Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sousa      
Alerta Vermelho (o mais grave numa escala de 3) na Ilha da Madeira para esta Madrugada de Domingo, é esperado chuvas muito fortes, e vento muito Forte (130 km/h) com rajadas que podem atingir os 170 km/h . O tempo esperado faz lembrar a tragédia de a 3 anos que vitimou cerca de 30 pessoas! Mais Informações no Instituto de meteorologia Portuguesa e na Protecção Civil .
Renato Vianna Teixeira comentou
Céu nublado com chuva fraca na cidade do Rio. A serra esta bebendo toda água. Fonte: site da prefeitura, meus olhos, imagem CETRIO.
carlos eduardo comentou
Neste momento faz 21ºC em santos, 94% UMIDADE RELATIVA, S14km/h, 1013hPa PRESSÃO ATMOSFÉRICA.


    2
Arlindo      
Boa tarde amigos. Antares aparece no SOHO. A grande estrela Antares, a 600 anos luz da Terra, se apresenta enorme no telescópio.
Administrador comentou
Olá Arlindo. E põe grande nisso!
MarcoAG comentou
Poderia me explicar de que forma ela se apresenta grande e em qual telescópio?
everton dos santos comentou
Marco, estrela brilhante no canto esquerdo do SOHO Lasco C3 (imagem azul) em [Ver no Apolo11]


    3
Giselda      
Boa tarde!! Asteróide 2012 DA14 com 57m vai passar bem próximo da Terra em 15 de fevereiro: 0,09 LD, ou seja, 34,59 km.
everton dos santos comentou
Olá Giselda! A distância não é de 34,59 km e sim 34590km. Na realidade há uma uma variação entre 34 mil km e 27 mil km. Sem riscos [Ver no Apolo11]
carlos eduardo comentou
é impressão minha ou o planeta esta muito calmo?
Danica comentou
Bem, ao meu ver o nosso planeta é inconstante, portanto não há regra. Sempre vai ocorrer de estar agitado e em outros momentos a calmaria. Como já diz o ditado depois da tempestade vem a calmaria. Fico sempre imaginando essa "nave" pequena vagando pelo espaço no meio de tantas coisas cósmicas... Já estamos no lucro! risos.
Giselda comentou
Falha nossa!! Ainda assim é um tanto próximo!! Seria um risco a colisão com um dos telescópios que orbitam a Terra? isso poderia mudar sua órbita?
Raphael Cozzi comentou
Lembrando que essa distância é quase 10 vezes menor que a da Lua à Terra, correto?
Danica comentou
Ótimo artigo do Apollo sobre o Asteroíde.
everton dos santos comentou
Giselda, não sei como funciona, mas acredito que é feita a analise da trajetória do asteróide e se ocorrer risco p/ algum satélite, sua orbita pode ser mudada. Os satélites geoestacionários têm altitude aproximada de 36 mil km.
William Furtado comentou
nooossa que medo,esse vai passar literalmente na porta de casa.


    4
Astroman      
Alguns podem estar se perguntando: o que aconteceu com as EMCs do dia 21 que deveriam ter chegado por aqui nos dias 23 - fraca intensidade e 24 - mais forte? A NOAA diz que alguns "previsores" estão questionando se a segunda EMC já passou ou se ainda está a caminho.
Astroman comentou
Ontem eles decidiram adotar uma posição mais cautelosa e assumiram que a segunda EMC não teria chegado e continuaram a prever o impacto, porém, com o passar do tempo e nada da chegada, começou a parecer cada vez menos que a EMC 2 estivesse vindo. Eles continuam "muitas coisas podem acontecer com uma bolha de plasma que viaja do Sol para a Terra. Algumas vezes a evolução é bem capturada por modelos numéricos, outras vezes, não. O que chega a Terra pode estar tão modificado que as "assinaturas" usuais de uma EMC são obliteradas."
everton dos santos comentou
Esse questionamento foi ontem. O NOAA divulgou nota agora a noite explicando que os modelos falharam e eles erraram a previsão da força da EMC. Eles esperavam ser forte e acabou sendo fraca e de duas só uma elevou um pouco o KP.
Astroman comentou
A conclusão da NOAA é fantástica e humilde: isso é um exemplo de previsão que deu errado. Bons "previsores"e pesquisadores usam esses eventos para aprender e melhorar, e a Ciência segue adiante". Ao se lidar com "verdades" científicas deve se ter a postura humilde de nos reconhecermos como eternos aprendizes e que essas ditas "verdades" são verdades até o momento em que deixam de ser. Nada é fixo e definitivo, principalmente em se tratando da Ciência que envolve conhecimentos que ainda não dominamos como tudo relacionado ao clima, universo e núcleo da Terra. Em suma: sabemos muito pouco de muita coisa.
Astroman comentou
A que postei é de hoje mesmo, há 59 minutos. A que você se refere é outra, Everton.
Danica comentou
Exatamente isso Everton. Tambem acompanhei quando foi postado no facebook do NOAA.
Astroman comentou
Não é exatamente não. A de ontem foi ontem, a de hoje é de hoje e tem a conclusão final que traduzi. E além disso, eles não falam que erraram a previsão. A previsãp estava certa para os parâmetros que o modelo está preparado para captar. O que eles colocam é que podem haver variáveis que os modelos não captam e por isso para essas EMCs a previsão não deu certo. É diferente de dizer que erraram por errar.
Danica comentou
Astroman. Querido, leia direito o que o Everton escreveu e vai reparar que ele diz que o questionamento foi de ONTEM (correto). Ontem o NOAA disse que a CME prevista para ontem não havia chegado que iria chegar hoje... E perceba que ele diz que HOJE A NOITE eles colocaram uma nota explicando. Astroman, acompanho o NOAA já tem mto tempo e leio tudo que é colocado lá. O Everton escreveu exatamente o que ocorreu mas acho que por algum engano você não entendeu ou não interpretou direito o que ele quis dizer..
everton dos santos comentou
Eu não disse que erraram por errar. Eles confiaram nos modelos que não se concretizaram, e eles acabaram lançando uma previsão errada. Pode ser o modo de interpretar uma informação mas eu estou lendo extamente o mesmo texto que vc postou abaixo e foi lançado agora a noite. Falava que o questionamento foi ontem.
everton dos santos comentou
De qualquer forma, me desculpe. me precipitei ao comentar no seu post.
Astroman comentou
Sem problemas. :-)


    5
everton dos santos      
Um tremor de 4.7° e 19,4km de profundidade em Rondonia, cerca de 122km a sudeste Porto Velho. Vamos ver as atualizações.
everton dos santos comentou
O sismógrafo de Porto Velho está fora do ar hoje.
everton dos santos comentou
Pelos relatos via twitter, o tremor foi sentido por muitas pessoas em Porto Velho.
KZ2305 comentou
Eu vi no twitter que teve gente de Ariquemes/RO que também sentiu o tremor
everton dos santos comentou
Quem tiver infomações pode postar pelo facebook clicando na imagem abaixo.
Marcos Passetti comentou
boa noite amigos...pelo fato de ter sido relativamente raso este tremor,provavelmente foi sentido em diversas localidades,porem sem maiores consequencias
Administrador comentou
Acho que demos essa info em primeiro lugar aqui no Brasil, inclusive precisando a localização a 30 km de Rio Crespo e 44 km de Alto Paraiso.
MiguelPortugal comentou
Confirmado pela USGS 4.7º Rondonia Brasil
Sandra Silva comentou
Geralmente os tremores sentidos em RO são reflexo dos tremores em paises vizinhos. Mas, este é o segundo do ano por lá, em 24/02 foi registrado um de 3.6 em São Francisco do Guaporé.
Marcos Passetti comentou
ola Rogerio....parabens mais uma vez,excelente trabalho!!
KZ2305 comentou
Parece que teve um pequeno tremor na Colômbia um pouco antes desses, não pode ter sido algum tipo de "reflexo"?
KZ2305 comentou
Tá certo que é longe de Rondônia, mas o tremor relatado na Colômbia foi na cidade de Piedecuesta com magnitude 4.4 graus na Escala Richter
Astroman comentou
Pode ser considerado como um tremor interplacas? Digo isso por parecer estar a meio caminho das extremidades das placas de Nazca e a Africana.
Astroman comentou
Aliás, intraplacas.
Astroman comentou
Ooops! Apareceu um agora na mesma linha, na extremidade esquerda, no contato da placa do Pacífico com Nazca. Interessante.
Meg comentou
Confesso que nunca vi uma imagem dessas. Interessante a linearidade
Astroman comentou
Eu medi grosseiramente com uma régua e esse tremor fica exatamente - com pequena variação, claro - no meio! O do Pacífico foi em latitude 9.062S e o do Brasil em latitude 9.463S, ou seja, quase na mesma linha. Muito instigante.
Astroman comentou
Seria interessante pesquisar a latitude em que ocorreram os últimos tremores entre a Africana e a Sulamericana. Ainda não o fiz mas vou fazer.
Astroman comentou
Não sei fazer essa pesquisa. Pelo menos a essa hora. O cérebro está travado. Boa noite!
Ronaldo comentou
Algumas pessoas em Ariquemes sentiram o tremor. Eu pelo menos não senti, estou aqui em Porto Velho. Foi por volta de umas 19:00 no horário local.
Ronaldo comentou
E realmente é uma surpresa o sismógrafo de PVH estar desligado, já que temos uma usina próxima da cidade com detonações diárias (exceto domingo).
Ronaldo comentou
Desculpa, eu quis dizer 'fora do ar' ao invés de 'desligado'...
everton dos santos comentou
Na realidade, a estação Samuel em Porto Velho pode estar funcionando. Talvez só o link em tempo real não está funcionando. O tremor deve ter sido registrado por estações da região.
MarcoAG comentou
Eu e minha esposa percebemos que a janela de vidro da cozinha vibrava era aproximadamente 19h, comentei com ela que poderia ser um tremor de terra.
MarcoAG comentou
Artur Nogueira SP
Ronaldo comentou
Galera, eu não senti o tremor, mas um amigo meu, que mora próximo ao centro da capital sentiu dois leves tremores com intervalo quase insignificante.
Leonardo Ferreira comentou
Quando deu um tremor de 4.3 em Sobral (Maio 2008), que foi sentido até aqui em Fortaleza, quem estava nos edifícios sentiu os prédios balançarem, sensação esquisita, parece que o chão vira geleia e tudo balança, confesso que senti muito medo..
Ronaldo comentou
Rogério, no site da região foi plotado a informação (atrasada) do tremor, esta manhã e inclusive utilizaram um 'print' do Painel Global. Alguns moradores do Vale do Jamari e da zona Sul de PVH sentiram.
Administrador comentou
Olá Ronaldo, que bom que usaram informações do PG/Apolo11. Fico contente! :-)
Vinicius JPDCL comentou
Aqui o site citado pelo Ronaldo: [Ver site]
Charles Anderson comentou
No G1 de Rondônia, postaram sobre o tremor pouco depois das 13h. Na matéria fala que a UnB registrou o tremor de 4.7 graus em Ariquemes e que teria durado cerca de 15 segundos. O corpo de bombeiros recebeu várias ligações. g1.com.br/ro
FAbiano comentou
como sempre, a mídia, atrasada e Painel global vários passos a frente , :)
Ronaldo comentou
Fato, Fabiano! Isso Vinicius, tem o Rondoniaovivo também.
jvcastro comentou
O Brasil está livre dos terremotos? A pergunta é respondida lá em baixo, mas o mapa ilustrativo não mostra nenhuma falha na região do evento. Então pergunto: Que condições geológicas geológicas causaram o tremor em Rondônia? As falhas geológicas do Brasil são adequadamente conhecidas?
Ronaldo comentou
De fato. São muitos fatores que devemos levar em conta. JVCastro, eu sempre me pergunto se é assentamento de terras.
Sandra Silva comentou
Castro, infelizmente a desinformação é tanta que ainda tem gente que pensa assim. Mas, acredito que esse mito está em extinção, principalmente depois que a nova rede nacional sismologica estiver em funcionamento. Só que quando isso acontecer vão falar que o número de terremotos no Brasil aumentou, quando na verdade, o que aumentará serão os dados sobre eles. Quanto o terremoto de Rondônia, vejamos que mais um tantinho seria no país vizinho, onde é normal acontecer. Nosso país tem muitas falhas ainda não catalogada, acredito que pelas prioridades que temos, infelizmente esse é um trabalho sempre deixado meio de escanteio. Mas, existem aqueles persistentes, que apesar de tudo e de todos fazem esse trabalho pouco divulgado. Aqui tem um link do CPRM - Serviço Geológico nacional com nosso geobank, muito rico em informações. [Ver site] Aqui tem outro link também do mesmo site, Carta Geológica do Brasil ao Milionésimo [Ver site] Bem, ao entrar no site vc pode fazer vários estudos, é muita informação pouco divulgada, até porque poucos pensam nisso. AH! Só para não fugir da rotina, vou deixar um Vale a Pena ver de novo, sobre uma conversa que tivemos sobre as falhas brasileira...rs [Ver no Painel Global] No arquivo além dessa tem muitas outras conversas sobre esse tema... E vamos somando.rs abraços.
Ronaldo comentou
Oi Sandra, não tinha pensado no seu ponto de vista. É realmente verdade que o número de tremores no brasil pode não ter aumentado e sim os registros sobre eles que finalmente estão vindo à tona e isso causa certo receio a quem não tem costume. Eu me lembro que, quando criança, morava em Nova Ponte, Minas, e todos acordaram de madrugada com um pequeno tremor de terra. Foi meio assustador.
Danica comentou
Não só os registros assim como o fato da notícia chegar a mais pessoas do que antes com o avanço tecnologico. Afinal de contas hoje não necessitamos dos jornais para nos abastecer de noticias nós conseguimos obte-las através da internet de uma forma como antigamente não era possível.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade