Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Tremor de 7.4 no Paquistão detectado pelo sismômetro em São Paulo. Depois vou isolar esse evento e postar aqui.
Administrador comentou
O tremor foi recalculado em 7.8 magnitudes, com energia equivalente à 375 bombas de Hiroshima. Observando-se o mapa nota-se a presença de vilas e estradas próximas ao epicentro.
Administrador comentou
Estou impressionado que a "grande Mídia" ainda não falou nada. Isso não foi um terremotinho em um lugar isolado. Estamos aguardando mais notícias.
Loyola comentou
Administrador, neste site o evento está bem documentado, inclusive citando a população afetada. [Ver site]
Verde comentou
Sumiu?
Administrador comentou
Obrigado Loyola! Reparem as ondas de Rayleigh atingindo São Paulo neste momento. Power!
Administrador comentou
Valor do tremor recalculado para 7.7. Energia=266 bombas atômicas de Hiroshima ou 5.3 milhões de toneladas de TNT.
everton comentou
Ola Admin, foi um "belo" terremoto. mas nao estou entendendo esse sismometro, como que faz a leitura? me parece que o abalo foi as 12:35 e qual a magnitude? tem algum site que fala sobre?
Klaus comentou
Segundo a BBC e o USGS esse terremoto 7,7 ou 7,8 graus ocorreu às 16:29 hora local (11:29UTC) a uma profundidade de 23 km a sudeste de Dalbandin, na província de Baluchistão.
Klaus comentou
Correção - 10:29UTC
Klaus comentou
Esse terrmoto ocorreu dentro da zona de transição em uma região de subducção da placa Saudita sob a placa da Eurásia. O epicentro do evento foi a 69 km ao norte de Awaran, O local e como ocorreu o terremoto seria em uma ruptura dentro da placa da Eurásia acima da zona de subducção Makran, e confirmando o horario 11:29UTC. Só que tá dificil saber as consquencias desse evento. Fonte: USGS
everton comentou
Acho q entendi pq em SP foi registrado as 12:35, as ondas R viajam a +/- 10.000km/h e o local do sismo foi +/- 13.000km q da +/- 1 hr de diferença. Eh isso Rogerio?
Administrador comentou
Olá Everton. O terremoto ocorreu as 11h29 UTC e foi detectado em São Paulo +/- 11h50. A diferença é devido ao tempo de propagação. Dê uma olhadinha nos links abaixo. Tem muitas informações sobre isso, mas com o tempo você vai aprendendendo! Abraço!


    2
Márcio Vidigal      
Bom dia, Globais! Na capa de um jornal local (ATRIBUNA-ES)A notícia: O estado está na rota dos tornados. Alguém leu essa reportagem completa ou tem este artigo? Ei sei que boa parte do Brasil corre este risco e que o mesmo não está preparado para monitorar esse fenômeno.


    3
M. Ianner      
Boa Tarde Capa da revista da FAPESP mostra trabalho sobre a queda de um meteorito a 200 milhões anos que pode ter ocasionado o maior dano da história do planeta, maior até mesmo do que o que extinguiu os dinossauros e outras espécies a 60 milhões de anos. Leia as explicações do texto no site: [Ver site]
M. Ianner comentou
Corrigindo, aonde se lê "200 milhões" leia-se "250 milhões".
Klaus comentou
Nesse periodo (Perniano) enormes erupções vulcânicas duraram centenas de milhares de anos. Estes eventos possivelmente teriam desestabilizado os ecossistemas do planeta, mas não ao ponto de provocar uma extição, então alguma coisa aconteceu que desencadeaou essa extição em massa, isto é, houve uma sucessão de eventos e não uma causa especifica. O que não ficou claro, é o seguinte: Eupções vulcanicas liberam uma grande quanridade de metano (CH4) e essas erupções duraram centenas de milhares de anos com a consequente liberação de uma enorme quantidade de metano na atmosfesra, que todos sabem é um poderoso gas de efeito estufa e o o Dr. Tohver acredita que houve uma grande liberação de metano para a atmosfera de uma vez só, mas tambem admite que essa rocha espacial não tinha capacidade para provocar uma extinção global em massa. Isso quer dizer, foi somente colocado mais uma dado na equação, portanto cotinua sem solução...!


    4
Loyola      
Rogério e colegas, vejam que interessante este site. É um solluacóspio, ou alguma tradução próxima a isso. Achei bem interessante [Ver site]
Klaus comentou
Ola Loyola...aparentemente muito legal, agora vou "mexer" um pouco com esse "soluoscopio" como tu diz..valeu !
Rony comentou
Boa tarde Loyola e amigos, teria como me informa como funciona este Solluacóspio?
Administrador comentou
Muito bom!
Loyola comentou
Eu comecei a usa-lo faz pouco tempo. Na esquerda, no mapa, aproximando o mouse, é possível selecionar o país e a cidade. E também pelas coordenadas locais. A imagem então se posiciona, mostrando onde (na bússola) nasce o sol e o horário, a elíptica do deslocamento do sol no firmamento e o horário e posição onde o sol se esconde. E aí aparece a lua.
Charles k comentou
Bem interessante esse programa Loyola.


    5
Charles k      
Boa noite! Alguém tem alguma informação sobre uma ilha que apareceu no mar da Arábia, ao largo da costa paquistanesa depois do terremoto de 7.7. Segundo as autoridades provinciais, a ilha tem entre 6 e 12 metros de altura e cerca de 30 m de extensão e dista cerca de 90 metros do porto paquistanês de Gwadar. Ou será pura especulação?
everton dos santos comentou
Só se fala nisso! Veja a noticia da CNN [Ver site] Como o texto diz, o rompimento de falhas em grandes terremotos pode causar o deslocamento de massa de terra, tanto para cima, como para baixo. Mas ainda há duvidas.
everton dos santos comentou
[Ver site] O livesciense tem um bom texto, mas o principal é esperar imagens mais detalhadas para realmente ter ideia do que é.
Charles k comentou
Então Everton, vamos esperar as imagens. Grato pela ajuda.
Taís comentou
Uma ilha ao largo da costa Gwadar surgiu após o forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o Paquistão nessa terça-feira. Os sismólogos acreditam que a formação é um "vulcão de lama".
Vinicius JPDCL comentou
Boa Noite. Achei um vídeo sobre o assunto.Mas esta bem deformada a imagem.
Vinicius JPDCL comentou
Mais um vídeo...
Taís comentou
NBC News,a mesma imagem do vídeo que o Vinícius postou - [Ver site]
Taís comentou
Esses vulcões de lama não são incomuns.Relatórios pertencentes à Geologia da Índia menciona que terremoto já causou a erupção de um vulcão de lama poucos quilômetros ao largo da costa Makran do Paquistão. Esta erupção formou quatro pequenas ilhas. Foi relatado que um grande volume de gases emitidos em uma destas ilhas, também enviou chamas centenas de metros para o céu.
Charles k comentou
Bem interessante Taís! Obrigado a todos pelas informações.
Rejaine Monteiro comentou
Muito interessante isso.Aguardando novas informações, bem como os comentários dos colegas a respeito.
Klaus comentou
Pessoal, só pra complementas as ótimas informações dadas por voces aqui no RG. Os vulcões de lama, também são conhecido como vulcões sedimentares e tem uma certa semelhança com vulcões de magma. Só que eles lançam milhões de metros cúbicos de gases de hidrocarbonetos (principalmete gases de petroleo) e toneladas de lama e não rocha derretida. Vulcões de lama também existem no fundo do mar e podem formar ilhas que alteram a topografia e a forma do litoral (como aconteceu ha poucas horas, como vocesinformaram) e até mesmo desencadear terremotos. Essas erupções podem ocorrer quando lama e areia são espelidas para cima por eventos sismicos como os de hoje. Eu suponho que esse evento de hoje no paquistão tem alguma relação com esse vulcões de lama. Tem outro fato, essa ilha que apareceu no mar da Arabia, se eu não me angano, é um lugar de grande reserva de petroleo, isto é, um tipo de hidrocarboneto, e tem mais um detalhe, o maior vulcão de lama do mundo está localizado justamente no Paquistão. Acredito que exista infomações mais precisas e mais exatas do que essas que eu acabei de publicar, mas ja dá pra uma ideia, eu mesmo não sabia de alguns detalhes e a abertura desse tópico me ajudou muito a entender um pouco desse processo...OK
Astroman comentou
Onde você viu que o maior vulcão de lama fica no Paquistão, Klaus? Pelo que achei, o maior é o Lusi, na Indonésia, com 10km de diâmetro e 700m de altura. Esse que se formou após o tremor de 7.7 pode ser temporário segundo reportagem da NBCnews.com. "... quando lama e areia são espelidas..." (Klaus) o correto é expelidas.
Klaus comentou
Sr. Astro man, voce insiste em pegar no meu pé, mas tudo tem limite, por favor doravante não dirija-se mais a mim. Se voce tem mania de de corrigir erros de ortgrafia e gramatica, voce esta no lugar errado. Já não é a primeira vez que o senhor faz esse tipo de coisa comigo. Por favor seja mais educado e discreto. É muito deselegante corrigir as pessoas em publico. Vou repetir, dispemso totalmente sua educação erudita, classica e arrogante sobre sobre gramatica, ortografia, ou seja la o que for. Sr. Administrador aceite minhas sinceras despeculpas por esse "desabafo", eu não estou acostumado com esse tipo de gente que se sente bem em demonstrar superioridade achando que tem o direito de corrigir as pessoas publicamente. Erros acontecem e eu não sou nehuma exceção...! Mesmo nesse texto que acabo de escrever certamente tem muito erros ortograficos e não vou ficar editando o dia todo, só porque existe aqui alguem como mega ego...Vou reiteirar, peço dsculpas ao Administrador e a todos aqui no radar global....!!!
Klaus comentou
A impressão que eu tenho é que essa pessoa passa o dia todo tentado achar erros no que os outros escrevem. Se isso o faz se sentir bem, eu até posso compreender. E quanto ao vulcão de lama, eu fui bem claro em meu comentario "Acredito que exista infomações mais precisas e mais exatas do que essas que eu acabei de publicar". Isso prova que essa pessoa não esta preocupada com o conteudo do texto, mas sim com o conteudo do seu ego....E pra mim ja basta...
Marcelo Fernandes comentou
Não liga Klaus, suas postagens são muito interessantes e você é querido por muitos. Quem está no site em busca de informação e conhecimento, não está nem ai para as observações inoportunas relativas a gramática.
Danica comentou
Ótimas informações Klaus. Grata. :-)
Taís comentou
Bom dia a todos!Asif Inam diretor científico do Instituto Nacional de Oceanografia diz: "É a terceira vez em 15 anos que tal fenômeno ocorre ao longo da costa de Baluchistão". Pescadores disseram que em 2.004 surgiu uma ilha chamada de "peer Ghaib" de três quilômetros de extensão,que desapareceu após três meses. Existem vários grupos de vulcões de lama no Baluchistão, principalmente perto Hingol, Gwadar, Pasni, Ormara e em outros lugares no distrito Lasbela. Vídeo relata o aparecimento de uma delas:
Loyola comentou
Eu teria que ler mais, mas pelo o que escutei esta ilha formou-se pelo rompimento de uma península. Ou seja, não houve o acréscimo de terra, mas sim a separação e formação de uma ilha.
Klaus comentou
Ola Danica e Marcelo Fernande, eu agradeço com sinceridade a compreesão de voces e peço desculpas por esse meu "desabafo", mas isso já é uma pagina virada...Grande abraço a voces e a todos do Radar Gobal. O Tema desse tópico, a ilha no mar da Arábia, é mais interessane e o Loyola e Tais tem informações ótimas....!
Amilton Rodrigues comentou
Bom dia a todos. Valeu Marcelo Fernandes. Pessoal, sou um simples leitor e participante deste site, ok? Desculpe se isso lhe ofender Astroman, gosto muito das informações que você posta neste site. Sei que talves tenham pessoas que não concordem com isso mas eu sempre leio com atenção a tudo o que você posta pois são informações que julgo muito interessantes e pertinentes e sei que tem muito mais gente aqui que gosta daquilo que você posta mas simplesmente não se manifestam. Pois bem, sinceramente me entristece ver esta polemica com nosso colega Klaus que também posta e esclarece sobre assuntos interessantes mas pode ter certeza de uma coisa: Tudo de bom que vocês dois fazem é o que eleva o nível do radar e que faz valer a pena eu estar aqui lendo todos os dias a informações que muitos jornais não dão sequer atenção. Astroman, eu e muitos aqui gostaríamos que você continuasse sendo efetivo aqui como era quando iniciou suas postagens no radar. Sentimos falta de suas informações e tenha em mente que são as diferenças é que fazem um grupo ser vencedor e as diferenças devem ser valorizadas e não denegridas. Desculpe ADM, se foi forte ou inadequado ao radar, pode apagar este post. É que acho que estes dois caras são muito bons e quero ver eles aqui por mais tempo. Abraço e perdão a todos.
Loyola comentou
Caro Klaus, fui procurar uma informação mais consistente, pois ouvi uma coisa no rádio e li outra na net. Este site (está em inglês) esclarece melhor sobre a ilha e comenta sobre o vulcão de lama. [Ver site]
Loyola comentou
E, sobre os vulcões de lama, este site (em inglês) sobre geologia, classifica e explica os diferentes tipos. [Ver site]
Charles k comentou
Loyola, de acordo com os sites que você passou, essa ilha esta com os dias contados, devido a ação das ondas do mar que irá corroer a ilha aos poucos.Interessante. Obrigado!
Charles k comentou
Quero agradecer tanto Astroman quanto ao Klaus que sempre estão nos ajudando aqui no Painel. Bom dia a todos!
Klaus comentou
Valeu Loyola...a minha duvida tambem era a mesma...quanto tempo essa ilha iria durar, mas diga-me uma coisa, essa lama e formada de sedimentos...estou certo...? E o site que tu indicou é muito bom, vou ler com mais calma ...Abraços
Loyola comentou
Olá Klaus, a literatura geológica portuguesa é bastante rica sobre os vulcões de lama. Uma definição que posto aqui é a seguinte: Os vulcões de lama são construções sedimentares resultantes da extrusão à superfície da terra ou dos fundos oceânicos de brechas de lama, que consistem numa mistura de sedimentos fluidificados, composta maioritariamente por argilas, fluidos ricos em hidrocarbonetos (principalmente metano), e clastos provenientes das camadas sedimentares atravessadas pelos fluidos durante a sua ascensão, vulgarmente utilizando falhas e fracturas pré-existentes (Ivanov et al., 1996). Definição esta encontrada em trabalho "Caracterização morfológica e estrutural dos vulcões de lama da margem sul portuguesa profunda". Isto responde a usa pergunta, sim são sedimentos. E o material carreado das profundezas traz uma mistura de partículas no tamanho de argila, silte e também clastos. Bom, eles possivelmente ocorrem devido ao rompimento de um trap (ou armadilha) sedimentar, em altas profundidades. Tanto que um dos mais famosos, o vulcão de lama de Lusi (APOLO 11), tem entre suas possíveis causas a ação antrópica na pesquisa de gás. O que me chamou a atenção desta ilha, é que ela está sedimentada, pelo menos nas imagens que vi não percebi os gases e os fluídos, daí minha dúvida inicial.
Márcio Vidigal comentou
Convenhamos: Não é um punhado de terra qualquer, mas o resultado de atrito e/ou colisão de duas placas tectônicas. Possivelmente é uma porção de terra que estava submersa e não o fundo do mar. Boa parte da área navegável do porto deve ter sofrido alteração em sua profundidade original.
Klaus comentou
Loyola..interessante, hidrocarbonetos, incluindo obviamente o metano. Nessa região onde apareceu essa ilha é um lugar onde se encontram jazidas de petroleo, dai essa relação entre sedimentos e hidrocarbonetos, eu suponho !?!?
M. Ianner comentou
Boa Tarde Caros Amigos da Ciência Apenas agora consegui entrar aqui e ler os posts para me atualizar. Sei que o assunto deve ser já passado, desculpem eu me meter, mas para que não se repita, assim, de forma desagradável, deixo aqui um provérbio antigo que diz mais ou menos assim: " O dedo que mexe (cutuca) na ferida é impróprio e causa desconforto. Todavia, se não houvesse ferida, nada existiria. O dedo e a ferida são puro orgulho ferido...' Tenho que certeza que a inteligência acima da média dos amigos Klaus e Astroman entenderão claramente o que nos aponta o provérbio. Considero vocês alguns dos melhores postadores científicos entre blogs e sites que conheço portanto, estejam tranquilos e à altura de vosso saber. Abraços fraternais.
Taís comentou
Especialistas do Instituto Nacional de Oceanografia, que está avaliando a ilha disse que estava expelindo gás metano em vários pontos.O chamado ilha não é uma estrutura fixa, mas um corpo de lama que serão discriminados por atividade das ondas e dispersas ao longo do tempo.Fotos divulgadas pelo governo paquistanês:[Ver site]
Klaus comentou
Ola Tais... As fotos são incriveis ! Nosso amigo Loyola publicou um texto muito interessante e detalhado nesse mesmo tópico, logo abaixo. Dá uma olhada, acho que tu vai gostar...OK abraço



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade