Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Taís      
Bom dia! Kamchatka : Erupção vulcão Tolbachik, no dia 28 de novembro por volta das 10:45 (GMT),com nuvem de cinzas de 10 km, vista em imagens de satélite. Fluxos de lava e explosões de cinzas a partir da parte norte da fissura eruptiva de 1975. Relatos de quedas de cinza de (4 cm de espessura) em Krasny Yar, a 35 km de Klyuchi. - Webcam: [Ver site]
Junior comentou
Boa Tarde! Erupção hoje dia 29 na Guatemala, vulcão Santiaguito. O País esta em estado de alerta.


    2
FAbiano      
Bom dia. A temperatura da terra se elevou aceleradamente segundo o estimado em 2007 através de dados feitos pelo grupo de climatologistas da ONU, se for considerar em escala de porcentagem, o nível do mar aumentou em 60% a mais do que estimado pelo IPCC, revelaram cientistas no Painel Intergovernamental de mudanças climáticas, nessa quarta-feira (28) no periódico cientifico "Environmental Research Letters". Essa ideia vai ao encontro pelo que falam que o nível do mar vai subir até um metro até o fim do século. O estudo, chefiado por Stefan Rahmstorf, do Instituto Postdam para a Pesquisa do Impacto Climático (PIK), na Alemanha, apesar da pesquisa, ainda existe uma incerteza técnica, em relação aos dados do IPCC, pois a projeção deles se baseara em informações existentes do ano de 1999 e 2003, lembrando que o quinto relatório do IPCC será publicado em setembro de 2013, março e abril de 2014. Fonte: G1.
FAbiano comentou
Esse ano de 2012 está sendo considerado um dos anos mais quentes, mesmo tendo a ocorrência de la nina , houve o aquecimento e muitas regiões do globo, fora os extremos que estamos tendo no Brasil, com seca de quase 1 ano no interior do nordeste, e uma Super tempestade que deu o que falar lá pelos EUA.
ORTIZ comentou
Qual o título da manchete no G1? Minha dúvida é se o aquecimento é proveniente do interior da Terra ou se é consequência da interferência do homem no meio ambiente.
FAbiano comentou
Bom dia Ortiz, entre na guia ciencia do g1, o título é " Nível do mar sobe 60% mais rápido do que estimou o IPCC, diz estudo ", espero ter ajudado, e boa leitura :) .
M. Ianner comentou
E lá vamos nós, ein administrador....
FAbiano comentou
Ianner, não entendi o que quis dizer com, "lá vamos nós administrador", pode explicar melhor o comentário? :S
Administrador comentou
Olá Fabiano! Acho que o Ianner só quis descontrair um pouco. É que sempre acontecem debates acalorados quando alguém posta algo relacionado às mudanças climáticas. Daqui a pouco alguem posta o famoso vídeo de um conhecido professor!
FAbiano comentou
Ah, sim , Rogério, é que não entendi mesmo o que Ianner queria dizer. :D
ORTIZ comentou
Prometo que não discutirei mais aqui, mas ainda estou em busca da verdade. Obrigado, Fabiano, eu entendi!(obrigado, já achei).
M. Ianner comentou
Olá Fabiano Quis descontrair e brincar com o Rogério. É isto mesmo, NÃO FIQUE CHATEADO, não. Seu post foi muito bom. É que toda vez que alguém posta sobre aquecimento SEMPRE tem alguém que INVOCA o brilhante Prof.Molion naquele vídeo do you tube e aí é um ENXAME de posts discutindo este assunto...Me perdoa se eu não fui claro, só quis brincar um pouco com o Rogério... E Ortiz, não deixe de discutir não, considero o seus posts EXCELENTES! A inteligência não está em CONCORDAR COM TUDO mas sim em SABER CONVIVER COM A DISCORDÂNCIA...
FAbiano comentou
Olá Ianner, é que não tinha entendido mesmo :)


    3
núbia      
Não se há alguma mudança no nível dos mares, mas já é a segunda vez que comento sobre um lago aqui no Amapá cujas águas estão salobras e agora também parte do rio Amapari. quero saber se está acontecendo alguma alteração nas águas em outra parte do país.
núbia comentou
era pra ser um comentário no post do Fabiano não sei o que houve.
Astroman comentou
Oi Núbia, tudp bem? Por ocasião de seu primeiro post sobre o assunto eu cheguei a pesquisar mas não achei nada relacionando os eventos. O que não quer dizer que suas suspeitas não estejam corretas. Continue buscando infos que as confirmem ou não. Acho muito interessante o assunto. Se tiver alguma novidade te falo.
núbia comentou
Tudo bem Astroman, corrigindo o nome do rio é o Araguari o mesmo que acontece a pororoca muitos surfistas já estiveram no local. A notícia da salinização no lago Piratuba se deu pela mídia local e sobre o rio a Araguari soube através de pessoas do local que após suas queixas foi deslocado técnicos que colheram amostras da água para análise objetivando entender as causas do fenômeno. Estou muito interessada no assunto. Só pra constar essa região fica acima do equador aqui no Amapá.
Astroman comentou
Núbia, eu tentei relacionar as palavras sal+lago+nível do mar em inglês para ver se achava algo. Mas não achei.


    4
Fabiano Gomes      
Boa tarde a todos!! Olha só isso, Astronomos descobrem reserva de petróleo na nebulosa cabeça do cavalo, que fica na constelação de Órion, meio maluco isso...rsrsr


    5
FAbiano      
Tempo mudando aqui em Araçatuba/sp, deve ser um sistema que se formou entre o paraguai e argentina e já influência o tempo por aqui, com bastante nuvens, temos previsão de chuvas fortes e isoladas, >>> segue imagem do satélite. Fonte do imagem satélite Somar:
FAbiano comentou
Lembrando que os prognósticos depois do dia 5 de dezembro, aponta bons acumulados para parte de alguns estados do sul do Brasil.
FAbiano comentou
Chuvas no estado de São Paulo, acima da média, somente nos meses de janeiro e fevereiro distribuídos principalmente em pancadas de chuva


    6
Vinicius JPDCL      
Boa tarde! Maré vermelha na Austrália. As algas que deixaram as praias vermelhas esta semana em Sydney, estão fazendo surgir um brilho azul (Bioluminescência) no oceano à noite. A luz azul impressionante foi flagrado em Bondi, Sydney e em outras praias, na noite de quarta-feira.
Sel comentou
Vinicius, fiquei impressionadíssima com as imagens, também muitas fotos de divulgações publicadas. Ainda analisam a razão deste fenômeno em especial. Vamos acompanhando!
Vinicius JPDCL comentou
Pequena informação: A bioluminescência é uma atração turística em partes de Porto Rico (Ilha de Vieques - costa Leste), onde as pessoas nadam em "bio-baías" cujas águas ao serem balançadas, produzem brilho branco-azulado. E ao contrario de outras baías a bioluminescência em Vieques, não é sazonal. Um microbiologista marinho da Universidade de Tecnologia de Sydney, Justin Seymour, diz que há um debate dentro da comunidade científica de por que a bioluminescência ocorre. "Há alguma evidência de que eles poderiam produzi-lo como um mecanismo de defesa contra predadores."
Vinicius JPDCL comentou
Só compartilhando: Surfando na Bioluminescência.
ORTIZ comentou
Eu conheço este efeito desde criança na praia de SPETIBA-RJ, quando resolví mergulhar a noite para observar o que seria, e descobri que se tratava de pequenos ovinhos de "água-viva", ou outra espécie, não sei. Depois de adulto, tornei a ver este efeito se repetir na praia de SAQUAREMA, mas alí não tive coragem de mergulhar a noite. O espetáculo visto de fora é lindo, agora você imagine mergulhando e nadando no escuro no meio delas.
M. Ianner comentou
Boa Tarde Amigos, o pessoal de Santa Catarina e em particular, de Fpolis, conhece bem esta coisa. O interessante é que também acontece na Lagoa da Conceição, que é salgada por que tem contato atralés da Barrar da Lagoa com o mar. Lá, o fenômeno não é tão intenso, mas se percebe quando as ondas do mar se formam e quebram mas na Lagoa da Conceição a gente nada "em meio às estrelas" na água. Lá não acontece Maré Vermelha, é um fenômeno sazonal. É muito bonito mesmo. Mas esta imagem aí, Vinícius, é show!
M. Ianner comentou
Desculpem os erros...através e Barra...
mary comentou
Eu já a Praia do Recreio dos Bandeirantes - RJ, de noite assim com bioluminescência, a 29 anos atrás com minha família e amigos, na época até perguntei ao Prof de Biologia do cursinho o que era...e ele deu a mesma explicação da do Vinícus.
mary comentou
** Ops...corrigindo o texto**: Eu já vi a Praia do Recreio dos Bandeirantes - RJ, de noite assim com bioluminescência, a 29 anos atrás com minha família e amigos, na época até perguntei ao Prof de Biologia do cursinho o que era...e ele deu a mesma explicação da do Vinícius.


    7
Cida Batista      
Boa tarde, Para quem gosta de ver a terra la cima ai vai um link da para ver ao vivo a Estação Espacial ISS,acompanhando onde ela esta vendo o painel superior dessa pagina
R.SIMIONI comentou
Cida, aqui mesmo no painel tem esta opção logo mais abaixo :Videonews: Nasa-TV e imagens ao vivo da Estação Espacial
Cida Batista comentou
eu prefiro esse link e bem melhor
Alisson David comentou
Valew Cida


    8
Cida Batista      


    9
Cida Batista      
pt.delicast.com/tv/EUA/NASA_TV_International_Space_Station
Sel comentou
Cida, procure utilizar sempre a opção comentar, assim não terá a abertura de novos posts com o mesmo assunto. É importante observar também as respostas aos seus posts! Como a do R Simioni no post 286. Abçs!


    10
R.SIMIONI      
Boa tarde, matéria interessante no g1 de hoje,Cientistas descobrem gigantesco buraco negro !!
Cida Batista comentou
esses cientistas descobrem cada coisa


    11
Leandro Santos      
Boa tarde a todos. Alguém saberia me dizer um pouco mais sobre a maré vermelha, que neste momento esta sendo presenciado na Austrália, conforme publicado no site da Uol de hoje. Na reportagem eles se referem a um tipo de alga que esta se proliferando devido à mudança brusca na temperatura da água e grande umidade. Este acontecimento já foi presenciado em outros locais? Alguma vez no Brasil? Abraços.
comentou
A maré vermelha é ocasionada pelo aumento da temperatura d'água e a consequente morte de algas.Ocorre a aglomeração de micro-algas pirrófitas que raramente acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. São seres unicelulares aglomerados em número suficiente para produzir uma mudança de cor na água que se torna amarela, alaranjada, vermelha ou marrom porque são microorganismos caracterizados pela presença de vários pigmentos como clorofilas (a) e (c) de cor verde, pigmento beta-caroteno que é amarelo e várias outras xantofilas que são alaranjadas e vermelhas, esses pigmentos estão sempre localizados em cromatóforos. Em todos os gêneros de vida livre e nos seus zoósporos, sempre existem dois flagelos. A maioria são seres autótrofos mas existem também algumas espécies sem pigmentos porque não fazem fotossíntese. As pirrófitas, do grego "pyrrhos", que em português significa fogo, ou cor de fogo, mais "phyta" que em português significa planta, no caso se referindo a plantas algas do mar portanto, literalmente "pirrófita" significa algas com cor de fogo, nome esse que se aplica às algas pirrófitas que realmente possuem essa "cor de fogo" e causam essas marés vermelhas, por outro lado existem também pirrófitas Noctilucas que não são vermelhas mas são algas que possuem bioluminescência e brilham à noite nas ondas das praias e já foram chamadas de "algas de fogo" ou algas que brilham como fogo. O fenômeno da maré vermelha pode acontecer tanto em água doce quanto em água salgada, devido a isso aparecem nomes tais como: Mar Vermelho, Lagoa Vermelha, por exemplo Rio Vermelho, no Brasil.
FAbiano comentou
Olá leandro, o post do vinicius, fala algo sobre essas algas, vamos aproveitar esse espaço, utilizando a opção comentar..... :)
JANETE CONZATTI comentou
sim, já aconteceu no Brasil, mais precisamente no CHUÍ/RS, e em Rio Grande/RS
M. Ianner comentou
Bom dia O fenômeno acontecido no Rio Grande do Sul, lá no ano de 1978 foi identificado pelo orgãos governamentais como "maré vermelha" porém hoje se compreende que pelo que realmente aconteceu, poderia ser qualquer coisa, menos maré vermelha...Naquela época, José Lutzemberger, cientista pioneiro da Ecologia, afirmava enfaticamente que JAMAIS PODERIA SER maré vermelha, pois este fenômeno se restringe ao ambiente aquático, criando uma toxina através de grande concentração de algas, como explicou a Dé logo embaixo. Acontece que naquela época, MORRERAM CÃES, MULAS, CAVALOS, GATOS, ETC, que viviam na PRAIA DE HERMENEGILDO, na Barra do Chuí, local exato do fato. NUNCA se conheceu o exame toxicológico destes animais e até hoje não se tem claro o que realmente aconteceu por lá. Cabe exemplificar que na década de 80, um professor meu naquele tempo, que ainda atua na UFRGS, hoje Doutor em Biologia, enviou um Estudo de Ecologia para o governo brasileiro e eles responderam assim, em carta que até hoje o Professor Goldin deve guardar(em sala de aula, ele contava sempre nas novas turmas este episódio): "Muito interessante seu estudo mas o Governo do Presidente Ernesto Geisel tem outras prioridades (!!!)e não está interessado no estudo do SOM e de sua particularidade que chamamos de ECO...." Assim dá prá imaginar A QUALIDADE DA PESQUISA QUE DEVE TER SIDO FEITA NA ÉPOCA DA "SUPOSTA MARÉ VERMELHA"...Vejam quanto mudou o Brasil de lá para cá.


    12
FAbiano      
No twitter em ação fala sobre a expectativa de um EMC, para amanhã, alguém tem algum dado a respeito disso?, para poder informar melhor.
Cynthia comentou
Outra pergunta. Já deve ter sido mencionado aqui, e se foi não sei onde está o post. Então, alguém poderia me explicar, cientificamente, o que seria os sons estranhos que estão percorrendo o mundo? Aqui onde moro teve um som igual na madrugada de terça feira.
Sel comentou
FAbiano, as projeções podem sempre ser consultadas no Apolo 11, é só clicar nos links do Atividade Solar, mas segue aqui [Ver no Apolo11] , sobre os sons, acima aqui no RG tem >>POSTS ANTIGOS
Sel comentou
o restante de minha postagem não saiu, então segue: é só digitar "sons estranhos" e vai poder acompanhar nossas discussões aqui sobre o tema. Abçs!
FAbiano comentou
Obrigado, Sel, valeu :)
Cynthia comentou
Valeu também.
Giselda comentou
Oi Cynthia!! Tem um cientista do Azerbaijão, ELCHIN KHALIKOV que diz que a maior parte do espectro está dentro da faixa de infrassons, ou seja, não é audível para os seres humanos. O que as pessoas ouvem é apenas uma pequena fração desses sons... são emissões acústicas de baixa frequência situadas no intervalo entre 20 e 100 Hz moduladas por ultra-baixas ondas infrassônicas de 0,1 a 15 Hz. Em geofísica, elas são chamadas ondas acústico-gravitacionais, que são formadas na atmosfera superior, no limite da ionosfera. Podem haver muitas causas para a geração dessas ondas: terremotos, erupções vulcânicas, furacões, tempestades, tsunamis, etc. A conclusão do estudo é que o que pode estar causando esses sons são processos energéticos em larga escala.
comentou
Pode ter relação com uma possível inversão da Magnetosfera?
Administrador comentou
Só pra lembrar: Cada caso é um caso e a maior parte dos relatos é de fakes, de pessoas que postam no Youtube para que seus canais ganhem audiência e possam faturar alguns dólares pagos pelo Google.
Administrador comentou
A única referência que encontrei para o nome "ELCHIN KHALIKOV" remete a um microblog chamado "geochange magazine". Todos os sites que citam esse suposto cientista estão relacionados à pseudo-ciências e citam sempre o mesmo artigo, da mesma revista. Em um deles khalikalov diz que nós estamos vivendo em um mundo virtual. Nem vou continuar!
Administrador comentou
Descobri que Khalikov é o redator-chefe do blog.
Sel comentou
Rogério, eu ia mencionar isto, mas achei que poderia trazer polêmica, enfim. Uma das coisas que mais primo é pela "origem" de cada informação. Sem este "cuidado" o caminho é bastante movediço. Abçs
Vinicius JPDCL comentou
Bom dia! Esses sons são picaretagens de aborrecentes que, se utilizando de umas distorções de sons de um determinado filme, queriam provocar especulações entre a população...apenas isso!
Astroman comentou
E a EMC, tema do post?
Administrador comentou
Boa pergunta Astroman!
Astroman comentou
Há algumas alterações em andamento no Induction Magnetometer.
FAbiano comentou
D: :S
Meire Ruiz comentou
Boa noite!! Vou deixar o vídeo de um flare solar de classe C5.4 que ocorreu hoje por volta das 17:00 UTC na região da mancha 1620. [Ver no Apolo11]
Astroman comentou
As alterações no Induction Magnetometer continuam assim como no Ionogram mas nada no Magnetometer posicionados no Alaska. Eu diria que algo chegou mas já não sei mais nada. Me perdi... :-(



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade