que já está a caminho da superfície, a tranquilidade de argumento do Governo das canária foi pertubada!
Sandra Silva comentou
Olá Thiago, vamos tentar centralizar a discussão? Já tem dois posts falando sobre as Canárias.
Thiago comentou
Ok Sandra! Vou centralizar!


    16
Anônimo      
oi pessoal AGORA 16:17 ! recife,PE, está em 28ºC com sensação térmica entre DE 30°C, com céu POUCO nublado , E PODE OCORRER PANCADAS DE CHUVA A NOITE.


    17
Thiago      
Pessoal, parece que a instabilidade localizada em Hierro está se propagando para as outras estações nas Canárias. Há sismos em tenefire e outras ilhas registrados hoje [Ver site] . Ao lado o último gráfico da Estação Hierro, houve um tremor considerável hoje!
Marcelo Fernandes comentou
Thiago, você pode usar a opção comentar nos posts que falam sobre assunto.
Thiago comentou
Agradeço a dica caro Marcelo!
Thiago comentou
Das próximas vezes postarei nos post que já contenham os assuntos!
GRIFAO comentou
Senhor THIAGO: Fatos estranhos e talvez novos no campo da geologia estão a ocorrer em El Hierro, penso. Será que existem estudos que cotejem a propagação de ondas sísmicas, tal como as ondas sonoras.
Thiago comentou
Sr. Grifão, ainda não sei dizer, e se alguém do radar Global souber, favor citar nesse post! Ouvi falar que as erupções submarinas que estão ocorrendo, essas sim, estão trazendo aspectos novos para estudos no campo da Geologia! Seu pensamento procede!
Thiago comentou
Atenção! Um colega acaba de me dizer: "Nas últimas horas bolhas de gás têm sido observadas. O fenômeno está ocorrendo de forma cíclica a cada 15 a 20 minutos. Ramon Ortiz técnico do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC) disse que se o atual processo eruptivo continuar a chance que uma nova ilha seja formada e muito provável".
Thiago comentou
O jornal português Correio da Manhã publicou que os moradores evacuados das áreas próximas das erupções poderão retornar para suas casas.[Ver site] O Governo das canárias já está para autorizar o retorno desse pessoal, mas acho que isso é meio arriscado, pois a região ainda está instável, e apresenta muitas rachaduras conforme imagem ao lado do jornal Voz da Rússia!
Thiago comentou
Recomendo esse site: [Ver site] para mais informações!


    18
dudu      
neve Argentina, antecipa chegada do frio! nevada enterrompeu a passagem entre Argentina e o chile, em pleno mes de outubro!!! [Ver site]
FAbiano comentou
Desculpe perguntar, mas qual estação do ano está a argentina?
dudu comentou
Argentina esta no hemisfério sul, então acho que segue o mesmo calendario!!
FAbiano comentou
Neve nessa época então seria anômalo.
Thiago comentou
Isso tá me "cheirando" mal!


    19
GOMES-PY1NG      
Chove na vila da penha, rio de janeiro , temp. 25º e caindo.
Paulo R. Hames comentou
Florianópolis com chuva bastante isolada agora. Enquanto chove fraco na parte continental, o céu está com poucas nuvens na ilha. Faz 20,7ºC, com pressão atmosférica de 1010 hPa e vento de Sul/sudeste a 4,7km/h


    20
GRIFAO      
Agradeço minha inscrição e aproveito para agradecer a todos pelas mensagens com as quais aprendi bastante. Aproveito para solicitar informações sobre um curso breve, gratuito, de meteorologia e astronomia, também como ler as cartas sísmicas, interpretá-las. Aproveito para convidá-los a participarem no Grupo Guararapes e Portal Militar, sei que isso é cansativo e desgastante de participar nesses fóruns sobre política nacional, mas vossos conhecimentos e visões, sugiro que são imprescindíveis para a reconstrução de nossa Nação dentro de parâmetros onde vigore a honestidade e cultura científica.
FAbiano comentou
Welcome grifão, e divulgue bastante conhecimento saudável, :)


    21
FAbiano      
Boa tarde a todos, infelizmente a chuva tem feito vítimas na América Central, como países como El Salvador, Honduras e Guatemala, somando-se mortes nesses países , são mais de 70 mortos e 100 mil afetados na América Central. [Ver site]
dudu comentou
É coisa feia fabiano, e a nossa temporada de chuvas, que nem chegou direito e ja traz preocupações!
FAbiano comentou
É verdade, e se a zona de convergência do Atlântico sul continuar a persistir, e também se começar a se formar bastante sistemas de baixa pressão, essa primavera promete, apesar que os prognósticos para Araçatuba/sp para essa semana que vem, é de não chover,mas tudo pode mudar.
FAbiano comentou
Nessa matéria que publiquei fala do furacão Mitch na nicarágua, porque no painel não fala sobre ele?
Bonafim comentou
Fabiano, grato pelo link sobre a incidência de raios. O Elat está fazendo um trabalho pioneiro no Brasil e deve estabelecer uma rede de proteção principalmente para a região sudeste nos próximos anos. Abs
Bonafim comentou
Fabiano, os prognósticos climáticos indicam retorno do evento La Niña ainda nesta primavera, portanto saindo do estado de neutralidade. A se confirmar estes prognósticos, muitos canais de umidade poderão se formar até o final do ano.
everton dos santos comentou
Fabiano, a matéria cita o Furacão Mitch de 1998
FAbiano comentou
Bonafim, mas se formar a la niña, poderá aumentar as (ZCAS)?
FAbiano comentou
D= sorry everton, entendi que o furacão estava presente esse ano, estou com a visão não muito boa hoje por causa de conjuntivite alérgica, rsrs.... devo ter pulado a parte de 1998, desculpe mesmo, hahahahahahha ,)


    22
Bonafim      
Boa tarde A todos. Sandra, quanto ao inverno de 1955, extremamete intenso, pois há registros de um sistema frontal ultrapassando ligeiramente a linha do equador, ou seja, chegando ao hemisfério norte do planeta, para este ano de 2011, a comparação com outros anos inclusive com 1955, sofre já algumas alterações, por conta mesmo das alterações do meio ambiente ao longo de pouco mais de 50 anos! Atualmente, o que observo ao longo de 20 anos, desde que iniciei os estudos e monitoramento do tempo, é que existem fortes indícios que o que ocorre hoje, é uma descompensação climática entre o litoral, capital e interior paulistas, que está se acentuando, gerando os "aphartheids" ou abismos climáticos, gritantemente entre regiõs tão próximas como a Baixada Snntista e a Grande São Paulo (vejam meu reporte sobre o tema em [Ver no Apolo11] ). E quanto às cinzas do vulcão chileno, é claro que isso afeta a troposfera adjacente, causando resfriamento, embora ainda não se possa precisar a intensidade. Lembro-me da erupção do Vulcão Pinatubo nas Filipnas em 1991, que fetou quase todo o globo, inclusive com a oferta maior de aerossóis na atmosfera, o espalhamento da luz solar foi maior, causando lindos crepúsculos (mais avermelhados.
FAbiano comentou
Senti que essa primavera já está começando com mais chuva do que outras primaveras anteriores, choveu bastante por aqui durante os 3 dias passados.
FAbiano comentou
Bonafim, sou de Araçatuba/sp, uma das cidades mais quentes do Estado de São Paulo e a cidade que cai bastante raios, veja nessa matéria de janeiro desse ano [Ver site]
FAbiano comentou
Desculpe, a matéria é de fevereiro desse ano.
Paulo R. Hames comentou
Fabiano, essas chuvas da primavera são comuns por causa da atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e ZCOU (Zona de Convergência de Umidade). O que pode ter adiantado a formação desse sistemas é o início de primavera com situação de neutralidade no oceano Pacífico. Ano passado, a primavera começou com intenso La Niña. Abraços
FAbiano comentou
Olá Paulo, mas ainda estamos em neutralidade o oceano Pacífico?
Paulo R. Hames comentou
Fabiano, agora estamos em início de La Niña
dudu comentou
Olá Bonafim, muito grato pelas informações! Compreensão destes aerossóis vem em grande parte do estudo de erupções vulcânicas, nomeadamente o Monte Pinatubo nas Filipinas, que eclodiu em 1991, quando técnicas científicas avançadas foram suficientemente longe para estudar os efeitos cuidadosamente. A erupção, despejou 20 milhões de toneladas de partículas de ácido sulfúrico na atmosfera, que refletiram a luz solar e fizeram as temperaturas globais caírem 0,5°C por 18 meses. O método de geoengenharia que Crutzen e Wigley defendem e foi proposto por volta de 1974 pelo físico russo Mikhail I. é a idéia de injetar milhões de toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por ano na estratosfera. Lá, esse elemento reagiria com oxigênio, água e outras moléculas para formar minúsculas gotas de sulfato! Criação de aerossóis de enxofre na estratosfera é deliberadamente uma proposta de geoengenharia técnica que oferece uma possível solução para alguns dos problemas causados ​,​,pelo aquecimento global. No entanto, isso não será sem efeitos colaterais e tem sido sugerido que a cura pode ser pior que a doença.
Sandra Silva comentou
Então, essa foi minha preocupação logo no início da erupção do vulcão chileno, que não me atrevo a escrever o nome sem olhar..rs nunca acerto.rs Que era essa, ele surgindo justo em um inverno mais rigoroso, o quanto afetaria o clima, colaborando ainda mais para a baixa temperatura. Dudu, eu tenho mais receio desses métodos humanos de intervenção no clima, do que do próprio clima. A Terra tem uma sabedoria, seu ecossistema é perfeito e reage justamente para colocar as coisas no eixo. Se o homem começar a tentar fazer esse trabalho dela, vai só piorar ainda mais. o que tínha de ser feito é nós nos adaptarmos a essas mudanças e buscarmos finalmente uma harmonia com ela. Mas, isso é Utopia, não é? rs Mas, sou fã de Thomas More e sou brasileira...rs Não desisto nunca.
Ana Dutra comentou
Sandra, faço minhas suas palavras rsrs!


    23
Bonafim      
Um "atestado" fotográfico da P.L. - poluição lumionosa. Foto que fiz no Observatório de Amparo, circuito das águas de S. Paulo, situado no interior do Orqudário Municipal, um local extremamente agradável. Era classificado pelos razoável... Observem o tom verde do fundo do céu!!!
Sandra Silva comentou
Nossa, parece céu marciano...rs Mas, o que leva a essa luminosidade esverdeada por lá?


    24
Bonafim      
Errata: o céu no entorno do Observatório de Amparo era classicado élos "cânones astronômicos" como razoável....


    25
FAbiano      
Dados de mm de chuva em cada cidade do Brasil,localize sua cidade no mapa se deslizando sobre os ícones de balões e clique o obtenha a média de mm de sua estação de medida. segue o link do mapa, fonte INMET [Ver site]
FAbiano comentou
Em falar sobre chuva, percebo que quando se forma as ZCAS (zona de convergência do Atlântico Sul), as chuvas gostam vir durante a tarde e madrugada, estou certo nessa afirmação?
Sandra Silva comentou
Parece que sim, Fabiano.


    26
Bonafim      
Poluição Luminosa (P.L.) 2: Foto da Via-Láctea em área rural de Amparo -SP. comparem a foto em meu post anterior, onde a foto ali anexcada foi feita em área suburbana da cidade.


    27
Bonafim      
Poluição Luminosa (P.L.) 3: Foto da Via-Láctea, agora no Observatório de Campinas - SP. A qualidade do céu ainda era razoável para um observatório deste porte, para onde afluiam estagiários de cursos de bacharelado em Astronomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e até pesquisadores internacionais... Bons tempos! Comparem!
Sandra Silva comentou
Essa cor está mais parecida com a que temos por aqui.


    28
GOMES-PY1NG      
Rio de Janeiro em estado de atenção.


    29
Bonafim      
Poluição Luminosa (P.l.) 4: A relativa longa exposição "entrega" um céu extremamente poluído luminosamente (não estou falando de outros tipos de poluição)
Bonafim comentou
No caso, esta foto foi feita na Vila Belmiro em Santos -SP.


    30
gillog      
Virou competicao de posts?
Professor Rubens comentou
To até gostando pois o pg tem uns 3 dias meio morto de infos. Parabéns ao Bonafim
Thiago comentou
Na verdade, Gillog, não creio em competição de posts, mas no aumento no número de integrantes! A temporada de cadastro foi reaberta, e se não me engano, esteve suspensa por dias!
gillog comentou
RG vai ter um novo perfil agora.


    31
Sandra Silva      
Boa noite!! Em Santos, ainda choveeeee...rs. Ontem deixei dois trabalhos sobre as ZCAS um deles muito interessantes, já que o assunto voltou estou só lembrando. Está aqui [Ver no Painel Global] no post 16, último comentário.
Sandra Silva comentou
BONAFIM, quando vc postou sobre o "Aphartheids climáticosSe", no dia 08 eu deixei duas perguntas. [Ver no Painel Global]
FAbiano comentou
ZCAS :)
FAbiano comentou
achei instrutivo seu post sobre ZCAS
Sandra Silva comentou
Ontem em meio a chuva e falta de opção passei a noite estudando sobre os ZCAS, afinal, como disse ao final do meu comentário de ontem, "ouviremos muito sobre a ZCAS durante os próximos meses". Não imaginava que já seria o dia seguinte.rss Mas, esse é um dos principais sistemas a influenciar diretamente nossas vidas, se o levassemos em consideração nosso meio urbano seria um pouco diferente.
jrodrigues comentou
Sandra Boa Noite Pesquise sobre a Alta da Bolívia, ele influicia muito sobre nosso clima.
Sandra Silva comentou
Olá Rodrigues, obrigada pela dica, vou pesquisar sim. Ontem li algumas referência sobre isso, mas confesso que ainda procurei mais infomrações sobre o assunto. Valeu.


    32
GRIFAO      
Senhoras e senhores:Não sou um cientista, físico, como suponho aqui alguns o sejam, mas no campo de acontecimentos sísmicos tal como hoje observamos, penso no planeta como um sistema fechado, uno. Por exemplo, observando o oceano lembro de um condensador dielétrico,também recordo que de um piano afinado, outro identicamente afinado, ecoa o sinal primitivo, assim com os diversos sismos, talvez o planeta responda como se observa em Acústica, com a somatória das ondas, e aqui por exemplo recordo que numa ponte, os soldados deixam de marchar cadenciadamente pois isso se ocorresse, a construção poderia ruir. Lembro ainda das bombas de "ondas", desenvolvidas pela Inglaterra para destruir diques alemães, onde bombas lançadas em tempos previamente estabelecidos, provocavam pela somatória das ondas sísmicas produzidas no meio líquido, o ruir da construção, com pleno sucesso. Ao que pergunto aos especialistas daqui se os diversos sismos que são observados hoje, poderiam num conjunto provocar algo mais numa somatória?
everton dos santos comentou
Acho que só quem pode te passar essa resposta é o administrador.
FAbiano comentou
D= =S
Thiago comentou
Posha! Baita pesquisa! É com você Administrador!
dudu comentou
Grifao, veja este documentario do History, Simulação de um Terremoto por meio de Ondas ELF, se trata justamente, desse tema abordado por voçe!!! :)
dudu comentou
Grifao este outro tambem fala do mesmo assunto! parte 5 de 6, todo o doc. é muito bom!


    33
Paulo R. Hames      
Pessoal, estou acompanhando a olho nu o planeta Jupiter ao leste, aqui em Florianópolis. No momento, céu com poucas nuvens e temperatura de 18ºC


    34
FAbiano      
Parece que o sol começa dar sinais de atividade significante [Ver site]
Thiago comentou
Fabiano! Isso me preocupa!


    35
Sandra Silva      
Puxando para cima a discussão do post 406, que ficou muito lá embaixo em pouco tempo. Mas, a nuvem de cinza muito densa, já chegou ao Brasil, está no Chuí.
Meire Ruiz comentou
Ainda estou pasma :o
Meire Ruiz comentou
(Desculpem...imagem abaixo do Metsul)
Thiago comentou
Esse vulcão ainda tá ativo?


    36
Bonafim      
Boa noite a todos. Sandra, veja esta foto "ilustrando" o estrago das luzes do porto santista! Aprecie, rs, com moderação, claro!
Sandra Silva comentou
Que moderação que nada!!!! Que lindo estrago!kkk Já te falei que tenho tentado fotografar o céu aqui a noite quando está rubi, para mostrar para nossos amigos do Radar, mas não consigo minha maquininha, deixar a cor real. Quem olha essa foto pode até pensar que usou filtro na lente, mas já vi a paisagem bem parecida. Mas, te digo, que aqui na zona Noroeste, a cor ainda é diferente da do outro lado do morro. Vc leu a minha pergunta de 08/10?
Meire Ruiz comentou
Que lindas imagens :)
FAbiano comentou
Queria morar em Santos. :)


    37
Anônimo      
oii.pessoas.queria saber porque o painel global não monitora os tremores de terra das ilhas canarias...porque sera?´aaa queria que monitorasse mais me exsplica ae alguem porfavor,bJ
FAbiano comentou
Somente Rogério para responder esse enigma, :)
Sandra Silva comentou
ele pode esclarecer melhor, porém, como já perguntaram isso esses dias, está aqui as respostas [Ver no Painel Global] ... dadas pelo Vinícius e a Meire. Em resumo é isso: "quem monitora as Canárias é o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), que teoricamente é concorrente do (USGS, que é o Centro de pesquisa do qual o Painel faz parte. Inclusive essa é a versão brasileira. E e da instituição IRIS (Institutos Incorporados para Pesquisas Sismológicas). Também integrada ao Painel. Outro dado é que a maioria dos sismos das Canárias são tão baixos que nem entrariam aqui, caso fossem registrados. Poucos foram acima de 3.0, em comparação a proporção dos registros desde o início do enxame. Mas, o rogério poderia confirmar isso, estou pegando as informações dadas pelos amigos.
Sandra Silva comentou
Outra dica para os que estão entrando agora no painel, é que temos uma fonte riquíssima de informações nos arquivos que podem auxiliar muito. Para acessar é só inserir a pergunta na janela Pesquisar, que fica logo acima do radar. Como lembrei que já haviam perguntado isso, inseri essa sua pergunta lá e apareceu alguns posts com as possíveis respostas. Tem um verdadeiro acervo. Mas, é sempre bom perguntar aqui também...rs. abr.
Thiago comentou
Caro colega Kaio César, como pode ver ainda não há publicações no link do vulcão Hierro no Painel, em amarelo no continente africano! Mas seus colegas aqui estão postando dados em tempo real nos debates do Radar, é só ler os comentários e ficar "antenado"!


    38
Anônimo      
AGORA EM RECIFE.AS 21:51 TEMPERATURA DE 26 GRAUS COM SENSSASÃO DE 27 GRAUS POUCO NUBLADO. UMIDADE RELATIVA DO AR:69% VENTOS DE :ENE 19KM/H PANCADAS DE CHUVAS SÓ DE MADRUGADE MAIS FRACA E ISOLADA abraços


    39
Alexandre Vargas      
Chove em Itaperuna-RJ. como da para ver nessa imagem que eu tirei hoje por volta das 19:00h o céu estava bastante escuro,e agora chove forte mais uma vez. Temperatura em 26ºc
Luiz Palermo comentou
Boa noite a todos, acabei de concluir meu cadastro ( ufa! ), aqui em Saquarema choveu todo o dia e continua chovendo. Temperatura agradável, em torno de 20 graus.
Sandra Silva comentou
Olá Luiz, bem vindo!!!


    40
Zé Beto      
O gente boa noite, coloquei só uma sugestão a título de pesquisa para a colega PatyCalma... Quem quiser aproveitar a dica, boas surpresas... Más tem que pesquisar mesmo pois até aonde vi assunto muito censurado escondido mesmo... bay bay
PattyCalma comentou
OI ZÉ BETO , Obrigada!!! Mas cadê a sugestão? VC postou em outro post? Beijos.
PattyCalma comentou
He He He...Achei Beto, no post 401 (físico NICOLA TESLA)! Obrigada pela dica, vou pesquisar... BEIJÕES>>>>>>> (♥,) Ótima semana pra ti!!
Thiago comentou
Cara colega de PG. Patty, o nosso colega Zé Beto postou a dica em outro post mesmo: "Sugestão de pesquisa a colega PatyCalma... Ah na sua pesquisa acrescente com seriedade sobre o físico Croata,NICOLA TESLA na época fazia parte da Austria-Hungary. Materiais textos sobre seu trabalho,filmes,biografia,na melhor das hipóteses encontrará em inglês e espanhol... Más vale esforço pois sendo que pouco depois de ter migrado para USA,tinha já conseguido nada menos que 30 patentes suas... Só tome cuidado sempre tentaram desmerecer seus feitos de toda forma possível e imaginável,desvie do que seja inútil... Tá aí a dica boas pesquisas". Só pus para ajudá-la!
PattyCalma comentou
Obrigada THIAGO ! Já estou lendo aqui alguns links sobre ele. Ainda é muito pouco, mas a história dele é muito interessante... Abraços.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade