Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
M. Ianner      
Bom Dia a todos Tenho ficado um pouco atarefado e por uns três dias não entrei neste espaço. Mas queria dizer Rogério, PARABÉNS PELA PACIÊNCIA nestes dias.Um grande abraço e siga sempre em frente assim, dando o exemplo que educação e conhecimento andam sempre juntos.
Viviane Machado comentou
O que mais precisamos na vida é ter alguém sábio e paciente que possa nos ensinar a gentileza e o amor. O RG tem dado esse exemplo tem muita gente aqui cheia de paciência e conhecimento científico para dar, sinto-me pequenina rsrsrs...mas Feliz! Pois é tudo muito interessante!


    2
Marcos Passetti      
bom dia amigos...As temperaturas devem cair bastante no sul e sudeste,RS e SC devem registrar temperaturas negativas em algumas regioes,SP PR tambem terão queda brusca de temperatura de quarta para quinta feira
Meire Ruiz comentou
Boa tarde marcos e todos. A massa polar já atingiu o sul do Brasil e provocou tempestade de granizo no norte de Santa Catarina e também no Paraná. Crédito da imagem: Rogério da Silva-Jornal Notícia do Dia (ND.
Meire Ruiz comentou
Essa tempestade de granizo destruiu muitas lavouras [Ver site] muito triste de se ver. A chuva começou em torno das 5:30 e caiu por cerca de 5 minutos, mesmo rápida, provocou bastante destruição :/ segundo a defesa civil foram 686 casas destelhadas. As ciades atingidas foram: Assis Chateubriand, Imbituva, Irati, Lapa, Mandirituba, Rebouças, Rio Negro, Tijucas do Sul, São Tomé e Maripá. Imagem: Lapa(Foto: Daiane Walichinski).
Marcos Passetti comentou
relatos de chuva congelada em varios pontos do Uruguai e tambem do Rio Grande do Sul...
Vania C. comentou
Chove muito agora aqui no Rio de Janeiro. Trovoadas e Raios desde as 17:30.
phellipef comentou
Neva em São Joaquim.
Meire Ruiz comentou
Impressionante não Phellipef? A primavera começou com neve no sul!!! Imagem feita as ás 21:13. Credito da imagem: São Joaquim Online
phellipef comentou
Boa noite Meire, um raro e lindo fenômeno. Neva também em Bom Jardim da Serra e na Serra do Rio do Rastro.
Sandra Silva comentou
Boa noite. A chuva aqui em Santos não está congelada, mas cai forte e está deixando o ar gelado, isso depois de um dia onde o ventilador andou funcionando. Na imagem do GOES-12 podemos ver a faixa de nuvens que nos visita, se extendendo do oceano até o Norte do País. [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
rsrs...Neva no sul, depois de um final de inverno de calor bravo. Eita tempo doido..rs
Meire Ruiz comentou
Poderia dar uma nevadinha aqui não? rsrs Outra imagem da caída de neve em São Joaquim Crédito da imagem: Climaterra
Matheus Pamplona comentou
Aqui em Porto Alegre não faz muito frio, neste momento 10ºC com nuvens no céu, na serra 0ºC também nublado com pequena probabilidade de neve no RS, pois não está tão úmido quanto em Santa Catarina.
Meire Ruiz comentou
Há 12 anos que não nevava no Brasil durante a primavera! Bem raro.
Sandra Silva comentou
Bá, Tche... 10ºC para mim já é frio.rsrs. Meire, não dá ideia. Nevar por aqui no inverno já seria extremamaente raro, na primavera seria ... Nem sei o que seria.kkk Mas, como está tudo do avesso eu não duvido de mais nada.rs
Matheus Pamplona comentou
10ºC é frio para alguns gaúchos, mas me acostumei, pois viajei ao Alaska e peguei 49ºC NEGATIVOS, ou seja, conheço bem o frio. Estou me preparando para voltar para lá, desta vez para ficar.
Meire Ruiz comentou
49ºC negativos! Eu não aguentaria!
Sandra Silva comentou
Me lembrei daquele programinha de rádio que postamos aqui uma vez, falando da reação em cada estado com relação a temperatura. kkkk Apesar de gostar do frio, acho que nos -10ºC já estaria congelada, mesmobem embrulhada.rs
Sandra Silva comentou
Acho que foram os metereologistas reunidos em Gramado, no que é considerado o maior encontro do genêro no país que programaram essa atração extra. Eles vão ter muito mais o que discutir agora.rs Aqui um link da página do Congresso [Ver site]
Magdalini comentou
Frio pesado agora de manhã em Porto Alegre, 9° e com o ventinho a sensação térmica fica mais baixa. Emergências e pronto atendimentos estão lotados.


    3
Administrador      
Olá pessoal. Conseguimos reservar 10 minutos de exposição no telescópio robótico de 431 milímetros instalado no observatório Mayhill, Novo México. O objetivo será fazer 3 exposições de 120 segundos cada uma do cometa recem-descoberto C/2012 S1 ISON. A imagem anexada mostra o ticket de confirmação da reserva do instrumento.
Administrador comentou
Para que quiser conhecer o telescópio que será usado, eis o link: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Que jóia! Na expectativa! :)
Armando Costa comentou
Nuss bom demais!!! Muito obrigadu^^
Sel comentou
Maravilhoso Rogério, isto só agrega maior valor ao PG! :)
Vania C. comentou
Boa tarde! Que maravalha!! Obrigada por sua dedicação e trabalho.
Vania C. comentou
É Maravilha!!! rs
Eduardo Terovydes Junior comentou
Parabéns!
Jorge Oliveira. comentou
Mas que Barbaridade tchê..!! traduzindo do Gauchês para o Português = (Meus parabéns Rogerio..!!)..hehe Um Abraço.
Administrador comentou
Nós ainda temos 200 minutos nessa rede de telescópios (I-telescope), mas todos os horários no Novo México estavam preenchidos. Na Espanha, o telescópio que estava disponível era de 150 milímetros e não ia dar. Na Austrália, que tem telescópios grandes, também não dá pois estão fazendo reformas e upgrades. Sobraram os do Novo México e mesmo assim tá bem concorrido!
everton dos santos comentou
Fazendo uma comparação, a previsão da magnitude de até -15 é a mesma que a lua cheia. O brilhante McNaught de 2007 teve uma magnitude aproximada de -5,5. Em 65 teve o cometa Ikeya-Seki (C/1965 S1)com magnitude de -10. Existe grande expectativa em relação ao cometa mas vale lembrar que ele vai passar bem próximo do sol. Pode não resistir, mas se resistir, será um show.
raphaelmarkent comentou
Bá que inveja em Rogério.. meus parabéns.
ORTIZ comentou
Pena que NOVEMBRO/DEZEMBRO de 2013 esteja longe.
Edvaldo comentou
Parabéns!
jvcastro comentou
Uma pergunta, com dois exemplos: Antes de 1986, o Halley foi previsto como espetacular e não foi mais que uma tênue névoa. Antes de 2007, ninguém dava nada pelo Mcnaught e foi espetacular. Atualmente, qual a confiabilidade das previsôes. Ou seja, já posso marcar minhas férias e comprar uma passagem para o deserto do Atacama.
Administrador comentou
Olá Jvcastro, isso é uma das coisas que fazem os cometas espetaculares!
jvcastro comentou
No meu comentário faltou um ponto de interrogação: Atualmente, qual a confiabilidade das previsôes a respeito da magnitude de cometas em um momento futuro?
Administrador comentou
O cálculo da magnitude é 100% confiável. O problema é o comportamento do cometa durante sua jornada, que pode entrar ou não em outburst, sua composição química, etc. Essas informações só podem ser obtidas à medida que o cometa é observado. Atualmente, toda a magnitude prevista de um cometa é baseada nos dados disponíveis e em estatísiticas de comportamento de outros cometas com órbitas e massas similares. No caso do cometa C/2012 S1 ISON, alguns modelos (entre eles o SSD da Nasa) já indica magnitude -19, ou seja, um verdadeiro holofote. Naturalmente, se o cometa se asfacelar antes não vai passar de uma luzinha queimada. :-)
masa comentou
O pesquisador John Bortle tem apontado uma curiosa semelhança entre a órbita do cometa ISON e do grande cometa de 1680. Quem sabe não é o mesmo cometa, que ficou visível por 5 semanas no céu?
jvcastro comentou
É um ponto de vista que eu não tinha pensado. Vamos ver se entendi: o cálculo da magnitude num momento futuro é feito considerando-se a hipótese de o cometa manter as características químicas e físicas atuais. Correto?
Administrador comentou
Jvcastro: Sim, Se o cometa mudar suas características físicas (tamanho) a magnitude também muda. Com relação à características químicas ela tem menos importância, mas ela pode ser determinante no albedo, alterando também a luminosidade e cor em caso de outburst e durante a aproximação do periélio. Enquanto o cometa está longe do Sol a magnitude é bastante previsível pois pouca mudança física acontece, mas quando se aproxima a coisa muda, então é preciso aguardar mais tempo para que as especulações comecem a tomar forma. Masa, pode até haver semelhança por ambos serem cometas não-periódicos, mas errar essa classificação orbital é muito improvável. Tenho acompanhado as postagens do John Bortle e são bastante interessantes. É uma especulação, mas duvido muito que seja o mesmo cometa. Se for, a denominação passaria a ser P/2012 S1, mas seria um erro muito grosseiro na determinação do shape da órbita, coisa meio improvável de acontecer.
Administrador comentou
Imagen recente de C/2012 S1 ISON feita pelo astrônomo amador Erik Bryssinck, a partir de observatório na Bélgica. Como ele usou um telescópio ainda maior que o que nós vamos usar na sexta-feira, começo a achar que nossas fotos serão, no máximo, parecidas. A estrela maior deve ser HIP 40311 (Mag 7.75).


    4
luiza      
Que maravilha ! muito bom


    5
phellipef      
Terremoto de magnitude preliminar 6.3 na Baixa Califórnia.
Sandra Silva comentou
Mais uma vez neste ano o México com terremoto acima de 6. Para quem gosta de dados, segue aqui um link do Servicio Sismológico Nacional do México com o número dos terremotos classificados por meses. [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade