Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Cometa C/2011 W3 Lovejoy - Com todas as dificuldades relacionadas à poluição atmosférica e luminosa no horizonte de São Paulo, finalmente consegui registrar a trilha ionizada do cometa. Não é uma imagem maravilhosa, mas a cauda é perfeitamente visível do lado direito da imagem. Os parâmetros da foto foram: Hora: 07h10 UTC - Câmera Canon S5 - Exposição: 13 seg - Abertura 5.0 - ISO 200. O cometa está se deslocando rapidamente para o quadrante sudeste.
Administrador comentou
Devido à perda de qualidade da imagem no aplicativo, ela também pode ser vista aqui: [Ver no Apolo11]
Sel comentou
Rogério, parabéns, que horas conseguiu fotografar? Abçs
Ana_Paula comentou
Bom dia pessoal! estou acompanhando por aqui todos os dias e adorando as "peripécias" do Lovejoy, gostaria de perguntar sobre a previsão da órbita (não sei se diz assim) deste link abaixo pelo que reparei no dia 13/01/2013 passa pertinho da Terra? boa quinta á todos! [Ver site]
Administrador comentou
Olá Sel, 07h10 UTC = 05h10 Hora de Brasília. ### Ana Paula, acho que você está errada. A manor distância será em 7 de jan 2012, mas a 75 milhões de km. Nem um pouco perto!
Administrador comentou
Ana Paula, o link é esse: [Ver site] Sempre que tiver uma url gigante, experimente encurta-la, ok?
Meire Ruiz comentou
Espetacular!! Parabéns Administrador, um registro histórico :)!
Administrador comentou
Olá Meire, o maior problema é acordar a essa hora! Tenho certeza que se você tentar, sua imagem será melhor que essa, pois os entraves atmosféricos são bem menoes aí na baixada. :-)
Ana_Paula comentou
Obrigada Adm. é este o link como vc postou, (olhei a simulação do orbit diagram e me pareceu mais pertinho no dia 13/01/13) por isso perguntei,(e não afirmei...), mas novamente obrigada pelo esclarecimento e parabéns pelo empenho em registrar as imagens deste cometa, quando ele estiver mais pertinho será que eu conseguirei vê-lo ao vivo e a cores... eu gostaria muito.
mary comentou
Adorei Roge'rio!
everton dos santos comentou
Ana Paula, no diagrama orbital, vc deve mover as barras que tem em volta. Ao mudar o angulo de visão, vai perceber que a orbita do cometa é bem diferente da orbita terrestre. O cometa está indo p/ "baixo".
Ana_Paula comentou
nossa...hehehe...ficou bem longinho...rs thank's Everton:)
André Luís comentou
Boa imagem administrador, retrata exatamente oque vi hoje pela manhã, apenas fiquei na dúvida se era a cauda do cometa pois como vc disse está bem a sudeste já.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Parabéns Administrador!Aqui em Anápolis seria ótimo para realizar uma fotografia do Lovejoy pois a poluição visual é bem pequena, mas o tempo aqui está péssimo e é sempre assim nos últimos meses do ano.Acho que o tempo aqui deverá melhorar nos primeiros meses de 2012.O Lovejoy ainda está visível a olho nu?
Dina comentou
ROGÉRIO, parabéns, que bom, você conseguiu, não obstante as questões de poluição,está bem visível. Moro em Divinópolis/MG, centro oeste do Estado, disponho de uma área no prédio descoberta, as chuvas deram uma trégua, o céu menos encoberto,te pergunto qual ter a possibilidade de vê-lo a olho nú? Um abraço.
everton dos santos comentou
Incrivel a imagem do C/2011 W3 Lovejoy registrada da Estação Espacial
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Imagem maravilhosa.Obrigado por compartilhar.
Administrador comentou
Olá Dina! Acredito que sim. Vale a pena tentar!
everton dos santos comentou
A imagem em melhor qualidade está aqui [Ver site]
everton dos santos comentou
A NASA divulgou 6 fotos do cometa [Ver site]
Arlindo comentou
Nada como imagens obtidas pela ISS, sem interferencias atmosféricas. Daqui do Solo e em cidades muioto iluminadas é meio difícil, né!
Administrador comentou
Foto do cometa Lovejoy feita do norte do Paraná, na cidade de Santo Antº da Platina: [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Boa tarde a todos! :) As fotos estão surgindo realmente, e uma mais linda do que a outra! Tentei fotografar hoje novamente...mas nada, comecei a clicar ás 4:36 e fui até o sol nascer. Creio que é o local, preciso de um lugar plano ou alto, aqui do quintal não dá rsrs! Abraços! :)


    2
JANETE CONZATTI      
Bom Dia, pessoal. Aqui em Canoas, agora já estamos com 27ºC. Alguém poderia me dizer os que são estes riscos no Lasco 3? é falha técnica?
Marcão comentou
Aparentemente eles não tem continuidade entre quadros, vamos aguardar, parece ser algum tipo de interferência.


    3
JANETE CONZATTI      
Oi JLC. Como está Eldorado do Sul, minha 2ª terra natal, sei que aí as temperaturas sempre são extremas, terrivelmente frio ou estupidamente calor, não se tem meio termo nesta terra. Não é verdade?
mary comentou
Bom dia a todos do RG! ( novamente sem usar acentuacao ...) Aproveitando o post, em Athenas chove e estamos com a 14 graus, muito bom!! PS: Rogerio, quando eu abro a pagina principal do PG aqui na Grecia , aparecem anuncios de empresas gregas...como a AEGEAN Airlines...exatamente no lugar onde sao anunciadas no Brasil. :)
Administrador comentou
Olá Mary... O Google sabe tudo!


    4
everton dos santos      
Uma falha durante a transferência de petróleo entre uma plataforma e um navio, causou um vazamento de petróleo no oceano Atlântico, a cerca de 120 km do litoral da Nigéria. Ocorreu nesta terça, dia 20. A Shell estimou em 40000 barris o volume derramado, aproximadamente 6 milhões e 360 mil litros. Com base nas imagens de satélite, a ONG SkyTruth calcula que a mancha ocupa uma área de quase 1000 km quadrados. A empresa conteve o vazamento e informou que está tomando as medidas para minimizar os efeitos do vazamento. Que tomem mesmo e não deixem essa mancha chegar ao litoral.
mary comentou
Nossa Everton... mais um ...:S
Sel comentou
Situações tristes e recorrentes que trazem um prejuízo imenso. Grata pelo Post Everton


    5
Joai      
Bom dia! Manchas nas águas do mar de El Hierro, poderia ser da atividade vulcânica?
Joai comentou
www.elpinardeelhierro.com/periodico/
everton dos santos comentou
Sim, no local tem um vulcão em erupção.


    6
FAbiano      
Verão será chuvoso em algumas partes do brasil e seco em algumas partes do Rio grande do sul, sendo que teremos mais eventos de zcas descendo mais ao sul de minas e Estado de São Paulo, la nina pode deixar o verão menos extremo. Quem comenta o prognóstico é o meteorologista Adilson Nazário [Ver site]
FAbiano comentou
zcas pode deixar o verão menos extremo no "calor", dentro da normalidade em algumas regiões do brasil, aqui por exemplo em Araçatuba, já temos pancadas de chuva hoje, e bastante chuva a partir do natal.
FAbiano comentou
ao qual tendo mais cobertura de nuvens, e mais chuva, haverá diminuição do calor por aqui, espero que comece logo, ufa :)
everton dos santos comentou
Esse video mostra a variação da incidencia de raios solares durante os Solstícios e Equinócios. E a imagem do GOES de hoje cedo [Ver site]


    7
Kelvi      
Queria lançar uma questão que me desafia há muitos anos, mas até hoje não encontrei a respostas. Lá vai: Se o solstício de verão é a posição em que o sol incide perpendicular ao trópico de capricórnio, em 21/12, por que é que foi estipulado como INÍCIO do verão? Nao deveria ser o ÁPICE do verão? Já pensei em inércia térmica, dentre outras coisas, mas nada até agora me convenceu... até agora penso que o verão deveria começar mês e meio antes do solstício e terminar mes e meio após... o mesmo para o inverno e seu solstício... alguém aí poderia me convencer com argumentos científicos?
Administrador comentou
Kelvi, Verão é o nome da estação do ano e tem início durante o solstício. Apenas uma questão de colocar ordem nas coisas. Só isso. Outra coisa é dizer "ápice do verão", 1.5 meses depois do solstício.
Kelvi comentou
Administrador, Acho que ficou meio truncada sua afirmação final... não acredito em ÁPICE DO VERÃO 1,5 meses após o solstício... acredito em ÁPICE NO SOLSTÍCIO... e sobre a confusão entre VERÃO E CALOR não é uma questão pacífica, pois 99,99% da população acredita que VERÃO=CALOR... a mídia todo ano fica com essa ladaínha: "nem começõu o inverno e já tá frio.... nem começopu o verão e já tá quente...."... e o povo todo repete essa falsa verdade... será que os conceitos não estão sendo bem aplicados??? desculpe pelo post acima... se piuder apagar eu agradeceria, postei errado.
Kelvi comentou
pode reparar que hoje, ou talvez amanhã, vamos ver as temperaturas mais baixas do hemisfério norte (lá tem mais terra que água, por isso a inércia térmica é menor)... já aqui no hemisferio sul (que tem mais água que terra) ainda vai demorar uma ou duas semanas para que o calor seja o máximo.
Arlindo comentou
Correto Kelvi. Tambem concordo que o início do Verão nada tem a ver com o início do calor. O calor começa em outubro e vai até fevereiro. Assim, o ápice do calor se dá no início do Verão oficial, 22/12. O inverso acontece no Hemisfério Norte com o frio. Assim se fosse para ter o início do calor com o início do Verão, este deveria começar em 07/11 e terminar em 07/02. A imprensa, em seus jornais ignoram isso e divulgam errado. Aproveito para alertar o Rogério que na matéria de capa a Lua é Minguante e não Crescente.
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...o sistema de 4 estaçoes foi adotado a partir do seculo xvll por Europeus onde as 4 estaçoes sao bem definidas...é claro que para quem mora na linha do equador é sempre verao ja para nós que vivemos entre os tropicos sentimos apenas 2 estaçoes... a povos que nao seguem esse modelo, deixo este link talvez ajude [Ver site]
Administrador comentou
Olá Kelvi. É que existe uma grande diferença entre "estação climatológica" e "estação astronômica". O problema é que não é tão fácil explicar isso na TV ou nos jornais, então fica mais simples dizer "verão" para os dois eventos. Imagina explicar isso pro povão!!! No entanto, à medida que o interessado ganha conhecimento, questiona e aprende, deixa de ser mais um na multidão e passa a ser "o chato" da turma ou o CDF da escola, aquele que fala coisas que ninguém entende! :-)
Paulo R. Hames comentou
Muito bem colocado Administrador e kelvi. Em me blog meteorológico, eu tento separar as duas coisas, visto que tem gente que entra lá para aprender um pouco também. Já na mídia televisiva e impressa, fica difícil,pois o brasileiro não tem cultura científica, não existe incentivo nas escolas. Acham que para tirar das drogas só basta dar um campo de futebol e basta.
Administrador comentou
Concordo plenamente, Paulo!


    8
Kelvi      
Administrador, Acho que ficou meio truncada sua afirmação final... não acredito em ÁPICE DO VERÃO 1,5 meses após o solstício... acredito em ÁPICE NO SOLSTÍCIO... e sobre a confusão entre VERÃO E CALOR não é uma questão pacífica, pois 99,99% da população acredita que VERÃO=CALOR... a mídia todo ano fica com essa ladaínha: "nem começõu o inverno e já tá frio.... nem começopu o verão e já tá quente...."... e o povo todo repete essa falsa verdade... será que os conceitos não estão sendo bem aplicados???
Kelvi comentou
errei ao clicar em comentar e abri novo post, por favor ignorem-o. A discussão está no post anterior. me desculpem


    9
everton dos santos      
Esfera metálica caiu do céu na Namíbia. O lixo espacial, caiu na Namíbia em Novembro provocando uma uma cratera de 3,8 m de diâmetro e 33 cm de profundidade. [Ver site] O site DiscoveryNews analisou a imagem e informou que provavelmente é um vaso de pressão, usado p/ armazenar gases em missões espaciais, e são feitos de material resistente e sobrevivendo a reentrada na atmosfera. [Ver site]
Jorge comentou
O que impressiona Everton é como se constróem satélites que têm tempo de vida útil pré-estabelecido com componentes que não são "queimados" na reentrada atmosférica. Imagine o peso que ela chegou a terra, visto que tinha 6Kg.
everton dos santos comentou
Jorge foi uma bela pancada! E tem a PHOBOS que ao invés de ir p/ Marte vai reentrar na nossa atmosfera. Deve ser entre a 2ª e 3ª semana de Janeiro
Jorge comentou
Pois é Everton, já estou imaginando a verdadeira "PHOBIA" que irá se instalar nas pessoas! rsrsrs
Jorge Oliveira. comentou
Pois é Jorge e Everton..O que mais me espanta é a construção de peças(promovidas a projeteis qdo em queda)de Satelites que não se desintegram na entrada da atmosfera..No meu ponto de vista deveria haver uma legislação internacional de construção e segurança destes aparelhos. Me parece um tanto inconseqüente a construção de coisas que dpois despencam sobre nossas cabeças..Nao consigo imaginar uma peça com tanta tecnologia embarcada q não possa no mínimo se auto destruir (ou se auto triturar) ao final de sua vida útil..Sabemos que no setor militar já existe algo semelhante(mísseis se auto destroem,prédios e construções se ajustam para possiveis movimentos sísmicos,navios e aviões se mantem em rotas e altitudes seguras qdo determinados acidentes sao inevitáveis)..Temos hoje um quadro bastante preocupante que se reflete na incerteza de possíveis quedas..Oq me parece no mínimo absurdo e intolerável..Construa um prédio com vida útil determinada..mas não avise seus moradores...Agora deixe apenas algumas portas de saídas abertas e mantenha algumas fechadas..Qdo o tempo de vida (do prédio) terminar deixe q os moradores adivinhem quais as portas estão abertas..(no mínimo é uma situação patética)..
Arlindo comentou
Interessante que apesar do impacto no solo , nem se amassou. Deve ser de material super resistente e leve. Mas o Jorge se equivoca ao querer que as peças de satélites tenham vida útil. Tem é que suportar variações enormes de temperatura enquanto orbitam a Terra com máximo de calor e frio a cada 90 minutos da órbita.
Kelvi comentou
acho que a avaliação disso é que a nossa vida não tem muito valor... e nem adianta justificarem com estatísticas e chances de um objeto desse matar alguém, pois se a chance é 0,00000001% ela existe e se pode ser evitada, melhor. Os satélites de telecomunicações, que são geoestacionários, por ocuparem o cinturão de clark (única orbita possivel para geoestacionários e, por isso, as posições dos satélites são caríssimas nessa órbita), são expulsos para o espaço exterior tão logo vençam sua vida util e não é para evitar queda na Terra e sim para "limpar" sua posiçào na órbita, que é muito cara, por ser única
Kelvi comentou
uma observação sobre a queda de objetos é a de que sua velocidade nào vai aumentando indefinidamente, pois chega um momento em que a resistência do ar se iguala à fôrça g, e o objeto começa a cair em velocidade constante... mas se cais na cabeça de alguém ou sobre um carro, mata
Jorge comentou
Arlindo, desculpe-me se não me fiz entender... O que falei foi que são colocados satélites em órbita da terra, com finalidades específicas e também com um tempo determinado de uso(tempo de vida útil),cumprindo sua necessária missão, para posteriormente virar sucata ou lixo espacial, então também penso que apesar de caros, deveriam ter em sua construção um caráter descartável, o que por consequência deveria ser esta a condição de seus componentes, pois tudo que vai, um dia volta...


    10
Ian Amaral      
Olá pessoal ! Situação meteorológica em Contagem-MG: Temperatura: 20°C Atual: Pancada de chuva com trovoada Vento: O a 3 km/h Umidade: 83% Boa noite ! Horário: 18 horas, 30 minutos e 35 segundos


    11
Marcão      
Aqui em Nova Santa Rita/RS, tempo parcialmente nublado, vento fraco e temperatura na casa dos 36 graus. Nem um pingo de chuva até agora.


    12
Administrador      
Olá pessoal! Acredito que a maior parte das pessoas vem aqui em busca de conhecimento, normalmente ligado às ciências exatas, principalmente a física. Desde que me conheço por gente, sempre gostei dos experimentos e muitos deles me fascinaram e não tería dedos nas mãos para contar aqueles que mais me apaixonaram. Entretanto, existem dois deles que considero os mais belos experimentos já feitos, criados por mentes altamente brilhantes: o Experimento da Gota de Óleo, feito por Robert Andrews Millikan no começo do século 20 e o Experimento da Roda, feito por Hippolyte Fizeau, em 1849. O primeiro teve como propósito determinar a carga do elétron e o segundo, medir a velocidade da luz. Pesquisem por eles e me digam se não são realmente maravilhosos!


    13
everton dos santos      
Sensacional!! A NASA divulgou o video(Time-Lapse) mostrando o cometa C/2011 W3 Lovejoy surgindo no "horizonte". Para completar, várias descargas elétricas na Terra. Assistam em HD
@JeanMilieri comentou
Belo vídeo, Everton! Pessoal, assistam em HD! Lovejoy está dando um show nos céus!


    14
Paola      
Boa noite a todos, calor insuportável em Porto Alegre... noite extremamente abafada, o tempo permaneceu nublado mas com pouquíssima chuma no centro da capital... Que venha o temporal para aliviar o calor,mas que não cause danos!
Paola comentou
"chuva"
Sandra Silva comentou
Boa noite Paola e amigos!!! Para começar: Rogério, Parabéns! Tinha certeza que ia conseguir a foto do Love e melhor ainda saber que ele poderá ficar mais visível nos próximos dias. Aqui em Santos hoje foi mais um dia de muito sol, calor e sem sinal de chuva. Apenas no final da tarde o céu ficou um pouco carregado, porém, as nuvens sumiram rapidinho, acho que se evaporaram...rs É Marcos, viva o verão... Não tem jeito mesmo..rs E é bom por aqui aproveitarmos essa falta de chuva por hora, pois a previsão para janeiro é de chuva acima da média. Se bem que lembrando o Bonafim, temos o nosso microclima, que é voluntarioso e imprevisível. Deixo aqui uma matéria que assisti agora falando sobre o clima aqui no litoral e a importância de tomar muita água para hidratar o corpo. Ela ajuda até o organismo a reagir melhor no caso de dengue. [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade