Siga-nos
Sábado, 8 abr 2023 - 10h16
Por Maria Clara Machado

64 municípios em emergência nas maiores enchentes em uma década no Maranhão

Subiu para 64, o número de municípios em situação de emergência, em razão das chuvas fortes e das maiores enchentes registradas em dez anos no Maranhão. O balanço mais recente da Defesa Civil estadual é de quase 36 mil famílias afetadas e cerca de 7 mil desabrigados ou desalojados.

Defesa Civil trabalha na vistoria de imóvel atingido por deslizamento de terra durante as chuvas fortes no Maranhão. Crédito: Divulgação Instagram @defesacivil ma
Defesa Civil trabalha na vistoria de imóvel atingido por deslizamento de terra durante as chuvas fortes no Maranhão. Crédito: Divulgação Instagram @defesacivil_ma

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!

O aumento da chuva vem acontecendo desde o começo de março e nove rios principais transbordaram, além de afluentes e açudes. Em algumas comunidades do norte, a água chegou aos telhados das casas e as áreas foram completamente evacuadas.

Entre os mais de 60 municípios em emergência, Buriticupu está em calamidade pública. O fenômeno das voçorocas se agravou na cidade com as chuvas das últimas semanas.

Saiba mais sobre as crateras que estão engolindo a cidade maranhense Buriticupu

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) registrou seis vítimas fatais das enchentes e deslizamentos até o agora. O relatório divulgado pelo CBMMA informa que 21400 cestas básicas já foram enviadas às famílias afetadas, além de 34 mil litros de água e 3450 colchões. Os restaurantes populares também estão distribuindo refeições e até o momento foram entregues 140 mil marmitas.

Um grande deslizamento de terra em Santa Luzia do Tide deixou duas vítimas fatais no mês de março. Crédito: CBMMA  <BR>
Um grande deslizamento de terra em Santa Luzia do Tide deixou duas vítimas fatais no mês de março. Crédito: CBMMA

Monitoramento dos rios
A parte centro-norte do Maranhão é mais afetada pela subida do nível dos rios.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, estão atualmente na cota de inundação o rio Itapecuru, na altura dos municípios de Itapecuru Mirim e Cantanhede, também o rio Itapecuru na cota de alerta na altura de Coroatá e Codó e na cota de atenção na altura de Caxias.

Crédito: Serviço Geológico do Brasil
Crédito: Serviço Geológico do Brasil

Os meses com os maiores índices de chuva no Maranhão são normalmente fevereiro, março, abril e maio, compondo a quadra chuvosa do estado.

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024