Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Klaus      
Bom dia...A CME registrada pelo LASCO 2, o halo completo (Full-Halo) em 19 de agosto por volta de 23:24UTC sugere que foi um evento farside, istoé, do lado não visivel do Sol. A CME parece se dirigir na direção oposta à Terra. Existe a possibilidade de que essa erupção teve origem na região 1809 que agora esta atras do sol (sem confirmação até esse momento). E o nosso amiguinho o "buddy" sungrazer, alguem tem noticias dele ?
KarlSteg comentou
Video de 21s (helioviewer.org) onde aparece nos 18s o sungrazer. até parece que foi ele que "detonou", pois foi segundos antes do impacto. na mesma pagina, contem diversos vídeos onde em alguns aparece choque de partículas(acho).
Administrador comentou
Artigo no Apolo11, com vídeo do cometa avançando seguido da Ejeção de Massa Coronal. [Ver no Apolo11]
Klaus comentou
Uma erupção solar e um sungrazer pulverizado! Ótimas imagens. Rogerio, então ta confirmado, a erupção foi mesmo na região 1809 ?
tavinho comentou
Bom dia, visualizei 3 CMEs distintas: 19/08 23:12UTC (no alto á esquerda) 20/08 06:00UTC (farside á direita) 20/08 08:12UTC (abaixo)
Administrador comentou
Aparentemente sim, Klaus!
Klaus comentou
Foi observada hoje pela manha uma erupção de um filamento localizado no hemisfério sul que deu origem a uma (CME) direcionado para o sul. Obs: Olhando nesse momento foram duas erupção segundo as imagens do LASCO 2. Ainda não houve atualização do LASCO 3, mas a qualquer momento tambem será visivel. [Ver no Apolo11]
Rejaine Monteiro comentou
A impressão que ficou é que o comenta provocou a CME ao se aproximar da atmosfera do Sol. Mas como está descrito no texto no Apolo11, parece que os eventos não estão conectados, sendo apenas uma mera (e bela) coincidência! Pessoalmente, acho nunca tinha visto uma CME full-halo antes (não sei se é muito raro) e achei belíssimo, mas como o Everton disse mais abaixo, ainda bem que ocorreu do lado de trás do sol!
diegohdm comentou
fica parecendo que o Sol estava se "defendendo" do cometa.. rs
Lab comentou
Klaus me explique esta Imagem
Klaus comentou
Foi bom tu lembrar porque nesse exato momento o modelo do Apolo 11 esta mostrando uma CME em direção à Terra [Ver no Apolo11] Ola Lab, tudo bem? Vamos lá! Esse modelo (ENLIL Solar Wind Prediction) nos dá um ideia da "trajetoria" de como o vento solar ou uma CME se deslocam pelo espaço e um eventual impacto sobre a Terra ou nos planetas Venus, Mercurio e Marte, simbolizados pelas bolinhas coloridas no modelo e tembem os observatórios espaciais simbolizados pelos quadrdinhos coloridos como a Stereo A e B, por exemplo. Veja a imagem ao lado. Tem mais detalhes..OK
Lab comentou
Obrigado mestre. e desculpe esqueci de escrever Bom Dia.
Administrador comentou
Estamos trabalhando para "imprimir" a data de geração do modelo. Nunca sabemos quando ele foi rodado ou atualizado. Vamos ver!
tavinho comentou
Como eu disse anteriormente, a primeira CME chega na quarta á noite. Esperemos a atualização do modelo de previsão, já que ainda não conta com as duas CMEs dessa manhã...
Klaus comentou
Rogerio, o modelo de previsão divulgado agora pouco pelo Goddard Space Flight Center está mostrando um impacto dessa CME no nosso campo geomagnético dentro de 48 horas ou um pouco mais. O modelo do Apolo 11 mostra rsultados identicos...ok. Agora estou com dificuldades para abrir o site do Integrated space Weather Analysis System devido a um problema com o script desta página que não esta respondendo!
Lab comentou
NASA nave espacial Captura uma ejeção de massa coronal se Dirigindo para a Terra...leia no site da NASA
Administrador comentou
Leia aqui mesmo. Tem até mais informações!
Rejaine Monteiro comentou
Ola Klaus e Rogério. Alguma novidade sobre essa CME de hoje (a erupção de um filamento, que o Klaus reportou mais cedo)? Vi uma imagem agora a pouco no helioviewer.org (AIA304/LASCO2/3) que impressiona.
Klaus comentou
Oi Rejaine...o que se sabe até esse momento é que a erupção desse enorme filamento no hemisferio sul do sol, que deu origem a uma CME, é que uma parte dessa nuvem de plasma possivelmente ira atingir o campo magnético da Terra dentro de aproximadamente 48 horas ou um pouco mais, segundo os modelos. Foi uma explosão e tanto...! O vento solar e a densidade prótons já estão aumentando, mas eu acho que tem relação com aqueles Classe M do dia 17 de agosto...
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pelo retorno, Klaus. Eu achava que os modelos estavam contemplando apenas a CME de ontem. Vou acompanhar pelo Apolo11, valeu!


    2
Charles k      
Bom dia! Parece que a situação é muito complicada lá no Japão. Um porta voz anunciuou hoje 20/08 que água com altos níveis de radiação está vazando de um tanque da usina nuclear japonesa de Fukushima.O novo vazamento, que ainda não foi controlado, envolve muito mais radiação do que os anteriores. Já está virando novela essa notícia!
Rejaine Monteiro comentou
Tá ficando feia a coisa por lá. Li numa notícia dizendo que, inicialmente, estavam estimando o vazamento em 120 litros e agora já falam em 300 toneladas!!! Fico especulando aqui se não pode ser ainda pior...
Charles k comentou
Pois eh Rejaine, é bem provável que a situação seja muito pior do que estão relatando. Mas, vamos torcer para o melhor!
Lab comentou
O problema maior são que as águas não ficam estacionadas os peixes não tem residencias fixas. este é um problema que na minha humilde opinião se tornara Global.
diegohdm comentou
Isso vai detonar com o pacífico em pouco tempo, infelizmente.
Aline S comentou
grande parte das chuvas que atingem o nosso país se formam no pacífico, vocês tem noção disso? Essa radiação vai chegar até nós,em algum curto prazo.
Astroman comentou
Comer atum ou bacalhau se tornou uma atividade de alto risco! Eu já tinha cortado esses 2 peixes do meu cardápio há muito tempo.


    3
Vinicius JPDCL      
Boa tarde! Aurora Boreal e nuvens noctilucentes simultâneas em time lapse na Escócia!


    4
Astroman      
Vocês viram as imagens do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se formou em Franca? Não está no Youtube por isso não deu pra postar aqui. Está no G1. É muito impressionante.
everton dos santos comentou
Sinceramente não entendi a definição feita pelo meteorologista. Nos textos disponíveis, VCAN é um sistema, e não uma nuvem de tempestade. A não ser que ele quis dizer que um VCAN favoreceu a formação daquela tempestade. Se alguém puder explicar melhor..
Ana_Paula comentou
Eu vi o vídeo, é de se admirar mesmo...
Astroman comentou
Everton, provavelmente o repórter que escreveu a matéria trocou as bolas. Você deve estar certo e a reportagem errada. Repórteres não são muito bons em escrever sobre o que não conhecem.


    5
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa noite à todos.Uma foto da Lua agora à pouco (50X de aumento):
Administrador comentou
Beleza Sabrício! Segue a minha contribuição!
Ana_Paula comentou
Lua cheia hoje, acabei de dar uma olhadinha também, bela foto :)
Sel comentou
Show demais Fabrício e Rogério!!! :)
Ana_Paula comentou
foto sem zoom da lua de hoje às 19:00 hs
Marcelo Fernandes comentou
Posso postar sua foto no face, Rogério? Com os devidos créditos ao Painel Global, é claro!
Maria Cecília comentou
Contribuindo também
Administrador comentou
Fique à vontade Marcelo Fernandes!
Marcelo Fernandes comentou
Obrigado!
Klaus comentou
Óimas imagens de todos voces, mas me diga uma coisa Rogerio.....Mak 127 + Canon 300D ?....Essa imagem da Lua tá o maximo, só que eu não tenho a minima ideia de como é essa maquina, suas funções e coisas do tipo...! Como te disse, meus conhecimentos em astrofotografias é quase ZER0, beirando o ZERO absoluto, e toda vez que observo essas imagens fico mais inspirado....muito legal. Parabens a todos voces...!
Rejaine Monteiro comentou
Oi Klaus, me desculpe a intromissão, mas percebo que vc está interessado em astrofotografia. Tem um site chamado cosmobrain.com.br e nesse site existe um link para o forum (cosmoforum) onde o pessoal discute muitas ideias sobre astrofotografia e outros assuntos relacionados a astronomia. Não sei se vc conhece, mas vc poderá encontrar muitas informações bacanas lá e trocar algumas ideias (o pessoal é bem prestativo)
Klaus comentou
Oi Rejaine, de maneira nenhuma, fique tranquila...eu te agradeço...Eu conheço esse forum e se tu recomenda eu certamente vou procurar...Ok
Administrador comentou
Olá Klaus! MAK é um tipo de telescópio, uma abreviatura para "maksutov-cassegrain". 127 é o diâmetro da abertura em milímetros. Canon 300D é uma câmera DSLR antiga da Canon. Neste caso, a câmera está acoplada ao telescópio. :-)
Klaus comentou
Bom dia Rogerio...grato pela informação.


    6
Maria Cecília      
Acho que é Vênus .. no Oeste.
StarchildAninha comentou
Vi segunda feira em Blumenau.... bem forte e brilhante... linda visão.


    7
Marcos Passetti      
boa noite amigos...nos próximos três meses continuaremos sob o efeito de neutralidade das aguas do Pacifico dizem meteorologistas...provavelmente teremos condiçoes climáticas muito parecidas com as da primavera passada...temperatura das aguas dos oceanos [Ver no Apolo11]


    8
Charles k      
Boa noite! Previsão nada animadora para o final de semana aqui no Litoral Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do RS. As últimas chuvas já castigaram aqui no Sul com altos volumes de chuva. Segundo Ronaldo Coutinho da Climaterra a chuva pode trazer problemas aqui para o Sul de SC. Previsão de chuva pode passar de 100 mm.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade