Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal. Como já perceberam, as informações sobre os furacões estão aparecendo em duplicidade. Isso ocorre por que algumas tormentas estão sendo informadas por dois institutos diferentes, o JTWC, que reporta tufões no Índico e Pacífico ocidental e NHC, que informa sobre os furacões no Atlântico e pacífico oriental. Como os dados chegam por vias e códigos diferentes, não é possível filtra-las. Na realidade, o JTWC não deveria estar reportando Jose nem Irene. Vamos aguardar.


    2
FAbiano      
Bom dia. Alguém sabe dizer se a depressão tropical Twelve, pode passar perto do brasil? Porque ela segue rumo ao oeste, seria possível então se aproximar do norte do brasil.
Marcos Passetti comentou
ola fabiano postavamos ao mesmo tempo...nao a esta possibilidade, no site que postei 816 tem sua rota.
FAbiano comentou
Bom dia marcos, mas é assim mesmo, as vezes quando estamos escrevendo o post alguém pode já estar na frente postando a mesma coisa, rsrs.., mas que bom que já respondeste minha pergunta.


    3
FAbiano      
Araçatuba 23º graus, sensação de 25º graus,hoje promete ser mais um dia quente, apesar dos prognósticos apontarem para 34º graus, acredito que chegaremos hoje aos 36º graus por aqui, hoje tem possibilidade de baixa umidade do ar.
FAbiano comentou
O sol estava lindo hoje as 06:30hs, aliásestava grande e bem avermelhado, uma coisa me chamou atenção ontem por volta da meia noite olhei na direção norte da minha cidade vi tipo uma estrela bem brilhante, mas acredito que deveria ser um planeta, porque tinha um contorno estupendo e brilhava demais no céu, alguém sabe me dizer o que é?
Buzatti comentou
Fabiano, o q está mais brilhante nesse horário é Júpiter!! Parece uma estrela, não é? Mas não cintila igual a uma, e é isso q as diferencia.
FAbiano comentou
thanks pela resposta.


    4
Marcos Passetti      
bom dia amigos do radar...por aqui no noroeste paulista continua estiagem forte e muitas focos de queimadas ta precisando chover por aqui...Formou-se mais uma depressao tropical no Atlantico a 12 da temporada que esta em seu auge devera fortalecer-se e se transformar em furacao e se chamara KATIA...[Ver site]
FAbiano comentou
Seco mesmo, segundo o clima tempo aqui em Araçatuba chegará aos 36º graus e o cptec diz que chegará aos 34º mas com o calor que já estou sentindo agora cedo, pressinto que chegará aos 36º graus.
Marcos Passetti comentou
por esta imagem da pra ver muitos focos de queimada e fezer um mapa da estiagem pelo Brasil as chuvas tem passado apenas pelo RS, SC, centro sul do PR, e sul de SP [Ver site]


    5
FAbiano      
Na província do estado canadense Quebec, a Tempestade Tropical Irene deixa 200 mil famílias sem energia. [Ver site]
Amilton Rodrigues comentou
Bom dia a todos pessoal. Sou novo aqui nesta nobre e interessante área e é um prazer estar com vcs. Vinha acompanhado em off mas me surge uma questão de leigo: Novidade uma tempestade deste nível ter chegado até o Canadá,não? Isso é normal ?


    6
FAbiano      
Tufão Nanmadol passa por Twaiwan, e faz vítimas pelo caminho até lá [Ver site]
Marcos Passetti comentou
tempestade TALAS deve se fortalecer e atingir o JAPAO
Marcos Passetti comentou


    7
ALDERAMIN      
Aqui em Porto Alegre, nesta madrugada tivemos muitas trovoadas e chuva, e dia amanheceu escuro. Às 7h30min luzes das ruas e avenidas ainda continuavam acesas.
Ana Oliveira comentou
Hoje saí de casa (Bairro São João) em direção ao Menino Deus as 6:00. Às 8:00 da manhã retornei e a aguaceira continuava. Agora, graças a Deus, a chuva parou! Imagino que não chovendo mais a temperatura baixe mais :S


    8
Tião Barros      
Matéria interessante para os que querem tirar dúvidas sobre terremotos [Ver site] Segue tabela atualizada (29/08) com os números de terremotos. E minha dúvida continua: porque a quantidade de sismos acima de 4.0 aumentaram mais em relação a de sismos inferiores a este número, no ano de 2011, em relação a anos anteriores? Ou seja de 4.0 para cima aumentou a intensidade, abaixo de 4.0 diminuiu. Como exemplo, pode se verificar que os sismos de 4.0 até 4.9 nos anos de 2000 até 2003, incluindo 2009, já são inferiores ao de 2011. Reparem também, que isso ocorre com sismos acima de 5.0, 6.0, 7.0. E acima de 8.0 já está igual à maioria dos anos anteriores e só estamos finalizando o mês de agosto. Alguma explicação lógica? Sabemos que terremotos são causados principalmente pelo movimento das placas tectônicas e pela pressão acumulada nas rochas no interior da Terra. Provavelmente a pressão está maior, ou os movimentos das placas se intensificaram. Mas porque a intensidade de sismos acima de 4.0, esta maior em relação há anos anteriores? Gostaria que alguém tirasse essa dúvida.
Marcos Passetti comentou
ola Tiao...nao sou especialista nisso mas o que eu acho e que talvez um dia saberemos um pouco mais sobre terremotos mas falo de um tempo longinquo.Tomando por base a meteorologia por exemplo os computadores fazem calculos matematicos cruzando dados e projetando previsoes,conhecemos alguns ciclos que geram padroes etc...tudo isso por que a atmosfera e mais dinamica...no caso para terremotos precisariamos ter dados talves de milhoes de anos para entender um possivel ciclo...sabemos que em outras eras ja houve ciclos de atividade vulcanica grandes terremotos mas sabemos pouco de como isso começou porque começou.DE uma coisa tenho certeza esse tipo de observaçao que vc esta fazendo pode ser util no futuro.


    9
thomé      
Amigos do RG, muito bom dia a todos. No Rio de Janeiro, ventos mornos anunciando chuvas. Preciso perguntar: porque quando ligamos o Painel Global não aparece mais o anúncio das previsões da Apolo 11 ? abraços a todos.
everton dos santos comentou
Olá. O sistema continua funcionando só que no momento não tem nenhum alerta.


    10
aurora      
Saudações! Aqui em Gjá SP o dia amanheceu com forte nevoeiro (foto anexa), ainda pela manhã - ensolarada e com temperatura amena - começou rajadas fortes de vento que ainda continuam no entanto bem menos intensas. Ótima semana a Todos!
aurora comentou
Mais uma foto do nevoeiro desta manhã.
aurora comentou
CONTINUANDO, os ventos fortes desta manhã fez uma vítima fatal em Santos: um operário de um prédio mesmo com equipamentos de segurança ficou pendurado em um andaime e chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O jornal local (A Tribuna) tb citou queda de árvore. Registrou-se ventos de 60 Km/h. ¨¨ [Ver site] ¨¨
aurora comentou
Saudações! Hoje em Gjá SP, há cerca de meia hora, iniciou novas rajadas de vento, mais intensas que as de ontem. Ao clarear o dia, o nevoeiro foi bem fraco, sol nem apareceu e vai ficando cada vez mais nublado, indicando chuva para o decorrer do dia e temperatura em declínio. O link do jornal que deixei ontem sobre o clima foi alterado ao longo do dia, e corrigiram os ventos de 60 para 55 Km/h, e elucidaram o acidente do operário, segundo informações ele sofreu uma desgarga elétrica no acidente provocado pelos fortes ventos. Um ótimo dia a Todos!


    11
Cairo Bizinotto      
CONQUISTA/M.G., NO TRIÂNGULO MINEIRO, 33ºC, UMIDADE 28%. AQUÍ ESTÁ MUITO QUENTE E SECO. TÔ "MANDANDO ÁGUA" EM VOLTA DE TODA A CASA. MUITO VENTO E POEIRA. BOA TARDE E UM FORTE ABRAÇO A TODOS.


    12
IRENE      
Boa Tarde! Sou nova aki...off ja tem um tempinho...moro em Bruusque SC...e sol por aki ja faz um tempao q a gente nao ve...e setembro vai ser assim tbm.Tenho uma grande curiosidade. Gostaria de saber...se a retirada do petroleo da terra e do mar e tbm a retirada de varios minerais...nao podem estar ajudando com esses terremotos...tendo em vista q deve ficar um grande vazio de onde sao retirados? abraços a todos...vcs sao dez mil e mais um montao de zerinhos!
Cynthia comentou
Boa tarde, faço minha a pergunta da Irene, inclusive sobre o pré-sal.
Luciana comentou
Acredito que não tem nada a ver, eu entendo a terra como um quebra cabeças de montar, pois as placas são próximas umas das outras e conforme o tempo passa vão se ajeitando causando os terremotos.
everton dos santos comentou
Irene, isso não está ocorrendo(pelo menos no Brasil) mas é algo que pode ocorrer e é conhecido por tremores induzidos. Se for feita uma perfuração em uma falha geologica ou uma região com solo instável, podem sim ocorrerem tremores. Isso pode ser tanto com perfurações ou com construções como de represas. Por ex: Cientistas acreditam que o tremor de 7.8° em Sichuan-2008, possa ter sido influenciado por uma grande represa construida perto da falha geologica, causando grande pressão no solo. leia o artigo do Apolo11 [Ver no Apolo11] Existem outros casos como esse. [Ver site]
everton dos santos comentou
Sobre a exploração do petróleo especificamente, pelo que sei, é feita a injeção de um tipo de fluido no poço p/ ele não fica vazio e evitar o desmoronamento. Sobre a perfuração as empresas contam com modernos mapas geologicos(ao menos as maiores), e deve haver regras sobre a perfuração, p/ evitar atividade em falhas geologicas. Pelo menos no nosso mar, não observei ainda remores relacionados com exploração de petroleo, salvo engano.
Dina comentou
Nossa Everton, então com este tanto de perfurações, construção de hidreeltricas, garimpos conhecidos e os desconhecidos pela amazonia afora, pré sal, etc, etc, etc, trago a colação, o comentário já feito aqui no RG, que a instalação de sismografos vai dá conta do quanto treme o Brasil. Lembro da grande catastrofe da egião serrrana do RJ, quando noticiaram barulhão e tremor. Falei demais ou existe coerencia nas minhas coloações? Um abraço a todos e boa tarde.
sue comentou
Boa tarde, a todos do PG, quanto ao assunto de perfuração da Petrobras no Mar, tenho um sobrinho Geólogo da Empresa em agúas do Esp Santo, e com relatórios divulgados no Século Diário imprensa do ES,cada perfuração a terra treme em torno de 4,5.G., não estou afirmando até porque tb estou pesquisando as cadeias dos vulcões marinhos na Ilha de Trindade.
everton dos santos comentou
Cada caso é um caso. Supondo que a represa induziu o tremor na China, talvez a mesma represa em cima de uma falha em outro local, poderia não ter efeio nenhum. Não é qualquer exploração que vai causar um terremoto. Se fosse assim o Brasil não teria minas, hidroelericas... Dina, sobre o RJ, já ocorreram relatos de pequenos tremores. Leia [Ver no Apolo11]


    13
Cristian      
Bom dia Aurora, sandra ,Rogerio dei uma sumida do pg mais sempre acompanho aqui queria saber se é comum esse monte de tempestades registrado pelo painel global e tbm por onde anda o irene agora depois de passar pelos NY
aurora comentou
Boa Tarde Cristian e demais participantes do RG! É vc anda sumido, eu tb tenho acompanhado com menor frequência... E o tempo em São Carlos, como está? Aqui em Gjá SP agora no período da tarde fechou, ficou nublado apesar da temperatura - 22 graus - e a umidade - cerca de 85% - continuar a mesma da manhã. Abraços, Cristian!
everton dos santos comentou
Cristian, Irene está sobre o Canadá, quase se desfazendo. Já era p/ irene ter saido do painel mas devido ao problema de duplicidade reportado abaixo, ainda aparece no mapa. José também perdeu força e está se desfazendo.


    14
TTR      
Bom dia!


    15
TTR      
Aqui na Venezuela dia tudo de bom para o tempo ensolarado


    16
Luciana      
Boa tarde a todos, portal elat mostra a quantidade de descargas elétricas hoje sobre o sul do Brasil.[Ver site]
Luciana comentou
Entre os anos de 2000 a 2009 foram 1321 vítimas fatais por raios no Brasil, este infográfico mostra mais detalhes.[Ver site]
Dina comentou
Surgiu uma curiosidade que não quer calar, pergunto observando a formação da depressão tropical Twelve, lá pela costa da Africa, poderia chegar a America do Sul? Ou melhor na Costa do Brasil, Nordeste?
Luciana comentou
Oi Dina, não há nehuma possibilidade, aqui está o caminho que esta tempestade irá percorrer nos próximos dias...[Ver site]
Sandra Silva comentou
Dina, fiz esses dias essa pergunta para o Marcos, vou repetir aqui a resposta que ele deu "felizmente nao ha essa possibilidade devido a transiçao dos ventos na linha do equador...bom pelo menos nunca aconteceu isso, mas e bom lembrar que ate o episodio do catarina em sc, o atlantico sul nunca havia tido um furacao as vezes as coisas surpreendem a gente!" . A conversa na integra pode ser vista aqui [Ver no Painel Global] no post 16, comentário quase no final.


    17
Luciana      
Estrela explode próximo da terra.[Ver site]
Luciana comentou
Cientistas encontram mais uma estrela próxima da terra.[Ver site]
diegohdm comentou
e para para os leigos de plantão.. como fazer para observar essa super nova daqui 10 dias?
everton dos santos comentou
Do sul, sudeste e centro-oeste acho um pouco dificil pois a galaxia M101 se põe no noroeste(+ou menos 330°) entre 18:20-18:50. Já p/ as outras regiões, a galaxia se põe + tarde e talvez tenha alguma chance, além de regiões elevadas.


    18
IRENE      
Everton...pois é ...ai é q a gente fica na duvida...sera mesmo q eles fazem o q falam...na verdade a gente sabe q a ganancia faz eles economizarem didim pro bolso...la fora do jeito q aquele povo briga...da tempo pra fazer alguma coisa de util? Obrigada pela resposta.


    19
Vinicius JPDCL      
Boa tarde! Risco de queda de granizo hoje a tarde em Porto Alegre 29.08.2011


    20
FAbiano      
Como previsto, Araçatuba no momento 36º graus e umidade baixa, esse calor de torrar vai até quando nem parece inverno e sim verão, tomara que essa frente fria traga volume de chuvas bons para noroeste paulista e pras regiões do Brasil que sofre com sequidão, vamos aguardar pra ver se melhora, se continuar assim não sobrará pasto por aqui, rsrs.. incêndios á solta pelo Brasil com a vegetação seca. Ah meu Deus manda chuva....


    21
IRENE      
[Ver site] Espero estar enviando certo!


    22
IRENE      
[Ver site] Tomara q de certo agora...senao desisto..é uma analize bem feita.
everton dos santos comentou
Funcionou. Irene, use a opção comentar, que fica ao lado direito do seu nome. fica + organizado.


    23
everton dos santos      
Boa tarde! P/ quem não viu, saiu um texto no twiters em ação com o registro da diminuição da intensidade do Elenin, após a passagem da EMC por ele. Segundo o texto, pode ser que o EMC tenha "limpado" a coma e que esse impacto pode aumentar a chande do cometa se desintegrar durante o periélio( maior aproximação do sol) [Ver site]


    24
Maurent      
Boa tarde a todos do Radar, Natal a temperatura é de 27°C, tempo parcialmente nublado, Sensação de 29°C, Vento: e Sul a Sudeste a 24 km/h, Ponto de orvalho: 22°C, Umidade: 74%, Visibilidade: 10 Km, Índice UV 1 Mínimo. Fonte: [Ver site]
Luciana comentou
Aqui em Chapecó SC começou chover com bastante raios, no mometno a temperatura é de 25.1°C e a pressão atual é de Atual: 1007.3 mBar.
Luciana comentou
Radar do inpe mostra várias células de tempestades e chuva intensa espalhadas por Santa Catarina.
Luciana comentou
esqueci de colar o site do radar do inpe ...[Ver site]


    25
Vinicius JPDCL      
Santa Cruz de Tenerife, Ilha de Tenerife, Espanha, sofre pequena inundação noite passada.


    26
Luciana      
ISS será abandonada...[Ver site]
everton dos santos comentou
Alguns Twitters que acompanham as noticias da ISS, informam que os controladore da NASA detectaram lixo espacial perigoso p/ a estação. Eles estão estudando os dados e podem fazer ma manobra com a ISS na próxima madrugada p/ desviar.


    27
Alexandre Roca      
Acabou de chover granizo aqui em Capinzal,SC, com pedras variando de 3 a 5 cm de diâmetro. Possivelmente essa tempestade está associada a que a Luciana reportou anterirmente. Continua muito abafado aqui em Capinzal, SC.
Luciana comentou
Nossa o tamanho do granizo impressiona Alexandre, olha ao lado os twitters em ação, caiu granizo também em Vacaria RS e Cascavel no Paraná,e em vários oureos municípios, na verdade são várias células de nuvens altas com potencial para esse tipo de fenomeno e são isoladas, aqui só choveu por enquanto e bem pouco, a atmosfera está muito úmida e como você falou está abafado propício para este tipo de situação, tomara que não se forme nenhum tornado...
Alexandre Roca comentou
Certamente Luciana, olhando o site do radar, percebe-se claramente as células de tempestade que você falou. Inclusive uma estava em cima de Capinzal, SC, é só você olhar a últimado lado esquerdo, acima de Lages/SC.
Alexandre Roca comentou
E olhando a última imagem 17:30hs, parece que vem mais por aí, tem uma célula se formando ao sul da que estava sobre nós...espero que não venha nada de mais grave.
Luciana comentou
Nossa olha essas células de tempestade a maioria delas tem 15km de altura ou mais...[Ver site]
Luciano comentou
Boa tarde "Ilustres" Globais. Passando rapidamente para informar o clima adverso aqui na Grande Floripa. De sábado para domingo, intensa ventania durou a noite toda destelhando casas, inclusive a minha, parcialmente. De domingo para hoje, tormenta de raios não deixou ninguém dormir, literalmente, inclusive com um estrondo "daqueles" que virou comentário na localidade em que moro. A gente de olho na Irene e o bicho pegando aqui também, guardadas as devidas proporções. Abraço a todos.
Luciana comentou
é verdade colega, também acho que a noite vem mais...
Luciana comentou
Nossa Luciano, está tudo bem com vc e a sua família? As condiçoes do tempo só vão melhorar na Quarta-feira, é bom ficarem atentos e se abrigarem vai saber o o que este tempo nos reserva, afinal já estamos quase na primavera época que esses fenômenos são bastante constantes...
FAbiano comentou
E as tempestades tendem a piorar nos próximos anos e no sudeste também [Ver site]
FAbiano comentou
Enquanto isso nossa amada( Ironicamente) massa de ar seco e quente, ainda é mais forte que as frente frias do sul, no máximo ela deixa influenciar o tempo em parte do sudeste e depois se reforça de novo atráves de outra massa de ar polar que depois se torna seca e quente.
Luciano comentou
Tudo bem pessoal, grato pela preocupação, mas já estamos relativamente acostumados com estas intempéries, inclusive já tinha telhas guardadas para reposição e repus imediatamente domingo de manhã, inclusive por que já sabia que vai chover muito esta semana por aqui. Valeu.
FAbiano comentou
Espero que as chuvas venham mansinhas ai pro sul, e que por onde que as nuvens passar passem sem raios e ventos, a cada dia esse tempo no brasil anda mais perigoso, tenho fobia de raios, e infelizmente acho pessoas da minha família para tirar sarro, mal sabe eles que as tempestades a cada ano que se passa se tornarão mais violentas, até para aqueles que não tem medo.
Vinicius JPDCL comentou
Esta bolinhas (parece de Golf)caíram na cidade de Paulo Bento, norte do Rio Grande do Sul. Haja telhado!!!
FAbiano comentou
Cuva de granizo em Campos Novos/SC
FAbiano comentou
ops chuva em campos novos/SC


    28
Jorge David      
Boa Tarde a Todos, tenho visto diariamente informações sobre chuva associada com Granizo em toda região sul, isso é fato normal? digo normal que acontece todos os anos, com tanta frequencia? principalmente nos diâmetros conforme o Alexandre relatou, alguem tem esse estudo? pois não tem um só dia que não leio ao lado no Twitters em ação que não vejo relato de chuvas com granizo. obrigado
everton dos santos comentou
Não sei está acima do normal ou não, mas esses temporais estão ocorrendo pela passagem de frentes frias, que concentram sua força no sul e isso é comum. No fim da semana que vem deve ter outra frente no sul.
FAbiano comentou
Everton, podes postar a fonte sobre essa frente fria?
everton dos santos comentou
Fabiano, se vc se refere a frente fria na semana que vem, não tem fonte. Eu olhei modelos de previsão. OBS: Só que errei ao falar "fim da semana que vem". Pelo modelo, a frente fria deve atuar no sul entre o dia 5 e 6.
FAbiano comentou
Ela pode vir para o Estado de São Paulo e mudar o tempo aqui?. diz que sim, rsrs...


    29
Vinicius JPDCL      
Militares tentam atravessar alagamento após Irene
Vinicius JPDCL comentou
A zona alagada é em Manville, Nova Jersey.


    30
FAbiano      
Araçatuba/sp, no momento 34º graus, acho que o termômetro está louco, mas mesmo assim sinto um calor forte agora de noite, e nada de chuva, até quando hein?
FAbiano comentou
Atualizando o termômetro com outro, agora em Araçatuba/sp 32º graus.


    31
Sandra Silva      
Boa noite!!!! Nossa quantos comentários... Vou ter trabalhinho para ler tudo. Mas, hoje tivermos um típico dia santista, com direito a clima para todos os gostos. Até mesmo uma forte ventania que fez alguns estragos, principalmente em quem planejou passar o dia na praia. O que vivo falando por aqui, hoje foi destaque em um jornal local, com direiro a algumas imagens interessantes... coisas do nosso microclima, como diria o amigo Bonafim!! AH!! Talvez essas imagens tragam fortes emoções para o Fabiano e o Marcos..heheheh... Umidade pura!!! [Ver site]
FAbiano comentou
Boa noite Sandra,Clima bizarro em Santos, eu hein, aqui em Araçatuba/sp chegou aos 36º graus hoje e amanhã a previsão é de 37º graus, e o atualiza do atualiza do Cptec, ao qual falava que quarta-feira aqui ia chover, depois atualizou dizendo que não e agora pouco atualizou de novo falando que tem 90% de chance de chuva em Araçatuba, vai entender, assim fico louco, rsrs...
Luciana G comentou
Boa noite Sandra, sempre leio seus post comentando sobre "paredão" em Santos. Aqui no RJ temos a Serra do Mendanha, que postei uma foto, e sempre ouvir dizer que qdo o tempo vai mudar, por ali não passa. Seria possível "dizer" que essa Serra seria o nosso paredão aqui? Obrigada
FAbiano comentou
Sandra pra ser ter uma ideia, agora aqui está 29º graus, e muito abafado e nada de vento pra ajudar esfriar o concreto da cidade.
Sandra Silva comentou
É, Fabiano, muito concreto dá nisso, onde já era abafado virá uma verdadeira caldeira. Luciana, na verdade costumo chamar é de Muralha, esse paredão da Serra do Mar, porque é essa a sensação que me dá quando a vejo. Teve inclusive um seriado com esse nome, e foi a pergunta que uma personagem fez, quando a viu do mar "que muralha é aquela?". Uma boa série, que fala sobre o início da colonização do Brasil. A dificuldade que era chegar até a Vila de São Paulo...rs Talvez quem possa te responder essa pergunta seja o Bonafin, porque eu não conheço os detalhes da Mendanha, li um pouco sobre ela quando estávamos falando sobre o "vulcão" que dizem ter lá.
FAbiano comentou
Caldeira é pouco, não vejo a hora do inverno acabar de vez, e começar o período de chuva frequente entre outubro e novembro, mas espero que venha sem vento e raios que morro de medo.
Sandra Silva comentou
kkkk. Ai veremos teus posts assim, ai seus posts serão assim:"só chove por aqui, vou virar sapo"...rs.. Mas, prepare-se pois as chuvas vão aumentar no sudeste e principalmente em São Paulo aumentará a incidencia de raios. Mas também aumentará o monitoramento, o Brasil terá em breve a segunda maior rede do mundo de monitoramento de raios e a maior da região tropical do planeta. Veja aqui [Ver site]
Sandra Silva comentou
Bem, a IRENE se foi, o José também e possívelmente amanhã o Twelve que está nos 54km/h, possivelmente chegue aos 62 e seja batizado de Kátia, pois está pegando uma rota de águas quentes. abr e boa noite.


    32
Luciana G      
Boa noite, observei no satélite (carta sinótica) um sistema de baixa pressão se formando no Atlântico, existe a possibilidade de se tornar um ciclone? Ou é esse sistema que trará essa frente fria que está prevista para essa semana?


    33
FAbiano      
Seca no Acre é pior nos últimos 40 anos.[Ver site]
Dina comentou
Fabiano, pelo visto a Região Norte vai sofrer com a seca. Ano 2010, o Rio Amazonas e muitos dos seus afluentes sofreram uma seca histórica. Como o Rio Acre, o Negro, Solimões e tantos outros, foi uma loucura, creio ter visto por ter sido amplamente comentado. Consequências trágicas, parece loucura, abril/2011, uma cheia terrível, quanta gente desabrigada. Quatro meses depois, voce atravessa o rio a pé enxuto. Alguma expliação para o fato? Para quem conhece o Rio Acre e de repente,essa secura, nos leva a reflexão.
Sandra Silva comentou
Dina, deixei uma resposta para vc no post 828.bjs
Dina comentou
Sandra, grata, acabei de ler a tua resposta, como sempre,comedida e tranquilizadora. Vamos sempre pedir aos Céus que nos proteja. Outro dia li que estão acontecendo tantas coisas que deixa até os céticos de cabelos em pé. Então, agradeço a voce e Marcos pelo comentário 828, complementação do 16. Grata, inclusive os tinha lido lno final da tarde quando dei um intervalo dos afazeres e para arejar entro no DG, que já está se tornando um hábito. Meu marido diz, quese eu gostasse, seria a minha pinga, kkkkk, Ah. muito bom os sites indicados,um abraço, bom descanso a todos.
Dina comentou
Só para complementar, Sandra, estou de olho e permanecerei de olho, estou observando lat. long., etc..mas estabeleci uma marca,a linha que marca as placas. Tomei como parâmetro visual, dá para entender, kkkk.boa noite.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade