Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Marcelo - Japao      
Boa tarde pessoal. Tivemos um abalo agora ha uns 40 minutos atras. Foi longo também. Eu estava em casa. O pessoal foi liberado hoje mais cedo para a festa de Natal da empresa então eu estava bem em frente a tampinha do ar condicionado que bateu na parede loucamente. Vou tentar filmar tambem para que voces tenham uma idéia. abraco a todos. Marcelo. Eu tentei filmar o de ontem mas nao da pra ver muita coisa. Vou ficar mais atento.


    2
spacetrack5      
Bom dia a todos!A capital do Brasil esta com céu parcialmente nublado, temp:20ºC ext/24.7ºC int, umidade 88%,visibilidade boa, vento NNW 6km/h, pressao 1014hpa. NASA planeja arpoar material de cometas. [Ver site]
spacetrack5 comentou
Muito legal![Ver site]


    3
Administrador      
Incrível: enfraquecido, cometa Lovejoy sobrevive ao periélio! [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Obrigada Adm. pela matéria, o cometa deu um show! :)
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui o tempo foi limpar lá para as 09:00PM.Conseguiu alguma foto Meire? Eu ontem tentei, tirar uma de Júpiter mas não consegui, por enquanto só consegui fotografar a Lua mesmo.rs
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
O meu stellarium está mostrando o Lovejoy a aproximadamente três graus acima do Sol, será que está correto?Também está indicando uma magnitude de 2.17
Professor Rubens comentou
Bom dia! Esse cometa foi guerreiro mesmo. Qual será sua magnitude?
ORTIZ comentou
A questão agora é: Onde este cometa vai parar? Qual a trajetória, pois, provavelmente teve sua rota alterada. Já notaram a velocidade que ele está saindo do outro lado? Não sou especialista no assunto. Alguém (com conhecimento) responda. Segue a ultima foto dele lá no outro lado
nORBex comentou
o cometinha agora deve tá queimando por isso ele saiu correndo hehehe.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Bom dia à todos.Ortiz e Professor Rubens no JPL (laboratório de jatopropulsão da NASA) tem a trajetória e algumas informações sobre o C/2011 W3 (Lovejoy).O link é esse: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Lovejoy reaparecendo :) (em vídeo).
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Que pena, o link não sai corretamente, mais é só fazer o seguinte: clicar nesse link abaixo e digitar na caixa de pesquisa(search): C/2011 W3.E para ver a trajetória clique em Orbit diagram (na barra cinza claro no topo da pagina.)
Administrador comentou
Parece que Lovejoy se partiu. Vamos aguardar novos elementos orbitais para recalcular a órbita. O Link do Fabiano ainda está usando elementos de antes do periélio e estão defasados. Acredito que isso ainda promete. Um dos fragmentos está muito brilhante e se afastando rápido do Sol. Poderemos ter supresasas a vista? Tchan, tchan, tchan, tchan!
Administrador comentou
Acho estranho a órbita do fragmento não seguir o que foi previamente calculado. Precisaria dos elementos orbitais novos, pois com os antigos não dá pra calcular nada. Parece que houve um desprendimento do núcleo cometário. Calcular órbitas de cometas depois que passam pelo periélio é bem complicado.
Administrador comentou
Bem, analisando melhor é impossível o núcleo não seguir a órbita calculada. Sendo assim, o que vemos no vídeo ao lado é o que restou do núcleo vaporizado, que segue o caminho previamente calculado. Logo, o suposto fragmento brilhante que surge na imagem do Lasco C3 é na realidade as partículas da cauda ionizada do cometa, completamente à deriva e a mercê do vento solar.
Administrador comentou
Se isso estiver correto, ela deve se dissipar em pouco tempo.
Administrador comentou
Estudando melhor as imagens, não pode ser a cauda, mas provavelmente a coma do cometa. A cauda é soprada para a esquerda do Sol e varrida pelo vento solar. Precisamos de mais imagens.
Professor Rubens comentou
Boa tarde, reparando as imagens de 9:30 GMT da Lasco c3 um outro objeto aparece próximo ao sol e na continuação um forte brilho, se eu estiver enganado me corrijam, poderia ser um outro cometar que veio por trás do Sol?
Professor Rubens comentou
Amigos do PG por favor analisem essas imagens mais recentes, seria esse objeto o mesmo cometa? [Ver site]
Fada San comentou
E eu que pensei que o cometa ia se desintegrar...então aquela luz que aparece é o cometa ainda? Poderoso, hein...
everton dos santos comentou
Sim professor. É só ler os comentarios neste mesmo post. Ou é um fragmento ou a propria coma do lovejoy produzindo este brilho. Ainda é preciso mais dados p/ uma resposta + precisa.
Professor Rubens comentou
Obrigado Everton apenas levantei o comentário pq não parece seguir a orbita apontada anteriormente,
everton dos santos comentou
Passagem do cometa pela STEREO A e B. Quando sair a imagem em melhor definição, vai ser uma excelente imagem Professor, sem problemas e me desculpe qualquer coisa. ### P/ mim, ele segue a rota normal prevista no diagrama orbital [Ver site] "Subiu na esquerda" e vai "descer na direita"
Professor Rubens comentou
Agora vai entender como um cometa com núcleo de 200m de diâmetro sobrevive bem próximo ao sol e ou outro de 2.5km passa mais longe e vira poeira, vai entender rs
Administrador comentou
O que eu posso dizer é que um fragmento daquele tamanho e tão brilhante é impossível de não ser visto com telescópio ou até mesmo a olho nu. Cuidado com os olhos!
Professor Rubens comentou
Rogério você antecipou a resposta do que eu ia perguntar, se algo com aquele brilho poderia ser visto com equipamentos daqui.
everton dos santos comentou
Rogerio, imagem interessante agora. Parece que está formando uma nova "cauda" no fragmento que sobrou, Só que o vento solar empurra essa "cauda" para a frente(ou um pouco de lado)do cometa. Antes [Ver no Apolo11] e agora [Ver site] Acho que é o primeiro registro de um cometa dando uma volta tão perto do sol e saindo "inteiro"(ou uma parte)
Professor Rubens comentou
Everton eu creio que esse saiu inteiro é incrível como brilha e agora formando calda de novo. Sou leigo, mas é estranho um cometa como Elenin com núcleo bem maior nem se quer chegar perto do sol e esse da uma volta nele com um núcleo bem menor e sair tão "bem na foto"
Sel comentou
Boa tarde RG´s, já temos a trajetória dele atualizada? Obrigada, abçs :)
Administrador comentou
Pessoal, dizer que o cometa sobreviveu não é tão verdadeiro assim. LoveJoy - seu corpo principal - saiu pela tangente e praticamente se pulverizou. Estamos presenciando um fato raro para os cometas da família Kreutz, que normalmente se rompem na alta atmosfera do Sol. A re-formação da cauda é algo maravilhoso para se aprender sobre esses eventos! Acredito que isso se deve à grande massa cometária, além da posição que cruzou o Sol, mais próximo ao polo que em outras aproximações. #### No caso apontando pelo Prof. Rubens, em que cometas maiores se pulverizam enquanto os menores não, é preciso conhecer diversos fatores, mesmo assim é uma pergunta interessante e merece ser pesquisado.
Administrador comentou
Câmeras a postos? Quando o Sol estiver do lado oeste aqui no hemisfério sul, essa suposta cauda estará na posição 2 horas do Sol, a cerca de 5 graus de distância (algo como 10 luas de separação). Não custa tentar fotografar e tenho certeza que muita gente no mundo está ou estará tentando! Lembrem-se: SOMENTE PRÓXIMO AO PÔR-DO-SOL. Boa sorte!
Meire Ruiz comentou
Ai meu Deus, lá vou eu de novo! :s rsrs!! As pessoas olham eu fotogrando o sol e pensam: Louca de pedra! hehe!!
Professor Rubens comentou
O primeiro vídeo apresentado deixa claro que o cometa perdeu boa parte do que tinha, sobre a pergunta, eu deixei exatamente aqui para futuras pesquisas tb levando em conta que esse fato de hoje é novo e precisa ser estudado. Meire torço para que consiga essa imagem, aqui no Rio chove :/
everton dos santos comentou
Rogerio, não deveria ser posição 7 horas do sol(esquerda do sol, um pouco abaixo? Ou me enganei?
Professor Rubens comentou
Estou casando na web se tem alguém que conseguiu capturar o cometa até agora nada!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Mais uma vez o tempo aqui não abre.Tempo totalmente nublado!Eu queria tentar :(
nORBex comentou
Será que alguem vai conseguir tirar uma foto, aqui em Brasília tá muito dificil nublado o dia todo.
nORBex comentou
Saindo um pouco do assunto isso que parece uma nuvem nas imagems do Lasco C3 na parte embaixo, vindo da esquerda para a direita é o centro da via lactea?
Fada San comentou
Bonito...que luz é aquela q aparece aos dois segundos? É a mesma que aparece aos 5 segundos do outro lado? É tudo do cometa?
Administrador comentou
Olá Everton. Estou me baseando pelo Stelarium, que ontem mostrava o cometa na posição 10 horas. Como o pedaçõ está do lado direito, então não seria 14 horas?
Administrador comentou
Isso é que é cometa!!!!
Sel comentou
Rogério, tentei na posição 10 e 14 hs sem sucesso :( Vou aguardar se alguém conseguiu, esperanças na câmera da Meire :)
Administrador comentou
Olá Sel! valeu pelo empenho! :-)
Professor Rubens comentou
O tempo abriu tirei muitas fotos mas faltava uns 15 minutos para se por depois o tempo fechou de novo. Será possível registrar amanhã?
Meire Ruiz comentou
Oi SEL, fiz mais fotos hoje mas parece que não consegui nada novamente. Eu queria saber o que eu irei visualizar, como ele estaria agora, nem sei o que procuro nas fotos hehehe uma névoa?! Hoje haviam muitas nuvens esparsas. PROFESSOR, não conseguiu também, nem sinal? **** Pelo stellarium, a localização era abaixo e a esquerda do sol :o
everton dos santos comentou
Rogerio, não estou entendendo a divergencia. Meu Stellarium mostrava assim [Ver site] a posição do cometa nesta tarde. Isso não é 7 horas? Seu Stellarium mostra de outra forma? E p/ se guiar pelo SOHO no horario da tarde tem que gira desta forma [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Esse cometa parece um carangueijo andando de lado rsrs
Professor Rubens comentou
Meire tb não consegui nada, eu ia para uma boa posição mas as nuvens vieram faltando poucos minutos para o por do sol vai ai então algumas que tirei rs
Professor Rubens comentou
Mais uma, essas que posto foram sem filtro 40 minutos antes as nuvens já chegavam.
Professor Rubens comentou
Detalhe das nuvens recebendo os últimos raios do sol de hoje, Everton levantou a questão do Stellarium eu já tinha visto no meu depois que o cometa surgiu de trás do sol achei que estaria errado pq a orbita poderia ter mudado.
Professor Rubens comentou
Já que não consegui o Lovejoy então aproveitei para tirar foto de outro objeto voador rs, Aeronave contra o sol.
Meire Ruiz comentou
Pois é Prof. é muito complicado, o cometa some nesse brilho todo! Eu também gostaria de saber se amanhã dará para tentar novamente.
Sel comentou
Meire, o Rogério também falou sobre esta diferença de informação, reforçada pelo Everton. O mais importante no momento seria obtermos a informação da órbita. Tirei várias fotos, mas com muito brilho mesmo, impossível visualizar qualquer objeto. Abçs :)
costa comentou
eu li um artigo que os cometas era mais dificeis de se detectar que os metoros ou os meteoritos gostaria que alguem me podesse ajudar nesta materia obrigada???
Meire Ruiz comentou
Professor, eu fiz bastante fotos como a sua na tentiva de encontrar o cometa, uma boa idéia é tampar somente o centro da lente com um recorte de filme de RX, fiz isso e me parece que é possível ver corpos celestes,os pontinhos brancos. (O problema é que esse é o máximo de zoom que minha máquina faz!) **** Rogério, Everton ou que souber, me corrijam sobre os pontinhos brancos.
Meire Ruiz comentou
Sel, se amanhã ele ainda estiver por lá, vamos tentar novamente!! :)
Meire Ruiz comentou
Vou deixar mais uma :)
Professor Rubens comentou
Eu tenho os filtros ultravioleta, polaróide e FL-D e também um adaptador que um amigo fez com raio x para minha objetiva - Minha câmera é uma hx1 da Sony
Meire Ruiz comentou
Que jóia Professor, eu tenho que improvisar :( mas vamos tentando :)
Professor Rubens comentou
Preciso é de um bom telescópio rs em 2012 acho que ele vem rs
JLOP comentou
Bom será que vem? eu não duvido mais de nada.....para vim só se for um bom telescópio....rsrs... é pelo visto LOVEJOY dando olé em todos hein...só espero que ele também não apronte nenhuma em nossa direção... que ele siga viagem para bem longe.... que explore os exo planetas...rs... Esse dai deve ser é o irmão bravo do Elenin... ou quem sabe era o filho e agora o pai chegando atrasado....brincadeiras a parte isso é uma surpresa para a ciência e a sua linha de pensamento..... cenas do próximo capítulo.. próximo por do sol... por do sol hein...e boa noite e sorte a todos!!!!
JLOP comentou
analisando o observatório solar... ele parece ter passado por de trás do sol.... fazendo uma conversão proibida..uma curva e parece vem ganhando projeção em direção mais abaixo da soho...... é impressão minha.... sou leigo....poderia ele vim em nossa direção ou passar perto....isso o pouco dele que sobreviveu....boa noite de sono à todos....não vale sonhar com o love hein...rsrs...senão ele aparece... ala jason.....rs
ORTIZ comentou
Onservei que na frente do LOVEJOY, ia um pqueno cometa (vide foto com circulo amarelo). Dei dowload em todas as fotos antes e depois, e colocando em movimento ele aparece.
André Luís comentou
Olá, oque eu vi foi um ponto brilhante logo a frente do cometa, que aparece apartir do dia 14 e quando chega próximo ao sol parece explodir. oque seria isso?
Administrador comentou
Olá Everton, você está certo sobe a posição. Já estava bastante cansado naquela altura do campeonato e devo ter configurado alguma coisa errada. Valeu pela correção!
Meire Ruiz comentou
Bom dia André e Ortiz, sim, é uma cometa, tem infomações no post 394. Coloquem os vídeos em tela cheia :) e [Ver site]


    4
carlacuritiba      
Bom dia ! Em Cachoeiro chovendo muito....
carlacuritiba comentou
Cachoeiro de Itapemirim-ES
Fada San comentou
Aqui também, em Pirenópolis, Goiás.
YESUM comentou
Boa tarde! 165mm de chuva ontem em BH-MG. E mais chuva prevista para hoje. Já foi decretado estado de emergência por aqui!
Professor Rubens comentou
Vai cair uma chuva daquelas aqui no Rio de Janeiro.
Paulo R. Hames comentou
Aqui em Florianópolis estamos com pressão atmosférica bem baixa, com 1003,6 hPa no bairro Capoeiras. Isso é o efeito do ciclone extratropical que está ao largo da costa gaúcha. Devido a sua posição, os ventos entram em Santa Catarina de oeste, descem a serra e se aquecem por compressão adiabática. Por isso faz bastante calor no litoral, sendo que também aqui no bairro Capoeiras em Florianópolis faz 30,8ºC.
Davidson comentou
Nossa sou do Rio e adoro a sua cidade, viajo para Cachoeiro com frequencia, fico no Hotel Beira Rio, lugar maravilhoso, e o que mais gosto é olhar o céu de cachoeiro a noite abraços...


    5
Alisson      
Quem disse que o LoveJoy nao tinha chance nenhuma de impacto? e disse tambem que o LOVejoy ia se desintegrar antes do impacto? Isso prova que acreditamos muito nas verdade da ciencia. Ele passou de boa e deu tchauzim pro sol..
Alisson comentou
Eu perguntei se teria chances de impacto, foi dito que nao que ele desintegraria. Ainda bem que ele tangenciou!
everton dos santos comentou
Já que tinha o meu nome no meio, vou lembrar minha fala, que está abaixo no post 382: ## "De acordo com o SpaceWeather.com, o cometa vai passar a 140mil km de distancia da superficie solar, o que PROVAVELMENTE vai causar a sua desintegração. NÃO haverá colisão" ##. Impacto não teve, do contrario o cometa não sairia inteiro. Até o Sungrazercomets, especialistas nesse tipo de evento davam como certo a desintegração do lovejoy. Normalmente, esses cometas não resistem a passagem tão próxima do sol. Esse é um caso incomum e acho que o 1° registro.
Alisson comentou
De boa everton, e que postei uma pergunta e veio um cara dizendo que ele desintegraria e uma tempestade solar atingiria a terra sem precedentes. muito apocaliptico o cara falo ate de jesus. o adm baniu o post e ele dsuhadshuadsuhuhdasu
Ivan comentou
vamos respeitar mais a fé das pessoas? falar de Jesus não é crime!
Administrador comentou
alisson, a ciência se recicla o tempo inteiro. O Problema é não acreditar na ciência e deturpar o que está sendo dito ou explicado. :-)


    6
spacetrack5      
Tempestades solares podem atingir a Lua.[Ver site]


    7
Paulo R. Hames      
Raios UV causam mudanças climáticas “por conta própria". É o que diz esse estudo feito no Reino Unido [Ver site]
costa comentou
ola boa tarde a todos eu poderei dizer ha 30 anos atras na europa precisamente na franca e reino unido nos invernos a neve chegou a atingir meio metro de altura poderei ainda dizer ha 50 anos atras a europa sofreu varios terramotos e grandes auroras!!! a diferenca que existe eram os meios de comunicacao que ainda era uns bebes ou seja a tv tinha pouca idade e rodimentar tecnologia entao eramos limitados hoje o mundo esta ligado directo e em sequencia ja com o universo dai que talvez toda esta euforia seja pela motivacao do proprio progresso nada mais que isso o que eu sinto e que esta tudo igual estamos e a descobrir aquilo que desconheciamos!!! obrigada
costa comentou
e para justificar o abaixo transcrito eu nasci ligada a natureza sem que os promenores me passasem ao lado!!!
Paulo R. Hames comentou
Concordo com você Costa. Uma prova disso são os tornados. Sempre houve tornados no Brasil, uma vez que estamos no segundo maior corredor de tornados do planeta. O problema é que nos últimos anos os registros desses tornados puderam ser ampliados devido a maior facilidade das pessoasl poderem comprar câmeras digitais. Antes quem conseguia registrar um tornado ou qualquer temporal, eram os ricos ou jornais impressos, que tinham aquelas máquinas enormes de fotografia em preto e branco. Ou seja, os tornados são estão mais frequentes, mas sim os registros deles. Tem-se notícia inclusive de tornados em Canoinhas-SC em 1928. Repito, 1928!
Paulo R. Hames comentou
pequena correção de grafia no comentário anterior: "Ou seja, os tornados não estão mais frequentes, mas sim os registros deles".
costa comentou
na epoca das auroras e terramotos eu nao tive acesso a saber o que se passou no resto do mundo mas secalhar foi muito identico ao se que esta a passar neste momento no mundo mas nao havia informacao nem conhecimento tudo era limitado!!!
costa comentou
era bastante interessante que ai no brasil dessa epoca podesse partilhar se nos anos 1960 se houve algum evento que se ralacionasse com as experiecias que estamos a viver neste momento!!


    8
Ericao      
boa tarde à todos, estive fora por uns dias, estava em luto pela perda de minha sogra. Noticias da regiao do Vale do Aço no leste de MG abertura da comporta em Guilman Amorim, pode ser necessário abrir as comportas também da Usina hidrelétrica de Sá Carvalho, também em Antonio Dias, onde existe outra barragem. [Ver site] a coisa nao anda muito boa por aqui!
Marcos Passetti comentou
boa tarde Ericao...meus sentimentos__a zona de convergencia do atlantico sul esta estacionada na altura de MG e deve permanecer por mais alguns dias,é bom ficar em alerta porque a situaçao e critica para MG e tbm para RJ GO TO e parte do Espirito Santo, segue um link com previsao para amanha [Ver site]
Ericao comentou
Obrigado Marcos! Abraço!
Administrador comentou
Olá Ericão, meus sentimentos pela perda. Um abraço. :-)
Meire Ruiz comentou
Sinto muito Ericão...
Sel comentou
Ericão, meus sentimentos sinceros à você e à sua família também.
Jorge Oliveira. comentou
Apesar de termos tido pouco contato Ericao..Receba meu respeito por sua perda..transmita a sua familia tbem..Um forte Abraço a vc..
Ericao comentou
Obrigado a todos pelas mensagens! É um momento dificil! Abraços!


    9
cristiano wasckow      
Boa tarde a todos. Alguém poderia me informar que objeto é esse que aparece no Lasco C3, seria o cometa ainda? e esse cometa retorna novamente?
Meire Ruiz comentou
Olá Cristiano, há informações no post 408.


    10
spacetrack5      
Sistemas para prevenção contra tragédias naturais já em instalção no Brasil.[Ver site]
Professor Rubens comentou
boa notícia! Alguém sabe sobre o pronunciamento do Governo sobre "muitos infelizmente vão morrer pelas chuvas"
Paulo R. Hames comentou
Acredito que os que vão morrer são os que se negam a sair das áreas de risco. Infelizmente, para essas pessoas o que vale é o bem material e não a vida.
Sel comentou
Boa tarde RG´s, Paulo, discordo de você plenamente, trabalho juntamente à populações das áreas de risco, eles querem realmente sair destas regiões, porém não possuem alternativas. Há pessoas que perderam o imóvel no ano passado e construiram novas casas no mesmo local, não imagina o sofrimento destas famílias. O bem primário social é ter aonde viver com dignidade, não existem soluções públicas e nem políticas que possam atender a esta demanda. Se tiver alguma sugestão para solução, ouvirei atentamente!
Paulo R. Hames comentou
Minha sugestão seria IMPEDIR a construção de moradias no alto de morros e várzeas de rios. Depois que constroi, sei que é difícil tirar pois a pessoa já fez a família. Mas reafirmo, a vida em primeiro lugar!
costa comentou
ola Sel resolucao existe o problema e que as regras economicas do mundo limita o poder economico dos cidadoes dai que a dificuldade das pesssoas se poderem movimentar para zonas mais seguras torna se impossivel!!!
Sel comentou
Pois é Paulo, de imediato a questão é criar alternativas para que lutem pela vida. Neste momento nem ONG´s, nem a Defesa Cívil ou Políticas Gov. possuem opções para população de risco. Nos limitamos a informar e dar treinamentos, é tudo que temos hj.Abçs :)
FAbiano comentou
Também tem o projeto chuva, do Inpe que mostra em tempo real os pontos de chuva, [Ver site] e tem o próprio site do inpe [Ver site]
costa comentou
obrigada Fabiano!!o site e muito interessante!! obrigada
FAbiano comentou
PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO BRASIL, NESSE SÁBADO 17/12/11 [Ver site] , OS VOLUME DE CHUVA SÉRA GRANDE AONDE A ZCAS ATUA
FAbiano comentou
OPS SERÁ D:
FAbiano comentou
OBRIGADO COSTA, PELO COMENTÁRIO, O QUE EU PODER CONTRIBUIR PARA AJUDAR POR AQUI SEMPRE FAREI :)
FAbiano comentou
MAS SABE COSTA, NÃO FICARIA NADA TRISTE SE ESSA ZCAS DESCESSE AQUI PARA O NOROESTE PAULISTA, TÁ MUITO QUENTE E SECO, COMO AQUI NÃO TEM MONTANHAS E MORROS, E TUDO POR AQUI É PLANO, O RISCO SERIA BEM MENOR.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade