Siga-nos
Sexta-feira, 7 out 2022 - 11h08
Por Maria Clara Machado

Atividade vulcânica do Home Reef continua e nova ilha cresce mais em Tonga

A atividade mais recente do vulcão Home Reef, que integra as ilhas centrais de Tonga, na Oceania, vem chamando a atenção, depois que parte da montanha submarina vulcânica reapareceu acima do nível do mar há 26 dias. O vulcão está sendo monitorado com avisos diários pelo Serviço Geológico de Tonga.

Ponta de montanha aparece acima do nível do mar após atividade do vulcão submarino Home Reef em agosto de 2006. Crédito: Divulgação Força Aérea Real da Nova Zelândia e Instituto de Ciências Geológicas e Nucleares.
Ponta de montanha aparece acima do nível do mar após atividade do vulcão submarino Home Reef em agosto de 2006. Crédito: Divulgação Força Aérea Real da Nova Zelândia e Instituto de Ciências Geológicas e Nucleares.

Atividade no Home Reef está maior
O monte submarino Home Reef faz parte de uma extensa cordilheira no fundo do oceano que vai da Nova Zelândia a Tonga, uma área ativa de junção de três placas tectônicas, onde a placa do Pacífico desce sob duas outras placas menores.

O vulcão expeliu lava e lançou nuvens de vapor e de cinzas, alterando a cor da água ao redor do monte nos dias que seguiram a primeira erupção em 10 de setembro.

Cientistas identificaram, então, um crescimento da ilha submarina de cerca de 4 mil metros quadrados para 24 mil metros quadrados entre os dias 14 e 20 de setembro, fazendo o topo da montanha emergir aproximadamente 10 metros acima da superfície do mar.

Transformação vista de cima!
A nova ilha começou a surgir aos poucos acima da superfície da água do mar algumas horas depois da erupção principal. O satélite Landsat 9, da NASA, capturou essa transformação em cores naturais no dia 14 de setembro.

Imagem de satélite mostra pluma de fumaça saindo do Home Reef em atividade no dia 14 de setembro. Crédito: NASA
Imagem de satélite mostra pluma de fumaça saindo do Home Reef em atividade no dia 14 de setembro. Crédito: NASA

A nuvem de vapor aparece saindo do topo do Home Reef alcançando a atmosfera por cerca de dois quilômetros, enquanto a água do mar superaquecida continha material particulado, fragmentos de rocha vulcânica e enxofre.

A ilha continua crescendo
O Serviço Geológico de Tonga emitiu novo aviso nesta sexta-feira, dia 7, reafirmando que a atividade do Home Reef continua em andamento, com o registro de mais nove erupções em 24 horas. No total são 26 dias de atividade vulcânica desde que o Home Reef despertou.

Segundo a geóloga chefe, Taniela Kula, a ilha aumentou mais e tem agora 15 acres, ou cerca de 60 mil metros quadrados, atingindo a altura entre 15 a 18 metros acima da superfície do oceano e continua crescendo.

Apesar de haver fluxos de lava, a erupção não é ameaçadora, segundo a avaliação do Serviço Geológico de Tonga.

Os alertas de perigo estão mantidos para as embarcações, que devem permanecer a 4 quilômetros de distância do vulcão.

Entretanto, os riscos foram considerados baixos para a aviação e para os moradores das comunidades de ilhas mais próximas como Vava'u e Ha'apai.

Consulte outros relatórios vulcânicos atualizados!

Saiba mais sobre o Home Reef
Os primeiros registros de atividade do Home Reef datam de meados do século XIX com produção de pequenas ilhas temporárias.

A ilha mais nova localizada ao nordeste de Hunga Tonga-Hunga Ha'apai é no momento o centro das atenções do Serviço Geológico de Tonga. A montanha estava submersa desde 2008 e apareceu pela primeira vez em 1984.

As ilhas criadas por vulcões submarinos costumam ter vida curta, explicam especialistas. “Porém, se a frequência de atividades vulcânicas do Home Reef continuar há chance do vulcão se tornar uma ilha permanente”, afirmou o professor Scott Bryan, especialista em vulcões, da Universidade de Tecnologia de Queensland.

O arquipélago de Tonga é formado por 171 ilhas e abriga em torno de 100 mil habitantes.

A erupção explosiva do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haapai, que aconteceu em 15 de janeiro de 2002 foi umas das mais intensas já registradas no planeta, gerando ondas de tsunami que chegaram a mais de 100 localidades banhadas pelo Pacífico.

Relembre:

Ondas de tsunami são observadas em 117 praias do Pacífico após erupção de vulcão submarino

Vulcão em Tonga registra dezenas de tremores após grande erupção de 15 de janeiro



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024