Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Deby      
Everton vamos torcer para que o tufão desvie e não cause danos.


    2
Administrador      
Agora são quatro os modelos de magnitude cometária que estimam que 2012 S1 ISON terá magnitude de -19 em dezembro de 2013. Em outras palavras, um verdadeiro holofote. Se os adeptos do fim do mundo soubessem antes, era só ter mudado a data do armagedon. (Atenção: isso é uma ironia!)
Administrador comentou
Ah sim. A observação do cometa no Novo México foi cancelada por más condições do tempo. Af... Eis a mensagem: "Hello Rogerio, Your scheduled reservation time has been cancelled on Telescope 21 at 9/28/2012 5:06:45 AM due to the osbervatory roof being closed as a result of poor weather conditions." Valeu.
Administrador comentou
Astrônomos amadores especializados em cometas acreditam que o cometa ISON deverá criar uma gigantesca esteira de poeira, que produzirá chuva de meteoros similar às perseídeas em janeiro de 2014.
Fabiano Gomes comentou
opa..adm me descupe, eu abri outro onde deveria ter comentado, pode retirar a anterior e manter a pergunta aqui.....pode ser rastreado pelo stelarrim esse cometa?
Alberto comentou
Bom dia a todos. Adm fiquei com uma dúvida: a magnitude desse cometa se deve ao tamanho dele ou à proximidade com a Terra?
Administrador comentou
Olá Alberto, os dois!
Alberto comentou
Obrigado Adm.
Rogcon comentou
Bom dia a todos, -19 de magnitude!, a Lua Cheia que se cuide, mas já existe alguma estimativa de qual a dimensão do núcleo do ISON? Grato
Administrador comentou
Fizemos algumas projeções junto ao SSD da Nasa e obtivemos valor máximo de magnitude de -11, mesmo assim um brilho absurdo! Quanto ao tamanho, ainda não dá pra afirmar nada, a não ser repetir as informações do observatório Remanzacco, na Itália, que baseado em imagens C/2012 S1 tinha uma coma de 5 arcossegundos. Por ter uma órbita hiperbólica é muito difícil avaliar o tamanho. Se fosse circular ou elíptica seria moleza. Serão necessárias mais observações para então começar as especulações sobre o tamanho do núcleo, baseado em comparações com outros objetos próximos e também de outros cometas similares já estudados.
Administrador comentou
Vou dar uma provocada. Quando o observatório italiano fez a imagem, C/2011 S1 estava a 975 milhões de quilômetros. Sabendo que os astrônomos avaliaram a coma em 5 arcosegundos, quantos km teria então essa coma? Dica: lembrem-se do ciculo, graus, minutos e segundos. Só isso. :-)
masa comentou
Sou formada em informática mas estudo história e adoro astronomia e geologia. Juntando tudo, fiz alguns cálculos: Digamos que o 2012 S1 ISON seja, conforme algumas teorias, o mesmo cometa de 1680. Se for, isso dá um ciclo de 334 anos. Teria passado também em 1346, 1012, 678,344 e ano dez. Segundo a biblia, Herodes governava no tempo da estrêla de Belém. Como Herodes Antipas governou de 6 a 39 d.c., as datas não coincidem com o que a biblia diz sobre a estrêla de Belém. Se o fato tivesse acontecido no ano 10 e não no ano 1, o que é segundo vários estudiosos, um fato, delírios religiosos à parte, estaríamos vendo a passagem da chamada estrêla de Belém... Apenas uma teoria nesse vasto mundo teórico...


    3
Charles Anderson      
*CRISTAIS CAEM DO CÉU EM ALAGOAS* PRIMEIRO FOI BOLA FOGO E AGORA ISSO, PODEM PROVAR QUE FOI UM METEORITO QUE PASSOU POR LÁ E NÃO LIXO ESPACIAL. Em Maceió, capital do estado de Alagoas, a população está preocupada com pedaços de pedras de cristais que têm caído do céu. Segundo Carlos Molion, professor da Universidade Federal de Alagoas, é possível que sejam restos de meteoritos que caem no planeta. A MATÉRIA COM VÍDEO ESTÁ NO SITE DO JORNAL DO SBT NOITE DE 27/09/2012.
Administrador comentou
Sem comentário.
Charles Anderson comentou
A reportagem no Youtube
Léo Galvão comentou
Eu to é com medo é do que esse povo vai fazer no dia 07 de outubro, nas eleições, sentir uma vergonha alheia com esse pessoal daqui e o Molion como sempre educado :D


    4
Fabiano Gomes      
A todos bom dia!! Esse cometa promete mesmo!! Administrador uma pergunta, tem como rastrear esse cometa pelo stellarium, conforme aquela explicação postada aqui por você a um tempo atrás?
Administrador comentou
Olá Fabiano, bom dia. É só seguir o passo a passo: [Ver no Apolo11] Uma observação: Não precisava abrir outro post. Era só continuar no que já estaa aberto.
Fabiano Gomes comentou
obrigado Rogerio! eu percebi depois que tinha feito outro post, vou ter mais cuidado!


    5
Lailton      
Boa tarde a todos. Tempo em Salvador bastante frio com muitas nuvens escuras no céu. O dia amanhecu bem chuvoso e no momento tem leves pancadas de chuva em alguns locais da cidade.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! Por aqui sol e 23ºC. Aproveitando e falar do sol, ocorreu uma EMC calsse C3.7 em torno das 23:55 UTC na região da mancha 1577 e que vem em direção a Terra, previsão da chegada para amanhã. [Ver no Apolo11]
Turambei comentou
Olá Lailton. E boa tarde a todos! Realmente o tempo está fechado em salvador, no momento avisto apenas chuva bem fina pela janela...temperatura caiu bastante ontem...estava 28 graus neste mesmo horário ontem, e a noite estava 22...no momento 25°
Lailton comentou
As nuvens comçaram a se dissipar. Olá Meire, espero que apareçam belas imagens de Auroras.
Meire Ruiz comentou
Primeiramente quero pedir desculpas por misturar os assuntos...clima e sol. Vou continuar aqui rsrs fiquei perdida! Sobre o sol, acho que teremos muitas auroras, pelo modelo me parece bem densa! Notem a cor da faixa que passa sobre a Terra, parece cinza ou preta. Segue em vídeo.
everton dos santos comentou
Previsão de chegada por volta de 23:00 UTC do dia 29 com kp estimado entre 5 e 7.


    6
Léo Galvão      
É só eu que to impressionado com a duração da Tempestade Tropical Nadine ,que novamente ganhou status de Furacão, ou tem mais alguém impressionado? esse caso é no mínimo curioso!!!
Spock comentou
O arquipélago dos Açores foi relativamente castigado pelo Nadine. Aproveitando o post do Léo...eu queria confirmar com o conterrâneo Everton se essa frente fria aqui na nossa cidade está prevista para terminar quando mesmo? Saudações e abraços ao adm e todos os globais!
everton dos santos comentou
Olá Léo. Nadine está meio "sem rumo", até pela imagem de sua rota. Já são 17 dias de tempestade e deve durar mais um pouco, mas não deve ter força p/ quebrar recordes. [Ver site]
everton dos santos comentou
Spock, a frente fria já se afastou do ES. O vento frio e inteso começa a diminuir, com o calor voltando entre domingo e segunda. Em Domingos Martins, região serrana do ES, fez 4° durante está madrugada com formação de geada [Ver site]
everton dos santos comentou
Tempo extremo: A região sul da Espanha foi castigada por chuvas intensas desde a madrugada desta sexta. Os elevados volumes causaram 7 mortes até o momento e destruição principalmente em Murcia, Málaga e Almería. Rios subiram rapidamente, causando uma enxurrada que destruiu pontes, encobriu estradas, com muitos veiculos sendo arrastados e pessoas tendo de ser resgatadas. A instabilidade(que foi alimentada com umidade de Nadine) continua sobre a Espanha com risco de novas chuvas volumosas nas próximas horas. Deixo esse link, [Ver site] com 5 páginas de imagens dos estragos e do jornal local [Ver site] [Ver site]
Léo Galvão comentou
Vlw pelo site everton :D
everton dos santos comentou
Já são 8 mortos nas localidades espanholas afetadas pelos temporais. Novas imagens vão sendo postadas nos links abaixo. Em Gandia, várias pessoas tiveram ferimentos leves por conta de um possivel tornado na região. Este video mostra o intenso volume da chuva e a ventania aos 7 min, possivelmente de um tornado. [Ver site]
everton dos santos comentou
Mais videos mostram a violência das águas após os temporais na Espanha. No video em anexo, impressiona o volume de agua que passa aos 3:25. [Ver site]
Sel comentou
Everton, imagens impressionantes, em alguns momentos lembrou-me muito o triste episódio na Região Serrana. Agradeço pelos links.


    7
MiguelPortugal      
Satélite abandonado ameaça Estação Internacional
MiguelPortugal comentou
Queria colocar o site mas não consegui
MiguelPortugal comentou
A Estação Espacial Internacional poderá ver-se obrigada a manobrar para fugir aos restos de um satélite de espionagem militar russo que foi abandonado
MiguelPortugal comentou
Segundo um porta voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais Russo, citado pelo El Mundo, "dois troços do aparelho espacial Kosmos-2251 podem ameaçar a segurança da estação. Para evitar o lixo espacial pode ser necessário manobrar a Estação Espacial Internacional"
MiguelPortugal comentou
Já em janeiro passado a estação foi forçada a corrigir a sua órbita para evitar a colisão com um fragmento do satélite norte-americano Iridium-33. Este satélite colidiu precisamente com o aparelho espacial Kosmos, que agora espalha os seus fragmentos.
MiguelPortugal comentou
A corporação espacial russa Energuia construiu uma nave tripulada para a colheita de lixo espacial, a principal ameaça para a estação internacional. Os investigadores das principais agências espaciais acreditam que mais de 700.000 fragmentos de lixo espacial deambulam livremente.
Meire Ruiz comentou
Boa noite Miguel! :) Seria esse link? [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Bom dia Miguel e todos! Ontem as 19:45 fiz duas fotos da ISS, ela passou com bem brilhante! :)
Administrador comentou
Bom dia Meire. Muito boas as fotos. Parabéns! :-)
Meire Ruiz comentou
Obrigada! :) Segue um time lapse, onde a ISS aparece.
Administrador comentou
Olá Meire. Acabei de fazer um vídeo que pode te ajudar. Abaixo, a descrição como está no Youtube. "O vídeo mostra um telescópio de marca Celestron, Powerseeker 127 acoplado à uma Meade com autostar 497. Além da montagem, o vídeo também mostra uma câmera CCD NextImage inserida no lugar da ocular e conectada a um pequeno Netboook da marca Megaware. Com o Netbook é possível capturar as imagens e também controlar o telescópio. O sistema permite boas observações do céu noturno e é uma excelente opção de baixo custo para o astrônomo amador."
Meire Ruiz comentou
Que inveja...da boa...! Muito obrigada Administrador, são tantas informações, que só "desenhando" mesmo rsrs. Realmente não é nada fácil de escolher! São tantas "parafernalhas"!! Mas vendo esse telescópio todo motorizado, robotizado, sei lá rsrs...minha vontade de obter um desses só aumentou. Obrigada novamente. :)
Administrador comentou
É como eu falei. É simples, portanto não espere muito dele!
mino comentou
Boa Noite a todos do RG. Muito legais os vídeos Meire e Rogério. Rogério, da pra usar esse sistema meade no telescopio Toya 114mm ? Abracos
Administrador comentou
Olá Mimo, não conheço o Toya, mas provavelmente você vai precisar fazer uma chapa em "L" para prender o telescópio no braço. Foi assim que adaptei o Celestron nele. Cada caso é um caso, mas não vejo por que não dar certo. :=)
Meire Ruiz comentou
É, percebi que tenho que aprender muito ainda sobre astronomia(na teoria) para saber escolher um bom telescópio e que esteja de acordo com meus objetivos e com o bolso rsrs. Eu queria um que falasse comigo, (o meu atual não fala!!) pois quando percebo já falei um monte de coisas(sozinha), principalmente xingamentos contra o alvo! Eles escapam muito rápido! rsrs
Meire Ruiz comentou
...eles escapam muito rápido: "Os alvos"
Sandra Silva comentou
Meire, mesmo assim, é muito bom ver suas tentativas e experimentos. Uma aula de incentivo para os novatos que como eu que ainda não iniciou essa aventura.
Administrador comentou
Meire, equipamentos a parte, você é uma autêntica astrônomoa amadora. Mexe, tenta, erra, acerta, faz de novo e sente que precisa melhorar. Com um pouco mais de teoria, ninguém te segura! Continue lendo os bons sites e assine grupos de discussão (os do Yahoo são ótimos) e cada dia vai se surpreender mais com o mundo da astronomia. Ele não é tão complexo assim e você está no caminho certo. Só falta um pouco de teoria básica!


    8
Prof Geraldo      
Boa noite pessoal, terça de madrugada um forte temporal com granizo, atingiu Maripá- Pr. Trouxe muitos prejuizos!


    9
Prof Geraldo      
Tempestade em Maripá. Foto: Maripánews
Enio comentou
Bom dia! Aqui em Sao Benedito-CE, muitos ventos, céu limpo, temperatura 25º.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade