Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Celio      
Novos tremores em Montes Claros -MG, houve interrupção de energia elétrica no tremor mais intenso. Madrugada agitada.
everton dos santos comentou
A informação é de ao menos 2 tremores, ás 2:57 e 3:32. Os relatos são de alguns danos, muito pânico mas sem vitimas.
rone abbad comentou
bom dia, ainda não sabem a intensidade dos tremores, mas segundo um sargento dos bombeiros, houve um terceiro tremor de menor intensidade, houve mais de 500 ligações para a corporação sendo que o normal é 30 por dia, pessoas com medo por causa do ocorrido, o telhado de uma casa caiu, mas ninguém se feriu!!!
Sandra Silva comentou
Bom dia. E hoje, após a meia noite olhei para o Painel e vi tudo tão calmo. De certa forma ainda está, poderia até dizer que nestes anos que acompanho o Painel, é um dos períodos mais tranquilos. Tanto lá em cima como aqui no talk. E aprofeito para parabeniza os participantes pelo nível das conversas e informações. Quanto a Montes Claros, o último tremor registrado foi a pouco mais de um mês, dia 15/11. Aqui deixo dois links sobre Montes Claros do nosso Vale a Pena ver de novo: [Ver no Painel Global] post 5 e 10 (sobre terremotos no Brasil). [Ver site] , post 37, onde tem um link para uma matéria de 10/03/11, são dadas informações sobre os possíveis motivos e explicado que poderiam haver terremotos de maior magnitude, como o de hoje.
Sandra Silva comentou
Estava agora comparando as duas informações, a de hoje, dada pela matéria da Apolo 11 [Ver no Apolo11] , que fala [Ver no Apolo11] que fala sobre um estudo das Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasília e a de 10/03/11, e as informações apresentadas pelas são contraditórias. Pelas universidades em Montes Claros não há falha ativa e na informação na outra o coordenador geral da equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro, Lucas Vieira Barros,(não sei se ele ainda continua lá)diz que ali tem uma falha geológica ativa. Está certo que a informação é antiga e que novos estudos podem ter comprovado que o contrário. Seria isso?
Sandra Silva comentou
Upa... Desculpe pela bagunça no comentário abaixo.rs Sei lá o que aconteceu, foi a pressa. rs Mas, deu para entender minha dúvida?
mary comentou
Depois de eu ler que * dos 174 sismos, 27 deles foram provocados por detonações e 33 tiveram causas naturais* ...( brincadeiras à parte ) , se não tem nenhuma falha natural nessa região ..logo logo o existir uma...
mary comentou
correção: ( logo logo ..vai existir uma )... Pergunta: Essas detonações são causadas por qual motivo? Não existe um controle do governo sobre isso ?
Vinicius JPDCL comentou
Bom dia! Conforme o jornal Estado de Minas, o observatório sismológico da Universidade de Brasília acaba de confirmar que, o primeiro tremor às 2h56, teve a intensidade de 3.6 graus. O segundo, às 3h32, teve intensidade de 3.5 graus na Escala Richter. Ainda não houve confirmação de um terceiro tremor pelo Observatório.


    2
Soninha      
Atenção pra os próximos dias com alguma erupção vulcânica significativa na Guatemala, especialmente com o vulcão Fuego. Essa concidência já ocorreu várias vezes, inclusive nos tremores ocorridos neste ano em Montes Claros. Se ocorrer uma terceira vez neste ano, acho que os cientistas deveriam começar a analisar melhor essas coincidências.
Taís comentou
Bom dia Soninha. Vulcão Fuego é um dos vulcões mais ativos da América Central e está em erupção. Normalmente tem atividade estromboliana , com fases de lava intensa,plumas de cinzas bem altas e perigosos fluxos piroclásticos.


    3
Astroman      
Vou chutar uma possivel causa: tremor entre uma placa que pressiona outra que estah "locked". A pressao "estoura" no meio. Nazca pressiona a Sulamericana sobre a Africana mas esse encontro estah parado entao, o terreno mais propicio a aliviar essa tensao no meio do caminho o farah. Jah aconteceram tremores bem intensos ao redor do mundo dessa forma e um no Norte oincidentementto tb no meio do caminho.
William Furtado comentou
gostei da parte que os cientistas não sabem a causa do abalo, se nem eles sabem kkkkkk
Luiz Gustavo comentou
Não há pressão na Sulamericana provocada pela Nazca, visto que a relação entre essas duas placas é e Convergência de Nazca mergulhando sob a Sulamericana.


    4
Rhengles      
Boa tarde a todos!!! Há algum tempo cadastrado, mas esse é meu primeiro post.
Rhengles comentou
Uma foto de boas-vindas
psbelloprado comentou
>>>Seja bem vindo, Rhengles!!! Abraço e boa tarde (...)


    5
Soninha      
Olá Taís. Sim,eu sei que é um dos mais ativos, mas parece ele tem ficado ainda mais ativo (acompanho alguns sites de monitoramento de vulcões)por ocasião desses abalos em Montes Claros - comecei até a montar uma planilha com dados de de 2006. Não entendo na de vulcanologia, sou apenas uma observadora. Mas se por estes dias isso voltar a acontecer, vai ser dificil me convencer de que foi apenas mais uma coincidência. Espero sinceramente que o Fuego continue lá apagadinho.
Taís comentou
Atividade Estromboliana leve foi observada em Fuego com nuvens de cinzas atingindo 400 m, explosões incandescentes atingindo 150 m acima da cratera. O fluxo de lava permanece ativo com cerca de 300 m de comprimento nesta manhã. De acordo com a INSIVUMEH ,vulcão Santiaguito, Fuego e Pacaya em erupção. [Ver site]
Taís comentou
Soninha,não estou compreendendo a coincidência que você diz.Você pode explicar melhor por favor? Mesmo porque, o Fuego não está apagadinho, está em erupção.


    6
psbelloprado      
>>>Boa Tarde, PGs!!! Na região da grande Florianópolis/SC, tempo nublado(sem chuva), úmido(66%) e quente(31C, à sombra) - Mormacento(Vide Foto>>>). Pressão atmosférica em 1006 hPa. ABRAÇO A TODOS!!!
psbelloprado comentou
>>>Peço aos PGs que cuidem principalmente da exposição ao Sol em horário de risco: das 11h às 16h. Hoje aqui em SC só o litoral e parte do oeste do estado estão com Índice UV 13...o resto está sob nível 14!!! Mesmo com a "correção", o índice ainda fica alto (por volta do 10)>>>
psbelloprado comentou
>>>Questão de saúde pública, Pessoal...muitos só vão se dar conta quando surge câncer de pele(...)>>>A grande faixa central do Brasil está com radiação UV 14(Foto ao lado, todas IUV CPTEC>>>).>>>Pouco adianta usar protetor solar...mesmo o FPS60 vai dar proteção parcial e por pouco tempo>>>Por experiência própria, aconselho usar uma camisa de manga comprida - de preferência branca, por causa do calor - óculos com filtro solar e boné...se chapéu, melhor(...)>>>E não descuidem da hidratação...sem sais no corpo, uma pessoa pode ter parada cárdio-respiratória!! Abraço e boa tarde...
mary comentou
Com certeza... eu fujo do sol igual vampira...rs...! o efeito dos raios soalres em nosso organismo é cumulativo...e não apenas de um verão. todo cuidado é pouco.
Rubens Prata comentou
Não consigo deixar de pensar que está bem na area da Anomalia no Campo Magnetico.
psbelloprado comentou
>>>"Pozagora" !!??


    7
FabriPorto      
boa tarde! alguem entende como funciona o heliosferico soho? eu estava olhando agora, não sei se teve uma explosao solar.
R.SIMIONI comentou
Previsão de Impacto CME, veja nesta quadro na mesma pagina do heliosferico , ali explica a ejeção de massa coronal , a mesma que você se refere!!


    8
Soninha      
Neste ano, em maio aconteceu um forte tremor em Montes Claros e no dia seguinte foi noticiado que o Fuego entrou em erupção disparando alerta para a população local. Em setembro aconteceu novamente, até trouxe essa duvida aqui e alguem me respondeu que era apenas coincidência. No site do Smithsonian (nada a ver comigo rsss) eles colocam um relatorio semanal dos vulcões que entram em atividade ou estão prestes a entrar em atividade e em varias situações de tremores em Montes Claros, o Fuego estava assinalado como entrando em intensa atividade no mesmo período. Hoje ainda não estava atualizado lá no site para esta semana ,estão mostrando o período de 5 a 11 de dezembro (parece que atualizam às quartas-feiras)e nesse período o Fuego não está assinalado (o Santa Maria, sim) nem como em nova atividade ou entrando em atividade.
Administrador comentou
Uai, e nas vezes que houve tremores e o Fuego não entrou em erupção? E nas vezes que o Fuego entrou em erupção e não teve tremoes em Montes Claros? Já reparou que toda semana que há tremores em Montes Claros também existe jogo de futebol? Brincadeiras à parte, o Fuego entra em erupção frequentemente e é claro que em algumas vezes vai coincidir com um tremor em Montes Claros. Você não pode simplesmente tomar um evento corriqueiro e associa-lo a outro que acontece de vez em quando, pois senão tudo pode ser associado a tudo, já que sempre vai estar acontecendo alguma coisa em algum momento.
Armando Costa comentou
A do futebol foi boa Rogério!!! Mas brincadeiras a parte, temos em mente que todas as placas tectônicas do planeta estão constantemente em movimento e que o mar de magma abaixo dessa placas também...Então é normal haver coincidências entre tremores num lugar após outro... É normal também todos que se interessam por essa área querer encontrar um padrão...Mas a verdade é que não existe um padrão...A única coisa que podemos fazer é monitorar e prever algum tremor com alguma antecedência, e apenas isso...Um exemplo, são os constantes estudos dos japoneses que agora estão usando ate animais para tentar prever com uma antecedência de alguns minutos um forte tremor...


    9
M. Ianner      
Boa Tarde Para quem estava com "saudades do Curiosity" em Marte, envio esta foto de alta resolução, disponível em marsrover.jpl.nasa.gov/gallery referente à missão Opportunity, divulgada no início deste mês.
Armando Costa comentou
Boa, faz tempo que não noticiam nada da Curiosity em marte....^^Já estavam especulando coisas sem fundamento nas redes sociais...Valew Ianner!
M. Ianner comentou
Armando, vc enviaria um email pra mim, no endereço do meu cadastro? Por que não achei o seu email por lá.
Armando Costa comentou
Meu E-mail: [email protected]


    10
FabriPorto      
neve na argentina, a metsul diz q é quase inacreditavel o q está acontecendo, é na cidade de las lenas.
FabriPorto comentou
frente fria vindo da argentina e frente quente vindo do brasil para semana q vem. outos temporais em vista


    11
Soninha      
Desde 2006, todas as vezes que aconteceram tremores em Montes Claros a atividade do Fuego aumentou "no mesmo período (quase no mesmo dia)",com explosões,avalanches. Já o contrário nem sempre aconteceu. Mas neste ano foi disparado o alerta praticamente no mesmo dia dos tremores em Montes Claros. Não vou insistir, mas se amanhã a midia noticiar alerta laranja ou vermelho no Fuego, que até agora estava normalmente ativo, aí vão "ter que me explicar" rssss
Administrador comentou
Soninha, utilize o mesmo post já aberto, ok? Senão fica o samba do crioulo doido, com diversos novos posts para o mesmo assunto. Use a opção "comentar" escrito em "pink". Obrigado.
Rogcon comentou
Boa noite a todos, aproveitando o espaço, segue uma gravação que registra um dos tremores por volta das 03:30, parece que já havia muita gente acordada.
Soninha comentou
Para informação: vulcão Fuego(Guatemala) atualização atividade Terça-feira 18 de dezembro de 2012 12:05 | 6 explosões estrombolianas foram contadas pelo INSIVUMEH desde ontem com plumas de cinzas subindo para 400 m e bombas incandescentes de 150 m acima da cratera. O fluxo de lava permanece ativo e estava com cerca de 300 m de comprimento, esta manhã (18) (fonte volcanodiscovery.com). Notem que na semana anterior este vulcão não estava marcado no Smithsonian , já nesta semana está marcado como "ongoing activity". ou seja, ficou um pouco mais "nervoso" nestes dias. Admin, acho que postei no lugar certo agora. Parabéns pelo reconhecimento de seu trabalho!
Soninha comentou
Mais um dado interessante : terremoto leve de 4.4 graus e registrado no Painel como leve (4.4 graus)na Colombia e mais dois leves na California e Alaska . Todos, mais os dois vulcões da Guatemala (Fuego e Santa Maria) que apresentaram sinais de mais nervosismo e mais o tremor de Montes Claros praticamente em linha "reta." Todos os eventos estão muito próximos aos limites da placas tectônicas, com exceção de Montes Claros que está bem distante . Como explicar então? Falei que não iria insistir,mas ....sou obrigada diante dos fatos.
Taís comentou
Instituto Nacional De Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia, e Hidrologia. BOLETIN VULCANOLÓGICO DIÁRIO Guatemala, 20 de dezembro 2012. [Ver site]
Taís comentou
Atualizações (fonte volcanodiscovery.com) Ex : Note que 8 explosôes para esse vulcão, é uma atividade baixa - Sexta-feira, 2 de novembro, 2012 Atividade tem sido baixa com apenas 8 explosões fracas registrados nas últimas 24 horas. Plumas de cinzas subiu cerca de 3-400 m e material incandescente a 50 m acima da cratera. O fluxo de lava foi de 200 m de comprimento. Arquivos da fonte citada - [Ver site]
Taís comentou
Relatórios Fuego Smithsonian Institution: Relatórios de 2000 até 18 dezembro 2012 - [Ver site] - Note que no atual relatório, vulcão Fuego aparece como atividade Contínua : [Ver site]


    12
psbelloprado      
>>>Boa Tarde, PGs!!! "Equipe internacional detecta planeta 'habitável' ao redor de Tau Ceti, na Constelação da Baleia">>>Equipe que conta com britânicos, chilenos e americanos descobriu planeta dentro da zona considerada habitável de seu sistema.>>>Tau Ceti (Cons.Art.Lado) fica só à 12 anos-luz do nosso Sol e também é semelhante, além de ser visível a olho nú(...)Até agora, achava-se que Tau Ceti era solitária, mas a nova técnica de coleta de dados experimentada, capaz em teoria de detectar sinais 2x+ potentes, funcionou(...)>>>O Observatório Europeu Austral (ESO, na sigla em inglês) estimou recentemente que bilhões desses planetas existiriam na Nossa Galáxia(...)Fonte consultada: UOL, com info da AFP. ABRAÇO A TODOS!!!


    13
FabriPorto      
alerta de temporal novamente para o rio grande do sul. vamos ficar atento. o tempo está bem louco aqui para o sul.
FabriPorto comentou
admistrador. tem alguma explicasao para essa neve na argentina em pleno verão?
Prof. Marciel Jara comentou
ficamos atentos então, a coisa não esta fácil para essas bandas...
Administrador comentou
Precisa ver os sistemas envolvidos, imagens de satélites. Não estou acompanhando. :-)
Anônimo comentou
em Joinville um Temporal neste Momento Ventos Chuvas Raios, Depois do Forte Calor uma Tregua Temperatura na Marca Ds 29
Astroman comentou
Neve na Argentina no verao eh normal. Jah aconteceu antes, ha exatos 5.126 anos - 2 dias. Brincadeirinha. Eu acho que o jet stream que passa a 30°S e o de 60°N estao alterados. Palpite.
Marcos Passetti comentou
ola amigos...quanto a neve na regiao de Las Lenãs nao é normal para época do ano... mas levando em consideração a altitude,e sob certas condições é passível de acontecer...
Jacob comentou
Boa noite a todos do PG. Em Criciuma, às 19h30min. céu parcialmente nublado e temperatura de 30ºC e para aumentar a sensação térmica, alta % de umidade e sem vento. A sensação é de estar no pantanal em fevereiro e nem sinal de chuva.
psbelloprado comentou
>>>Boa noite, PGs!!! Neve na Argentina, em especial em Las Leñas, não é de surpreender Gente...Aqui no Sul do Brasil não temos altitudes de mais de 2.000 m, mas lá isso é superado fácil, fácil(No Brasil, o únicos lugares que superam os dois mil m são o pico da neblina e o das agulhas negras...).>>>Em 1995 estive no Chile de ônibus e numa "volta" que eu mais uns amigos chilenos demos na Argentina, passamos pela comuna de "Los Andes"(pouco depois da aduana chilena e "Punte del Inca"...)>>>Em pleno janeiro, com Sol de rachar(aqui pra nós)e ao MEIO DIA, o termômetro marcava 18C!!!>>>A maioria das estações de esqui chilenas estavam fechadas pela época...mas quando voltamos ao chile, ao anoitecer, caiu uma nevezinha...tava de bernuda e camiseta!!!>>>Em Santiago, depois de descer "Los Caracoles", TAVA 34C!!!("Cachay"!?..."Entenderam"!?, como dizem os chilenos...) ABRAÇO A TODOS...
psbelloprado comentou
Nota: Quando falo em altitudes no Chile e Argentina, me refiro à Cordilheira dos Andes!! Para descer "Los Caracoles"(para Santiago - Capital), depois da aduana chilena, temos que passar pelo "Túnel del Cristo Redentor" (Foto ao lado>>>)


    14
Marcão      
Boa Noite, aqui em NSR neste momento 27 graus, nublado e nada de chuva ou vento, está tudo muito tranquilo por aqui. Apesar da temperatura a noite está agradável.
psbelloprado comentou
>>>Última IMG sinótica em IR do GOES13 (CIRAM/EPAGRI/SC-Hora: 20:45h).>>>Ao pessoal aqui do "Sulzão"...novo núcleo de baixa pressão(B) sendo "empurrado" da Argentina p/ o Uruguay, por um jato subtropical de alta(JST(A)- seta tracejada vermelha).>>>Percebam que há pontos com "cor azul" indicando temperaturas nas nuvens na faixa dos 80C negativos(...)>>>Desde o litoral da Argentina, passando pelo Uruguay e no Brasil até São Paulo (tocando MG) e Rio de Janeiro...vemos dois imensos "Cavados" (Linhas tracejadas amarelas, que no jargão da meteorologia significa uma "zona alongada de baixa pressão")...esses "cavados" podem promover Grandes precipitações de chuva!!! Abraço e cuidem-se(...)


    15
Administrador      
Olá pessoal, um grande site de tecnologia da Polônia deu destaque de capa hoje para o SatView. O resultado: tivemos 60 mil visitas vindas daquele país. O site (talvez ainda seja possível ver o Satview na capa: [Ver site] A página: [Ver site] Viva!
Sel comentou
Rogério, lágrimas nos olhos aqui, tanto esforço e dedicação e realmente o reconhecimento chega com passos sólidos. Simplesmente fantástico! Parabéns querido amigo !
psbelloprado comentou
>>>Parabéns, Rogério Leite!!! Vai a dica de mandar uns ofícios até as defesas civis estaduais e municipais do Brasil pedindo para colocar o LINK do Painel Global nos sites deles(relação direta).>>>Dentro de pouco tempo, muito mais pessoas aqui no Brasil(e no mundo)iriam conhecer o PG(...) Abraço!!!
Turambei comentou
Parabéns Rogério... Parabéns também a todos que contribuem com este importantíssimo veiculo de comunicação, sempre nos informando e nos atualizando com transparência e seriedade. Que este reconhecimento seja repetido por todo globo e nos dê mais felicidades como esta. Parabéns!!!
Astroman comentou
Parabeny Rogerio!!!
Meg comentou
Parabéns pelo esforço, persistência e profissionalismo. Um mentor e organizador que nunca deixou de apoiar a equipe. Sábio capaz de conquistar cada dia mais admiradores do trabalho sério realizado pelo grupo.Sabemos que às vezes a disciplina é necessária ao andamento da missão. Continue assim e colherá muitos mais frutos. Estamos todos aqui para apoiá-lo sempre. Principalmente neste ano difícil rodeado de medos, profecias, em que soube com maestria reger essa orquestra. Cada um com sua contribuição. Continue assim, pois este é apenas o princípio. Parabéns ao Rogério, mas também a toda a equipe.
Marcelo Fernandes comentou
Parabéns Rogério! É a recompensa pelo trabalho e dedicação do líder e de sua equipe! Essa alegria, tenho certeza, se repetirá por muitas vezes com a conquista de vitórias ainda maiores."A quem honra, honra", e você merece esta honra!
Jorge Oliveira. comentou
Nada mais gratificante do que ver um trabalho ser apreciado e admirado,ver este trabalho ser usado como exemplo da boa e completa informação..saber que foi feito o melhor, mais que o melhor tbem esta por vir,saber que este trabalho esta evoluindo e melhorando a cada dia..Penso que os parabens deve ser dado a toda equipe ,a todos que de alguma forma somaram com informação,perguntas e respostas..somarao em participação..sejam colaboradores,participantes ou meros visitantes..parabens a todos q formam a familia PG /RG .. Parabens e Um abraço a todos..!!
rone abbad comentou
parabéns
Edvaldo comentou
Parabéns!
shirlene comentou
Muito merecido administrador, parabéns!
Vania C. comentou
Bom dia a todos!! Parabéns Administrador e Colaboradores!
Administrador comentou
Obrigado pessoal! Pelo que vi, esse site [Ver site] é um dos maiores da europa, com audiência 189 (similar ao G1 aqui no Brasil). O índice dele no Reino Unido é 230 (similar ao Terra). Mesmo sendo em polonês. Parece que o assunto é o satélite Cosmos 1984, de 2.5 toneladas, que deve cair em breve. Como minha internet está "tipo Net", não consigo acessar ohttp://satview.org para ver se este satélite está na base de dados. :-)
Administrador comentou
Acho que o satélite é o Cosmos 1484 e não 1984 como está citado no artigo. Se for esse, está na base de dados do Satview: [Ver no Satview] Ele não está programado para reentrar nos próximos 30 dias, apesar de estar muitio baixo. Como a tabela de previsão de reentrada do Satview está limitada aos próximos 30 dias, vamos reprogramar o site para mostrar 90 dias. O problema é que a internet hoje está "tipo Net" e não estamos conseguindo acessar nada. Este post está sendo feito pelo celular. :-)
Fada San comentou
Parabéns!
Sandra Silva comentou
Parabéns! Mais uma conquista desse trabalho mais que competente e sério. Porém, devo confessar que se por um lado me deixa muito feliz, por outro fico até constrangida, pois deveria ser mais divulgado e reconhecido aqui no Brasil também. Muita confusão poderiam ser evitadas se os grandes da midia brasileira se pautassem ou se alimentassem das infomações que temos no Apolo 11 e Painel Global. Rogério, mais uma vez te agadeço por todo esse esforço, sei perfeitamente o quanto é trabalhoso e complicado manter essa estrutura sem deixar a qualidade cair, ao contrário, melhorando sempre. Forte abraço a todos.
Wallaston comentou
Parabéns Rogério!
Meire Ruiz comentou
Viva!!!
Rosi comentou
Parabéns !!! Rogerio, Equipe, Colaboradores, visitantes...enfim a todos que fazem deste espaço um lugar onde confiamos e acessamos diariamente para nos atualizarmos. Somos testemunhas da sua dedicação e profissionalismo, e tenho certeza que todos aqui estão tão felizes quanto voce. Abraços.
bruna comentou
Rogério! Parabéns!! Sério, você (como muitos já falaram) faz um trabalho excepcional. Acesso o site todos os dias e sempre acompanho as discussões. É um ambiente no qual me sinto segura para compreender questões sobre a terra e no qual aprendo diariamente. Não é fácil manter esse projeto e eu acredito que só tem o que crescer. Que seja um polo universal! Parabéns qureido!


    16
Maria Clara      
Olá, boa noite pessoal! Segue uma matéria com o Astrônomo Eduardo Cypriano, da Universidade de São Paulo, sobre o Fim do Mundo. A matéria foi exibida hoje na TV Climatempo. Vale a pena ouvir o Cypriano, ele fala muito bem.
Sandra Silva comentou
Muito legal Maria Clara, já estou compartilhando.rs


    17
psbelloprado      
>>>Olá, PGs!!! Na Grande Fpolis/SC nesse momento, Tempo moderadamente chuvoso. Umidade do ar (81%) / Temp. ambiente (24°C) / Pressão ATM (1.006hPa)(>>>vide foto>>>) Abraço e boa noite a Todos !!!
LeandroP comentou
Em Capela de Santana-RS, temperatura de 34º as 10 horas da manha(9:00 pelo horario do sol)muito quente para este horário. vento forte.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade