Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Bonafim      
De acordo com meu reporte anterior “TEMPERATURA SUPERFICIAL DO MAR AUMENTA LIGEIRAMENTE NA BAIXADA SANTISTA”, houve, de fato, ligeiro aumento da temperatura superficial das águas marinhas na altura do litoral paulista, enquanto essas mesmas águas estiveram sob estado de neutralidade (temperatura sem anomalia positiva ou negativa, dentro da normal climatológica) em outubro deste ano. Mas, é bom frisar que mesmo com a entrada do verão, ontem, 22 de dezembro às 03:30, hora de Brasília, a temperatura superficial permanece discretamente abaixo da normal para a época do ano, por conta do fenômeno La Niña! Aliás, geralmente, as datas de início e término das estações do ano, não coincidem, quando o assunto é ESTAÇÃO ASTRONÔMICA E ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA. A primeira refere-se à entrada oficial da estação e a outra, às condições reais do tempo. E isso está relacionado à temperatura superficial do mar, principalmente no litoral... Processo semelhante, experimentamos quando sentimos a areia da praia muito quente logo pela manhã, enquanto a água do mar ainda está fria. No final da tarde, experimentamos o efeito oposto. Porém, o tema central deste reporte, é a constatação da discrepante diferença entre a temperatura real do ar (à sombra) e a temperatura registrada por termômetros de rua. Estes dão apenas razoável indicação das condições climáticas do ambiente em que estão instalados, porque se recebem insolação direta, a temperatura poderá ser entre 3ºC a 4ºC maior do que à sombra... Caso contrário, se estão sob chuva ou incidência direta de ventos fortes, poderão acusar temperaturas entre 3ºC e 4ºC mais baixas do que aqueles termômetros bem aferidos e instalados sob as rígidas condições prescritas pela O.M.M. (Organização Meteorológica Mundial). No caso, ontem, dia 22, coloquei meu sensor de temperatura, umidade relativa e pressão do ar sob uma sombra, próximo de um termômetro de rua instalado na orla marítima de Santos, bem próximo da Avenida Bernardino de Campos (canal 2). O resultado foi a constatação, pois apesar de que as temperaturas estão semelhantes (32ºC no termômetro de rua, sob o Sol e 33,6ºC no meu sensor), esse último deveria registrar pelo menos 36ºC. com base no sensor bem posicionado e aferido, o que não ocorreu, o que sugere que além do mal posicionamento do referido termômetro de rua, o mesmo deve estar com defeito. Imagino, finalmente, quantos poderiam estar em situação parecida!!!! Rodolfo Bonafim Diretor Científico da ONG Amigos da Água


    2
Meire Ruiz      
Bom diaa!:) Pessoal eu ví a cauda do cometa Lovejoy, é imensa, fiquei muito emocionada, é gigante. Eu gostaria que a máquina capturasse até o finzinho da cauda, mas eu não soube usar as funções corretamente(descobri "hoje" :s que minha máquina tinha tempo de exposição e abertura hehehe). Segue a foto dessa jóia :)
Meire Ruiz comentou
Ah! Ele surgiu no mar, ficou divino, os pontinhos brilhantes são os barcos de pesca e para completar teve lua, estrelas cadentes, 3 satélites e minha família encantada com o cenário dos Deuses (que eu arrastei para a praia comigo :)(claro!)
Administrador comentou
Ah!!!!! Agora sim!!!! Dá pra ver a trilha dele corretamente. Tente fazer com tempo de exposição de 10 segundos e 4.5 de abertura. Vai precisar de tripé! No seu caso, atpe com 6 de abertura já dá. Parabéns!!!!
Administrador comentou
Segue uma foto feita hoje, sexta-feira. A trilha já não parece tão brilhante como a de ontem, mas ainda é possível ver a cauda de Lovejoy.
Ana_Paula comentou
Oi Meire, muito chique!:)
Rosi comentou
Parabéns Meire e Administrador pelo empenho e grata por compartilhar ficaram lindas as fotos, acordei bem cedo e tentei vê-lo mas em Sampa é mais difícil e na região onde moro tem muitos prédios e infelizmente horizonte fica bem tampado.É um espetáculo único e deve ser emocionante mesmo. Tenham todos um ótimo dia. Abraços,
Sel comentou
Meire e Rogério, que imagens fascinantes! Que presente para todos nós! Parabéns queridos! Bjs :)
Meire Ruiz comentou
Foi uma experiência maravilhosa!!:) ***** Administrador, usei 15 de exposição, 3.5 de abertura , ISO 200 e apoiei a máquina em uma caixa, na hora foi o que imaginei ser o melhor, mas realmente "saturou". As suas fotos ficam nítidas!! Se tudo der certo tento novamente :) Obrigada!
Administrador comentou
Olá Meire, apoie a máquina na caixa e ajuste o foco para o infinito. #### Coloque a máquina para disparar no modo auto-retrato, aquele que ela dispara alguns segundos depois de disparado. Isso ajuda a evitar a tremida ao apertar o botão. Dispare e solte. #### Experimente outros ajustes. faça uma com 13 segundos de exposição e abertura 4.5, iSO 200. Depois, faça outra com ISO 800 e ourta com ISO 1600. #### Depois volte pra cama e durma, pois ninguém é de ferro! :-)
inez comentou
meire, administrador e tds do painel obriigada por todo connhecimento que absorvo daqui só observando vcs. moro no litoral mas agora estou no interior de sp, tentei ver hj na madrugada mas nao sei para que lado olhar, poderiam me orientar? estou em itatiba, entre jundiai e campinas. meire por favor gostaria de saber em que cidade vc esta. muito obrigada a tds, tenho muita admiração pelo trabalho de tds do painel, entro aqui pelo menos 5 vzs por dia. obrigado
Marcos Passetti comentou
ola MEire...o que impressiona é o tamanho da cauda
Meire Ruiz comentou
Oi Inez, estou em Itanhaém, me localizei pelas estrelas Hadar e Rigil Kent, ele surgiu logo abaixo e a esquerda delas em torno das 03:35(Br). Administrador, vou tentar, com certeza! Eu estava tão emocionada que desliguei a câmera várias vezes O.o, detalhe: não dormi, fiquei esperando acordada rsrs. Segue uma imagem editada na tentativa de observar melhor a cauda...
Meire Ruiz comentou
Marcos, eu gostaria que todos contemplassem o que eu ví :) e com direito a estrela cadente na cauda do cometa Lovejoy!
Meire Ruiz comentou
Observação:o horário da foto é UTC.
Administrador comentou
Essa foto não contem Lovejoy, mas foi obtida quando estava fotografando o cometa. Como está muito bonito, achei por bem compartilhar!
Meire Ruiz comentou
Linda! Ainda aprendo a obter essa nitidez :) Vou compartilhar o mesmo céu, o mesmo anglo (sem Lovejoy) rsrs.
Administrador comentou
Muito bom Meire! Acho que é só usar o retardo do disparador e ajustar o foco no infinito. Vai ficar melhor ainda!!! Segue mais uma, ligeiramente retocada no Photoshop!
Meire Ruiz comentou
Farei isto Adm.! Estou garimpando as fotos e encontrei outra bem bonitinha :) cheia de estrelas! Editei.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Parabéns Meire, aqui ontem tivemos uma noite de céu aberto mas amanheceu chovendo.Também vi uma estrela cadente ontem passando próximo de Júpiter(aproveitei para fazer um pedido.rs)Parabéns a foto ficou ótima.
Administrador comentou
Olá Meire! Pelo que vejo, abertura e exposição estão normais. Acredito que sua câmera esteja tentando focar automaticamente, mas não está conseguindo. Com quase certeza ela tem ajuste manual de foco. Use-o. Além disso, não ponha a mão na câmera enquanto estiver com o obturador aberto. Use o modo auto-retrato, de preferência com um delay longo, tipo 10 segundos. Vai ficar ótimo!
YESUM comentou
Parabéns MEIRE e ADM., estão ótimas!
Meire Ruiz comentou
Mais um show do universo Yesum! :)
Sandra Silva comentou
Meire, Parabéns!!! Muito bom ver o cometa fotografado por vocÊ. Show de persistência e determinação. Obrigada pelo presente e com certeza se o tempo permanercer assim, vc irá conseguir fotos ainda melhores. bjão.


    3
Ana_Paula      
Bom dia RG! assisti um video: Os segredos do sol e adorei. segue o link [Ver site]
everton dos santos comentou
Ótima dica. Acho que quem gosta dos assuntos do PG deveria assistir essa série, Universo, do History.
Meire Ruiz comentou
Boa noite Ana, irei assistir com calma, obrigada :)! **** Não estou conseguindo acessar o link que mostra as emcs, direção, velocidade etc.? [Ver site]
Meire Ruiz comentou
...ignorem o ponto de interrogação... :)
Meire Ruiz comentou
A atividade do sol está bonita de se ver [Ver no Apolo11]


    4
+marcos+      
bom dia a todos os membros do pg! a máxima hoje aqui em são paulo pode chegar a 33°c


    5
Jorge      
Bom dia amigos do RG! Dois terremotos de Mag. 5.8 e 5.9 e baixa profundidade, seguidos de réplicas, deixaram em pânico a população da Nova Zelândia.[Ver site]


    6
everton dos santos      
Boa tarde!! Os russos não estã com sorte. Eles lançaram agora de manhã um foguete, levando um satelite de comunicação p/ uso militar mas houve falha em um dos estágios. O foguete não consegui atingir a orbita correta e a principio caiu na Sibéria.
everton dos santos comentou
Faltou umas letras acima. ### As 13:22, a Soyuz vai acoplar na ISS. Imagens ao vivo em [Ver site] e [Ver site]


    7
spacetrack5      
Boa tarde RG! Este video dá uma visão sobre o desmatamento na Floresta Amazônica com o que realmente tem acontecido lá."Desmatamento descontrolado, falta de políticas, públicas, pessoal técnico para orientação e acompanhamento,..." "Na boca do povo"(eu ouvi pessoalmente) tem-se falado que o que querem fazer querendo dividir os Estados é "mais robalheira com a criação de novos parlamentares, para tirarem mais impostos da população". Poderíamos fazer alguma coisa, como brasileiros?Acho que não. [Ver site]


    8
spacetrack5      
Com certeza também somos responsáveis pelas tragédias na Natureza quando são aprovadas novas decisões que comprometem a conservação dela, por exemplo: a liberação da áreas margens do rios, córregos, etc de 30 par 15%, não parece, mas, em larga escala torna-se uma área enorme, e a diferença para a produção será muito pouca, principalmente se for considerada a terra dos pequenos produtores, sem falar nos danos gerais causados pela destruição de tais margens. [Ver site] Aqui, para quem ainda não conhece, o novo código florestal, aprovado recentemente:[Ver site]
costa comentou
spacetrack5 ola o grave de tudo e que nos poluismos ate a agua que e incencial para a nossa sobrevivencia com isto quero dizer que nos atraves dos sec mas a partir do sec 19 so temos assassinado toda a natureza porque ao poluir rios e mares pormos em risco as outras especies mas tambem a nossa e neste momentos ja da o primeiro sinal que entramos na luta para a subrevivencia !! abracos
spacetrack5 comentou
Sim, costa! É verdade,e não devemos,por isso mesmo,abandonar assuntos assim e redobrar a atenção sobre esses assuntos e o desenvolvimento desses fatos, porque se há algum ser vivente que poderá evitar o pior quanto a isso somos nós mesmos (ser humano) e quem tem tido poder sobre as leis que protegem a Natureza e a nós,sem escapatória, dentro das consequências, sejam elas positivas ou não.As populações,geralmente,(em geral - Governo e cidadãos)somente notam que a situação se tornou drástica, quando as tragédias já aconteceram,não se acredita que se pode evitar,e assim,a Natureza vai aos poucos se acabando e o ser humano adoecendo.
Adriana_RJ comentou
Eu estou muito preocupada com esse novo código, qdo notarem que o Brasil se tornará um grande deserto será tarde.
spacetrack5 comentou
Corrigindo medidas acima: Não porcentagem. São de 30 metros para 15 metros de área preservada agora, nas margens das águas.
spacetrack5 comentou
Adriana_RJ- Se as mudanças fossem somente nas leis do decreto, liberando ou proibindo algo diferente, mas a Natureza reage tendo um efeito completamente natural considerando as reações climáticas (temperatura, seca, chuvas e tudo mais) afetando toda a Vida no Planeta.A Natureza simplesmente recebe o "trato" e "devolve a moeda" conforme o trato recebido.A Natureza se adapta para sobreviver e não para aceitar ou se adaptar a mudanças destrutivas.
Gabí comentou
Primeiramente boa tarde, colega faz já um tempo que não leio a legislação pertinente ao código florestal em vigor. Más me parece que você está equivocado, pois a reserva legal no entorno de nascentes, é de 30 metros medidos a partir do barranco da cheia sazonal. E não da beirada da água como está transparecendo... Trabalho com exploração de areia por isso tenho vivência nisso, e outra a FEAM-MG ou mesmo o DNPM não baixaram nenhuma portaria regulamentando dessa forma. Aproveitando "Feliz NATEU" a todos do PG!
everton dos santos comentou
Mas como assim Silvio? O post está dentro do foco, não é inutil, não é despresivel. Na minha opinião, não há razão p/ o uso destes termos. O link do post 501 é muito bom, por sinal. ### Se discorda de algo ou tem como melhorar o post, faça sua contribuição, igual fez o Gabí.
spacetrack5 comentou
Silvio D. Rodrigues, meu comentários aqui não estão de maneira nenhuma aguardando elogios ou críticas.Aliás aqui no RG não há opções para "curtir" ou não curtir.Vá descansar sua mente e deixe em paz quem quiser postar o que quiser, está bem! Para isto há regras!!!Passe a se preocupar com o que lhe diz respeito e não com o que não tem nada a ver com você!
SidneyCWB comentou
Pessoal. Tem de LER o novo Código. Existe muita mistificação, mentiras e interesses internacionais por aí. Entrem no Google e procurem "Farm here, forests there" um estudo dos fazendeiros americanos pregando fazendas nos EUA e preservação no resto do mundo...
costa comentou
quero aqui deixar que a AMAZONIA e o maior ponto de equilibio da natureza no dia que amazonia for destruida o planeta ai vai sofrer muitas consequencia A AMAZONIA E O PULMAO DO PLANETA!!!!


    9
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa tarde à todos.Em Anápolis Goias Temperatura: 24ºC, Umidade Relativa: 69% e céu parcialmente nublado.Aproveitando o post quero desejar um feliz natal à todos do Pg, boas festas.
Jorge Oliveira. comentou
Um Feliz Natal pra ti tbem Fabrício..Porto Alegre com temperaturas entre 26/27 C..Ventos com velocidade entre 12/14 Km/h..Direção do vento SE..Umidade do ar 69/%..Hoje tivemos mais uma tarde de temperaturas altas e ventos muito fracos..(esta ultima semana foi abafada e qse sem ventos..)


    10
PattyCalma      
PASSANDO POR AQUI PRA DESEJAR BOAS FESTAS AO ROGÉRIO E A TODOS RG'S COLEGAS !!!! SAÚDE,PAZ E SUCESSO EM TUDO PARA 2012 ! ABRAÇOS.
Jorge Oliveira. comentou
Da mesma forma pra vc PattyCalma..Obrigado.!
Drika comentou
Obrigada PattyCalma! Igualmente pra você!!!
Ana_Paula comentou
Boas Festas p/vc tbm e p/ todos!!!
Sandra Silva comentou
Patty, obrigada e Muita paz!!!


    11
Sandra Silva      
Boa noite a todos!!! Em Santos mais um dia quentísssimo, com direito até aos ventos noroeste. As praias ficaram cheias mesmo sendo uma sexta-feira, prenuncio do que nos espera nesse final de ano, pois muita gente aproveitou para descer a serra e curtir um pouco desse clima caliente. Para terem uma ideia, um termômetro na Ponta da Praia estava marcando 44ºC. Vai ver que estava com defeito, problemas de insolação. Mas, por outros que vi nos caminhos pelos quais passei, presenciei marcas entre 34ºC e 37ºC, isso no meio da tarde. Agora a noite já refrescou um pouco, estamos nos 25ºC.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade