Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Astroman      
Quantas horas de registro tem em média um "filminho" do Lasco C2 e C3 como esses que vemos aqui? Cliquei agora e só tem umas 3 horas de imagens.


    2
Vania C.      
Bom dia pessoal! Rio de janeiro nublado agora e com temperatura de 26 graus. Baixou uma neblina cobrindo os prédios mais altos.


    3
everton dos santos      
Bom dia! O colega Rafael Santiago relata no facebook do PG que ocorreu um novo tremor em Montes Claros nesta madrugada, por volta de 4:06. Pelo twitter, a informação é que foi leve, sendo sentido em algumas localidades e assustando a população. A titulo de informação, os tremores do dia 19 foram classificados pelo OBSIS como 3.8° e 3.9°, ao contrario dos 3.5° e 3.6° divulgados inicialmente.
everton dos santos comentou
E no dia 8/12/12, ocorreu um tremor de 3.8° em Porangatu, GO. Foi sentido pela população da cidade de Mara Rosa( Tremor informado aqui pela Sandica)
Vinicius JPDCL comentou
Bom dia ! Webcam em Monte Claros as 04:06 de 23 12 2012.
phellipef comentou
Comparação do tremor do dia 19/05 com o dia 19/12.
everton dos santos comentou
Essa camera de segurança está sendo de grande valor!


    4
Deby      
Bom dia globais Peruíbe com pancadas de chuva 21ºC,mar agitado.Espero que esses tremores se acalmem,pois a população sofre muito.
Lailton comentou
Bom dia, aqui em Salvador o clima está bem quente com o sol a todo vapor.


    5
Loyola      
Bom dia, outro dia li um post aqui sobre terremotos e havia muitos comentários sobre falhas geológicas. O nosso território está repleto de falhas, ou falhamentos como nós geólogos costumamos chamar. Nós aprendemos a identifica-las logo no início do curso. Os motivos são vários, como a alocação de poços, cubagem de jazidas, e por aí vai. Em uma imagem aérea de qualquer região consegue-se identificar as principais feições estruturais e as subsidiárias.Para a pesquisa de petróleo, por exemplo, é uma das principais ferramentas. Para não prolongar demais a conversa, segue uma foto minha tirada na cidade de Cãndido de Abreu, no Paraná. Espero que consigam perceber o deslocamento das camadas de rocha. Um abraço e bom domingo a todos.
William Furtado comentou
a altura de uma determinada região infuencia pra haver ou não terremotos (quando me referi a altura digo a cidades ou locais acima do nivel do mar. sou leigo no assunto desculpe se a pergunta é meio idiota ou sem sentido , so queria entender melhor sobre o assunto.desde já obrigado pela anteção
Loyola comentou
William, isto não é regra. Temos áreas altas situadas em terrenos muito antigos e estáveis. Em outras regiões, como os Andes, por exemplo, a atividade de formação do relevo (orogênese)ainda continua. A placa Sul Americana continua sendo empurrada por sobre a placa do Pacífico (Nazca). É um processo contínuo. No Brasil temos inúmeros mares antigos que foram fechados. Estão aí as rochas calcárias e fósseis para provar. Mas são áreas estáveis. Ou seja, na porção oeste de nosso continente, seja em praias no litoral, ou em montanhas, a possibilidade da ocorrência de terremotos é igualmente alta. Os terremotos inter placas (o Brasil todo) já são mais difíceis de explicar. São relacionados a acomodação do substrato ou a espessura local da litosfera. Nos EUA avalia-se que estes terremotos acontecem em locais onde os Hot Spots deixaram os terrenos mais frágeis.


    6
phellipef      
Forte terremoto na Geórgia. Magnitude preliminar 6 a uma profundidade de 10 km.
phellipef comentou
Magnitude revisada para 5.8 a uma profundidade de 2 km.
phellipef comentou
O epicentro do terremoto felizmente foi no Mar Negro, o que diminui a chance de danos.
phellipef comentou
Aproveitando o post para falar sobre a onda de tempo severo na Argentina e Uruguai na noite e véspera de Natal. O risco de ocorrência de tornados, granizo grande e muito alto. No RS também podem ocorrer temporais.
Danica comentou
Lembrando que não foi Georgia nos Estados Unidos e sim em uma pequena republica entre Europa e Ásia.
Colombo comentou
5.8 profundidade de 18km Shakemap mostra apenas tremor equivalente a Mercalli IV em terra firme.
rone abbad comentou
Isso mesmo Danica , bem lembrado, antiga república URSS!!!!!


    7
Meire Ruiz      
Boa tarde!! Hoje completa um ano que ví, fotografei e me emocionei com o presente de final de ano que nos foi dado, a gigante cauda do Cometa Lovejoy C/2011 W3! Pelo mundo afora muitos também viram e com certeza se emocionaram. Naquela noite não dormi, arrastei minha família para a praia e alí fizemos plantão. Enquanto o cometa Lovejoy não surgia contemplamos muitas outras maravilhas dos céus, como vários satélites, constelações etc. Improvisei um tripé (que até então eu não tinha) com uma caixa que encontrei do lado de fora de um quiosque fechado. Ajustei as configurações da câmera (Sony DSC-H10) a qual eu ainda não sabia ajustar direito, recebi algumas importantes e primordiais dicas de última hora do Administrador, treinei em um quarto escuro o ISO e exposições algumas horas antes (eu não tinha idéia do que eram rsrs), sem as dicas eu não fotografaria "nada"! (talk do dia em que fotografei o cometa) [Ver no Painel Global] Em torno das 03:30 da madrugada eis que ele surge como um holofote gigante no horizonte do Oceano Atlântico, fiquei sem fôlego(no momento eu gostaria que todos vissem aquilo), na emoção desliguei a câmera várias vezes ao invés de clicar :P rsrs mas por fim consegui alguns cliques (se fosse hoje creio que faria fotos melhores!). Enfim, como fotógrafa amadora digo que fotografar o Cometa Lovejoy C/2011 W3 foi até o momento a minha melhor conquista em astrofotografias! :) o/ Obrigada PG! :)
Meire Ruiz comentou
Vou deixar outra foto :)
Meire Ruiz comentou
Vou tentar anexar a mesma foto do texto em tamanho menor(acho que não carregou). Boa tarde!! :)
Armando Costa comentou
Puxa Meire é emocionante seu relato!!! Gostei muito =^^= Você tirou ótimas fotos como sempre... Muito emocionante!Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!!!
Sandra Silva comentou
Meire, se fosse hoje com certeza estariam melhores, mas não seria tão emocionante quanto essa tua experiência. Sempre te dou os parabéns e o repito, pois, estamos acompanhando tua caminhada como fotógrafa, teus desafios, tua força de vontade e principalmente, tua humildade em perguntar o que não sabe, pesquisar e colocar em prática o que aprendeu. Repito as palavras do Armando, Obrigada por compartilhar tuas experiências. :) bj
shirlene comentou
Poxa Meire, que delícia! Entendo bem a emoção, pois fico abobalhada com qualquer coisinha no céu... Torço para que veja muito, muito mais.
Meire Ruiz comentou
Obrigada gente :D Se fosse hoje eu faria um time-lapse! Nossa!!


    8
FabriPorto      
o tempo aqui em santana do livramento, está quente e a está ficando nublado.


    9
Alessandro      
Vulcão Copahue do Chile entra em erupção, e foi decretado alerta máximo.
Alessandro comentou
Peço desculpas! Não tinha visto o outro Post sobre o assunto. De qualquer forma o alerta vermelho foi decretado hoje.
everton dos santos comentou
A imagem do instrumento GOME-2 detecta um nucleo de Dióxido de enxofre, proveniente da coluna de cinzas, sobre o oceano Atlântico. Aparentemente, se dirige para o litoral do sudeste. Não sei se no meio há uma quantidade significativa de cinzas(acredito que não).
everton dos santos comentou
Seguindo a linha do GOME-2, acredito que o EUMETSAT também mostre essa "nuvem" de SO2 e com alguma quantidade de cinzas. Circulei em vermelho. Gif: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Uau, muitas cinzas!
everton dos santos comentou
Era uma observação mas agora a metsul confirma que é uma nuvem de cinzas, passando pela costa brasileira.
Soninha comentou
Do lado chileno, do lado argentino continua alerta laranja, segundo "O Clarin"
Meire Ruiz comentou
Autoridade Chilenas pretendem retirar da região próxima ao vulcão, Alto BioBio, 9 pessoas por precaução. São 6 mulheres gestantes e 3 pessoas com deficiência.
everton dos santos comentou
As imagens do EUMETSAT mostram que a maior parte da nuvem de cinzas/SO2 se dissipou mas uma parte está chegando nesta manhã no litoral de SP e do RJ. [Ver site]
everton dos santos comentou
Nova analise do GOME-2 identifica a coluna de Dióxido de enxofre já dentro do território brasileiro, sobre o litoral de SP e RJ.


    10
Deby      
Alessandro moro no litoral sul,estou nesta rota ?


    11
M. Ianner      
Boa Noite Nosso sol em 20:45:47 UTC. Print Screen no Software JHelioviewer.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade