Siga-nos
Terça-feira, 12 dez 2023 - 09h34
Por Maria Clara Machado

Austrália se prepara para impacto direto de Jasper, o primeiro ciclone da temporada

Jasper é o primeiro ciclone tropical da temporada australiana e está ganhando força sobre as águas do Mar de Coral, ao nordeste do país. As autoridades da cidade de Cairns, a principal na rota de Jasper, estão preocupadas com o impacto direto da tormenta, algo que não acontece há décadas nesta parte de Queensland.

Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Jasper, próximo ao norte da Austrália, dia 12 de dezembro. Crédito: JTWC/SATOPS
Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Jasper, próximo ao norte da Austrália, dia 12 de dezembro. Crédito: JTWC/SATOPS

Queensland em alerta máximo
Jasper está na categoria 1 com ventos sustentados de 111 km/h e ainda pode se intensificar antes de tocar o solo em Queensland, alerta o Bureau of Meteorology da Austrália (BOM).

O ciclone se encontra a cerca de 260 quilômetros da cidade de Cairns, no norte de Queensland, e se move lentamente em direção à costa, com previsão de tocar o solo perto de Port Douglas, no final da manhã da quarta-feira, dia 13, de acordo com as projeções do BOM.

Trajeto estimado para o ciclone tropical Jasper pelo Joint Typhoon Warning Center nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para o ciclone tropical Jasper pelo Joint Typhoon Warning Center nos próximos dias. Crédito: JTWC


A meteorologia afirma que as chuvas e os ventos já estão aumentando nesta terça-feira, dia 12, com a proximidade de Jasper e amanhã deverão ser mais destrutivos. Além da chuva volumosa, com possíveis totais entre 300 mm a 500 mm em 24 horas, há avisos em relação à maré alta.

Os preparativos estão avançados e sacos de areia foram distribuídos pelas autoridades em Cairns, onde 15 mil propriedades estão em risco de inundações em áreas baixas e todos os moradores foram instruídos a deixar as residências.

Outros serviços como hospitais, instituições, aeroportos também se preparam para o impacto direto da tormenta. Os parques de campismo do norte foram fechados e as viagens por rodovias não são recomendadas.

A Prefeitura de Cairns pediu para que os moradores tenham abastecimento de água e comida e se preparem para ficar sem energia elétrica por até cinco dias. Há mais de 60 anos não ocorre um impacto direto de um ciclone na região.

Prateleiras vazias em mercado na cidade de Cairns, a principal a ser impactada pelo ciclone Jasper, previsto para chegar no dia 13. Crédito: divulgação via X (twitter) @OLathouris 9
Prateleiras vazias em mercado na cidade de Cairns, a principal a ser impactada pelo ciclone Jasper, previsto para chegar no dia 13. Crédito: divulgação via X (twitter) @OLathouris_9

Onda de Calor atinge Nova Gales do Sul
Enquanto o norte da Austrália vivencia a completa mudança no tempo, uma onda de calor escaldante atinge o leste do país.

O leste de Nova Gales do Sul (NSW), sofreu com altas temperaturas no fim de semana e mais de 70 incêndios florestais. Em Sydney, as estações meteorológicas registraram máximas entre 40°C e 43,8°C, a maior temperatura em três anos.

Os especialistas alertam que esta temporada de incêndios e calor na Austrália deve ser preocupante, podendo ser o verão mais intenso desde 2019/2020, quando ocorreram grandes incêndios florestais devastadores.

Acesse também:

Novembro bate novo recorde e é o sexto mês consecutivo mais quente da história

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!


Agora você tem mais um jeito de nos seguir! Procure no Instagram por @painelglobaloficial



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024