Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Terry Lovejoy afirma que conseguiu regitrar Lovejoy durante o dia. Como ele já passou pelo periélio, as tentativas de observação devem ser feitas antes do nascer do Sol, no lado leste.
Professor Rubens comentou
Bom dia, gostaria de compartilhar essa imagem do cometa [Ver site] quem puder analisar na parte do dia 14/12 a partir das 9:00 um outro objeto em cima na esquerda do cometa. E não sei se é o mesmo que aparece ao lado novamente depois que o Cometa deixou o sol [Ver site] seria parte do cometa?
Administrador comentou
Se Lovejoy resistir sem se fragmentar, em breve começará a pipocar imagens dele antes do nascer do Sol. Acredito muito nessa possibilidade.
Administrador comentou
Segue um print da posição de Lovejoy em 24 de dezembro de 2011, às 05h49 BRT, visto da cidade de São Paulo. Promete!
Administrador comentou
Foto do cometa Lovejoy, feita pelo próprio Terry Lovejoy, com auxílio de um telescópio C8. A foto foi feita durante o dia, com todas as dificuldades que envolvem a captura de um objeto colado ao Sol.
Administrador comentou
Conforme previsto, as fotos começam a aparecer. Esta foi feita na Europa, possivelmente na República Tcheca. Segue os links das imagens brutas: [Ver site] ## [Ver site]
YESUM comentou
Lindo!!!
Meire Ruiz comentou
Uau! Que inveja(boa rsrs) dos que possuem essas "máquinas maravilhosas que permitem esses registros!! :) **** Professor, veja o vídeo em tela cheia: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Se possível, tem como saber as datas das imagens "brutas" dos links? Obrigada.
Marcos Passetti comentou
linda imagem...a mais bela que vi ate agora
Professor Rubens comentou
Vou tentar amanhã tirar essa foto, sobre essas tiradas ao dia qual equipamento seria o ideal? **** Meire vi em tamanho maior como vc sugeriu e a imagem que falei começa aparecer neste tempo da imagem que posto ao lado.
Professor Rubens comentou
Seria um reflexo ou algo assim?
Administrador comentou
Olá Meire, as fotos foram feitas hoe (sábado), entre 8:57 e 9:05 UTC usando telescópio robótico de 300 mm. Uma foto foi feita com filtro vermelho e a outra com filtro verde. As cenas foram publicadas no fórum de discussões sobre cometas do Yahoo. Link do fórum: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Professor, realmente, estão tão parecidas... **** No stellarium uso a opção equatorial ou azimutal(sem o telescópio)?. Obrigada novamente.
Meire Ruiz comentou
Sei que a pergunta abaixo é bastante boba rsrs, mas por favorrr, alguém me responda!!!! rsrs!!
Administrador comentou
Olá Meire, use a opção azimutal. A opção equatorial serve para você acompanhar o céu da mesma maneira que um telescópio orientado nesta posição. Exige mais experiência de observação que vai acabar complicando ainda mais!
everton dos santos comentou
Professor, no penultimo post do Sungrazer [Ver site] eles falam que é outro cometa, afastado do lovejoy e com menos brilho. Esse provavelmente desintegrou bem antes de chegar no sol. No SOHO também foi possivel observar outro cometa na frente do Lovejoy.
Professor Rubens comentou
Obrigado Everton, estava encucado pq nas imagens ele só aparece bem próximo ao sol, o cometa que veio antes do Lovejoy eu acompanhei


    2
Davidson      
Bom dia painel, manhã abafada no Rio de Janeiro, quero lembrar que devemos ter cuidado com a agua parada, para evita a proriferação do mosquito da dengue...


    3
Rubens Prata      
Bom dia Administrador, gostaria de saber o que é aquele objeto estranho, branco indo para o Sol, nas imagens do coronógrafo? Muito esquisito...! Será alguma falha?
Rubens Prata comentou
Estou lendo os posts anteriores. É um cometa? Grande assim?
Administrador comentou
Olá Rubens, bom dia. Veja a saga de Lovejoy: [Ver no Apolo11]
Arlindo comentou
Boa tarde. Será que essa distancia ,000120 mil Km da borda do Sol está correta? Tem sentido nessa distancia o cometa sobreviver?
Arlindo comentou
Perdão, eram previstos 140 mil km de distancia.


    4
FAbiano      
Bom dia a todos, creio que a la nina já faz seus efeitos, levando muita chuva para o povo asiático, lá na filipinas as inundações deixaram 180 mortos e 260 desaparecidos até o momento, mas o que ocasionou esse cenário todo foi a tempestade "Washi" com 65km/h os ventos e chuva copiosa [Ver site]
Thiago comentou
Fabiano, o número de mortos acaba de subir para 440!
Jota Jota comentou
Srs. Thiago e Fabiano, é realmente intrigante ainda termos tempestades tropicais. Essas no momento me parecem atípicas, retifiquem-me se estiver errado!


    5
spacetrack5      
Bom dia a todos! Para quem quiser imprimir e acompanhar, sem falta, calendário (3meses) Efemérides:[Ver site]
Fada San comentou
Grata.
spacetrack5 comentou
De nada, Fada San! Também a pouco que vi,e agora,colando aqui.Há dois também no Apollo11: [Ver no Apolo11]


    6
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global
Sel comentou
Bom dia RG´s, raramente recomendo algum link aqui, mas este da BBC é de tirar o fôlego, são somente 3 minutos, mas vale à pena realmente, abçs :) [Ver site]
Ana_Paula comentou
Bom dia Miguel! Lindo Sel!:)
spacetrack5 comentou
Obrigada por compartilhar, Sel! Lindo!
aurora comentou
Nossa, que planeta bonito!
ORTIZ comentou
Que show SEL, manda mais!
Simone.S.Foz comentou
Impressionante a diversidade e a beleza desse nosso planeta, com todos os seus povos e seus extremos!!devemos agradecer todos os dias pela oportunidade de estamos aqui!


    7
MiguelSousa-Portugal      
Muita actividade Sismica na Itália nomeadamente no Centro de Italia.
costa comentou
ola Miguel eu estou a espera da resolucao de portugal atingir em lisboa um terramoto de cala 5 para ver se tudo vai acalmar e ser igual a 196? abracos


    8
MiguelSousa-Portugal      
Explosão de supernova dá pistas sobre formação da vida - A explosão de uma estrela supernova numa galáxia a 21 milhões de anos-luz deu aos cientistas um raro vislumbre de como a explosão de estrelas pode gerar vida no universo. [Ver site]


    9
Ana_Paula      
Bom dia RG, em Piracicaba/SP temperatura mínima 19ºC máxima de 33ºC sol com algumas nuvens e sem chuva. Bom sábado à todos.


    10
Lázaro-      
Boa tarde para todos do Painel. Ontem a Lua estava muito linda e bem próxima e também se estive-se cheia... seria mais perfeita ainda... Nunca a vi como ela estava ontem >


    11
aurora      
Bom Dia a Todos! Ainda não havia observado o gráfico de índice KP deste jeito: (cadê as barrinhas??)
aurora comentou
E ontem, só uma verde pequenina,
Marcão comentou
Índice KP e Fluxo de Raio X, aparentemente em níveis mínimos. Vamos aguardar alguém entendido no assunto para dar um parecer.
aurora comentou
Marcão, é só ler aqui: ¨¨ [Ver no Apolo11] ¨¨, Abraços, Bom Final de Semana a Todos! Em tempo: em Gjá SP está hot,hot, hot!
Fada San comentou
notei isso também.
everton dos santos comentou
Está tudo calminho! Vento solar calmo(271km/s), sem EMCs na direção da terra, sem fluxo intenso de buraco coronal. A o campo magnetico fica tranquilo [Ver site] No final de 2009 teve um semelhante mas acho que os parametro da tabela era outro.
everton dos santos comentou
Esqueci de dizer, o sol deve estar tomando um folego p/ entrar no máximo solar com todo o gás. ## Brincadeiras a parte, vale observar que o sol continua em atividade [Ver site] Só que não está sendo na direção da terra.
aurora comentou
Agora é fazer as apostas: se o índice KP vai intensificar gradativamente...ou não!
aurora comentou
Everton, mas este gráfico de 2009 tem barrinhas verdes bem pequenas ao longo do eixo X. O de hoje, nada!
everton dos santos comentou
Aurora, vc tem razão. São tabelas diferentes. O atual está zerado mesmo. Nos ultimos dias, algumas barras também ficaram zeradas mas assim com todas parece ser excepicional.
aurora comentou
É, Everton, é um registro diferente do corriqueiro, um KP zerado. O que considero providencial é que tal situação desmistifica uma polêmica que aconteceu aqui meses atrás: quando um cometa se aproximou do Sol e se desintegrou, coincidentemente aconteceu uma explosão solar simultânea... daí teve quem pensou que o cometa “se chocou” com o Sol e “provocou” a explosão, o que não tem nada a ver (é só comparar os tamanhos dos corpos celestes em questão). Foi só uma coincidência registrada mais de uma vez, lembra? Agora temos um cometa de considerável tamanho (ainda assim minúsculo p/ o Sol) sendo atingido pelo astro-rei e a atividade solar em baixa. E hoje já começando a elevar, ainda bem que lentamente! Sol anda bem quietinho. Mas aqui em Gjá ele está lindo, típico dia de verão. Bom domingo p/ vc e a Todos,
Sandra Silva comentou
Bem lembrado Aurora. Tentando me atualizar com as informações do Painel e não pude deixar de observar isso também. Concordo com o Everton, ele deve estar "tomando folêgo". Mas, aqui ele está bem quentinho...kkkk.
aurora comentou
Gostei do trocadilho: sol quietinho-quentinho,


    12
Marcão      
É outro ciclone que está subindo pelo Uruguai ou é o mesmo que se fortaleceu?
everton dos santos comentou
é o mesmo. Ele é bem interressante pois passou pela Argentina, foi p/ o oceano, voltou p/ o continente(no Uruguai)chegou até o RS e só agora que começa a se afastar p/ o oceano mas de forma muito lenta. Normalmente(que eu lembre) os ciclones extratropicais começam a formar um vortice sobre o continente, vai p/ o oceano e se afasta da costa.


    13
spacetrack5      
Enorme nuvem de gas prestes a ser devorada em buraco negro no centro da nossa Via Láctea.[Ver site]


    14
spacetrack5      
Brasil tem dois satélites em órbita, com mais dois para ir para o Espaço até 2013.[Ver site]
spacetrack5 comentou
Mais atuais sobre os satélites brasileiros.[Ver site]
spacetrack5 comentou
Muito interessante!Eu nunca pensei que havia uma estação espacial brasileira de controle de satélites em Cuiabá.[Ver site]


    15
Gabí      
Pelo jornal local de Pitangui hoje municípios vizinhos esta noite passada tiveram muitos problemas com as chuvas, parece que por sorte só danos materiais... Más a velha questão presente, construções inadequadas em áreas de vazantes de "Preservação Permanente". [Ver site] [Ver site]
Matheus Pamplona comentou
Falando em tempo, alguém ja olhou as fotos do RS ao lado, o da metsul? Simplesmente incrivel, do meu apartamento foi possivel ver os raios e uma núvem funl que não chegou a tocar o solo. Só não filmei porque estou sem camera de video. Deem uma olhada.
Gabí comentou
A situação em Florestal MG que foi passada no MGTV 2 edição, deu a amplitude da chuva forte que atingiu a cidade acumulou cerca de 21.4 mm em poucas horas. [Ver site]
Gabí comentou
Consegui o vídeo da real situação em Florestal MG [Ver site]
Gabí comentou
Centro Oeste Mineiro continua a ser assolado por fortes chuvas desde ontem a partir das 21:00 hs. Esperar clarear para avaliar a real situação. Mais cedo teve uma queda de energia elétrica segue vídeo do município de Pará de Minas do MGTV 2 edição de 17/12/2011 [Ver site] Pitangui lá vai do mesmo jeito, muita chuva neste final de ano.


    16
Arlindo      
Pergunta sobre a órbita do Cometa. Fiquei em dúvida sobre o contorno ao Sol. Passou aquem (entre Terra e Sol) vindo do espaço ou do outro lado do Sol e agora se aproxima da órbita da Terra
everton dos santos comentou
Arlindo, o cometa passou entre a terra e o sol mas tem um detalhe importante: a orbita dele é de + ou - 45° de inclinação(não sei se é o modo correo de dizer) em relação a orbita da Terra. Visualmente a rota dele é de "baixo p/ cima" e após dar a volta no sol, está voltando p/ "baixo". Repare esse detalhe ao lado e vc pode ver ouras perspecivas no diagrama orbital dele 1.usa.gov/sdhECr
everton dos santos comentou
Rogerio leite, agora o cometa Lovejoy se afasta do sol e se "aproxima" da Terra. Será que ele mantém algum brilho a ponto de continuar visivel? A menor distancia será de +ou- 75 milhões de km em 7-8 de Janeiro. Nestes dias, ele se manterá acima da linha do horizonte.
Administrador comentou
Olá Everton, se ele não se fragmentar, acredito que sim. Nos próximos dias já estará bem elevado no céu antes do nascer do Sol. Já temos fotos feitas na Europa e na Austrália. Será que a Meire conseguiu registra-lo aqui do Brasil? Estou bastante otimista. Só não sei o que é o segundo pontinho na foto dela. Isso é que me deixou com a pulga atrás da orelha. Mesmo assim, está interessante!
Administrador comentou
Segundo o Sungrazer, ele está visível ao meio-dia. E acho que as fotos da Meire são realmente do Lovejoy. Esse cometa promete!
Professor Rubens comentou
Meio dia? Então acho que consegui hoje também, na direção horária qual seria a correta neste momento em relação ao sol (digo por volta das 14:00 de hoje. Ps ainda não adicionei ele no Stellarium
Professor Rubens comentou
E aonde está a foto da Meire?
Administrador comentou
Ela enviou para o Terry Lovejoy. Estamos em dúvida sobre alguns pontos na foto dela.
Meire Ruiz comentou
Estou no aguardo, e muito anciosa rsrs vamos torcer!! :)
Professor Rubens comentou
Hum que beleza, e qual era a posição dele as 14:00 GMT -2 ?
Administrador comentou
Esse tipo de foto, em dia claro, pode ser melhorada com um filtro vermelho, que deixará o azul do céu mais escuro. É normalmente usado para ver Mercúrio e Vênus. Experimentem papel celofane ou alguma gelatina de reflator.
Meire Ruiz comentou
Preciso de um filtro descente!*** Será se já canto vitória?! hehehe! Vou deixar uma foto com meu nome para quem quiser compartilhar, certo! **** Obrigada Rogério!! :)
Meire Ruiz comentou
Ooops, esqueci da foto...deixo neste. Estou procurando em outras fotos, pois é tão pequeno, pode estar escondido em mais alguma foto.
Administrador comentou
Ok Meire, apaguei a outra sem créditos. Vamos esperar mais imagens. Minha única dúvida é sobre o objeto que aparece ao lado do suposto cometa. Não está batendo com nada!
Meire Ruiz comentou
Editei a mesma foto, não sei se estou vendo coisas, mas parece que nesta dá para se observar o formato dele!
YESUM comentou
Maravilha Meire!!!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Parabéns Meire.Ótima foto, ficou muito boa.Aqui por estes últimos meses do ano o tempo não ajuda e até o Sol está um pouco "tímido".Impressionante essa foto.
aurora comentou
Muito bom, Meire! Parabéns pela foto, valeu seu acompanhamento, a gente agradece por dividir,
Arlindo comentou
O que não concordo de "jeito maneira" é um Cometa ter passado a apenas 120 mil Km do Sol. será que essa distancia não está incorreta? E as explosões solares que formam um inferno nas imediações? Ou teremos um novo conceito acerca de cometas?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Rogério o objeto referido é o que está à direita do cometa? Não haveria a possibilidade de ser um fragmento do núcleo cometário?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
O tempo aqui abriu, vou observar Júpiter, até amanhã,fui.
Meire Ruiz comentou
Fiquei muito feliz por conseguir :) , só resta a confirmação do descobridor e saber que objeto é este próximo a ele. **** Fabrício, é sim, a direita e acima.
Sel comentou
Meire, eu sabia que ia conseguir! Show! Parabéns, bjs :)
Professor Rubens comentou
Já no fim das imagens da Lasco c3 o Cometa aparece com a cauda agora para frente.
Professor Rubens comentou
Meire depois vou pegar seu email para mandar uma foto que tirei hoje as 14h, outra coisa, se o tempo tiver bom por ai poderia tentar pela manhã, acredito que antes do sol nascer ele estará perfeito, aqui no Rio começou a chover e a previsão e de chuva no domingo.
Administrador comentou
Olá Meire, sem querer ser desmancha prazeres, é muito importante ter os pés no chão. Ainda tenho sérias dúvidas sobre o que estaria sendo registrado nas suas fotos. Tinha um filme de RX na frente, não? Pode ser uma falha nesse filtro, pois o segundo pontinho não poderia estar lá. Quanto ao suposto formato do cometa, também não é possível que seja pois o equipamento não possui resolução pra isso, além de estar com bom foco. Acho melhor irmos com calma. Teóricamente está mais fácil tentar registrar agora, pois o cometa está mais distante do Sol. ### Quanto à pergunta do Arlindo, pode ser que a distância tenha sido maior que 120 mil km. Alguns até estimam em 800 mil km. Vamos aguardar também!
Meire Ruiz comentou
Sem problemas Rogério :), vou aguardar até ter resultados concretos! Encontrei o mesmo objeto em outra foto, vamos analisar rsrs. Terry Lovejoy me enviou um e-mail dizendo que precisa fazer mais pesquisas com a foto - mas que eu tenho "algo" na imagem. ***** Estava pesquisando sobre cometas e encontrei um gif do cometa ENCKE perdendo a cauda após receber uma CME, achei interessante e compartilho :) [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Rogério, uma "especulação" sobre o segundo pontinho, não poderia ser o objeto que segue o cometa? [Ver site] , não sei onde encontrar esse tipo de imagem do dia 15, no vídeo vai até dia 14.
Administrador comentou
Olá Meire, também acho que tem alguma coisa na foto, inclusive com características cometárias. É que falta mais informações sobre a própria foto: zoom, exposição, abertura, filtro na frente e até mesmo um desenho da posição dos astros no momento da imagem. ### Quanto aquele pontinho, não é possível que seja aquele fragmento. Ele não teria brilho suficiente para ser registrado de dia, além é claro, da resolução angular das máquina. Meire, Antares está no céu próximo ao cometa. Mercúrio também. Experimente registrar eles. Mercúrio brilha mais que Lovejoy e seria um bom parâmetro para checar a capacidade da câmera em regitrar pontos luminosos com o céu tão claro. Mas cuidado!!! Com o Sol não se brinca!
everton dos santos comentou
O cometa Lovejoy surgiu novamente na lente do instrumento HI 1 da STEREO A GIF [Ver site] Meire, a imagem só vai até o dia 14 pois depois ele sai do campo de visão do instrumento.
Meire Ruiz comentou
Obrigada Everton. Rogério, vou tentar. **** Imagem do cometa Lovejoy [Ver site] - Credito: Solar Dynamics Observatory (Little SDO).


    17
costa      
sera que a passagem do comenta deu paz ao sol?? ficou calminho
Ian Amaral comentou
*risos*
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Bom dia Elisabete Costa.Eu acho que não tem nada a ver, acho que este período de calmaria é normal e é só uma "coincidência".
costa comentou
ola Fabricio obrigada mas nem toda a verdade vem a publico e eu estou sempre com o pe a tras!! isto e a velhice!!
Sel comentou
Costa, não costumo comentar sobre "teorias" sejam lá o que for, porém sempre percebo em seus comentários algo votado a esta percepção e gostaria de observar algo. As informações que temos ao observar o PG ou o Apolo 11 também são informações para um público dirigido, nem por isto oculta da população. Quando nos dedicamos a uma linha de pensamento "conspiratória" perdemos muito de nossa ação e este não é o foco do RG. Gostaria que considerasse que o que não se pode provar não é interessante supor em comentários aqui, pois o RG tem um compromisso de fidedignidade com seus participamente e este é o motivo que mais me inspira a estar aqui. Um comentário qeu não acrescenta não deveria ser publicado. Falo isto com muito carinho e respeito por você, esperando ter ajudado de algum modo. Abçs :)
everton dos santos comentou
Tem que observar o seguinte: O sol contina em atividade, só que por sorte, não é voltada p/ a terra. É só observar nos videos do cometa [Ver site] as explosões solares que ocorrem. ### Agora eu penso o seguinte: essa história de que a verdade não é divulgada já está meio defasada.
costa comentou
o meu comentario foi apos ter observado em varios sites que as explosoes solares apos a passagem do cometa estavam low e fiquei curiosa nao sou da conspiracao unicamente foi interessada nesse pequeno permenor mas poderei dizer que sou uma pessoa que tenho como principio o respeito por qualquer individuo e aceito as opinioes e respeito leiga em geofisica e astronomia mas gosto de saber o que gira a minha volta pelo que agradeco e se for possilvel nao interpetem as minha perguntas de forma conspiratoria porque nao teem esse fundamento simplemente aprender por isso eu encontrar o Painel adorei a razao de eu estar aqui eu entendo o motivo da vossa atitude !! obrigada
ORTIZ comentou
SEL, infelizmente você exagerou na dose das críticas. Onde tem linha de pensamento "conspiratório" nas palavras de ELISABETE COSTA? Que coincidentemente o Sol se acalmou, se acalmou, por essa razão ela perguntou se a passagem do comenta deu Paz ao Sol, em outras palavras, "teria alguma influência do cometa sobre o Sol?". Ela falou de forma póética, mas cabe aos especialistas responderem sem animosidade. Afinal quem é o moderador aqui? Quem é o administrador do PG, você? para falar: "Gostaria que considerasse que o que não se pode provar não é interessante supor em comentários aqui". Nos arquivos do LASCO C3, iniciando em 2003/02/16 17:54, em 2003/02/18 04:54, um cometa aparentemente muito maior que este, se aproximou do Sol, que ejetou um tiro de massa coronal sobre ele, e aparentemente desviou a rota. Eu não sou especialista no assunto e tenho minhas dúvidas. Então esta pergunta tem fundamento, foi coincidência ou não? Isto é ciência, e deve responder aquele que tem conhecimento e não utilizar este espaço para humilhar a outros.
everton dos santos comentou
Que isso Ortiz!!! A Sel não é moderadora(nem eu) mas ela está aqui tentando colaborar com o site. E ela não se refere ao comentario acima sobre o sol e o cometa. É um comentario abaixo em que a Costa diz que "nem toda a verdade vem a tona". E não precisa ser moderador p/ saber que esse não é o local. Inclusive o propio "moderador" já alertou a participante Costa. Então a Sel está correta em alertar ela!
costa comentou
peco desculpa EVERTON mas provavelmente o meu conhecimento me leva a esse parecer mas nao quero nem gosto deste tipo de situacoes nem quero a minha resposta foi unicamente justificar a minha duvida obrigada
Sel comentou
Costa, de modo algum desejei ser indelicada ou fazer alguma crítica, somente uma orientação pertinente. Como o Everton disse, não sou moderadora ou o que quer que seja, me perdoe se de algum modo soou como uma repreensão meu comentário. Abçs :)
costa comentou
Sel por mim tudo bem!!! adoro paz e tranquilida meu lema!! adoro adquirir conhecimentos nao confusao!! mas obrigada!!!
Sel comentou
obrigada Costa:) Você está na mesma região de um membro de minha família (Londres), é muito importante para mim que você esteja aqui no RG, permaneça conosco e acrescente informações, por isto fiz o comentário como um cuidado mesmo com você. Mais uma vez agradeço.
costa comentou
muito obrigada Sel!!!


    18
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa noite à todos.Em Anápolis Goias Temperatura: 19ºC, Umidade Relativa: 94%, Visibilidade Horizontal Predominante: Igual ou acima de 10000 metros, Condições Gerais do Tempo: Céu nublado e Pressão atmosférica de 1016hPa.Bom final de semana à todos.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Uma imagem meteorológica de Goias:
Dina comentou
Olá a todos, não posso deixar de manifestar, que estou intrigada com o índice KP, com a passagem do cometa, por mais que leia e releia os comentários ficam inúmeras interrogações. Sobre a foto a Meiry, parabenizo pelo feito,porém, pergunto, e antecipo meu pedido de desculpa pela ignorância, mas o cometa tem formato de meteoro mesmo? FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO DE MUITA PAZ NA TERRA.
Meire Ruiz comentou
Oi Dina, algumas imagens de cometas [Ver no Apolo11] [Ver site]
Ian Amaral comentou
Bom fim de semana para você também. :)



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade