Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal, bom dia! Vejam o Sol, registrado agora pela manhã a partir do bairro de Vila Mariana, em São Paulo, visto no comprimento de onda do H-alpha. Olhem só o tamanho e quantidade de proeminências na borda leste. Espetáculo!
Rejaine Monteiro comentou
Bela imagem.
Constantino comentou
Linda foto,Rogerio, que filtro Vc. usou?
Administrador comentou
Olá Constantino. É um telescópio específico para registrar a cromosfera. Os filtros são centrado no comprimento de onda do H-alpha, com 0.7 angstron de largura. É um telescópio solar.
Administrador comentou
"são centradoS" ?-)
Rejaine Monteiro comentou
Ola Rogério. Aproveitando esse post, queria perguntar o que vc acha do Virtuoso 114mm (que está a venda no Armazém) para quem está começando a explorar o céu? O objetivo é observação geral (planetas, sol, estrelas e talvez algum DSO, mesmo que timidamente) Astrofotos não é o foco agora, até pq sei que o equipamento não ideal para essa finalidade. Estou pesquisando muito, lendo muita coisa, mas qto mais informação, mais dúvida tenho. Portabilidade é fundamental para mim no momento, por isso estou de olho nesse virtuoso, e não posso investir muito agora.
Administrador comentou
Olá Rejaine! Acho muito legal. Além disso, ele já vem com cabo para conexão ao computador ou notebook permitindo controlar ele pelo Stellarium. Como ele tem uma distância focal curta (500mm) sugiro também comprar uma lente Barlow de 2x, o que aumenta a distância focal pra 1000. Com uma ocular de 10 mm, o aumento passa de 50 para 100 vezes. Câmera você compra depois. Ele chega em julho. Acho que vale o investimento! :-)
Administrador comentou
Além desse Virtuoso, tem também aquele MAK de 90 milímetros. Neste caso, ele tem uma distância focal de 1250mm. Coma ocular de 10mm você consegue aumento de 125 vezes. O de 114 é mais indicado pra DSOs (objetos de espaço profundo) enquanto o MAK privilegia mais as observações planetárias, a Lua, etc. O de 114 tem um campo de visão (FOV) maior que o do MAK. No caso do 114, você precisa de uma Barlow de 2x pra conseguir dobrar o aumento. No caso do Mak você precisa de um redutor focal de 0.5 pra dividir por 2 a ampliação. :-)
Administrador comentou
Um ponto importante a favor do Mak é que praticamente não necessita de manutenção, enquanto que o 114, por ser newtoniano, pode "descolimar", ou seja, desalinhar o eixo dos espelhos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Particularmente, gosto mais dos Maks.
Rejaine Monteiro comentou
Pois é, Rogério. Eu não consigo decidir justamente entre esse dois... rsrs Sempre tive comigo que abertura melhor é sempre maior, pois então já havia decidido entre o 114mm (já tinha colocado as barlow 2x + wideangle 6mm + filtro solar no pacote) por causa da abertura e maior poder de ampliação. Mas depois de pesquisar muito, vi muita gente comentando que o Mak90 teria mais qualidade ótica e praticamente a mesma ampliação máxima do 114 (neste ultimo dizem que pelo fato do f curto demais, a ampliação máxima não fica legal). O 114mm é melhor para DSO, porém ouvi dizer que para observações de qualidade de DSOs dependeriam de N outros fatores envolvidos e talvez ficar com o Mak seria melhor para mim, pois daria mais detalhes dos planetas (acho que DSO mesmo, para valer, só acima de 130mm ou 150mm - que seria algo mais para frente) Enfim, dúvida cruel...
Astroman comentou
Rogério me permita uma sugestão: montar uma turma para aula de uso de telecoscópios e outras tecnologias(softwares, máquinas fotográficas, etc..) usadas na observação do sol e do céu em geral, abordando as várias opções disponíveis no mercado. Vejo que muitos se interessam pelo assunto e tem muitas dúvidas. Acho que seria útil. Você poderia disponibilizar o vídeo do curso no site para aqueles que não moram ou não podem vir a São Paulo. Que tal?
Administrador comentou
Rejaine, essa dúvida é muito comum. Tudo depende do que se quer e de quanto está disposta a pagar. Nenhum desses modelos vai permitir a você ver imagens iguais as do Hubble. Nenhum telescópio faz isso. No entanto, qualquer um, desde que tenha boa qualidade, e é o caso desses dois, fará você curtir muito o céu e acho que é isso que você quer. Você ficará impressionada com a qualidade do Mak junto de uma ocular do tipo wide angle de 32 mm. É um instrumento excelente. Eu tenho um um pouco maior, de 127 mm e não tenho do que reclamar. Já tive um Mak de 150, mas por ser muito pesado precisei vender pois minha montagem não aguentava. Se um dia você quiser vende-lo, não será muito difícil pois o preço não é tão salgado assim. Mas duvido que você venderia uma boa ocular. Como diz o ditado, "Vai-se o telescópio, ficam as oculares". No caso do Mak, você pode usar um redutor focal de 0.5, o que vai permitir um excelente campo de visão. Mas isso você compra depois, não é tão caro. Se me perguntasse qual dos dois eu compraria, diria o Mak. Mas cada um tem suas preferências e uma vez decidido é só curtir o brinquedo. Astroman, essa é uma boa ideia. O problema é achar tempo pra produzir algo aceitável. Acho mais interessante fazer programas pequenos, explicando as coisas separadamente. Vamos pensar! :-0
Rejaine Monteiro comentou
Bom, também já estou achando melhor o Mak. Li muitos artigos, comentários e comparações - a maioria são mais favoráveis ao Mak, apesar de menor abertura a distancia focal mais longa, pelo visto, compensa a perda. Agora é criar coragem e tirar o "escorpião" do bolso.. rsrs
ORTIZ comentou
Astroman, vamos fazer um abaixo assinado, talvez consigamos convencer ao ROGÉRIO, pois eu apanho muito com isso. Meu telescópio é um de 127, mas creio está todo desalinhado. Comprei ma câmera (ver foto) e tenho feito filmagens, mas sai desfocada porque ela aumenta muito a imagem e perde a qualidade, também, a noite ela mal capta a luz das estrelas. Será que se eu comprasse esse tal de "redutor focal de 0.5" resolveria? Eu queria entender mais destes filtros.
Constantino comentou
Ai está... Rogerio, o terreno é muito fértil, Todos temos dúvidas pelo que sabemos imagine pelo que não sabemos? A portabilidade é fundamental para quem vive em São Paulo que tem baixa visibilidade celeste, o diâmetro do espelho também é importante para captura de luz, é uma gangorra, quando sobe um, o outro abaixa, os dispositivos auxiliares ajudam muito ao equilíbrio ( oculares, lentes intermediárias, filtros,etc. Carecemos de muitas informações. Toda ajuda é muito bem vinda.
Administrador comentou
Ortiz, qual o modelo do seu telescópio? Acredito que ele esteja descolimado e essa seja a razão da baixa qualidade das imagens. Na internet existem diversos tutoriais que ensinam a avaliar e colimar um telescópio newtoniano. Esse problema praticamente não existe no Mak ou num refrator.
Rejaine Monteiro comentou
Oi Ortiz, tudo blz? Vou te indicar um site/fórum na internet, onde o pessoal discute muito sobre telescópios, acessórios, astrofotos e afins. Tem muita gente disposta a ajudar lá... Faça o cadastro no forum (só recomendo que, quentes antes de criar algum tópico novo com alguma dúvida, faça uma pesquisa sobre o assunto primeiro, pois muitas dúvidas você já pode encontrar respostas nas pesquisas...) Vale a pena dar uma conferida. Segue o site: [Ver site]
Administrador comentou
Segue o link correto do Cosmoforum. O da rejaine não abriu. [Ver site] :-)
ORTIZ comentou
ADMIN: O meu é um CELESTRON EQ 127. Foto anexa com filtro solar e CAM.
Administrador comentou
Ortiz, você sabe dizer qual o comprimento do tubo de ponta a ponta e também a distância focal dele? Existem uns modelos da Celestron de 127 mm que têm o tubo curto e são bem "ruinzinhos". Eu tive um com tubo curto e vendi. Não quer dizer que sejam ruins, mas são chatos pra colimar porque eles têm uma lente Barlow dentro do focalizador que impede a colimação por métodos tradicionais. Retire a ocular dele e veja se tem uma lente dentro.
ORTIZ comentou
Distância até o espelho da ocular = 33 cm, Comprimento do tubo 42 cm. Não tem lente intermediária, só um espelho oval/plano intermediário (45º). As partes metálicas estão se enferrujando, talvez por eu morar próximo a praia.
Administrador comentou
Olá Ortiz. Seria esse modelo? [Ver site] Se for, ele tem uma lente no fundo do focalizador. Retire a ocular e enfia um cotonete la dentro. Veja se ele penetra dentro do tubo. Se não tiver a lente, seu telescópio é um newtoniano puro e pode estar descolimado. Então você precisará de um colimador como esse: [Ver site] ou então esse: [Ver site] ou então esse: [Ver site] e depois seguir as orientações de uso. No entanto, se o telescópio tiver a lente "relay" dentro dele... Aí a coisa muda de figura e você vai precisar usar métodos pouco ortodoxos para alinhar os espelhos. Antes disso, é preciso ter certeza de que está realmente descolimado. Aqui tem um tutorial básico: [Ver site] mas procure na internet que achará outros tutoriais interessantes. :-)
Astroman comentou
ORTIZ, dou meu maior apoio. Só que eu seria somente um aluno vsitante pois não tenho telescópio. Foi mais uma sugestão para o Rogério mesmo e para ajudar aos que tem muitas dúvidas, que percebo serem muitos. Seria também uma maneira de agitar fisicamente o RG e promover o encontro e conhecimento do pessoal.


    2
Gonçalves      
Salve, Salve, O Estado do Amazonas amplia ações humanitárias para municípios afetados pela enchente.Urucará, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Anamã, Urucurituba, Careiro da Várzea, Caapiranga, Anori, Parintins, Barreirinha e Nhamundá decretaram situação de emergência por conta da enchente e a Defesa Civil do Amazonas prepara novo pacote de ações humanitárias para minimizar o impacto econômico-social das novas famílias afetadas.Os próximos municípios a receberem o auxilio financeiro são os municípios de Borba e Pauini. O cadastramento das famílias afetadas e o município de Itacoatiara já foram iniciados para receberem o auxilio. De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental e Hidrometeorológico da Defesa Civil do Estado, as chuvas ainda vão permanecer por mais algumas semanas no Estado. Informações de um amigo que chegou ontem a noite do município de Parintins a cidade esta um verdadeiro caos, Lixo por toda parte agua subindo na ilha por todos os lados, as pontes que a prefeitura diz construir não atende o número de pessoas atingidas pela subida das aguas, madeiras apreendidas pela Policia Militar Ambiental foram repassadas a prefeitura de Parintins para a construção das pontes e marombas. No Amazonas, mais de 33.358 mil famílias sofrem com os efeitos do desastre natural, o que contabiliza quase 167.863 mil pessoas afetadas pela enchente dos rios. Dois municípios registraram estado de calamidade pública, quando há a evolução do desastre e a interrupção de serviços básicos: Boca do Acre e Humaitá. No município de município de Humaitá uma estação de tratamento de água móvel, um mecanismo cedido pelo Exército Brasileiro para garantir o abastecimento de água potável à população. E em uma parceria com a Marinha do Brasil, a Defesa Civil do Estado distribuiu 250 coletes salva-vidas no município, para prevenir acidentes com vitimas em embarcações. A cada semana se agrava cada vez mais a situação dos municípios do Baixo Amazonas devido o desemboque das aguas do rio Madeira. Vejam na foto o senhorzinho na porta de sua casa e a frente a quantidade de lixo o mau cheiro é terrível insuportável na aquele lugar, ele não tem pra onde ir com a família, fica na esperança da ajuda, em quanto as aguas sobem. "para mim é muito doloroso ter que da esse tipo de informação de minha região, mas é a realidade"


    3
anneolizi      
Depois de um forte vento em Osasco chuva instável agora noite!!!
dasilvaamauri comentou
O sistema esta só começando , ainda tem muita chuva p/ SP, instabilidade ganha força pelo Oeste.[Ver site]
ARM_Junior comentou
Aqui em Santo Andre a chegada da frente fria também ficou evidente, vento forte, mudança brusca na temperatura e chuva oscilando entre fraca ou moderada. Temperatura agora 20º minima de 17º.
phellipef comentou
Tempestade tropical Amanda se formou no Pacífico Leste. Existe a possibilidade de se tornar furacão na segunda-feira.
phellipef comentou
Amanda está se intensificando de forma rápida. Acredito que possa se tornar furacão neste sábado.
GórdoN comentou
Buenas! A massa de ar polar chegou com força ao Rio Grande do Sul. As temperaturas despencaram bruscamente, e agora, a 01:10 de sábado aproximadamente a temperatura em Porto Alegre é de 9ºC. Nos aparados da serra as temperaturas já estão próximas de 0ºC, com nuvens de precipitação, indicando possível ocorrência de flurries (apesar de pequena a chance). Na fronteira com a Argentina e o Uruguai as temperaturas também estão muito baixas, em Quaraí, neste momento, 4,8ºC. Essa semana realmente marcou a entrada do inverno climático no Rio Grande do Sul. Desejo uma ótima noite a todos.
phellipef comentou
Risco de chuva de granizo entre domingo e segunda em parte do sudeste, sul e MS, devido a uma área de baixa pressão.


    4
anneolizi      
Boa noite!! a todos que participa do painel global.
ARM_Junior comentou
Boa noite.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade