Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sandra Silva      
Encerrando a noite ao som da chuva e nos 10ºC de temperatura. Com a umidade nos 97%, significa que a sensação de frio é ainda maior. Tadinha de minha amiga Aurora!!! Em São Paulo deve estar mais gelo, tanto que o sismógrafo não pára de tremer....rsrs. Bjs a todos e descongelem-se, amanhã é dia de trabalho. rs
Sandra Silva comentou
AH! Esqueci, o Greg ou está brincando de esconde-esconde ou está a beira do desaparecimento total. Até uns 15 minutos ele não estava no painel, depois apareceu e agora sumiu de novo. Não sei se resite até amanhã.
aurora comentou
Oi, Sandra! Pois é, estou sofrendo muito com este frio... grata pela compaixão, hehehe...!


    2
Bonafim      
Sandra, bela curiosidade a sua, rs, bem fundamentada De fato, ainda não tenho dados desse estudo, mas é muito interessante pesquisar. Mas, o "mistério" da dragagem, que a CODESP, "jura de pés juntos", não tem nada a ver com o assoreamento em alguns pontos e erosão em outros, continua. O fato é que alguns catraieros que fazem a travessia da Ponta da Praia à Santa Cruz dos Navegantes, andam se queixando de bancos de areia no estuário que antes não existiam... Quanto à Zona Noroeste, relamente tem um tipo de microclimas=, sim, haja vista que no Jardim Santa Maria, é onde se registram uma das maiores máximas de temperatura no verão de toda a cidade.
aurora comentou
Boa Noite Bonafim e Sandra! Não sei se tem alguma relação, mas lendo a sua postagem acima sobre assoreamento lembrei-me de um fenômeno que me intrigou ano passado: cerca de DEZ TONELADAS de briozoários foram lançados de uma só vez nas areias da praia de Itararé (SV). Na ocasião era um mistério, não sei se já elucidaram o caso: ## [Ver site] ##. Abraços!


    3
Bonafim      
Santos, agora às 00:16, temperatura de 16,6ºC, umidade relativa em 81%, pressão de 1024 milibares e ventos calmos agora do quadrante noroeste, vejam só, olhem que mudança brusca, pois predominaram desde ontem e até não faz muito tempo, pista de ventos de sudoeste. Sinal que a frente fria já está bem afastada do litoral paulista, porém a chuva deve continuar até a terça-feira, pois na retarguada desta frente, há uma área de baixa pressão, que logo mais estará nos atingindo (afff, inclusive termos queda na pressão, que por ora ainda é alta. A máxima em Santos, neste domingo não passou dos 17,6ºC, na Vila Belmiro.


    4
Marcinho      
Boa noite a todos do Painel Global! Aqui na Grande Vitória: 19ºC,céu nublado, vento Sul/Sudoeste 19km/h, 83% Umidade do Ar e 1024hpa. Obrigado Everton dos Santos que esclareceu minhas duvidas referente a pressão barometrica de apenas 1069hpa registradas em Vilhena-RO, lá no tópico 580


    5
Edson      
Começa a chover em Joinville, faz muito frio.


    6
Anônimo      
Bom dia! PVH amanhece frio nesta segunda. Isso é muito bom! Previsão de 28°C hoje. Agora deve fazer uns 22°C, sa´pi de casa com o termometro marcando assim. Desejo à todos um ótimo dia e semana!
Anônimo comentou
Fonte: [Ver site] 'esqueci... =]


    7
Marcos Passetti      
Bom dia amigos...JOSE bonifacio SP nao choveu estiagem prossegui temperatura agora 11 graus umidade 76%...furacao IRENE esta sobre POTO RICO e deve PASSAR PELA REP.DOMINICANa,HAITI,CUBA,BAHAMAS e EUA [Ver no Painel Global]
FAbiano comentou
Araçatuba/SP,12º graus no momento, tivemos chuva razoável no sábado, prognóstico de calor para essa semana, não me animo muito pois não gosto muito de calor.
Marcos Passetti comentou
ola FABIANO...pelo menos teve chuva por ai, aqui nada, so melhorou a umidade vc tem como saber quantos ml choveu por ai?
FAbiano comentou
olha segundo o climatempo, para aquele dia estava previsto para 2mm, choveu em média uns 1 hora uma chuva nem forte e nem fraca.


    8
Rubens Prata      
Gostaria de perguntar aos mais entendidos em geologia, desde quando ocorre tremores entre as placas tectonicas do Atlantico, pois são tremores em torno de 5 graus, não são pequenos. Alguém sabe o porque e se ocorre em todas as outras placas pelo planeta? Obrigado
Alex_BHMG comentou
Posso estar errado mas, analisando o tamanho das placas tectonicas, as do atlantico são um conjunto de pequenas placas na vertical, mais sensiveis de serem empurradas pelas outras placas que são muito maiores.
everton dos santos comentou
Não sei se entendi bem mas as causas dos tremores são que, as placas Africana e Sul-americana estão se afastando. E em vários pontos deste limite ocorrem falhas transformantes, que são pontos onde as placas deslizam horizontalmente, ou seja, "roçam" lateralmente entre si. O limite entre as duas placas não é reto. Existem muitas "curvas de 90°" formando falhas transformantes, com zonas de fratura que se estendem pela placa na mesma direção. A imagem ao lado mostra o exemplo das falhas transformantes de São Paulo e a extensa falha Romanche, onde já ocorreram tremores de até 7°. Já na região das ilhas Sandwich, Existe uma zona de subducção, onde a placa Sul americana está forçando e entrando por baixo da placa Scotia. É uma região com potencial p/ fortes tremores.


    9
Cairo Bizinotto      
Bom dia a todos do PG. Espero que todos tenham tido um ótimo final de semana. Em Conquista, no Triângulo Mineiro, a temperatura abaixou, 22ºC, a umidade subiu, 63% só que, infelizmente, a previsão de chuva para domingo não se concretizou. Vamos esperar a previsão dos "antigos"... "Dia 29 é Lua Nova e, com ela, o tempo muda. Tomara que venha a chuva"??? Abraço a todos.
sue comentou
Bom Dia RG,Oi Cairo, Brasília, Céu Limpo-19°C-Umidade Relativa 59%- Vento Moderado 23KM/h de Este-Nordeste-Pressão 1023Pa-Visibilidade OK, mas já está subindo a temperatura e e descendo a Umidade, assim como você esperamos, dias melhores...abraços.


    10
sue      
Bom dia amigos:Agência Tag informa ,Sinal verde para o Tunel ligando a Eurásia a América, o tunel de 100km de extensão no estreito de Behring.


    11
Marcos Passetti      
Bom dia...uma bela imagem de IRENE sobre PORTO RICO [Ver site]
Alex_BHMG comentou
Vou descordar de Vc. Quem esta na ilha com certeza não tem a mesma visão. Logo a frente esta O Haiti, um povo sofrido que esta tentando se reerguer do terremoto, tsunami, epidemia de colera e outras tantas tempestades tropicais.
Marcos Passetti comentou
ALEX eu refiro a bela imagem de satelite(com animaçao em vermelho). Em um post antigo de uma outra tempestade ja havia externado minha preocupaçao com o HAITI por ser um pais que passa por enormes dificuldades e assim como que com qualquer outro pais que esse furacao possa atingir.
everton dos santos comentou
Deslocamento de Irene entre a manhã de ontem e manhã de hoje


    12
Taís      
Bom dia a todos! Exploração oceânica e monitoramento ao vivo - Explorando Axial Seamount - [Ver site] - Transmissão ao vivo- [Ver site]
thomé comentou
Muito bom, Taís . Útil para vermos o que temos. Obrigada.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! Obrigada Taís :)
Taís comentou
Por nada meninas!:) Hoje teremos mais imagens até a caldeira, a exploração Axial continua até o dia 30.


    13
Walcimar Junior      
' Bom dia! Faz frio em Rio Branco/AC. A temperatura nesse momento está em 16ºC. Na madrugada fez 12ºC com sensação térmica de 8ºC.
Dina comentou
Walcimar, os acreanos estão sofrendo hem? Sou de Rondonia,esou fora há muitos anos, mas, o fenomeno "friagem" é uma delicia. Um abraço
Walcimar Junior comentou
Agora é que tá melhorando por causa do sol, mas continua frio nessa terça! Abraço!


    14
fellipe      
bom dia aqui no sul ta frio mesmo e tempo nublado vai ficar frio hoje e chuva reparam no temperatura agora


    15
webanderson      
bom dia alguem sabe informar de onde vem a fonte de atualização das coordenadas do cometa Elenin?
everton dos santos comentou
Normalmente a fonte das cordenadas é a NASA JPL/ Solar System Dynamics, que é o setor que divulga dados de cometas, asteroides... Se não me engano, as coordenadas definitivas do Elenin foram feitos em março e após essa data acredio que não ocorrem mais mudanças.


    16
Sandra Silva      
Bom dia!!!Em Santos continua a chuvinha fraca, temperatura nos 15ºC e umidade de 100%. Apesar de tudo, lembrando o amigo Rezende, clima Perfeito! Principalmente se formos comparar com o frio e chuva que está fazendo no sul e principalmente com as tempestades que estão enfretando nossos irmãozinhos da América Central. Como estávamos acompanhando desde o início de seu aparecimento, uma das "3 Marias", que gahou o ome de Irene e fato se tornou perigosa e ameaça levar mais sofrimento para as Ilhas do Caribe, principalmente ao povo do Haiti, que está há muito tempo entregues a própria sorte. Esperemos que Irene perca força ao passar pelas montanhas como aconteceu com a primeira dessa temporada que passou por lá.
Luciana comentou
Boa tarde a todos, concordo com você Sandra espero que os Haitianos não sofram mais do que já sofrem. Enquanto isso, aqui no Oeste de SC no momento está chovendo e faz frio temperatura de 6.5ºC, espero que seja a despedida do inverno...
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! Irene está bem perigosa infelizmente!
Meire Ruiz comentou
Veja ela se formando [Ver site]
Meire Ruiz comentou
O Marcos e o Everton também postaram informações no post 595.
everton dos santos comentou
Ultima imagem do GOES
aurora comentou
Olá, Sandra, Boa Noite! É, como diria o amigo Rezende, clima perfeito...mas apenas p/ ficar hibernando, pôxa. Mais-que-perfeito seria um solzão de fritar ovo no asfalto, hehehe!! Abraço!!


    17
jaques      
Boa tarde a todos, sou novo nesta comunidade e quero dizer que estou feliz em compartilhar, ou melhor, aprender com profissionais e autodidatas desta transformação que estamos vivendo e fatos marcaram o passado. Espero ser aceito por todos e prometo nao falar abobrinhas...
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde.Seja bem vindo
FAbiano comentou
welcome the Global Panel.
Sandra Silva comentou
Seja bem vindo!!!
aurora comentou
Jaques, Bem vindo!


    18
Henrique      
O COMETA ELENIN ESTA CHEGANDO E OS TERREMOTOS ESTÃO AUMENTANDO VAMOS ESPERAR PELO ALINHAMENTO 27 SETEMBRO DESTE ENORME COMETA QUE A NASA TA ESCONDENDO.
FAbiano comentou
Mas o ápice será dia 16 de outubro?
Marcelo Fernandes comentou
Segundo observações do astronomo Michael Mattiazzo, nos dias 21 e 22 de agosto, cometa Elenin está se enfraquecendo e pode não resistir ao periélio. Esses dados estão colocados no site do astronomo. [Ver site] Só estou passando a informação! Pelas observações, Elenin irá desaparecer em breve!
everton dos santos comentou
Não sei aonde a NASA esconde tanta coisa rsrsrs. Como já dsse o administrador, é dficil explicar várias vezes a mesma coisa. Vale lembrar que Elenin tem tamanho entre 3/4 km. Isso é enorme? Por que o mundo não acabou com a passagem do Halle de 19 km de diâmetro? E o Hale-Bopp com cerca de 50 km, em que muitas pessoas se suicidaram por causa de boatos de que tinha naves junto do cometa?. Tem tantos sites que falam das teorias sobre elenin, por que insistir aqui?
Luiz Carlos comentou
Concordo com vc Henrique, muitos estão presos e focados em conceitos científicos e não percebem que sofremos influências diretas dos Astros. Em 27 de setembro Elenin estará alinhado entre a Terra e o Sol e quem viver verá o que vai acontecer...abç
everton dos santos comentou
O RADAR é um local p/ as pessoas participarem e se informarem dos assuntos de forma correta. Não há problema no participante acreditar em outras possibilidades além das explicadas aqui. Tem alinhamento dia 27 ?. P/ mim é o melhor alinhameto do elenin, entre os vários que já divulgaram aqui. Agora acho uma tremenda sacanagem toda hora alguém ficar falando aqui que a NASA esconde isso, que o elenin causa aquilo, etc.. Ou as informações do PG/Apolo11 não tem mais utilidade ou há o objetivo de bagunçar o espaço. Me desculpem pela discussão.
Luiz Carlos comentou
Ok Everton, concordo com vc, este espaço é para discutir-mos idéias e cada um tem a sua né. Só acho que não devemos apenas nos apoiar em dados científicos e buscar-mos uma visão mais ampla, buscando informações de várias vertentes! Aprendendo sempre. Abçs
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde à todos.Eu concordo com o Everton, aproveitando, sobre o Elenin,ele está com magnitude de 8.9 confere?Então será que dá para ver com 12X de aumento e 75mm de abertura?
Luciano comentou
Concordo com o Éverton. Até o presente momento não há um motivo sequer para desacreditarmos na ciência ou nas leis da Física. Segundo "outras vertentes", o mundo já teria acabado umas 10 vezes pelo menos. Valeu e um abraço.
everton dos santos comentou
Luiz Carlos, seu comentario é perfeito, desde que seguidas as regras. #### Fabricio não consegui o valor exato mas a magnitude do elenin parece estar entre 9 e 8.7. Segundo o site ASTROBLOGGER, a partir do dia 27, será possivel observar com binoculos de 10X50. Acho que com seu equipamento é possivel, apesar de ficar + dificil a cada dia. Vc já tentou observar o C/2009 P1 Garradd?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Não ainda não tentei observar outros cometas.Esse equipamento meu e caseiro,mais teoricamente acho que vai até 12X.E Luciano é verdade se estas teorias estivessem certas nem estaríamos vivos,lembra-se de 2000?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Everton o que eu estou errando muito e na determinação pelo azimute e elevação, pois não tenho muitos equipamentos,será que dá para usar uma régua e um transferidor?kkkk.Me ajuda aí por favor.Quando é uma estrela brilhosa eu consigo, mas o Elenin não estou conseguindo não sei se é por falta de pratica ou de equipamento.
everton dos santos comentou
vc usa o transferidor p/ conseguir o Azimute. Como refencia, o sol está se pondo na sua região em 284°. O elenin estará as 19:00h no azimute 273° e 21° de elevação, abaixo de dois pontos de destaque: Saturno e Spica. P/ elevação não sei se vc me entederá mas vc coloca o transferidor na vertical com 0° p/ cima e 90° p/ o lado do sol. Pega esse espaço e tenta dividir por 4( usando a propria marcação do transferidor) e vc tem +ou-22° de elevação
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Ok Everton Muito obrigado vou tentar esta noite e amanhã posto o resultado.Muito obrigado até amanhã.
Meire Ruiz comentou
Fabrício, vou aguardar o resultado :) Estou querendo observar o Elenin e o Garradd também mas esse céu nublado não ajuda! Abç.
Gilda comentou
Entrando só pra informar. Aqui em Sampa o tempo está bem ruizinho, mas se desse veríamos o Garradd com duas caudas segundo as informações que tenho recebido. Não tenho certeza se é o caso, mas seria indicação de um núcleo partido e se separando. Abraços a todos.
sue comentou
Boa Noite PG, fiquei intrigada com o convite que recebi, uma Palestra sobre o ELENIN,fico pensando na capacidade do Ser Humano, não de especular ou achar, mas de se achar Exper no assunto,principalmente porque a pessoa é formada em Áreas Humanas...queria até ir, minha curiosidade está bastante aguçada...pena que foi em São Paulo...E agora...estão espalhando o pânico por todos os lugares...credo...ah...tem até informações secretas da NASA...hum...hum.Uma coisa é um questionamento, que é saudável, outra coisa, é afirmar sem conhecimento de causa.Estou pasma rsrs.
everton dos santos comentou
Gilda, também li em foruns de astronomia que o Garrard tem uma cauda dupla. Mas parece não ser tão perceptivel assim ver essa cauda dupla, a não ser com bons equipamentos. Este registro mostra a aparente cauda dupla do Garrard [Ver site] Ou uma cauda em que as pontas são + intensas. Deve ser uma bela observação.
Dina comentou
AMIGOS RG, SE O MUNDO ACABASSE, NÃO TERIAMOS A INFINITA IDADE QUE TEMOS, AÍ OS FOSSEIS ENCONTRADOS PARA AVALISAR. TENHO UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE FIM DE MUNDO, QUE NÃO VEM AO CASO PARA DISCUSSÃO CIENTIFICA AQUI VENTILADA. POR QUE O SER HUMANO GOSTA TANTO DE CATASTROFES, COISAS ACONTECIMENTOS QUE ABALAM AS ESTRUTURAS? TEM SITES AI QUE ESTÃO ATÉ COM CRONOMETRO REGRESSIVO E OLHA QUE FALTA BEM POUCO PARA O MUNDO BUM.....QUE DEUS NOS PROTEJA. UM ABRAÇO.
Sandra Silva comentou
Chega a ser um crime esse terrorismo que estão fazendo em nome de uma pseuda verdade. Minha opinião sobre isso escrevi em meu espaço, e não cabe colocar aqui para não alimentar a discussão que não é o objetivo do Painel.
Meire Ruiz comentou
Linda a imagem do Garradd!


    19
FAbiano      
Exemplos de combustíveis alternativos, para um planeta que a cada dia tem fontes de energia quase escassas, uma solução também para o meio ambiente, para respirarmos um bom ar.[Ver site]
aurora comentou
Ainda vamos ter um VE! Vêm surgindo diversos veículos alternativos, e tem um brasileiro, o Projeto VE (Veículo Elétrico), da Itaipu. Dia 17 p.p. terminou um teste do veículo 100% elétrico: uma viagem de mais de 20 mil Kms por diversos países das 3 Américas. Começou 9/4 em Los Angeles (EUA) e terminou em Foz do Iguaçu. Fonte: ¨¨ [Ver site] ¨¨
FAbiano comentou
Muito boa a dica.
aurora comentou
FAbiano, Boa Noite! Tomara que no próximo feirão de automóveis dominical já tenha alguns disponíveis, hehehe... trocaria o flex sem pestanejar. Abraços!
FAbiano comentou
=D


    20
Henrique      
O COMETA ELENIN E O FILME INPACTO PROFUNDO MUITAS COINCIDÊNCIAS


    21
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel global


    22
MiguelSousa-Portugal      
Grupo de estudantes americanos entra para o Guiness com helicóptero movido a energia humana - [Ver site]


    23
MiguelSousa-Portugal      
Cientistas australianos e britânicos dão a conhecer os fósseis mais antigos encontrados até à data - [Ver site]


    24
Luciana      
Detector de tempestades do inpe trará mais informações de tempestades, raios, enchentes e até tornados.Veja mais informações...[Ver site]
Luciana comentou
e este é o site do Elat com o mapa de raios e outras informações ...[Ver site]


    25
rone abbad      
Não enviou qualquer texto... Que pena!


    26
rone abbad      
BOA NOITE VERDADEIROS GLOBAIS, AQUI VAI UMA IMAGEM DO FURACAO IRENE,


    27
rone abbad      
6.0 PROXIMO A ILHA DE SUMATRA INDONESIA
Anônimo comentou
Agosto agitado!


    28
Edson      
Existe alguma nova informação sobre o cometa Elenin?
EVERTON GARCIA comentou
BOA NOITE EDSON. MUITAS PESQUISAS E POUCA INFORMAÇÃO MAIS NUNCA SE MATA CACHORRO POR JAGUARA


    29
Rose21      
hola agora poderia me informar as reais possibilidade do furacao irene atingir cuba
everton dos santos comentou
O furacão Irene vai passa bem no perto do litoral de Cuba mas parece que não deve causar grandes transornos na ilha. O centro de furacões não fala sobre efeitos em Cuba mas claro que pode ter ventos e chuvas com Irene passando tão perto


    30
Marcos Passetti      
boa noite...dando uma olhada nesta simulaçao de rota do furacao IRENE [Ver site] nota-se que ele passara pelo litoral de varios paises REP.DOMINICANA,HAITI,CUBA,BAHAMAS em cheio FLORIDA e todo o litoral americano chegando ate ao CANaDA...obs:e uma simulaçao as coisas podem mudar
Marcos Passetti comentou
para quem nao esta acostumado e so clicar no rodape do site postado e fazer o ajuste de velocidade ou manual
Sandra Silva comentou
Marcos, e todos, boa noite. O Harvey parece que alcançou o Pacífico, mas está diminuindo muito. Agora, já era esperado que uma daquelas 3 formações, que batizamos de 3 Marias, se tornasse perigosa. É a Irene, pela simulação um trajeto bem extenso e pegando toda a costa até o Canadá. Mas, como vc disse tudo pode mudar. Tem a possibilidade das águas mais frias lá para cima a esfrirem e diminuir a intensidade e outra possibilidade, essa não tenho muita certeza é que também pode mudar um pouco a rota, e se afastar da costa devido outras correntes. Em todo caso, termos essa visão ajuda na prevenção, nesse momento todos esses lugares estão tomando providências para que o impacto não traga vitimas. Lendo as informações que a Luciana deixou no post 608, fico feliz em saber sobre o BrasilDAT, mas sempre lembrando que não adianta apenas identificar o perigo, se não estivermos conscientes de como nos prevenir. O outro lado da moeda que não depende apenas da Defesa Civil de nossas localidades, mas de nossa participação nesse processo.
Marcos Passetti comentou
ola Sandra...bela reflexao... neste momento Irene atua sobre a republica Dominicana e nas proximas horas Haiti infelizmente [Ver site]
everton dos santos comentou
Irene na categoria 2 com ventos em torno de 155km/h
Marcos Passetti comentou
as previsoes sao de que se fortaleça ainda mais quando se aproximar da costa da Florida atingindo status MAJOR com ventos em torno de 200k/h


    31
Rose21      
obrigado pela informaçao,,,,,meu noivo é cubano,,,e neste momento ele esta en cuba


    32
Edson      
verdade
FAbiano comentou
Boa noite Edson, podes usar a função comentar.


    33
aurora      
Boa Noite, Amigos do PG! Em Gjá chuvisco fraco o dia inteiro, muito cinzento e frio (16 graus), umidade 100%. Andei ausente por estes dias, e vou me atualizando a partir dos informes das postagens dos participantes, agradeço a colaboração de cada um em deixar o espaço do RG tão rico em dados confiáveis de como anda nosso planeta...Abraços, uma ótima semana a todos,
Sandra Silva comentou
Boa noite Aurora. Senti sua falta, pensei que tivesse ido procurar um lugarzinho mais quente.heheh. Enviei uma mensagem para vc. bjins
aurora comentou
Oi, Sandra! Quem dera fugir para uma região do planeta que esteja com clima melhor (leia-se Clima Quente). Vou sair p/ jantar e já abro a sua mensagem, respondo em seguida, abraços!
Duda comentou
Olá meninas!!!! Estive vendo algo sobre aproximaçao de marte com a terra em 27/08 .. vcs sabem de algo sobre isso?
aurora comentou
DUDA, responderam sua pergunta abaixo no post acima (o de número 619). Faz tempo aqui tb chegou este e-mail, alguns anos atrás, e pelo visto ele continua se espalhando pelos computadores... Abraços!


    34
webanderson      
Gosto muito de Astronomia, minha curiosidade surgiu por acompanhar os post daqui do próprio site, Acima temos o "planetário para todas as idades" , que indicar o tal do elenin, que fiquei curioso em acompanhar suas coordenadas, para ver se consigo ver com meus equipamentos. Sei que é um espetáculo muito bonito as caldas de um cometa. Porém é interessante notar que os dados são simulados de programas de computador que calculam a derivação e integram para prever determinada posição.As varias fontes que pesquisei se contradizem. A mais atual informa o cometa esta se desmanchando devido a máxima aproximação do periélio, distância em relação ao Sol. Nada demais, gostaria uma fonte mais confiável. Pois as informações são muitos diversas...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade