Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Deby      
Parabéns administrador!!!
Meire Ruiz comentou
Bom dia Deby e todos. Sobre o tremor de Montes Claros, uma testemunha afirma que ouviu uma explosão forte e logo em seguida ocorreu queda de energia elétrica. (Foto: Michelly Oda / G1)
Ronaldo comentou
Detonação de rochas? Aqui em Porto Velho, nas casas mais próximas da UHS Santo Antônio, costuma sentir um leve tremor quando há detonações. Onde eu moro consigo ver a usina, pois moro no nono andar, e quando há explosões, geralmente às 05:40 da manhã, os vidros tremem. Pode ser isso.


    2
Marcos Passetti      
bom dia amigos...risco para temporais agora de manha e durante o dia no RS... Regioes proximas a fronteira com Uruguai ate a metade sul do estado é bom ficar em alerta...[Ver site]
FabriPorto comentou
ola!! aqui em livramento ta forte o vento.. vem coisa feia
LeandroP comentou
Aqui em Capela de Santana-RS a temperatura esta subindo rápido, neste momento esta marcando 38º, vento forte também.


    3
Agnaldoapolo11      
Administrador, uma pergunta: suponhamos que o mundo acabasse amanhã, o primeiro lugar a ser destruido, considerando o UTC mundial, seria Auckland e o Polo Sul que neste momento são 23:35 hs de hoje ? Seria isso ?
Administrador comentou
Boa pergunta!
Luiz Gustavo comentou
Claro que não vai acontecer nada! Mas, segundo os relatos Mayas, não há lugar para começar, haveria uma descarga Solar magnética de proporções inimagináveis, seguida da retração da magnetosfera, terremoto mundial provocado pela parada brusca do eixo da Terra causando o Deslocamento da crosta terrestre. O Mundo não Acaba!
Ronaldo comentou
Apenas na hipótese, como todos aqui estão tratando, os Maias previram o fim do planeta nessa data, ou o fim de um ciclo, mas não falaram como, falaram? Disseram que seria pelo sol? Ou por tremores? Ou por alinhamento dos planetas ou o centro da galáxia? Ou por invasão de dez raças alienígenas da oitava dimensão? (rs) Dizer que vai acabar é uma coisa, agora COMO vai acabar é outra, rs... Um bom dia à todos!
Alisson David comentou
Não vai acabar, relaxa. Quando a terra é ameaçada pelo manl surgem os cavaleiros do zodiaco. Fica tranquilo Seiya de pégaso aparecerá e salvará a terra. Brincaderinha..... só pra descontrair
Ronaldo comentou
Boa Alisson... Santo Seiya! haha
Luiz Gustavo comentou
O mundo não vai acabar! Os calendários Maya são cíclicos, eles encerram e recomeçam. Não há fim do planeta. o Termo "fim de Mundo", vem dos cristãos. "Mundo" é a palavra utilizada para designar tudo aquilo que não foi criado por Deus, ou seja as cidades, tecnologia e etc...
Agnaldoapolo11 comentou
Pessoal, só para deixar claro que também não acredito neste blá,blá, blá de fim de mundo. A minha dúvida era somente nos horários daqueles horários que citei...
Agnaldoapolo11 comentou
ops....errei ....naqueles lugares que citei....
Luiz Gustavo comentou
Se não vai haver nada, quanta perca de tempo ficar conjecturando horários. kkkkkk Vamos rir de tudo isso amanhã. Boa Sorte meus irmãos!
Sel comentou
Claro que somos "bombardeados" com este assunto constantemente. Acredito que este espaço do RG existe também para desmistificar e informar de fato as questões. Certamente estaremos aqui dia 22 com mais um excelente papel desempenhado pelo PG/ Apolo11 e todos queridos aqui do RG! :)
Gustavo Conti comentou
" O fim do mundo " representa a acomodação do ser humano de hoje frente aos enormes problemas que o mundo enfrenta. Assim deseja-se que o mundo acabe ao invés de largar a zona de conforto e enfrentar as coisa de uma forma concreta.
núbia comentou
Todos devem ficar de olho nos EUA, pois todos os grandes eventos eles chamam si.Como dizem o Brasil não está preparado para um evento desta magnitude... catrástrofes, invasáo alien...
Uilson comentou
Creio que o mundo não vai acabar como diz o calendário Maya. Mas o planeta corre vários riscos de choque com asteroides gigantesco que sai do cinturão de asteroide e pode entrar em nossa órbita.
FabriPorto comentou
o mundo não vai acabar, acredito q vai haver mudanças climaticas extremas.
bruna comentou
Esse é o melhor tópico do painel hahahaha Olha, mantenham suas toalhas por perto!
Danica comentou
Olá pessoal. Li a pergunta, vi as respostas e preciso informar que os MAIAS nunca fizeram essa previsão de fim de mundo. Há estudos mais sérios sobre a civilização e nada sobre FIM nenhum de mundo. Na verdade pelo que se sabe que isso tem mais correlação com a politica do que com qualquer outra coisa. Mas independente disso os Maias não falaram de sol explodindo, terremotos, NADA, absolutamente NADA disso. Foram deturpações de seus escritos ao longo do anos por um cara chamado Argueles. Ele criou várias "histórias" sobre o assunto e baseado em nada mais que sua loucura ou vontade de lucrar com isso. Dia 22, como a SEL disse, a gente se encontra por aqui.
masa comentou
Quem inventou essa história não queria gastar dinheiro comprando presentes de natal... kkkkkkkk vamos lá, animem-se, vem aí uma turbilhão de feriados, natal, ano novo, férias... boas festas!!!
Enio comentou
o termo "fim do mundo" e bastante interessante, mais o que acaba mesmo são as pessoas, aqui no Brasil poderiamos ter sim uma especie de "fim do mundo" caso ocorra uma erupção muito grande nas ilhas canárias, o curioso e que não temos sistema de prevensão e aviso, veja mais informações no video a seguir:
ORTIZ comentou
Como aconteceu com NOSTRADAMUS, amanhã cai a máscara de farsante de "ZECHARIA STCHIN" que foi um dos principais a especular a volta de NIBIRU e dos ANUNAKIS. Pior que muita gente boa aqui ainda acredita nisto!
Astroman comentou
Acaba de sair uma nova profecia Maia!!! Diz assim: "A todo aquele que no fim nunca previsto acreditar serah garantido pasto mais verde e a capacidade de ruminar, garantindo ao ser assim tocado, longa existencia mais produtiva."
diegohdm comentou
vai lá Goku !!
Hellen comentou
O fim do mundo será em 2013, pois teremos feriados nos sábados...
Ronaldo comentou
O site mostra uma contagem regressiva baseado no horário de sua região pois onde estou são 2 horas a menos que em Brasília... então...
Marcão comentou
A cada dia que passa fico impressionado com a capacidade do ser humano em insistir em acreditar nas mentiras vagas e sensacionalistas de pessoas sem nenhuma crdibilidade. As mudanças são cíclicas, progressivas e constantes, nada de anormal ocorrerá sem estar obedecendo estes princípios. O mundo vai acabar sim, daqui há uns 5 bilhões de anos quando nosso Sol começar a se tornar uma gigante vermelha o que representa o início do do fim da vida do Sol. A humanidade é que está acabando com seu próprio mundo , a sociedade está gradativamente se degradando, basta compararmos como vivíamos há 40 anos atrás e como vivemos hoje.
Ronaldo comentou
"A humanidade é que está acabando com seu próprio mundo , a sociedade está gradativamente se degradando, basta compararmos como vivíamos há 40 anos atrás e como vivemos hoje." Fato Marcão! Concordo...
Administrador comentou
Olá Ronaldo. Particularmente, acho que vivo melhor hoje que há 40 anos. E tenho certeza que milhões de possoas também.
Ronaldo comentou
Oi, ADM. Na verdade foi meio que 'da boca pra fora'. Não vivi 40 anos atrás, haha, mas enfim, até concordo, acho que o que o Marcão se referia era quanto a boatos, hoje em dia tem mais doidos se importando com o fim e com outras coisas de conspiração do que 40 anos atrás (pelo menos é o que percebo lendo notícias). Mas enfim, vendo o mundo hoje e 'ontem', o hoje é mais aprazível sim, haha COM TODA A CERTEZA! Outro ponto que, ao meu ver, o Marcão quis tocar é quanto à violência, à inocência da humanidade quanto àquela época. Talvez seja por isso que de cara concordei, rs...
William Furtado comentou
vai acabar o mundo sim olhem a globo hj ... pao e circo pro povo
Soninha comentou
Do ponto de vista do conforto que a tenologia nos porporciona podemos dizer que vivemos melhor agora, mas não do de vista das relações humanas. Há 40 anos as pessoas não viviam com medo e não se trancafiavam dentro de suas casas e o contato era muito mais humano e menos virtual. Hoje é tudo passageiro (menos o cobrador e motorneiro rsss - pra quem não sabe motorneiro era condutor do bonde.....)
Administrador comentou
É verdade Soninha, mas... Será que na Finlândia, Nova Zelândia, Butão, Suécia, Canadá, eles têm essa mesma sensação?
Marcão comentou
Há quarenta anos atrás a sociedade era mais conservadora em todos os aspectos. A violência sem limites não existia, eram casos isolados que chocavam a sociedade, hoje em dia nada mais nos impressiona. Naquele tempo tinhamos uma vida menos estressada, mais saudável do ponto de vista psicológico, hoje em dia quando saímos de casa temos a constante preocupação com a violência criminal e no trânsito. Naquele tempo os homens e mulheres eram sexualmente mais conservadores, crianças não namoravam, não engravidavam. Os casais se casavam, rotineiramente virgens após os 25, 30 aos de idade. A ingenuidade das pessoas naquele tempo não dava muito espaço para especulações e sensacionalismos. Hoje em dia, vale tudo, o dinheiro compra tudo, os interesses individuais estão se sobrepondo aos interesses coletivos, entre tantas outras coisas.


    4
luiza      
Como ta difícil esse dia tantas pessoas me mandando e-mail perguntando sobre esse assunto . Os Maias não previram o fim do mundo mas uma nova era, o fim de um calendário e porque não previram o seu próprio fim .E o livro do Apocalipse faz parte de mais 65 livros para entender tem que ler os 65 livros não é pegar partes culturas antigas ou religião colocar num liquidificador e achar que deu certo, é que nesse mundo muitos vive de mentiras.


    5
Elisabeth53      
Pois é já passou da meia noite do outro lado do planeta e nada aconteceu..e nem vai acontecer!!
Astroman comentou
Previsao genial!!!
Reginaldo Tirotti comentou
E na entrada do solstício!!!! Aguarde!!!! Quem ri por ultimo.... rira muito melhor!!!!!!!!
Elisabeth53 comentou
Reginaldo continuo a dizer nada irá acontecer a não ser o usual claro , mas nada de fim do mundo . Agora se quiser ver algo assim basta ligar no SYFY canal 46 que só tem fim do mundo e para todos os gostos..ehehe


    6
psbelloprado      
>>>Boa Tarde, PGs!!! Na região da Grande Florianópolis (Floripa): Umidade Rel.Ar(67%), Temp.Amb.Externa(Sombra 30°C) , Vento Médio(40Km/h aprox.)com Sol, e aumento de nebulosidade, Pressão ATM(1.004hPa). Abraço a Todos!!!
psbelloprado comentou
>>>Prestem atenção na foto ao lado para a variação de umidade do ar/temperatura na manhã de HJ aqui em Floripa: Horários, de cima a baixo >>> 6h/12:15h/13:10h (...)
psbelloprado comentou
>>>Vai o alerta pra Turma aqui da região da Grande Floripa: tirei essa foto (lado) hj ao meio dia e esse tipo de nuvem (Cirruscumulus - Forma de pequenas linhas finas - situadas à mais de 7.000m de altura) dá um recado claro - Pode vir uma baita tempestade por aí!!!>>>Se não vier, será por mundaças na "dinâmica" do tempo, mas se escurecer de repente, até o fim da tarde, PROCUREM ABRIGO SEGURO!!!


    7
Beth Campos      
boa tarde. vejo o RG todos os dias e adoro, mas gente,vamos dar um FIM nesse papo de fim do mundo, já cansou, e aqui o espaço é pra coisa mais inteligente,certo administrador.cansei,desculpa.
Márcia07 comentou
Então são duas. Tb já cansei desse assunto e tb acesso todos os dias, várias vezes ao dia.
psbelloprado comentou
>>>Boa Tarde..."CONCORDO PLENAMENTE"!!! ABRAÇO...
luiz antonio comentou
beth boa tarde concordo com vc mas anteriormente perguntei a todos sobre o alinhamento e me responderão que não haveria que eu entendi errado o programa do history cannel mas agora para minha surpresa olha ai em cima o site da apolo dizendo que vai haver sim e agora sou leigo no assunto isso não seria inteligente ou eles estão mentindo. um abraço luiz
ORTIZ comentou
Luiz Antonio, foi a primeira coisa que notei ao ler o título, e... bem deixa pra lá!
Administrador comentou
Acho que vocês não entenderam a brincadeira do Apolo11. Deixa pra lá. Cansei de explicar o óbvio. Bye!
Sandra Silva comentou
Foi mais fácil explodir Júpiter. rsrs
Administrador comentou
Muito mais fácil Sandra. Nossa...
Astroman comentou
Cérebros derretidos não conseguem ler 2 linhas e não percebem sarcasmo ou ironia.
Márcia07 comentou
Bom, eu (e acredito que a Beth tb) estava me referindo aos inúmeros posts que se tem aberto aqui sobre esse tema, tanto assim que a matéeria do apolo11 (15:29 hs) veio depois dessa postagem da Beth. Bom dia!


    8
Márcia07      
Boa tarde a todos! A estiagem no nordeste brasileiro já dura 1 ano e 8 meses e é a maior dos últimos 30 anos. A situação é triste e chocante. A visão dos animais mortos ao longo da rodovia BR-116 é uma pequena amostra do que vem ocorrendo nas fazendas e pequenas propriedades. O local lembra um cemitério a céu aberto. Os mais afetados pela longa estiagem são os pequenos produtores. Segundo especialistas e estudiosos prevê-se que 20% de todo rebanho morra até o fim do período da seca, prevista para durar até fevereiro de 2013, no mínimo. Ainda segundo eles, 20% morrerão, 10% serão abatidos antes da hora (já que seus donos não vão aguardar que morram) e 10% serão vendidos para estados como Pará e Maranhão por um preço irrisório, ou seja até o fim da seca a região terá perdido 40% do seu rebanho. Fonte: jornal ESTADÃO Obs:- Vi fotos em vários sites e a situação é desoladora, carcaças espalhadas, animais que são pele e osso e mal conseguem se manter em pé. Não fosse pelo auxílio dos programas sociais dos governos federal e estadual, certamente as famílias seriam obrigadas a migrar para outras regiões, situação que lembraria o romance Vidas Secas de Graciliano Ramos.
Márcia07 comentou
O sul sofre com as tempestades e o nordeste com a seca prolongada. O que é pior?
psbelloprado comentou
>>>Boa tarde, PG Márcia07...Sou do Sul e Te digo que o pior de tudo, é a pobreza e a ignorância das pessoas que botaram no poder os políticos que estão aí(...)>>>Pelo que sei, a seca no nordeste só afeta os pequenos e médios produtores que não conseguem financiamento para implementar irrigação.>>>Grandes latifúndios conseguem, lá, colher até duas safras de uva por ano, no vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia...lugar único no mundo - FOTO LADO - (...o que aqui no sul, com as mudanças bruscas das estações é praticamente impossível, pois o vinhedo "hiberna"). Para os grandes, o que era para ser uma desvantagem (a seca) vira uma imensa vantagem, pois como não há inverno perto do trópico do Equador, o resto pode ser controlado artificialmente(...) ABRAÇO!!!


    9
Marcão      
Aqui em NSR neste momento escaldantes 37 graus á sobra e umidade em 39%, muito abafado e rajadas de vento de pequena intensidade. É raro a temperaratura em meu jardim superar a de Canoas que neste momento está em 36 graus
FabriPorto comentou
marcao aqui em livramento dspencou a temperatura está 24 graus.
Marcão comentou
Neste momento nuvens carregadas ao Sul, sobre Porto Alegre, logo poderemos ter muita chuva por aqui, temperatura se mantem em 37 graus.
psbelloprado comentou
>>>Pessoal, Boa Tarde!!!>>>Peço que olhem o post 303, pode complementar os dados de VCs (...) ABRAÇO!!!


    10
Marcão      
Pelo que vejo no mapa serão pancadas passageiras, o tempo feio mesmo parece estar á leste da Argentina e cobrindo todo Uruguai.


    11
M. Ianner      
Boa Tarde Com certa surpresa, falemos assim, verifiquei hoje a matéria do APOLO XI, com o título: "Alinhamento galáctico já provoca mudanças climáticas pelo mundo". Quero lembrar aos amigos do RG que quase durante dois anos, quando alguém mencionava 'A PALAVRA ALINHAMENTO" se referindo a este evento periódico que acontecerá dia 21, NO MÍNIMO era taxado aqui de "Pseudo científico", mistificador, e outros vocábulos desqualificantes...Quanto mais se referir ao evento dizendo que ele teria influência climática...Então o "coitado do postador" seria BANIDO! se insistisse no tema...No meu humilde ponto de vista esta postagem excelente do Apolo XI prova que sim, não importa a quantidade de títulos acadêmicos que possuímos e o grau de especialidade sobre o assunto que tencionamos comentar, se não removemos o "preconceito infantil" que herdamos do positivismno científico e este herdou das estruturas medievais que condenaram gente como Galileu Galilei e outros tantos de nada adiantará tanta sapiência. "A negação "a priori" ou por desconhecimento é o pior inimigo da Ciência."
AntonioAA comentou
Também há vários meteoros que surgem repentinqamente. Não quero alimentar que surgirá um no dia 21.
Administrador comentou
Ianner, o texto é um jogo de palavras, ironizando o fim do mundo e apresentando a chegada do solstício de verão. :-)
M. Ianner comentou
Normalmente não gosto de comentar publicamente sobre estes assuntos por que 99% das vezes a coisa é mal interpretada. Escreve-se uma coisa e interpreta-se outra, coisa comum na comunicação entre pessoas... De todas as formas há um trabalho publicado no blog de Guillermo Giménez de Castro Guigue, Físico Solar e Radio Astrônomo analisando a luz da Ciência estas questões, detalhadamente. Apesar de que o nome do blog seja "2012- Última Hora" NÃO SE TRATA DE MISTICISMO e sim de uma análise crítica dos trabalhos recentes de J.M.Jenkins, que se referem a estas questões. No texto, que é tremendamente elucidativo, Guillermo demonstra através de gráficos de dados uma série de afirmativas de Jerkins, à cerca destas coisas. Suas explicações desmistificadoras são um curso completo de Astrofísica. Peço ao administrador que mantenha a direção do blog que vou postar aqui: horaultima.decoelum.net/portugues/Profecias. Volto a repetir, não é um blog de misticismo ou coisa parecida. É uma crítica científica equilibrada, aonde se apontam erros e acertos sobre esta questão à Luz da Astrofísica Moderna.


    12
luiz antonio      
Sr. Administrador, por favor estou confuso anteriormente perguntei se haveria um alinhamento e você me respondeu que não haveria. bom agora estou aqui e estou verificando que no site apolo11 disendo que vai haver. bom vai ou não haver um alinhamento. obrigado luiz
GTravisani comentou
Onde você viu isto?
José comentou
Calma, gente ! O administrador está de gozação !!! todos os anos a terra e o sol se alinham com o centro da galáxia e em dezembro é inverno no hemisfério norte, com certeza teremos nevascas, como todos os anos, e o deserto da Austrália (no hemisfério sul) apresentará temperaturas muito elevadas, pois afinal lá é verão e é um deserto...
luiz antonio comentou
caro amigo é so olhar ai no site do lado esquero clica nele e vai para página
luiz antonio comentou
me desculpe mas não é o que o site esta falando, leia tudo no site,ou será que não entendi errado denovo como foi falado aqui em oputra data?
Taís comentou
Seja bem vindo verão! :)
Márcia07 comentou
Luiz Antonio, é o jogo de palavras que dá a impressão de que algo extraordinário irá ocorrer, já que o título diz: "alinhamento galáctico provoca mudanças climáticas pelo mundo", em outras palavras: início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. São essas as mudanças climáticas que irão ocorrer.
Marcelo Fernandes comentou
Não basta somente ler o texto, é necessário entender o mesmo. Bem vindo Verão!
Bruno de Oliveira comentou
O que ele quis dizer é que esse tal alinhamento ocorre sempre sendo o segundo do ano, já que tivemos o solstício de inverno(No Brasil) no dia 21 de Junho, esse alinhamento que ocorrerá hoje é também é conhecido também como solstício de verão no Brasil, onde temos o dia mais longo do ano e o começo do verão onde ocorre o aumento das temperaturas pela maior incidência de raios solares no hemisfério sul pela órbita elíptica da terra e pelo seu ângulo de 23° graus.
Fada San comentou
Adorei o texto - Alinhamento galáctico já provoca mudanças climáticas pelo mundo . Luiz Antonio, o texto fala de coisas que sempre acontecem, fatos naturais.
mary comentou
invernoooooooooo...adoro...rsss
Ronaldo comentou
Realmente, a matéria sobre o alinhamento ficou muito boa, simples e direta!
@JeanMilieri comentou
Texto genial!!! Deveria ser traduzido para os principais idiomas e ser replicado ad infinitum.
Sel comentou
Fantástico editorial! Já compartilhei! :)
Vinicius JPDCL comentou
O nome correto é conjunção planetária. Alinhamento é uma forma popular de se expressar.
Administrador comentou
Algumas vezes é preciso desenhar.
Sandra Silva comentou
Não. Não e Não Administrador. Os maias fizeram isso e olha só no que deu.
Danica comentou
Sandra, quase "morri" com seu post. :)
Astroman comentou
Os Maias não conseguiram prever tanta desinformação e "normalcy bias" tanto tempo depois deles. Éramos para termos evoluído mas parece que o tempo passou e andamos para trás e o desperdiçamos. Quando fizeram o que fizeram devem ter pensado que sua escrita encontraria um civilização capaz de entendê-los partindo do falso pressuposto que o tempo leva junto uma evolução. Erraram feio e devem estar ou rindo de nós ou se revirando em suas tumbas por testemunharem um debate ridículo sobre um "não assunto". Agora que o mundo não acabou será que dava para discutirmos a exuberante saúde que nosso planeta apresenta?


    13
Ronaldo      
Sobre os tremores em Montes Claros (trazendo o assunto aqui pra cima, rs) Segundo o G1 desde 1970 estão catalogando esses tremores. Este ano completaram 12 tremores sendo o mais intenso de 4,5. Perguntas: Falhas geológicas existem no centro das placas? Digo, temos as falhas geológicas que separam as placas, obvio, mas dentro das placas, podem ter mais falhas, e elas podem ser 'perturbadas' por detonações em rocha?
Sandra Silva comentou
Ronaldo, não entendi. As falhas geológicas estão por toda parte. Aqui no Brasil temos várias conhecidas e catalogadas. Por isso não sei se estou entendendo errado a sua pergunta. Em todo caso vou reproduzir uma explicação que fiz aqui no talk há uns meses. "As falhas geológicas são mais comuns do que pensamos. O Brasil tem uma característica interessante. Por ser uma nação relativamente nova, em relação a outras do continente Europeu, por exemplo, ficamos com essa ideia de jovem na cabeça. Esquecemos que nação é diferente de terra. Nossa terrinha é bem velhinha em termos geológicos. Já passou por muitos abalos, já teve muitos vulcões ativos, incluindo um dos maiores conhecidos, que fica na amazônia (já postei sobre esse achado, só não lembro a data). As falhas geológicas são inumeras, acredito que algumas ainda estão encobertas, o que não significa que estão ativas ou totalmente adormecidas. Aqui mesmo na Baixada, temos a de Cubatão, quando a vi pela primeira vez entendi o porque estou em uma ilha nesse momento. Quase não percebemos a separação, é mínima, mas existe e com certeza foi provocada por essa falha. Um dos princípais cartões postais do Brasil, existe devido a uma falha e nem percebemos. Está em Salvador. Quem nunca escutou falar na cidade alta e cidade Baixa? Legal andar no elevador Lacerda, pois bem, ali é a falha de Salvador. Uma das mais visíveis, porém, nem nos tocamos do que realmente se trata." Aqui tem o link com um post muito rico falando sobre as falhas no Brasil... As geológicas. [Ver no Painel Global]
Amilton Rodrigues comentou
Valeu Sandra. Sempre me recordo destes seus comentários sobre as falhas e valorizo sua paciência em não trata-los como retórica. Abraços.
M. Ianner comentou
Sobre esta questão levantada pela Sandra: alguns anos atrás sobrevoei Caldas Novas-GO a bordo de um avião pequeno, com objetivos turísticos e daí entendi o porquê de lá existirem as famosas águas quentes. Não sei se existem trabalhos sobre vulcanismo naquele local mas visualmente deu para perceber que a cidade inteira e parte de seu entorno está em uma depressão arredondada, que lembra muito a forma de um vulcão, o que não é nenhum absurdo supor, pois abaixo do solo está uma corrente vulcânica que aquece um dos maiores lençóis freáticos quentes do Brasil...
Ronaldo comentou
É isso mesmo Sandra, obrigado por esclarecer, só a dúvida que restou eu sei que pode não ter resposta porque pode ser inúmeras coisas. O fato de tremer, obviamente explicado por você, são as falhas geológicas. Se houve uma 'pedreira', como costumamos chamar, a detonação de rochas não poderia desencadear o abalo dessas falhas, provocando esses tremores com mais frequencias? Obrigado pelo esclarecimento, Sandra!!
Sandra Silva comentou
Sim, Ronaldo, isso pode acontecer., são os sismos induzidos, associados a ações humanas, mas nos casos das pedreiras não são provocados pela explosão, mas pelo deslocamento do material. Deixo aqui um link com boas explicações. [Ver site] Um dos mais famosos casos desse tipo de ocorrência, foi em 1967, na Índia, de 6.5 e que matou 180 pessoas, associado a construção da represa de Koyna. Existem várias possibilidades desse tipo de sismicidade acontecerem e pelo que já li, as principais são devido a construção de barragens. Até por isso, todas têm sismógrafos registrando qualquer tipo de anormalidade. Nesses casos de explosões em minas ou pedreiras, parece que o problema não são as explosões em si, mas os deslocamentos e fratura do solo, além da infiltração de água. Por exemplo, em 2005, em Nova Lima e Belo Horizonte, Minas Gerais, houve um abalo de 3.3. Uma das possibilidades levantadas é que a extração mineral da Mina de Águas Claras, poderia ter causado os abalos devido infiltração de água, que poderia ter pressionando alguma falha que possa ter no local.
Astroman comentou
Ninguém nunca ouviu falar em "Intraplate earthquake?" Mineral, Virginai 2011 - New Madrid 1811 e 1812 - Boston 1755 - NY 1737 e 1884 - Charleston 1886 e Gujarat 2001. Tremores no meio das placas também acontecem. Só porque a mídia não levantou essa possibilidade e os cientistas dizem não saber as causas não quer dizer que não possamos pensar "fora da casinha" de vez em quando.
Ronaldo comentou
Compreendi melhor agora, Sandra. Aqui na usina eles fazem um levantamento forte em cima das detonações, sempre que sai um aviso de 'fogo' eles já deixam a postos os aparelhos, o que gera os relatórios de sismo das detonações. Mas elas ocorrem sempre perto do rio, então o rio deve 'absorver' boa parte desse tremor. É interessante esse estudo sismológico! O site é fantástico!


    14
rone abbad      
Boa tarde , globais , os mais sábios deste canto planeta, estamos agora com quase cinco da manhã em Tóquio e nada de fim do mundo,kkkk, apenas o fim da primavera e o começo do verão, hoje chuva e ventos fortes deixam o rio grande do sul com 62 mil clientes sem energia , sendo que 43 mil pontos na região metropolitana de porto alegre, abraços a todos!!!
rone abbad comentou
observação: fim da primavera e chegada do verão para nós e fim do outono e começo do inverno para os habitantes do hemisfério norte!!!
Gefferson Jr comentou
Lembrando que se fosse verdade, não poderíamos levar em consideração ao horário de Tóquio, e sim o horário de acordo com a localização Maia, rs.
rone abbad comentou
verdade gefferson Jr


    15
nORBex      
Bom começo de verão a todos e para aqueles achavam que os tais maias sabiam das coisas só lamento.
Vania C. comentou
Os maias durante muito tempo observaram o universo que eles podiam ver, porque eles não tinham telescópios, tecnologia alguma. Como conseguiram criar um calendário de mais de 5.000 anos com um erro de só 30 segundos? Acho que muita gente tendo um computador, calculadora ainda não aprendeu muita coisa. A civilização Maia merece respeito por tudo que desenvolveu. E não associar a cosmo visão deles com "eventos catastróficos".
Sandra Silva comentou
Concordo com vc Vânia. Eu os respeito muito. Quem aprende a observar o céu, aprende muito mais do que astronomia. Aprende a comparar, pensar, contemplar, raciocinar. Adquire paciência, respeito e tolerância. Escrevi um texto sobre esse olhar, peço licença ao administrador para inserir o link aqui. [Ver site]
Peregrino comentou
Caro nORBex,quem lamenta sou eu após ler este infeliz comentário à respeito de uma civilização excepcional como os Maias...total falta de conhecimento e pura ignorância da sua parte ! Na LUZ !
M. Ianner comentou
Segundo me recordo, os maias e posteriormente os egípcios foram os primeiros povos a calcular mais precisamente.Lembremos que isto só é possível hoje com calculadoras científicas que chegam a uns 8 dígitos...outros mecanismos computacionais alcançam de 52 a trilhões de dígitos. Enquanto eles calculavam estas coisas, o continente europeu nem conhecia os números arábicos que usamos hoje...
M. Ianner comentou
Só para deixar claro, estou me referindo ao número Pi.
nORBex comentou
Não estou criticando a civilização em si, só quem se aproveitou e ligou um fato a eles que não tem nada haver.


    16
nORBex      
Júpiter está dando show nas noites, dá para ver claramente as faixas de nuvens equatoriais do planeta e claro suas 4 principais luas. Nebulosa de Orion também espetáculo a parte.


    17
Anônimo      
aereas de instabilidade provocaram temporal no sul em joinville muita chuva raios
Meire Ruiz comentou
Tempo "feio" em Itanhaém. Agora chove, sem muitos ventos.
Sandra Silva comentou
Por aqui começou um vento mais forte e umido. Deve ser essa chuva chegando em Santos.
psbelloprado comentou
>>>Boa noite, PGs!!! O "ALERTA" e o "Estado de Atenção" da Defesa Civil de SC continua para as próximas horas (foto lado).
psbelloprado comentou
>>>Pouco depois das 16h, tinha dado o Aviso pra Galera que uma Tempestade estava por vir. "O ARAUTO": Essa nuvem (foto)Cirruscumulus - Forma de pequenas linhas finas - situadas à mais de 7.000m de altura).>>>Não deu outra(...) Abraço a Todos!!!
psbelloprado comentou
>>>PGs, prestem atenção nessa "foto-composição" minha(ao lado)da evolução meteorológica nas últimas horas aqui no Sul: entre o "N" da Argentina e o "O" do Paraguay um "Cavado" (01) (circulado de rosa - "área alongada de baixa pressão" - está "engordando")>>>O que assusta, é o núcleo das núvens que está extremamente frio (tom azul: até -80C / ton branco: até -100C)!!! Todo esse "sistema" está sendo empurrado por um JST(A)(jato subtropical de alta - seta tracejada vermelha) vindo do centro da Argentina...esperem "notícias" para as próximas horas!!! Abraço a Todos e Boa Noite!!!
Jacob comentou
Boa noite PGs. Hoje à tarde, por volta das 15:00h, tivemos fortíssimas rajadas de vento, acompanhada de chuva em grande quantidade. Várioa pre´dios com paredes derrubadas, ou destelhados, arvores derrubadas pela raiz ou galhos cortados como por um tornado. Assim que conseguir dados concretos de temperatura, pressão e velocidade do vento postarei. Aúnica informação possível no moment é que veio do Oeste e as localidades localizadas mais próximas da Serra Geral, segundo relatos foi mais forte que que aqui em Criciúma.
Jacob comentou
Tivemos vento de 80Km/h máximo, temperatura de 39,1ºC, Pressão de 998.4 hpa, Umidade Relativa de 50% e até agora volume acumulado de 5.8mm de chuva no dia, de acordo com a Estação Meteorológica da EPAGRI/CIRAM, sendo que o maior ídice foi durante a tempestade que teve também queda de granizo e pelo menos um bairro aida está sem energia.


    18
Rubão      
Agora em Santo André-SP presenciei um fenômeno que o pessoal aqui do PG chamou de Arco-Íris de fogo, mas, como estava apenas com o celular, nas imagens só saíram o clarão e não as cores!
Meire Ruiz comentou
Que legal Rubão! Que pena que não deu para registrar. Eu não sei se ando observando demais, pois nesses últimos dias presenciei alguns. Hoje no fim da tarde antes de formarem as nuvens densas de chuva, fotografei mais um. Peço que confirmem o nome, se é mesmo o Arco-Íris de Fogo.
Fada San comentou
que foto maravilhosa, Meire!!!!
Meire Ruiz comentou
Escureci um pouco a imagem para destacar as cores, e no momento do clique reduzi bastante a luz.
Sandra Silva comentou
De fato, maravilhosa.
Meire Ruiz comentou
Segue outra já com formato diferente.
Lena comentou
Muito bonitas as fotos, Meire! Bateu a curiosidade de saber como esses Arco-Íris de Fogo são formados. Alguém poderia explicar?
Meire Ruiz comentou
Oi Lena, :) veja aqui: [Ver no Apolo11]
Astroman comentou
As cores foram saturadas?
Meire Ruiz comentou
Não Astroman, somente escureci um pouco a imagem para destacar as cores, e no momento do clique reduzi bastante a luz.
Meire Ruiz comentou
Oops!! Marquei a data errada na foto, desculpem. Corrigindo: 20/12/2012.
Rubão comentou
Meire, ficaram muito boas as suas fotos, foi exatamente o que vi aqui de Santo André ontem, durou por volta de uns 20 min. O que me deixa curioso é a frequência do fenômeno. Quantos você viu recentemente?
Meire Ruiz comentou
Rubão, de Outubro deste ano até agora, talvez 4.


    19
Kelvi      
Sobre a matéria do "alinhamento galáctico". Claro que foi uma divertida brincadeira, pois trata-se basicamente do solstício de verão, depois do equinócio de outono e, no meio o verão. Mas uma coisa que SEMPRE me incomodou, agora aproveito para desabafar: PORQUE é que iniciamos o verão com o ÁPICE (solstício) e acabamos com, digamos, o ÁPICE do outono (equinócio). Não deveríamos iniciar o verão 45 dias antes do solstício e acabá-lo 45 dias depois... o mesmo para o outono?... os solsticios não deveriam ser o meio, ao invés do início?... to cansado das afirmativas: "nossa o verão nem chegou e já tá tanto calor"... "nossa, o inverno nem acabou e não faz mais frio"... e aí? alguém se habilita? (inércia térmica não dura 45 dias, já vou avisando)
Kelvi comentou
gostaria de ler opiniões de pessoas com a mente aberta, sem dogmas
Administrador comentou
Kelvi, existe diferença entre estação astronômica e estação climática. São conceitos conhecidos tanto por meteorologistas como por astrônomos. O nome das estações é simplesmente uma forma popular. Experimente explicar isso para o povão. Ganha um doce se conseguir!
Kelvi comentou
Obrigado!
Administrador comentou
Ao inves de "estação climática", leia-se "estação meteorológica". :-)


    20
Lena      
Olá, Globais! Faz tempo que não apareço por aqui. Nada demais, fiquei um tempo fora e o não consegui me adaptar muito bem ao novo formato quando voltei, então tenho só lido, mas hoje, Véspera do "Grande Dia", achei que valia a pena voltar para rir das bizarrices que vamos ver por aí! Para não tornar este post inútil, será que alguém poderia me informar se hoje ou ontem houve algum terremoto no Nordeste? Um amigo meu, que sabe que sou informada a respeito dessas coisas, me perguntou e eu disse que não, que o único terremoto que tivemos esses dias no Brasil foi em Montes Claros - MG. Até dei uma pesquisada, mas não vi nenhuma notícia a respeito e nem está plotado no mapa, acho que realmente não aconteceu. Mas se alguém que mora no Nordeste ou está sabendo de alguma coisa puder confirmar, fico agradecida...
Colombo comentou
Não , o último foi sábado e atingiu 2.4 na escala Richter. Ocorreu em Pedra Preta - RN , segundo informação do blog Sismos do Nordeste Já faz 2 anos que há atividade sísmica na região , e é impossível determinar se a intensidade dos sismos vão aumentar .
Lena comentou
Interessante, achei que possuíssemos falhas ativas no Nordeste e que pequenos tremores fossem "comuns" lá se comparados ao restante do País.
Sandra Silva comentou
Olá Lena. Que bom te ver novamente por aqui. Além do Painel, o Sismos Nordestes, que tem link em nosso twitters em ação, sempre tem informações sobre os tremores por lá. [Ver site] As notícias sobre esses sismos na midia são muito tímidas. Só dão importância quando tem vitíma ou destruição, algo que espero não aconteça. abr
Sandra Silva comentou
Foi registrado agosra a pouco outo tremor na região de Pedra Preta, com magnitude preliminar de 3.1. Está ai ao lado no Twitters em Ação.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade