Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Astroman      
Como eu havia suspeitado... Saiu uma matéria falando que o tempo louco na Europa neste Dezembro é resultado de uma "excentricidade" do jet stream que passa por lá - minha suspeita era que o jet stream que passa a 60ºN estaria "doente" - e que este ano estaria causando os desequilíbrios observados até agora por lá. Jim Palmer, professor de física climática da Universidade de Oxford complementa questionando se configuração atípica do jet stream nesse ano seria resultado da mudança climática. Ele mesmo diz que não se sabe mas que os modelos provavelmente não são bons o suficiente para garantir ou não mas há veidências que esse deve ser o caso. Resumindo, ele confirma o que eu já suspeitava: os atuais modelos não servem pra nada uma vez que a velocidade da mudança é maior que a velocidade de fazer novos modelos que incorporem as novas variáveis climáticas que deveriam para serem modelos minimamente confiáveis. 2 vezes BINGO (jet stream "doente" e modelos falidos). Agora quero ver quem vai confirmar a suspeita que tenho que o jet stream que passa a 30ºS está também "doente" e é o responsável pelo que estamos observando recentemente em nossos vizinhos platinos e no sul de nosso país. Fonte: terradaily.com
Sousa comentou
Vivo na Europa e nada de estranho tem acontecido por aqui, não percebo quando diz "...tempo louco na Europa neste Dezembro..." Qual tempo Louco? Procurem um pouco se informar um pouco na Europa nada de Louco se esta a passar, nem há nada de estranho .
Astroman comentou
Sousa não sou em quem diz, está na matéria que pode ser lida em terradaily.com Lá você encontra várias referências a anomalias climáticas ou extremos climáticos ocorridos neste mês na Europa que deram essa impressão a alguns cientistas.
Astroman comentou
Sousa, a matéria se refere aos seguintes eventos erráticos: frio mortal na Rússia (-25ºC em Dez o que seria normal em Jan/Fev - 90 mortos na Rússia e 83 na Ucrânia -50ºC na Sibéria), 57 mortos de frio na Polônia onde se diz que é o inverno mais severo nos últimos 70 anos. Inundações severas na Inglaterra e temperaturas acima do normal no sul da França e na Itália (24.3ºC em Biarritz - 12 graus acima da média da época e 22ºC em Catânia). Na Áustria em vilarejo situado a mais de 1000m de altitude no dia 24 fez 17,7ºC. Esses eventos causaram estranheza.
MiguelPortugal comentou
Por acaso muitos fenomenos atmosféricos estão a decorrer na europa sim desde as grande chuvas que assolam o Reino unido já antes do Natal provocando inormes inundações como tambem a temperaturas extremamente baixas na Ucrania que estão a bater records bem como na Russia que já provocaram centenas de mortos.......
Ítalo comentou
Desculpem, mas o que são jetstreams?
Astroman comentou
Jet Streams são correntes de ar de alta velocidade que circundam a Terra. Os principais se encontram na área de transição entre a troposfera e a estratosfera.
Guilherme Agro comentou
Astroman, bacana essa observação sua, o clima aqui no sudeste principalmente na região centro-oeste de MG está bastante alterado em relação as médias anteriores, onde observa-se chuvas muito abaixo da média e temperaturas acima da médias, conversando com alguns climatologistas o fenômeno ZCAS não está se firmando na região causando essas alterações, agora o por que disso ja não se sabe...
Sousa comentou
Mais uma vez digo que nada se estranho se passa na Europa, as cheias são Normais na altura do ano o Frio é Normal embora tenha chegado um pouco mais cedo, e em Portugal continental, o Inverno até esta bem ameno sem qualquer problema.
Sousa comentou
"...Ele mesmo diz que não se sabe mas que os modelos provavelmente não são bons o suficiente para garantir ou não ..." Ou seja, esse estudo é igual aos Estudos do Tio Patinhas !
Astroman comentou
Então tá né Sousa? Que bom que mora em área sem anormalidades. Moradores das áreas citadas na matéria talvez tenham opiniões diferentes. PS. física climática me parece ser mais a área do Professor Pardal que, auxiliado pelo Chapéu Pensador, deverá chegar a conclusões semelhantes as desse estudo.
Amilton Rodrigues comentou
Este ano houve um tornado em Portugal e Itália. A ocorrência de tornados sempre foram normais em Portugal?
Astroman comentou
Amilton, eu não saberia responder com precisão mas eu sou da opinião que o nosso antigo normal faz parte do passado e lá ficará.


    2
fillipe SC      
bom dia aqui em AraranguáSC o calor esta desde ontem sem dar uma parada esta noite perto da 1 da manhã fazia apenas 30 graus agora aqui estamos nos 30 mais muito quente a chuva chega mais a tarde com isso aqueles temporal fortes amanhã vamos acordar com menos calor
phellipef comentou
Faz 41,7°C em Palhoça com sensação de 53,6°C. Os dados são de uma estação particular. O calor também será muito forte hoje no Paraná.
fillipe SC comentou
chove e venta em Araranguá SC faz 25 graus agora tempo escuro
Marcos Cunha comentou
No Rio de Janeiro a temperatura oficial registrada hoje foi de 41,9º. A sensação térmica passou de 50º facilmente.
Marcos Cunha comentou
Agora foi divulgado no portal G1 que a temperatura oficial máxima hoje no Rio de Janeiro foi de 43,2ºC na zona Oeste!!
phellipef comentou
Rio Janeiro registrou hoje a maior temperatura da história. Palhoça quase bateu o recorde de calor brasileiro, fez 44,3ºC.
Astroman comentou
Povo que frita unido jamais será vencido!!!


    3
thomé      
Alguem sabe qual foi a poeira que desceu do céu no Rio de Janeiro, na última terça-feira ? Vários bairros ficaram cobertos de fuligem branca, sem explicação. As autoridades dizem que não pode ser do vulcão do Chile, pois não deixou rastro. se souberem, por favor postem . Obrigada.
Administrador comentou
Hipótese das cinzas vulcânicas não pode ser descartada: [Ver no Apolo11]


    4
Ronaldo      
Chuva básica do dia em Porto Velho-RO... Boa tarde à todos!!
Ronaldo comentou
É o Rio Madeira ali...


    5
Moscarelli      
Boa tarde globais, chove em Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã, após um Natal com temperaturas ultrapassando os 40º na capital gaúcha.
Matheus Pamplona comentou
-Porto Alegre teve uma tarde agradável, um pouco quente ainda na minha opinião. A temperatura ficou entre os 20ºC e os 25ºC, com chuva em diversos momentos, as vezes bastante fortes. Faltou luz por algum motivo não conhecido por mim em diversos locais da cidade, inclusive aqui em meu prédio.Neste momento em Porto Alegre: -Temperatura: 21ºC -Sensação Térmica: 21ºC -Umidade: 94% -Pressão:1012hPa -Visibilidade: Moderada (Informações Aeroporto Internacional Salgado Filho)
phellipef comentou
Tornado em Mobile, AL ontem


    6
Administrador      
Olá pessoal. Seguem 3 vídeos que mostram o desenvolvimento da pluma de dióxido de enxofre que foi emitida pelo vulcão Copahue e pode ter sido a causa das cinzas vistas no Rio de Janeiro. Video 1.
Administrador comentou
Segundo vídeo, mostrando a plumae se dividindo no oceano.
Administrador comentou
Terceiro vídeo: 3 - A pluma de dióxido de enxofre paira sobre o sudeste do Brasil.
Marcos Passetti comentou
ola amigos...belas imagens! Estas mesmas cinzas que podem causar transtorno para aviação,são adubo para as plantas...a natureza é fantástica.
Sel comentou
Show Rogério, recebi diversas mensagens hoje com questionamentos sobre este fato,agora tenho uma base mais sólida. Gratíssima :)
Meire Ruiz comentou
E aqui para o litoral sul, algum resíduo?
Meire Ruiz comentou
Bom dia!! Agora a pouco fui em um trecho do quintal onde limpo a cada 10 ou 15 dias (pára de chamar de sujismunda :/ a casa é grande e não dou conta sozinha rsrs), e me surpreendi com a aparência do piso, muito parecida com as cinzas do vulcão Puyehue que chegaram por aqui na erupção do ano passado (tenho as fotos do piso guardadas). Bom, não é certeza, mas essa não é a aparência cotidiana (das sujeirnhas rsrs) do piso daqui de casa.
Administrador comentou
Muito interessante Meire! Será que outros vizinhos também notaram isso? :-)
Meire Ruiz comentou
Ok, perguntei para um grupo fechado em uma rede social, todos moradores da região. Aguardando respostas. Bom dia!
Meire Ruiz comentou
...não obtive respostas até o momento rsrs devem pensar que sou louca...rsrsrs
Meire Ruiz comentou
Somente para deixar registrada a semelhança entre os dois vulcões e suas supostas cinzas no meu chão. Lembram? [Ver no Painel Global]
Meire Ruiz comentou
Seguem as duas imagens lado a lado.
Administrador comentou
Olá Meire, excelente informação. São realmente muito semelhantes e a possibilidade de ser cinzas vulcânicas não deve ser descartada. Vamos aguardar mais relatos.
Meire Ruiz comentou
Ok!


    7
POPI      
calor infernal em santa catarina no marcador do carro em blumenau 48ºc é demais.
Rubens Prata comentou
Em Santos, dois termômetros de rua marcavam 47 graus e uma sensação de estar no inferno.


    8
luiza      
Boa noite ! alguém pode me informar porque que a lua aqui em Santo Andre ta alaranjada
Luiz Palermo comentou
Post 415. Pluma de dióxido de enxofre que foi emitida pelo vulcão Copahue.
Administrador comentou
Possivelmente devido às cinzas vulcânicas. Ler: [Ver no Apolo11] e [Ver no Apolo11]
Soninha comentou
E quais as consequências desse dióxido de enxofre para a nossa saude? Alguem saberia informar?
Meire Ruiz comentou
Por aqui também apareceu alaranjada.
Marcos Passetti comentou
eu acredito que nao faça mal algum a saúde pelo fato de estar em dissipação e as quantidades serem pequenas....as plantas agradecem os micronutrientes que as cinzas trazem...
Astroman comentou
Aqui no Rio ninguém entende nada de cinza de vulcão. Tenho fotos da Lagoa de 1991 com um vermelho no céu e no espelho d'água que nunca mais ocorreu e que foi devido as partículas em suspensão do Pinatubo e de mais um vulcão chileno que entrou em erupção na mesma época. Eu disse isso na época e olhavam pra mim como se fosse doido. :-) Cinzas de vulcão tem dessas coisas.
Administrador comentou
Olá Astroman, bom dia. Se você está no Rio, corrija o seu perfil para que as pessoas saibam de onda está postando. Obrigado.
Astroman comentou
Acabo de atualizar no perfil mas ainda não aparece. Achei que a cidade era sempre a de moradia e que deveria citar onde estava caso fosse diferente da do perfil. Ok.
Dina comentou
Olá a todos,para registrar que a lua estava bem amarelinha, parecendo o sol no ocaso hoje por volta das 2h:40min, em Pouso Alegre/MG. Um abraço a todos.
luiza comentou
Obrigado pessoal me esclareceu muito !
ALE ODA comentou
Olá, Globais!!! Faz um tempo que não entro, mas preciso compartilhar que aqui em São Bento do sapucaí/SP a lua tb apareceu amarelada mais que o habitual, isso porque estamos acima dos 1700m de altitude... Será tb consequência das cinzas do vulcão chileno???? Neste momento, trovoadas, tempo abafado e o céu começa a ficar cinzento... abs
Soninha comentou
Marcos obrigada por responder, mas olha o que apurei no site : "Efeitos do SO2 (dióxido de Enxôfre) na Saúde gás irritante para as mucosas dos olhos e vias respiratórias em concentrações elevadas, pode provocar efeitos agudos e crónicos na saúde humana, especialmente ao nível do aparelho respiratório pode agravar problemas cardiovasculares os efeitos são agravados pela presença simultânea do SO2 e de partículas na atmosfera. Efeitos do SO2 no Ambiente O enxofre (S) libertado na queima de combustíveis fósseis combina-se com o oxigénio do ar e forma-se SO2 S + O2 Þ SO2 O SO2 formado pode reagir novamente com o oxigénio do ar para dar SO3 (trióxido de enxofre) SO2 + O2 Þ SO3 O trióxido na presença de humidade dá origem ao ácido sulfúrico SO3 + H2O Þ H2SO4 Esta ácido contribui para a formação das chuvas ácidas, com consequente acidificação das águas, solos, lesões nas plantas, materiais, etc. Outros efeitos do SO2 Nas plantas provoca: alterações dos seus processos metabólicos tais como redução da taxa de crescimento e da actividade fotossíntética aparecimento de necroses aumento da sensibilidade ao gelo e parasitas, os líquenes são os mais susceptíveis Nos materiais provoca: corrosão das edificações acelera envelhecimento e degradação das edificações"
Soninha comentou
o nome do site é ciênciaviva.
Junior comentou
Aqui em Santos Dumont-MG também estava alaranjada hoje
Marcos Passetti comentou
ola amigos...Soninha o enxofre é recomendado para o uso agricola tanto na parte nutricional como no controle de pragas...quanto a sua pesquisa esta correta,mas eu acredito nao ser este o caso,estes sintomas mais agudos são para o entorno ao Vulcão onde as quantidades de cinzas são elevadas...uma curiosidade em torno ao Vesuveo os Italianos fazem agricultura e dizem ser as terras mais ferteis da Italia....
Soninha comentou
Olá Marcos, obrigada pela atenção, não querendo se do contra nem te desmentir, mas recentemente li uma reportagem, não sei se chegou a ler, sobre uma descoberta arqueológica em Londres onde foram encontradas valas com grande quantidade de corpos de cerca do ano 1300 que pensava-se terem sido afetados por alguma epidemia, mas que cientistas (me parece que um osteologista foi quem levantou a questão)descobriram ter sido em virtude de uma das maiores erupções vulcânicas dos ultimos 10.000 anos, de um vulcão localizado nos trópicos(ainda não tinham certeza da localização) e cujas cinzas e os gases sulfurosos teriam atingido Londres um século depois, destruindo plantações, matando gado e as pessoas , tanto por fome como por epidemias. Essa matéria foi publicada no The Guardian e no site Archeology (tenho os links mas acho eu não é permitido postar links aqui). Certo que foi uma catástrofe de grande porte, mas a distância e o periodo de tempo (isso que mais me chamou a atenção) também bem maiores. Reproduzo um trecho : "O Vulcanólogo Bill McGuire, autor de O Despertar do Gigante, que aborda como o clima provoca terremotos, tsunamis e vulcões, disse: "Os vulcões têm um alcance muito longo, pois eles podem afetar o clima ... Eles não afetam apenas as pessoas próximas." Ele citou uma erupção islandesa em 1783, que produziu uma nuvem sulfurosa que pairava sobre a Europa por quase um ano, afetando a qualidade do ar e causando milhares de mortes.
Astroman comentou
Soninha, acho que há uma pequena confusão quanto aos gases sulfurosos terem atingido Londres quase um século depois. Na verdade pensava-se que seriam vítimas da Peste Negra que ocorreu quase um século depois da erupção citada. A datação de carbono-14 revelou então que seria mais provável serem vítimas indiretas da erupção, um século antes da Peste Negra.


    9
rone abbad      
ilhas ascensão 5,3Cº 9 KM de profundidade no meio do Oceano Atlântico Sul!!!!
Astroman comentou
Estava na hora daquela região se mexer um pouco. Depois de tanta pressão da Nazca sobre a Sulamericana. ACHO, inclusive, que o tremor de Montes Claros, no meio da placa, já indicava que essa pressão estava precisando ser aliviada.
Soninha comentou
Poderia explicar melhor? Ilhas submersas estão vindo para a superfície? Em qual ponto de referência com a nossa costa?
Astroman comentou
Ascensão é o nome da ilha.
Soninha comentou
Ah, desculpe, como estava em minuscula pensei que era uma ilha ascendendo rssss... mas o que está acontecendo com ela?
Soninha comentou
Entendi.Caiu a ficha finalmente. Um terremoto de 5,3 graus na Ilha de Ascensão.
Soninha comentou
Que mico! Mas seria inviável com tanto tremor e bem na região onde aconteceu este, alguma ilha sumersa emergir?
rone abbad comentou
pois é, acabei colocando em minúsculo o nome da ilha, mas espero que tenha sido o último falha nossa de 2012,kkk Abraços pessoal!!!
núbia comentou
legal!
Soninha comentou
E eu espero que tenha sido meu ultimo mico do ano!
Sandra Silva comentou
rssrs. Soninha. Ri muito agora. Mas é normal, deu mesmo para confundir. Essas "ascensões", são ilhas vulcânicas e sempre estão a tremer. Não é improvável que uma nova ilha apareça por ali, pois existe o que já foi chamada de ilha mãe e muitas outras pequenina ao seu redor. rs



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade