Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Astroman      
Vídeo Time Lapse da mudança do tempo em Curitiba ontem. A grande nuvem que aparece é a chamada NUVEM ARCO? Eu morei 12 anos por lá e nunca tinha visto algo parecido. As pessoas estão estranhando o tom alaranjado/amarelado do céu.
Prof. Marciel Jara comentou
belas tomadas!
Verde comentou
O pessoal antigo dizia que esse amarelado é indicativo de granizo, e veio mesmo, pelo menos na região de Sta Felicidade (bairro de Curitiba).
Alessandro comentou
Bom dia, Eu sempre morei na região metropolitana de Curitiba, me lembro até de um tornado que teve aqui em São José dos Pinhais, mas realmente nunca tinha visto o céu ficar desta maneira ao mesmo tempo que era bonito também deve ter assustado algumas pessoas, logo depois veio uma tempestade muito forte.
psbelloprado comentou
>>>Boa tarde, "Parceiro PG Astroman"!!! Essa filmagem de exposição longa que Vc fez, é de um evento climático conhecido pelos americanos como "SUPER-CÉLULA". >>>É ela que dá origem a ocorrências mais destrutivas como os TORNADOS...mas ao contrário do meio oeste americano que é região de BAIXA PRESSÃO e DEMASIADA PLANA(...o vento "corre" solto)aqui no Brasil, em especial, o SUL, os tornados pouco provável podem passar dos 200KM/H, pois os impedimentos naturais são muito grandes, como SERRAS, MONTANHAS e VALES (...)>>>Já na região dos pampas gaúchos e Uruguay, a coisa muda: REGIÃO PLANA E EXTENSA (...)>>>Ao lado, foto da REDE de outra "SUPER-CÉLULA" !!! >>>INFELIZMENTE, DAQUI PARA A FRENTE ISSO SERÁ CADA VEZ MAIS COMUM NO BRASIL, POIS AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESTÃO AJUDANDO NISSO(...CLIMA MORMACENTO - QUENTE E ABAFADO - UMIDADE E ÁREAS DE BAIXA PRESSÃO SÃO OS INGREDIENTES BÁSICOS PARA ESSES EVENTOS...)ABRAÇO E CUIDE-SE !!!


    2
rone abbad      
bom dia globais, frio na Ucrânia matou 18, 12 congelaram nas ruas, um anticiclone esta gerando temperaturas baixas, Kiev a capital registrou -16Cº, a semana será predominada por temperaturas baixas podendo chegar em alguns lugares a fazer -28Cº
rone abbad comentou
AS 6:00H Ribeirão Preto tinha 20Cº com céu nublado, lembrando que o verão começa nesta sexta dia 21 as 9:11h pelo horário de Brasília, abraço a todos e um ótimo dia se DEUS QUISER!!!


    3
Astroman      
USGS sem dados de tremores deste mês. Tudo bem. Vou pesquisar com os dados do Painel de Monitoramento e cruzar com o que eu já tinha para achar uma resposta: os tremores estão ficando mais rasos?
Alisson David comentou
Também venho observando a calmaria rssrsr... Tenho até dúvidas se é possível que a terra pare de tremer. Mas sou leigo no assunto, então fico só observando.
Sel comentou
Não é "confortável" períodos longos de calmaria, acompanhando os eventos com regularidade, observa-se repetitivamente intensos tremores após períodos assim observados. Abçs
Astroman comentou
Levando em conta somente tremores acima de 3.0, considerando tremores rasos como aqueles ocorridos entre 0-70km, tendo como data inicial o ano de 1973(ano em que começa os dados da USGS) e usando O PERCENTUAL DE OCORRÊNCIAS DESTES TREMORES sobre o TOTAL DE TREMORES OCORRIDOS por ano para obter a resposta desejada, as repostas são as seguintes: 1. os terremotos rasos aumentaram sua participação percentual sobre o total de ocorrências. A tendência - representada por uma linha de tendência exponencial - é de alta, variando entre um mínimo de 73,7% (1974) e 86,1% (2010). Nos últimos 4 anos esses tremores representaram mais de 80% das ocorrências totais assim como entre os anos de 1992 e 1994.
Administrador comentou
Sem esquecer que 33 km de profundidade é a distância default para tremores continentais quando o hipocentro ainda é indeterminado. 33 km é a localização média do topo do asternosfera, onde ocorrem os tremores.
Astroman comentou
2. Dividindo a faixa de RASOS em 2, ou seja considerando tremores entre 0-30km e entre 31-70km da superfície a resposta é a seguinte: a. A tendência de ocorrência dos SUPER RASOS (entre 0-30km) é de ALTA, variando de um mínimo de 14,4%(1974) e 55,1%(2010). b. a tendência de ocorrência dos tremores entre 31-70km é de QUEDA, variando entre o máximo de 60,2%(1973) e 30,4%(2012) 3. os tremores em profundidades intermediárias, entre 71-300km, tem tendência de QUEDA, variando entre um máximo de 20,9%(1974) e um mínimo de 11,9%(2010) 4. os tremores profundos, entre 301-700km tem tendência de QUEDA, variando entre um máximo de 6,2%(1997) e um mínimo de 1,9%(2010 e 2011). Resumindo: acima de 300km de distância da superfície estão DIMINUINDO e os rasos, entre 0-70km tem uma LIGEIRA tendência de ALTA e os SUPER RASOS(definição que não existe formalmente, creio eu) AUMENTARAM bastante sua participação sobre o número total de ocorrências/ano MAS, percentuais semelhantes aos dos últimos anos também se observaram entre os anos de 1989 e 1994.
Astroman comentou
Ok Rogério. Pode me corrigir caso eu tenha trabalhado com parâmetros errados.
Astroman comentou
As tendências de ALTA ou BAIXA foram definidas plotando linhas "trendline" exponenciais e lineares. A inclinação das linhas define a tendência.
Astroman comentou
Retificando: o ano em que a houve mais tremores SUPER RASOS(definição minha) - entre 0-30km - sobre o total de ocorrências foi 2005 com 60,2%.
Enio comentou
Já observei que, com calmaria, acumula-se energia na crosta propocionando terremotos muito forte.
Colombo comentou
Vale ressaltar que o Que mais chama atenção é a calmaria em território Brasileiro .Há 57 anos atrás , ocorria o maior sismo do Brasil ,No Brasil, apenas dois terremotos registrados tiveram magnitude maior que 6. Um deles aconteceu na costa do Espírito Santo, em 1955, e chegou a 6,1 graus. O de Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso, no mesmo ano, chegou a 6,2 , e ocorreu á 10km de profundidade. Em 2005 outro sismo assustou toda a região , com 5.0 graus na escala richter , causou rachaduras em várias residências e uma fenda no prédio da prefeitura de Juara-MT . Em 1998 , outro tremor de 5.2 graus assustou a população e provocou desabamento de residências em Porto dos Gauchos e pânico em cidades da região como Tabaporã , Brasnorte , Juara e Juina
Astroman comentou
O banco de dados da USGS para o mês de Dezembro 2012 voltou. Estava sem registros pela manhã.
Astroman comentou
Que legal! Eles sumiram com mais de 4000 tremores. Basta ir no site e clicar em "earthquakes" em Science Topics, depois em "Earthquake search" e "Global Search" e preencher os quadros com 2012 - 01 - 01, 2012-12-18, magnitude mínima 2 ou 3 e profundidade entre 0 e 700. O Painel Global em "Terremotos anuais" mostra até o momento 15345 e a USGS - 11533. Na faixa que eu estava pesquisando, magnitude>3 e profundidade entre 0-700km o sumiço foi de 4672. Agência federal é triste de doer.
Administrador comentou
Talvez seja por manutenção no banco de dados. Você está pesquisando justamente no momento da manutenção.


    4
FabriPorto      
Boa Tarde!! Urgente, alerta nivel laranja para fronteira com o uruguay..
Leandro Santos comentou
O que este alerta laranja quer dizer?
psbelloprado comentou
>>>"TKS, Parceiro PG FabriPorto" !!! >>>No site da DEFESA CIVIL aqui de SC também já foi colocado um alerta (ESTADO DE ATENÇÃO) para temporais (vou postar sobre isso em post próprio (...) ABRAÇO !!!
FabriPorto comentou
Leandro santos, no uruguay existe 3 niveis de alerta, amarelo= temporal médio, laranja= temporal forte, vermelho= temporal muito forte
Leandro Santos comentou
Ok. Obrigado pelo esclarecimento.


    5
Giselda      
Boa Tarde, pessoal!! Gostaria de saber se alguém tem informação sobre o satélite Kosmos-1484,( da antiga União Soviética) que tem previsão para cair dia 19...


    6
psbelloprado      
ALERTA, DEFESA CIVIL DE SC: "Estado de ATENÇÃO para possibilidade de temporais, rajadas fortes de vento e granizo isolado, especialmente no Oeste e Sul de SC). >>> A partir desta 4a, o tempo fica mais úmido e quente em SC, ou seja instável, com aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, começando pelo Oeste e Sul do Estado. >>>Entre a tarde de 5a e na 6a, a formação de uma frente fria, com deslocamento pelo Sul do Brasil, mantêm a instabilidade e as pancadas de chuva em SC. >>>Estado de ATENÇÃO entre quinta e sexta para possibilidade de temporais, rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) e granizo isolado, especialmente no Oeste e Sul de SC. (Fonte consultada: Site da DEFESA CIVIL SC, com informações da CIRAM/EPAGRI). ABRAÇO A TODOS !!!
psbelloprado comentou
>>>ÚLTIMA IMG DE I.R. DO GOES 13 SINÓTICA (COM ANOTAÇÕES DOS METEOROLOGISTAS DA CIRAM/EPAGRI-SC)>>>FOTO DATADA DE 18.12.2012, ÀS 11:45h (AO LADO)
psbelloprado comentou
>>>ATUALIZAÇÃO DE IMG (NÃO-SINÓTICA) DE I.R. DO GOES 13 (ÚLTIMA HORA>>>FOTO AO LADO>>>)
Administrador comentou
Olá PSbelloPrado, tudo bem? Vou pedir uma gentileza: evite usar unicamente letras maiúsculas em seus posts. Elas atrapalham muito a leitura e na internet têm o significado de gritar. Isso não fui eu quem inventou. Faz parte da Netiqueta: [Ver site] Abraço!
psbelloprado comentou
>>>Perfeito, Sr. Rogério Leite...mas alerta geralmente se faz quando o risco é alto (...) Abraço!!!


    7
Astroman      
Uma pergunta Rogério: eu usei o percentual ao invés dos números absolutos para descontar uma possível ampliação do número de sismógrafos ao redor do mundo que a USGS usa para seus registros. O salto de 4517 tremores de 1973 para até aproximadamente 26000 em 2008 se deve a isso não? Se for isso, então os números absolutos não significam nada se há variação no número de sismógrafos utilizados.
Astroman comentou
Vixi! Errei. Era para ter comentado no outro post. Perdão!
Administrador comentou
Astroman, tremores de baixa magnitude são tantos que a contagem deles é uma mera questão estatística. O USGS nem leva eles em consideração, pois à medida que a rede for se ampliando e ficando cada vez mais sensível, o número tende a aumentar. Muitas vezes, esses eventos em locais de alta sismicidade nem são contados. São mais usados como indicadores de atividade vulcânica, quando um aumento na quantidade de tremores pequenos pode significar algo mais sério, ou então em lugares de baixa atividade sísmica, na detecção de movimentações mais raras, como é o caso do Brasil, por exemplo. Tremores pequenos serão cada vez mais registrados.
Astroman comentou
Compreendido. Obrigado.


    8
Drika      
Boa tarde globais! Ontem , por volta das 20:15 hs vi passar um objeto brilhante no céu... bem devagarinho... parecia um "risquinho" e não diminuía a intensidade do brilho, nem com a distância... Seria a ISS? Tentei conectar o Satview, mas lá na Pinheira a net é "tipo net" rsrsrs.
rone abbad comentou
pode ser a iss!!!
Administrador comentou
Pela similuação no Satview, não era nem a ISS, Hubble ou Tiangong no horário das 22h15 UTC. [Ver no Satview] Simulem com outros outros satélites!
Administrador comentou
Pode ser que nem satélite fosse, pois o Sol havia se posto há poucos instantes aí em São José, SC. Talvez fosse um avião muito alto.
Drika comentou
Obrigada Rogério!
psbelloprado comentou
>>>Olá, Rogério...desculpe mas a Praia da Pinheira não fica em São José - SC.>>>Apesar da localização registrada de "User PG" da Drika alí em cima mostrar São José...Fica no município de Palhoça(Foto ao lado), depois de passar pelo Morro dos Cavalos, pelo trecho sul da BR101!! Obs.: Tem uma praça de pedágio de São José pra lá...Abraço!!


    9
FabriPorto      
o uruguay ja está em alerta vermelho até sexta.
Reginaldo Tirotti comentou
Alerta vermelho por que?
rone abbad comentou
deve ser alguma frente fria,ou sistema de baixa pressão, entrando pelo sul do Brasil, ou seja, muita chuva, ventos fortes, é isso, FabriPorto direto de Santana do Livramento -RS
FabriPorto comentou
alto risco de temporal severo.
Marcos Passetti comentou
ola amigos...entre quarta e quinta feira haverá a atuaçao de uma corrente de jato em baixos niveis trazendo riscos para fortes temporais com potencial para granizo e vendaval para RS .... por isso o alerta
rone abbad comentou
valeu Marcos Passetti pelas informações
psbelloprado comentou
>>>Boa Noite PGs!!! Ao lado, última IMG (Sinótica) em IR do GOES13 postada no site da CIRAM/EPAGRI/SC(19:45h). Detalhe: um JST(A)- jato subtropical de alta - está "empurrando" o centro de baixa pressão (B) da Argentina p/ o sul do Brasil (RS). O PERIGO: nota-se que são concentrados (nuvens) muito frias (vermelho, com temperaturas de -70C)...com alguns pontos colorizados em azul(temperaturas na faixa dos -80C !!!)O que significa que embora remoto, há a chance de queda de GRANIZO ISOLADO em alguma região do RS(...a Defesa Civil de SC também dá esse Alerta p/ cá!!!) Abraço a Todos e Cuidem-se !!!


    10
Nerio      
Ola amigos, voltei ao grupo novamente.


    11
Bruno25      
Chuvinha de verão agora a tarde trouxe um arco-iris aqui na frente da minha casa.
Anônimo comentou
Dois Dias de Muito Calor em Joinville Agora as 18:00 37 Graus,Areas de Instabilidades Se Formaram Esperamos Chuva por Aqui para Minimizar o calor.. ABRAÇOS
psbelloprado comentou
>>>Floripa hj fez 31C, à sombra, perto do meio dia!! Abraço!!!


    12
Bárbara Zini      
Boa Noite, Vulcão Tungurahua, no Equador, entra em erupção. Está lançando cinzas, rochas, lava e gases.
Nerio comentou
Mande mais informações.


    13
ORTIZ      
Por do Sol na Serra de Macaé - RJ. (entenda, o Sol já se pôs atraz das núvens).


    14
ReGeNeR      
Boa noite! Caro Administrador, gostaria de compartilhar com a comunidade PG o link do site da Lockheed-Martin que fornece diversos dados sobre a atividade solar, o SolarSoft. Como devo proceder?
ReGeNeR comentou
Segue um print-screen de uma parte das informações disponibilizadas.
Danica comentou
Já vi erros nela. (digo, aquela tabela com os eventos)
ReGeNeR comentou
Danica, o que vc considera erros? Esse site mostra dados provenientes dos projetos SOHO e STEREO da Nasa. Considero bem interessante a interface desse site.
Danica comentou
Erros! Já vi colocarem que a mancha X que originou tal atividade solar e na verdade foi a mancha Y. Mas enfim, foi só o que eu já vi. Apenas uma opinião.
everton dos santos comentou
Olá Regener. É só citar o site,por exemplo, "solarsoft latest events". Sobre ocomentario da Danica, eu também já observei esse erro. Mas é só ter atenção, e na duvida, pergunte aqui.
ReGeNeR comentou
OK! Agradeço os comentários e orientações!


    15
Aline S      
Boa noite, começaram as chuvas no RS. Em Santa Maria 28º, chuvas com trovoadas. Boa sorte para os gaúchos nessa semana!
rone abbad comentou
Se Deus quiser vai dar tudo certo Aline, mas manda um pouco pra gente, já está calor de novo aqui onde eu moro!!!
psbelloprado comentou
>>>Olá, Aline S...grato pelo QTC (trad.: Sigla de rádio-comunicação que significa "notícia")Abraço !!!
psbelloprado comentou
>>>Última IMG (não sinótica) em IR do sat. meteorológico GOES13 no site da CIRAM/EPAGRI(Ao lado).>>>Percebam que os pontos azuis (temp. na faixa dos -80C)desapareceram...e as nuvens vermelhas(colorização, temp. na faixa dos -70C)estão "escurecendo"(esquentando)...um sinal de que o risco de GRANIZO é quase zero (...) ABRAÇO A TODOS E BOA NOITE!!!


    16
ORTIZ      
"events.slooh.com" transmitindo do TELESCÓPIO ROBÓTICO ao vivo...


    17
GTravisani      
Finalmente podemos observar calmaria sobre a falha de San andreas.
ORTIZ comentou
ó, mas fica de olho quando o inseto entra no sismômetro, é um inseto vidente! rsrsrs (tem gente que entendeu!)
GTravisani comentou
Hora ou outra começa, estamos sujeitos a tudo.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade