Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Marcelo Assis      
Olá gente linda do Painel Global. Quero me apresentar, apesar de ser analista de t.i, sou apaixonado em Geografia, Astronomia, tudo que envolve o meio ambiente. Muito prazer, tenho 23 anos, sou do interior de Goiás. Músico, compositor, me interesso nessa área porque sei que o meio ambiente está cada vez mais propício a nos surpreender, pelo fato que nós, seres humanos, estragamos tudo que botamos a mão, estamos conseguindo destruir discretamente nosso querido planeta Terra. Espero que tenham paciência caso eu erre algum post e troquem uma ideia comigo tranquilo. Não gosto de ditadores. Forte abraço, obrigado por me aceitarem. Quero começar com uma pergunta que me deixa curioso, ao menos que seja sensacionalismo, tudo bem. Por qual razão os terremotos marcados no painel, fora do Brasil, duram cerca de 3, 4 dias e são retirados. No Brasil, reparei esse 'mísero' terremoto, tem mais de semana e ninguém remove. É sensacionalismo ou problema no software? Abraço e obrigado pela participação. Abraço, galera linda do PG ^^)
Administrador comentou
Olá Marcelo, o sr. acha que o PG é sensacionalista?
João DS comentou
Acredito que os terremotos no Brasil não estão ligados a USGS e são colocados no mapa manualmente já os outros entram e sai automaticamente, uma vez colocado passa alguns dias a mais no mapa.
Marcelo Assis comentou
Entendi João, obrigado pela informação. Então Rogério, não acredito que seja sensacionalista não e espero que nossas opiniões diferentes não interfira no meu acesso ao Painel, imagino que você tem a cabeça muito boa de cultura e a mentalidade aberta para debates, discussões que nem sempre envolverão opiniões iguais. Eu diria que algumas matérias são regionalistas. Mas até hoje, acesso tem mais de ano se não me engano e nunca vi nada sensacionalista. Pois vocês não inventam matérias, não fazem de um pequeno artigo (seja de fora ou não), um tema de novela. Vocês são diretos e objetivos. É o que acho justo e mantenho na minha concepção de vida. Gosto muito de uma boa discussão, um debate e o que mais me chama a atenção são opiniões diferentes. Aprender aqui será um sucesso de informações e será indispensável para meu pequeno conhecimento na área. Posso dizer que sou um leigo 100% no assunto e gostaria de um primeiro palpite. Qual telescópio você recomendaria para um iniciante? Abraço, Rogério.


    2
Colombo      
Pessoal, tenho uma dúvida gigantesca...Por que os terremotos no Brasil não são plotados igual os outros ao redor do mundo? poderia usar como fonte o OBSIS e o LABSIS ...dia 12/10 houve um terremoto em montes claros e ele não apareceu no mapa. Abraços e o painel está cada dia melhor ! =D
Marcelo Assis comentou
Quanto maior é o raio de compartilhamento de informações com demais organizações e sites de pesquisas, maior o aprendizado! Também concordo, o PG e o APOLO 11, para mim, são um dos melhores sites Brasileiros!
João DS comentou
Acho que é devido aos sismógrafos do Brasil não ser interligados ao USGS ou o mesmo não usam nossos dados por talvez estar em uma região não propicia a terremotos por outro lado creio que um terremoto de magnitude moderada o USGS já é capaz de registrar e aparecer no mapa. se estiver errado, corrija administrador por favor
Administrador comentou
Sim, João. É isso mesmo. O USGS não reporta sismos inferiores a 5.0 a menos que ocorra em território americano ou pertencentes aos EUA. Por esse motivo, muitos sismos no Brasil são plotados manualmente no mapa. Qualquer pessoa pode informar sobre um tremor, bastando clicar no ícone "direto no mapa". Ele será conferido por nossa equipe e se for procedente, será plotado. No entanto, não podemos acreditar em qualquer informação enviada, por isso, muitas vezes precisamos de mais confirmações de um evento. Se o sismo no Brasil for maior ou igual a 5.0, o USGS irá reporta-lo e será plotado automaticamente.
Administrador comentou
Duas correções: 1 - O USGS não reporta sismos inferiores a 4.0 a menos que ocorra em território americano ou pertencentes aos EUA. 2 - Se o sismo no Brasil for maior ou igual a 4.0, o USGS irá reporta-lo e será plotado automaticamente.


    3
Loyola      
Li recentemente uma reportagem sobre vulcões no Discovery, e eles citam que o vulcão mais antigo do mundo está em território brasileiro, entre os rios Tapajós e Jamanxim, com 1,9 bilhões de anos. O que leva a dúvida é como se chegou a esta conclusão, principalmente a questão de "mais velho". Vejam que as rochas mais antigas do Brasil estão na beira do mar, em Barra Velha, SC, elas são vulcânicas e tem 2,4 bilhões de anos. Eu e um colega discutimos sobre isso hoje e ficamos sem entender bem os conceitos.


    4
Marcelo Assis      
Por gentileza, alguém poderia recomendar um Telescópio para principiante? Pego um mais comum, luneta com ampliação ou esse estilo "Newtoniano" - modelo equatorial (sou bem leigo, então me corrijam se eu falei besteira.)
Administrador comentou
Olá Marcelo, tudo bem? Você já fez essa pergunta no post 171, logo abaixo. Abrir um novo post para a mesma questão não é legal, pois o espaço visível é limitado a 10 tópicos, então é importante mantermos o espaço enxuto para que todos possam participar e manter os assuntos postados atualizados. :-) Pois bem... Se você nunca teve qualquer contato com telescópios, lunetas ou astronomia de modo geral, e não está a fim de gastar muito, aconselho um telescópio refrator simples de 70 ou 80 milímetros. Com ele você poderá observar a Lua, o Sol (com filtro adequado) e os planetas Mercurio, Vênus, Marte, Jupiter e Saturno. Também é importante baixar um programa de planetário em seu computador, como por exemplo, o Stellarium. Ao mesmo tempo que observa e aprende, leia tudo que puder a respeito do assunto. Depois que você entender um pouco mais e conhecer as limitações do seu equipamento, sugiro instrumentos a partir de 150 mm de diâmetro com acompanhamento computadorizado. Esses passos graduais são importantes, pois algumas vezes o telescópio é usado duas ou três vezes e depois acaba virando cabide atrás do armário. Por questões óbvias, não vou citar lojas, mas as melhores marcas para o iniciante são Skywatcher, Meade, Vixen, Celestron. Evite marcas como Greika ou Toya. Espero ter ajudado.
Raphael Cozzi comentou
Essa pergunta sempre surge aqui no Painel Global. Será que não seria uma boa ideia criar um artigo esclarecendo essa dúvida?
Rejaine Monteiro comentou
Raphael, já existem alguns artigos publicados no Apolo11 a respeito: [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Obrigado Rejaine! Vou fazer uma revisão nesses artigos e deixa-los mais visíveis. :-)
Rejaine Monteiro comentou
Oi Marcelo, eu pesquisei quase um ano antes de comprar meu primeiro telescópio. Antes disso, comprei um binóculo para estudar o céu e já faço uso a algum tempo de aplicativos instalados no celular e computador. Existem muitos artigos que podem te ajudar na Internet (além destes que te mandei abaixo) Veja as dicas do Admin, que foram ótimas. Mas eu te entendo, pois as vezes ficamos mesmos ansiosos em comprar logo o equipamento (foi meu caso, que mal tenho lugar para observar direito e comprei mesmo assim...rsrs) Mas hj sei que é um longo passo até começar a fazer as primeiras observações...
Marcelo Assis comentou
Gente, me perdoa mesmo. Eu lembro de ter lido essas perguntas antigamente, mas ha muito tempo atrás e como não tinha como acessar o painel, só lia as perguntas e me limitava esclarecer duvidas. Achei que ninguém tivesse lido no post abaixo, por isso fiz a pergunta aqui. Me desculpem, me ajudaram muito mesmo, vou me preocupar em dar atenção melhor às regras. Valeu gente linda =)
AndersonMLima comentou
Olá ADM, gostaria de saber se o Binóculo Expanse 10x50 long eye-relief, do armazém do telescópio seria uma boa escolha para iniciantes? Será que consigo ver muita coisa com um destes?
Administrador comentou
AndersonMlima, eu não conheço esse binóculo. Com um 10x50 você pode ver muita coisa, mas precisa conhecer a área do céu que está sendo observada. Teoricamente, sob um céu excelente é possível ver estrelas até a magnitude 10.3, mas na prática esse valor fica próximo a 9.0. Se você mirar para Júpiter conseguirá ver suas luas principais.
AndersonMLima comentou
Obrigado ADM, mais tardar em dezembro devo estar com um destes! :)


    5
rodrigues71      
Cinco tremores de terra foram registrados na costa marítima do Ceará em menos de 40 horas entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os cinco tremores ocorreram na cordilheira meso-oceânica, a aproximadamente 1.270 quilômetros ao norte da costa cearense. Segundo o laboratório, na segunda-feira os terremotos ocorreram às 13h22 e 15h53, como 4,9 e 5,1 graus na escala Richter, respectivamente. Já no domingo, as ocorrências foram registradas às 19h51, 20h06 e 23h56, com 4,9, 4,9 e 4,8 graus na escala Richter, respectivamente. De acordo om os pesquisadores do LabSis, é impossível prever como será a evolução da sismicidade nessa parte da cordilheira meso-oceânica nos próximos dias. Ainda de acordo com o órgão, os efeitos do tremor não foram percebidos em terra devido à distância até o epicentro do sismo, de mais de 1,2 mil quilômetros.
Oliveira comentou
Administrador comentou
Pessoal, esses tremores não aconteceram no Ceará, mas a meio caminho da costa da África, lá na dorsal meso-atlântica. Tentar associar esses eventos só porque no mapa parecem estar perto da costa é querer forçar muito a barra.
Oliveira comentou
é o que a matéria menciona. Cinco tremores de terra foram registrados na costa marítima do Ceará em menos de 40 horas e não no Ceará !!!!
Administrador comentou
Sim, mas o título é: "Cinco terremotos de até 5,1 graus na escala Richter são registrados no CE". Um pouco forçado demais. :-)
Rejaine Monteiro comentou
"Isso é uma cilada, Bino", rsrs. A chamada da matéria tenta atrair atenção, mas até que o restante do texto está correto e bem explicado. O ruim é que muitos acabam fazendo uma interpretação incorreta, já que a maioria não passa do título (não é o caso da turma que frequenta o PG, que lê, questiona, pergunta e procura se informar) Exemplo disso é que já começam a aparecer relatos temerosos no Twitter comentando sobre os 'terremotos no ceará'. ,)
Administrador comentou
Sim Rejaine. Desde ontem até agora já recebemos 11 emails sobre isso, porque não demos essa informação, o que estamos escondendo, etc. Quanto á leitura do artigo, é isso mesmo. 99,9% não passam do título. Triste isso.
Carlos Araujo comentou
Quem acompanha o Painel Global vê que essas ocorrências são praticamente nos mesmos pontos no oceano e praticamente as mesmas magnitudes quanto ao nosso Nordeste é uma região onde sempre está ocorrendo terremotos principalmente após a UFGN instalar vários medidores ma região esse monitoramento passou a ser mais observado quem quiser acompanhar ou ver ocorrências anteriores pode seguir o site: [Ver site] e ao lado no Twitters em Ação que sempre que o sismosne.blogspot publica um assunto ele é imediatamente divulgado.
Rejaine Monteiro comentou
Exato Carlos, quem acompanha o PG com frequencia perceberá que no Twitters em Ação eventos desse tipo são sempre noticiados.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade