Siga-nos
Sábado, 18 fev 2023 - 11h32
Por Maria Clara Machado

Ar frio em pleno verão traz neve e temperaturas recordes para a Argentina

A massa de ar frio que se espalhou pela Argentina há três dias e chegou ao Sul do Brasil está sendo considerado um fenômeno atípico e intenso para o mês de fevereiro pelos meteorologistas. A Patagônia teve a sua primeira neve de 2023 e ocorreram recordes de temperaturas em décadas, inclusive em Buenos Aires.

Monte Olivia, em Ushuaia, coberto por neve em 16 de fevereiro de 2023. Crédito: Divulgação pelo twitter @angelfretestdf
Monte Olivia, em Ushuaia, coberto por neve em 16 de fevereiro de 2023. Crédito: Divulgação pelo twitter @angelfretestdf

Neve no verão
O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina (SMN) registrou a máxima em Ushuaia, na Terra do Fogo, de 4,7°C no dia 15, sendo a tarde mais fria para um mês de fevereiro em 11 anos. O valor superou o recorde histórico de 5,3°C de fevereiro de 2012.

Além da queda de temperatura ocorreu a primeira neve do ano sobre as cidades de Ushuaia e Tolhuin na última quarta-feira, dia 15. Em vários locais do sul da Argentina, as temperaturas mínimas beiraram 1°C ou abaixo disso e chegou a fazer apenas 5°C em Dolores, na província de Buenos Aires.

Neve registrada no Ushuaia em 15 de fevereiro pela primeira vez este ano. Crédito: Divulgação pelo twitter @angelfrestdf
Neve registrada no Ushuaia em 15 de fevereiro pela primeira vez este ano. Crédito: Divulgação pelo twitter @angelfrestdf

Buenos Aires tem fevereiro mais atípico em 60 anos
O ar frio também quebrou recordes surpreendentes para o mês de fevereiro na capital Buenos Aires. Em pleno verão, a madrugada da sexta-feira, dia 17, foi a mais fria em 57 anos na cidade e teve temperatura mínima oficial de 7,9°C, desbancando o recorde de 8,3°C de fevereiro de 1966.

Uma imagem do Cerro Três Picos, o ponto mais alto da província de Buenos Aires, com o topo esbranquiçado chamou a atenção. Embora pareça neve, são gotas de chuva que congelaram antes de atingir o solo, como pequenas bolas de gelo. Quando se acumulam, vistos de longe parecem neve, explicou o SMN.

Cerro Três Picos esbranquiçado no dia 17 de fevereiro de 2023. Crédito: Divulgação pelo twitter @SMN Argentina
Cerro Três Picos esbranquiçado no dia 17 de fevereiro de 2023. Crédito: Divulgação pelo twitter @SMN_Argentina

O frio atípico para fevereiro veio após dias escaldantes em Buenos Aires, que também teve o calor mais intenso para o mês em seis décadas, antes da virada no tempo. A temperatura máxima bateu nos 38,1°C pelas medições oficiais no domingo passado, dia 12.

Para o Serviço de Meteorologia da Argentina essa massa de ar frio não foi uma massa qualquer, por causa da sua intensidade para o verão e acredita que possa ser mais uma manifestação das mudanças climáticas que tem aumentando a frequência e a intensidade dos fenômenos extremos.

A Argentina viveu oito ondas de calor desde novembro, sendo que o normal para o período seria de 4 a 5 eventos e agora o frio surpreendentemente trouxe novos recordes históricos.

Sul do Brasil também sente virada do tempo
O Rio Grande do Sul, que também estava fervendo acima dos 40°C, já começou a sentir a queda abrupta das temperaturas com o deslocamento de um ciclone extratropical e o avanço da massa de ar frio, vindos da Argentina.

As temperaturas começaram a diminuir ontem e devem cair mais durante o fim de semana de Carnaval, segundo as projeções dos institutos de meteorologia.

O ar frio atípico para fevereiro poderá inclusive trazer geada para as áreas serranas, gaúcha e catarinense e em áreas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Acesse também:

Onda de calor agrava ainda mais situação da Lagoa do Peixe praticamente seca

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024