Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal. Precisamos de informações mais detalhadas sobre a nuvem de nitrato de amônia que está se deslocando rumo ao litoral sul de São Paulo. As imagens de satélite não estão favorecidas, então, se alguém tiver dados mais precisos sobre a posição e dispersão, agradeceria!
Klaus comentou
Bom dia Rogério....Tu deve estar se referindo a um depósito de fertilizantes que pegou fogo em Santa Cararina na terça feira. O que eu sei é que vento estava levando a fumaça na direção do mar, mas poderia haver uma mudança na direção dos ventos e empurrar essa nuvem de nitrato de amonia e e outros gases até São Paulo mais especificamente no litoral sul, como tu disse. Essa informação foi atualizada às 06:29 de hoje no caderno "cotidiano" da Folha de SãoPaulo, por enquanto o maior problema segundo o coropo de bombeiros é no local onde aconteceu o incendio. Acho que tudo vai depender da direção dos ventos....eu suponho !
Gui bnu comentou
Quando a fumaça chegar a SP estará tão dispersa que não oferecerá riscos. Já fui exposto a esse tipo de fumaça sem ter sentido nenhuma irritação, mas algumas pessoas mais sensíveis (bronquite, asma, etc) devem procurar manter as janelas fechadas ou se protegerem de alguma forma. Vale lembrar que toda fumaça em alta concentração é tóxica.
Klaus comentou
Lemnrando que nitrato de amonia NH4NO3 não é um gas como esta sendo divulgado pela midia e sim sal oxidante em muitas reações químicas e sua queima juntamente com outros fertiliantes é que produzem esses gases toxicos...É só um registro
Klaus comentou
Nota: só pra não haver duvidas...tem uma diferença entre amonia e amonio...Nesse caso da fabrica em Santa Catarina trata-se de Nitrato de Amonio, que é um poderoso oxidante (NH4NO3) que é usado na fabricação de ferilizantes, mas é comum ver por ai como nitrato de amonia. Amonia todo mundo conhece, ela á chamada tambem de amoniaco (NH3)....
Administrador comentou
Correto Klaus. Na pressa escrevi "amônia", mas em nosso artigo está "amônio". Obrigado!
Fernando Oliveira comentou
Já respiramos tanto iodeto de prata proveniente do cloudseeding que uma nuvenzinha de amônia nem vai fazer mal.
M. Ianner comentou
Bom Dia Existem algumas informações na capa do site do jornal Zero Hora e ainda: [Ver site]
M. Ianner comentou
E aqui também: [Ver site]
M. Ianner comentou
Faltou dizer que neste último link, aparece uma imagem de satélite com a fumaça já chegando n sul do Paraná.
Charles k comentou
Bom dia! Como Gui bnu relatou, como os ventos estão fortes está nuvem de fumaça tóxica tende a se dissipar não oferecendo risco, mas o melhor é aguardar, pois os bombeiros estão traçando estratégias para poder conter a fumaça que não para no local, e os trabalhos continuarão até sexta feira.
Administrador comentou
Essa imagem é a mesma que usamos em nosso artigo.
Administrador comentou
Tenho algumas dúvidas se a pluma mostrada na foto é mesmo a da nuvem tóxica. Acredito que pode ser fitoplanctons.
Administrador comentou
Olá pessoal. A pluma esverdeada mostrada na imagem de satélite pode não ser da nuvem de fumaça química, mas de uma "explosão" de fitoplânctons na costa sul/sudeste do Brasil. Essa coloração e formatos são típicos desses microorganismos quando vistos nas imagens dos satélites Terra/Aqua. A imagem ao lado mostra a mesma área, em imagem feita nesta tarde.
Klaus comentou
Esse fenômeno recebe o nome de "afloramento" ou "floração" de fitopancton (não lembro exatamente). Geralmente acontece quando há uma queda na população de zooplancton ou uma grande quantidade se sedimentos que contem nutrientes para o fitopancton, se espalha por uma grande aárea e como nesses ultimos dias choveu muito nessa região, acho que dá pra tirar uma conclusão ! Essas "nuvens" de algals ficam geralmente a poucos metros da superficie do mar. Quero deixar bem claro que pode haver outra explicação, mas esse tipo de fenomeno ja aconteceu em varias partes do nundo e os afatores que levaram a isso eram mais ou menos estes.
Administrador comentou
Exato Klaus, por isso fizemos um ajuste no artigo do Apolo11. A nuvem de fumaça pode até estar presente, mas a quantidade de fitoplanctons e descarga de sedimentos é tão grande que fica difícil afirmar onde está a nuvem na imagem.
Sel comentou
Bom dia à todos! Rogério e membros do RG, alguma nova informação sobre ? Grata!
Administrador comentou
As informações são de que o "incêndio" foi controlado e que a fumação "teoricamente" não avançou mais que o litoral sul de SP.


    2
everton      
Ola Rogerio, no apolo11 na parte "de olho no ceu" diz que a ISS passara sobre sao paulo hj as 19:47, mas o Satview mostra que ela passara 27/09 as 19:00. nos tire essa duvida. thx
Administrador comentou
Olá Everton, a diferença ocorre como os algoritmos calculam a posição do Sol no horário da passagem. Repare que na página do Apolo11 está informado que a máxima elevação é de 21 graus, ou seja muito baixa. Talvez o Satview esteja sendo um pouco mais conservador, evitando dar como certa a observação visual, já que nesta altitude é bem difícil ver alguma coisa. Se não me engano, o Satview descarta a possibilidade se o Sol está a menos de 14 graus abaixo do horizonte, enquanto o Apolo11 considera o ponto de corte aos 11 graus. Eu arriscaria ver, mas não daria certeza devido à baixa elevação e poluição luminosa.
Administrador comentou
Corrigindo: "... o Satview descarta a possibilidade se o Sol está a menos de 11 graus abaixo do horizonte, enquanto o Apolo11 considera o ponto de corte aos 14 graus."
everton comentou
capitei a vossa mensagem, vo tentar acompanha-la pelo stellarium tbm. pelo aplicativo do apolo11 so é possivel selecionar sao paulo? tentei mudar para minha regiao mas nao tive exito. obrigado!
Administrador comentou
Olá Everton, o que aconteceu quando você tentou mudar a cidade? Não poderia dar erro. Me informe o que ocorreu, ok?
everton comentou
bom eu entro no "de olho no ceu" vou em mudar a cidade, escolho estado e a cidade e clico em enviar. o site volta para home page, mas com endereço [Ver site] apolo11 . com /index . php?uf=SC&cidade=SC+-+Balne%E1rio+Cambori%FA , tentei tanto com firefox qto no ie mesmo erro.
Administrador comentou
Olá Everton, experimente por esta página: [Ver no Apolo11]
everton comentou
sempre volta para homepage, tentei outras cidades e acontece o mesmo.
Rejaine Monteiro comentou
Oi Rogerio, fiz um teste aqui no Google Chrome e também está dando o mesmo problema. Apos selecionar estado e cidade, volta para a pagina inicial. Na verdade ele redireciona para a URL a seguir, porém cai na homepage: [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Olá Rejaine e Everton, obrigado por ter informado. Acredito que agora já está corrigido. Acho que a página que estava no servidor não estava atualizada. Experimentem novamente. Testei e funcionou!
Rejaine Monteiro comentou
Rogerio, testei novamente e esta ok!
Administrador comentou
Obrigado Rejaine!
everton comentou
Agora sim, rodando perfeitamente.
Administrador comentou
Observem que na homepage também deve aparecer o nome da cidade escolhida! :-)
everton comentou
É certinho Rogerio, azimute elevaçao horario td ok, acabei de ve-la. Só nao fotografei pq meu cell tava sem bateria :P
Administrador comentou
Beleza!


    3
Marcos Passetti      
Ola amigos... fotografei este redemoinho gigante no município de José Bonifacio SP
Karla Bravo comentou
Legal! O relevo "aberto" é essencial na formação desses redemoinhos. Quando eu morava na África do Sul, tive a oportunidade de topar com alguns desses, eram idênticos, e quase sempre andavam em "turma" rsrsrs... uns cruzando os outros, passavam por cima do carro e balançava! Eu adorava segui-los! Deu saudade, olhando sua foto! Era igualzinho mesmo!
Karla Bravo comentou
... os que eu via em bando, eram menores que o seu...
Marcos Passetti comentou
geralmente eles são menores mas esse era enorme


    4
Sousa      
Alerta Laranja numa escala de 3 (amarelo, laranja e Vermelho) de aviso para mau tempo em Portugal Continental devido a uma aproximação de uma superfície frontal. O alerta começou hoje as 00:00 e termina amanhã as 21h. O alerta é devido a ventos Fortes e para períodos de chuva muito forte.as zonas mais afetadas serão a zona sul e central do País. Para o norte do País o alerta é amarelo. Continuarei a dar informações... Obrigado!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade